Clima no Uruguai: O que trazer de roupa na mala?

O clima no Uruguai é um assunto que gera muitas dúvidas na cabeça do viajante, principalmente quando chega a hora de arrumar as malas

Clima mala Uruguai
                                                      
Frequentemente me perguntam coisas sobre o tempo no paisito, se o frio é suficiente para trazer botas e casacos ou se o calor é daquele jeito brasileiro.

As estações são bem definidas por aqui, primavera, verão, outono e inverno costumam ter características próprias. 

No decorrer do ano eu vejo pela janela do quarto as árvores da rua ficarem amarelinhas, depois as folhas vão caindo a cada brisa, aí elas passam um tempo secas e logo florescem cheias de vida. É gostoso acompanhar essas mudanças.

A sensação térmica também vai mudando com o passar dos meses, começamos o ano com peças mini (vestidinhos, shortinhos, blusinhas), tudo leve e fresco para conviver bem com as temperaturas altas.

Em janeiro o negócio é quente mesmo e vivemos Uruguai 40°C (sério, os termômetros marcam facilmente 40°C)

Qualquer oportunidade para estar na praia é aproveitada, todo mundo quer férias no litoral, todo mundo quer torrar no sol, todo mundo quer se divertir. 

Clima Verão no Uruguai
                                                   Oi, verão! ;)

Com o sol se despedindo às 22h é comum as pessoas saírem do trabalho e irem fazer uma graça nas areias ou calçadão às margens do Rio de la Plata. 

Faz muito calor, as vezes irrita ficar "pegoteada", mas é uma época linda de viver, os dias são longos e o céu fica especialmente celeste.

Abril vai se aproximando e vamos tapando mais o corpo: as sandálias vão dando lugar as sapatilhas/tênis/oxford, os shorts às calças, o cardigã passa a estar presente para proteger do vento que eventualmente fica mais fresco e intenso. 

Em junho já estamos totalmente cobertos: botinhas, casacos, blusas de lã. Julho e agosto acho os meses mais frios. É frio de verdade, como o que pensamos para o sul da Europa (aqui sem a neve, obviamente). Nesses meses você pode abusar das botas, sobretudos e cachecóis. 

Mas lembre sempre de usar coisas práticas porque os ambientes fechados geralmente têm calefação, então você sai para jantar toda linda com seu tricot de gola rolê (mais algumas blusinhas por baixo) e acaba passando um sufoco danado para tirar tudo e comer sem suar em bicas. 

                     Inspiração: coleção outono/inverno 2014 da loja uruguaia Lemon

Aí vem setembro e o primeiro raio de sol um pouco mais quentinho já é suficiente para deixar o sobretudo em casa e sair saltitando pela rambla. 

Veja bem, ainda faz friozinho, mas cansamos de toda essa produção (imagina ir na esquina comprar pão e ter que se empacotar toda? Haja paciência!) e forçamos a barra: 18°C já é quase verão rs.

Outubro é tempo de começar a se mostrar, o sobretudo pesado vai para o fundo do armário, restam algumas coisas de lã para o caso do calorzinho do sol teimar em não aquecer.

Em novembro a primavera já está mais estável e é similar ao movimento de abril, aquele combo calça, camisa, cardigã e sapatilha/tênis/oxford.

E dezembro traz o verão de volta: saímos felizes por aí com as perninhas e dedinhos de fora rs! O ciclo começa e termina mais uma vez...

Muita gente vê a temperatura em sites (aqui mesmo no blog dá para acompanhar a temperatura de Montevidéu em tempo real, tem um link na barra lateral) e me pergunta se "isso" é frio ou calor. 

É complicado responder porque depende da realidade de cada um, minha mãe por exemplo, só me visita de janeiro a março rs, depois disso ela acha tudo muito frio. Ela sempre viveu em Salvador e na sua percepção 23°C já é inverno. 

Eu tenho outra percepção, para mim 20°C é uma maravilha, só sinto frio quando baixa de 10°C. 

Você pode ter outra sensação diferente, então não dá para avaliar ou definir como será para todo mundo.

Meus meses preferidos no Uruguai são a metade de outubro e todo o período de novembro, bem como a metade de março e e todo o mês de abril porque não costuma estar nem muito frio nem muito calor, é aquela coisa meia estação, você pode pegar um dia mais com cara de verão, outro com mais pinta de primavera/outono. São os períodos mais difíceis para arrumar a mala, tem que trazer de tudo um pouco.

