5 lugares para curtir Montevidéu no inverno

Faltam poucos dias para o inverno chegar e além do frio, a estação costuma trazer também muitas dúvidas em relação aos passeios nos roteiros dos viajantes. 

Nessa época é super comum receber mensagens pedindo dicas do que fazer e como se vestir.

Já temos posts com sugestões de atividades para fazer no inverno em Montevidéu e Punta del Este (aqui e aqui), mais textos falando sobre as roupas apropriadas ao clima (aqui e aqui). 

A ideia do post de hoje é trazer 5 dicas rapidinhas - tipo um check list - de lugares queridos que combinam com os dias de inverno.

Inverno em Montevideu


1- Museu Blanes

Vou começar a lista com museu. Sim, museu é legal, gente! E no inverno é ainda mais gostoso: espaços fechados e quentinhos!  

A dica é o 'Museu de Bellas Artes Juan Manuel Blanes', além do casarão incrível que abriga o acervo riquíssimo, tem um mini jardim japonês nos fundos da propriedade que é uma graça. 

E como é o acervo do museu? Blanes é conhecido como o pintor da pátria, suas telas mostram momentos cruciais da história uruguaia, entre personagens e batalhas encontramos muito da cultura nacional. 

Roteiro inverno em Montevideu

A obra de Blanes levanta também muitas lendas e curiosidades. Uma das lendas mais interessantes é sobre as semelhanças do quadro mais emblemático do pintor - chamado Los 33 Orientales que tem relação direta com a 'Guerra del Brasil', aquela que nós aprendemos como a Guerra da Cisplatina, é fascinante como as perspectivas mudam a abordagem, né? - com a Grande Ceia do Leonardo da Vinci, há quem faça um paralelo entre as proporções, tamanhos, figuras, personagens e outros temas relacionados à maçonaria, adoro essas coisas hehe, mas dessa história o que é certo mesmo é a formação acadêmica de Blanes na escola italiana, referência forte no estilo das suas obras.

Fica no bairro do Prado - Av. Millán 4015 - e a entrada é gratuita (funciona de terça a domingo, das 12h às 18h).


2- Escaramuza: Livraria e Café

Não é a primeira vez que essa dica aparece no blog. O repeteco se justifica porque o lugar é incrível e quanto mais falarmos mais chances de vocês lerem e irem lá conhecer hehe.

Trata-se de uma livraria num casarão antigo lindíssimo que abriga também um café- restaurante.

Inverno em Montevideu
Inverno em Montevideu

Passar na Escaramuza é um prazer, dá para esquecer do tempo olhando as estantes cheias de livros, a variedade é grande e da última vez comprei um livrinho infantil da coleção anti-princesas/anti-heróis que foi amor: todinho dedicado ao Galeano, ótimo regalito do Uruguai para os pequenos.

Inverno em Montevideu
Inverno em Montevideu

E depois que a gente cansa de folhear livros tem um pátio simpático e um salão interno aconchegante que convidam a um café com alguma sobremesa de doce de leite. Uruguai, né? :)


3- Degustação de vinhos

Vinho é bom o ano inteiro, mas no inverno tem um charme a mais. Visitar vinícolas é muito fácil e tem mais opções próximas a Montevidéu do que os turistas imaginam! Meia horinha saindo do Centro e já encontramos várias 'bodegas', como são chamadas as vinícolas por aqui. 

Dicas inverno em Montevideu

Na foto, nossa degustação na Pizzorno, uma vinícola familiar - super comum encontrar os proprietários lá trabalhando - que é uma delícia.

O atendimento é maravilhoso, o Lúcio se desdobra para explicar tudo direitinho aos visitantes e abrir esse mundo curioso, apaixonante e sensorial que envolve os vinhos. Uma experiência que recomendo fortemente.

Ah, fica outra dica: vinho no Uruguai é mais barato do que no Brasil e nas bodegas sempre rola um desconto camarada, vale a pena deixar para comprar quando fizer uma visita e sair mais feliz com a adega abastecida.

Estou devendo um post sobre nossa visita guiada e degustação na Pizzorno, mas vocês podem encontrar informações sobre os tours no site da bodega.


4- Noite no Teatro Solís ou Sodre

O Teatro Solís é um ícone que dispensa apresentações, então aproveito para deixar a sugestão do Auditorio Sodre que a maioria dos turistas desconhece e oferece uma programação tão intensa e rica como a do Solís (e é lindíssimo também).

Os espetáculos são super variados, acabei de dar uma olhada na programação dos próximos meses e tem desde atividade para bebês de 0 a 3 anos a musicais, peças (que passam por temáticas/releituras de Simone Beauvoir, Don Quixote, Shakespeare, etc), shows, ciclos de dança, apresentações do Ballet Nacional (a cia uruguaia é aclamada pela crítica), orquestra filarmônica... resumindo, não vai ser difícil encontrar uma proposta que te agrade.

Não falar espanhol não vale como desculpa hehe, é tranquilo acompanhar os musicais, shows, ballet 
e tal.

É aquela história de sempre: fazer a visita guiada é muito bacana, mas ver o teatro em função é mágico, não perca a chance. Passeio que combina lindamente com as noites frias de inverno!


5- Grafites na Ciudad Vieja

Para dias cinzas, um pouco de cor! :)

Dicas Inverno em Montevideu

A rua Juan Carlos Gomez na Ciudad Vieja é cheia de grafites e murais super coloridos. 

Definitivamente a melhor calle para fotos blogueirinha - look do dia hehe. Onde mais encontrariamos um prédio com cara de avestruz, sacadinhas e janelas rosas?!

Humor e arte urbana em meio aos passeios culturais do centro da cidade.


Dica extra: Bate e volta em Villa Serrana

Perfeito para quem tem muitos dias e quer fazer um bate e volta fora da rota clássica: que tal conhecer as serras das bandas de cá? A Villa Serrana é um lugar lindo, verde, tranquilão e super místico.

Roteiro inverno no Uruguai
Inverno em Montevideu

Essa casa incrível no meio das pedras das serras é o famoso Ventorillo de la Buena Vista, um restaurante com as paredes todas de vidro, ir lá só almoçar já valeria a pena, mas a pacata vila e cidadezinhas ao redor oferecem ainda mais: dá para fazer um roteiro incluindo visitas a fábrica de alfajor, azeite de oliva, ecoturismo nos parques.

Apenas 150km separam a capital desse refúgio de paz, um destino diferente e gostoso.

Mais info nesse post.


***

E aí, preparados para a viagem? Montevidéu é linda o ano inteiro, aproveitem! :)

Nenhum comentário