Para ilustrar, agora estamos em abril e no fim de semana passado o sábado foi um dia ensolarado belíssimo, daqueles que você não tem vontade de sair da rambla, já o domingo foi todo de chuva e vento. 

Segunda-feira e terça-feira ficou nublado, os dias seguintes lindos de sol e o fim de semana nublado novamente. Quem passou a semana aqui teve clima para usar um vestidinho, legging e camiseta, uma calça com blazer, etc. 

Espero ter ajudado um pouco nessa questão "do que levar na mala", na dúvida coloca um pacote extra de bom humor e disposição! ;)

Abraço!


P.S.: mesmo no super verão é importante trazer uma calça e um cardigã na mala, as noites na costa oceânica costumam ser mais frescas, variando de 40° durante o dia a 20° a noite, por exemplo. 

Um lenço ou echarpe também é outra peça para incluir na mala em qualquer época, ajuda muito quando a temperatura não está tão fria, mas o vento insiste em soprar mais forte. Se você não tiver ou esquecer, tranquila, aqui vende em qualquer lugar e é bem baratinho.

P.S.2: esse ano estamos na metade de abril e já está bastante fresco quando amanhece e anoitece, se você é mais sensível ao frio já pode trazer mais roupas abrigadas do que leves porque a tendência é ir esfriando mais com o inverno se aproximando. 

Boa viagem! 

34 comentários

  1. Oi! Sempre olho teu blog e acho tuas dicas excelentes! Vou em maio a Montevideu e Punta, então pelo visto vem frio à vista! =]
    Vou me preparar pra isso!

    ResponderExcluir
  2. Vou em maio tbm! Espero pegar um friozinho! Amoo! O blog é demais!!

    ResponderExcluir
  3. Bah, ajudou mto guria. Vou na páscoa e agora já sei o tamanho da mala que tenho que levar. heheheheh :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Mile! Sou de Recife, sempre sonhei em conhecer o Uruguay e vou para Montevidéu agora no final de abril. O seu blog foi (e é!) um presente de Deus na minha vida, tanto que já não me considero viajando sozinha, vou cheia de dicas graças a você. A propósito, essa matéria sobre ''o que levar de roupa'' me salvou mais uma vez, obrigada! :) Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou de Joinville-SC, e devo ir para o Uruguai no início de maio, seu blog tem sido muito útil, porém há um assunto que não tenho encontrado muita informação, talvez eu tenha feito minhas pesquisas utilizando os termos errados. Como funciona a questão da internet 3G aí? Tem como comprar um chip pré-pago? Você tem alguma dica sobre isso?

    Obrigado e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Sempre acompanho seu blog e gostaria de registrar meu agradecimento por tantas dicas legais! Estou indo amanha pra mvd e especialmente este post veio a calhar! Vou levar mala pra 2 climas! Hehe um abraço

    ResponderExcluir
  7. Olá Mile!
    Há alguns meses tomei a decisão de ir viver no Uruguay. Tenho lido bastante seu blog - que muito me ajudou - e não encontrei uma informação que para mim seria fundamental:
    Terei uma renda externa, oriunda do Brasil, ajuda de familiares nos primeiros meses, e principalmente sublocação de imóveis aqui no Brasil (os quais não têm contrato...).

    "Não preciso" trabalhar para arcar com digamos uns 2.500 reais de custo de vida, embora o queira, e estou com uma enorme dúvida que não encontro em lugar nenhum:

    Uma vez tirada minha residência Mercosul (já to indo com tudo preparado, antecedentes e certidão chancelados pelo itamaraty e pelo consulado geral do UY, que deu uma boa ajuda com direções do que fazer ao chegar pra garantir a residência "pra ontem"), posso realmente alugar um apartamento?

    Moro em uma capital e aqui pra alugar um imóvel te pedem até a alma de garantia, um depósito de 6 meses por aqui seria uma benção, tal modalidade foi trocada por uma seguradora que você paga o mesmo só pra assinar como fiador e nunca mais vê o dinheiro, então tenho como pagar também a tal garantia dos 5 ou 6 meses como necessário, bem como tenho o dinheiro para me manter, mas fico com uma dúvida: Comprovante de Renda.

    Aqui, para alugar um imóvel só se consegue comprovando que você tem uma renda superior a 3x o valor do mesmo, comprovação que não terei no UY. Somado a isto, há a grande possibilidade de eu não arrumar o emprego (to levando grana pra me garantir em alquileres temporários por 3 meses...).

    Minha questão é: além do seguro/depósito e da moradia Mercosul, o que se exige para alugar um apartamento? Especificando mais: consigo alugar (pregunto se é normal...) um apartamento sem comprovação de renda? Como disse posso arcar com a garantia do depósito, mas provavelmente receberei meu dinheiro via Western Union (mais anônimo impossível, né?) e não tenho um documento que prove a ninguém o quanto recebo do exterior.

    Em minha cidade isso é o bastante para não conseguir um apê, andei olhando anúncios bem tentadores entre 11 e 15 mil pesos com gastos comuns inclusos, mas sempre me fica esta dúvida: na hora do contrato, vão simplesmente olhar pra mim e falar "e seu contracheque, onde está?" ou a coisa ainda é anônima o bastante para se alugar um apartamento sem comprovação de renda?

    Sei que isto parece mais uma daquelas perguntas generalistas meio malas, mas é que esta questão da comprovação de renda eu não encontrei em lugar nenhum do blog. Sei também que seria uma típica resposta "depende do proprietário", ma o que questiono é o quão comum é ou não alugar algo assim "sem lenço nem documento".

    Li e entendi seus posts sobre o tema, mas ficou esta dúvida que já procurei até em comentários e respostas mas não achei.

    Muito obrigado desde já por ler, e - se possível - responder esta dúvida. Não tenho nenhum conhecido no país pra isso.

    E parabéns pelo seu blog viu? É uma referência já!

    (Ah, e tudo dando certo, adoraria daqui ha alguns meses te conceder uma entrevista sobre minha experiência por lá - ou por aí, não sei se você já voltou da Irlanda - acho a série sobre brasileiros vivendo no Uruguai uma ideia fantástica do seu blog!)

    ResponderExcluir
  8. Adorei seu Blog, tenho vontade de conhecer o Uruguai. E seu Blog será minha referência diária.

    ResponderExcluir
  9. Olá Mile, estou indo na quinta para o Uruguai e minha duvida é sobre o clima, levo somente roupa de inverno ou guardo um cantinho da mala para vestidinhos, shorts? Obrigada, e parabéns pelo excelente blog!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Estamos (eu e meu marido) indo para o Uruguai e Argentina em julho, e suas dicas foram bem úteis.
    Parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
  11. Olá Mile... De cara adorei o seu blog, parabéns!

    Bom estamos indo eu e meu marido em 20/09 e ficaremos até o dia 26/09, fizemos a reserva no hotel 27 suítes, você conhece, acha que é bom? e o bairro de Pocitos acha que acertamos? Outra duvida, sera que vale a pena irmos um dia para Buenos Aires? Aguardo seu retorno, obrigada! Bj. Gislaine

    ResponderExcluir
  12. Olá Mile,

    Suas dicas são muito valiosas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Olá! Estou programando uma viagem para Montevidéu, então as suas dicas são super valiosas! Pensei em visitar o Uruguai exatamente em outubro, porém, em minhas pesquisas, ando vendo que outubro é o mês mais chuvoso de Montevidéu. Você confirma isso? Não queria replanejar a viagem toda se não for verdade. :( Valeu!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, estamos planejando nas férias conhecer Uruguai. Como levaremos um bb de 7 meses gostaríamos de uma ajuda o mês que menos chove entre os meses de Setembro, outubro e novembro. Poderia nos ajudar?

    ResponderExcluir
  15. Eu encontrei temperatura abaixo de zero, só menos um,mas de dia chegava a +10°. Com Sol e Seco, e a umidade na faixa de 50%, o friozinho é gostoso e dá por sair e ficar fora o dia todo. Tem muitos sem teto que dormem nas ruas, agasalhados de cobertores, mas não vi nenhum morto de frio o faminto; na Europa algum morre. Em Buenos Aires, apesar de ter algum grau a mais, sopra um vento frio . Alem de um cachecol que recomendo de seda (leve e quente) é bom um gorro ou capuz. Os uruguaios usam malha com capuz da por sobre um boné . Espero esse verão por testar o calor

    ResponderExcluir
  16. Mile, em primeiro lugar, obrigado por você existir, kkkk, nos ajuda muito.
    Viajarei para o Uruguai no período de 29.07 a 05.08.2016. Gostaria de uma sugestão de quantos dias passar em cada cidade: Montevidéu, Punta e Colônia. Obrigado, Antônio

    ResponderExcluir
  17. Boa noite... Gostei muito das suas dicas. E gostaria de ressaltar sobre o clima de janeiro, estarei indo dia 29/01. Dei uma lida em tudo. Mas creio que ano esteja menos calor. Debo levar casaco? É por favor. Tem dicas de restaurantes brasileiros por ai?
    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  18. pretendo viajar de carro para o rio grande do sul, uruguai e argentina, entre MAIO e JUNHO, como é clima nessa época. Preciso me programar, alguns disseram que tem que ter no bolso alguns pesos uruguaios, você saberia estimar um valor para ter na carteira, pretendo levar real e dólar para facilitar nos dois paises.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde,
    Estou indo, pela primeira vez, para Montevideo (22 a 25 de março), Punta (25 a 27 de março) e colonia (27 a 28 março). E estou um pouco perdida. A dúvida é: Que tipo de roupas devo levar? O clima está esfriando nessa época? Queria pegar o calorzinho.. já que queria aproveitar o dia longo. Mas, pelo o que leio, não será possível. :/
    Desde já agradeço a atenção!

    Naiana Machado

    ResponderExcluir
  20. Oi!!! Alguem vai pro Uruguai em Julho? moro na Bahia.. nao tenho roupas de frio!! to quase desistindo da ideia. Minhas ferias serão em julho e nao tenho como mudar e queria muito viajar para outro país!

    ResponderExcluir
  21. Olá, adorei as dicas.
    Irei com a família em Agosto, portanto......friozinho.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Mile. Estou procurando um apartamento para alugar em Punta, e o que eu achei não tem ar-condicionado mas tem ventilador de teto, mas será que as noites em fevereiro são fresquinhas que dá para ficar sem ar-condicionado? Sou paulista e as praias aqui no verão são sufocantes a noite. Desde já obrigada. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Mile. Irei para Montevidéu em fervereiro e ficarei uma semana.
    Minha dúvida é com relação as chuvas! Chove muito em fervereiro?
    Porque pesquisei e vi que vários sites alertam isso!

    Obrigada..
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. olá Mile, também adoro seu blog, leio sempre pois estou planejando ir ao Uruguai da moto e gostaria de saber se em julho chove muito,e como são as chuvas.

    ResponderExcluir
  25. Olá! As dicas foram muito proveitosas, obrigada pelo blog. Teria uma idéia de como fica a temperatura no início de setembro? Ainda faz frio, não? Outra coisa, sabe me dizer se o dólar é bem aceito na capital ou se preferem o peso uruguaio para o dia a dia? Estou em dúvida de quando agendar a minha viagem. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  26. Olá. Vou em novembro. Qto seria +/_ a temperatura. Sou do Nordeste e já viu neh, 28 graus já estou com frio. Rsrsrs.

    ResponderExcluir
  27. Vou para Montevideo em na metade de novembro. Que roupas levar? Dá para ir na praia? Obrigada

    ResponderExcluir
  28. Mile,
    Seu blog é uma graça!
    Informações úteis apresentadas de maneira simples, agradável de ler.
    Vou no início de novembro com filhos pequenos e me ajudou bastante!
    Obrigada!
    Jôvana

    ResponderExcluir
  29. Oii! Estou adorando o blog! Irei em dezembro (a partir do dia 15 ate o 29). Será que posso ir com as roupas que comumente uso no Brasil (NE)?

    ResponderExcluir
  30. Olá adorei as dicas, vou para Montevideu agora na segunda quinzena de janeiro e gostaria de saber se realmente está calor por aí? Outra coisa, vc acha q uber é a melhor forma de sair do aeroporto para o hotel no centro? Obrigada e bjos

    ResponderExcluir
  31. olaa, estarei em montevideu em maio...acho que vou gostar de maiss

    ResponderExcluir
  32. Oii! gostei muito das dicas! Porém queria mais dicas. Irei para Montevidéu em novembro, queria mais dicas!

    ResponderExcluir
  33. VOU dia 5 fevereiro, estava em duvida, agora clareou. Obg

    ResponderExcluir
  34. OLA ÓTIMO O SEU POST SOBRE: CLIMA NO URUGUAI: O QUE TRAZER DE ROUPA NA MALA?.
    POREM VC NÃO FALA SOBRE O CLIMA NO INICIO DE MAIO.
    VOU AGORA DIA 5 DE MAIO E FICO ATÉ O DIA 10. ME DÁ DICAS DO QUE LEVAR NA MALA!
    BJ

    ResponderExcluir