MDPAula: experiência culinária em Montevidéu

Escolhi um sábado a noite para conhecer uma das atividades do MDPaula, um espaço que proporciona experiências imersivas culinárias em Montevidéu. 


A programação mensal é bem variada - comida italiana, latina, sushi, etc - e foi difícil decidir qual proposta - das muitas apetitosas - investir. Apostei na Noche Vermutera e acho que não poderia ter acertado mais hehe. 


A ideia da noite era elaborar pratos no estilo tapas españolas que acompanhavam maravilhosamente toda a linha de vermut da marca Rooster - uma das minhas preferidas do Uruguai, a bebida muito me faz lembrar da vida que vivemos em Barcelona, o aperitivo é um clássico cultural nas bandas de lá, onipresente em encontros e mesas de bar, foi onde passei a gostar, uma memória com gosto, cheiro e som que trouxemos para nossos dias esteños, aqui em casa sempre tem uma garrafa pronta para brilhar num copo com muito gelo e laranja. 


Junto comigo tem muitos consumidores jovens no Uruguai, o movimento do vermut cresceu, apareceu (na real seria mais adequado dizer que reapareceu, era um costume forte - trazido por imigrantes - que voltou a ser abraçado pelas novas gerações) e se consolidou. 


Tomar um bom vermut - de produção nacional - já é fácil em Montevidéu, há inclusive bares especializados na bebida, como El Vermú de la Aduana ou Vermutería (dicas especiais como essas vocês encontram no nosso Guia Digital, consiga o seu aqui). Há também eventos, agora em setembro, por exemplo, vai acontecer o segundo Encuentro Vermutero na capital com diversos produtores latino-americanos, veja mais info nesse link.


Pero bueno, estava contando da noite na cozinha. Vamos combinar que já prometia com essa temática de sucesso, mas a experiência conseguiu ser ainda melhor do que eu esperava: O MDPaula é bem equipado e confortável, me senti na própria cozinha do Masterchef (assisti muitas edições e na minha cabeça tinha chances de ir longe no programa porque trabalhamos com a autoestima elevada haha, ou seja, viver a experiência numa cozinha assim foi quase um sonho de princesa que mete a mão na massa, nesse caso literal hehe).



Achei tudo muito organizado e fluido, entramos na casa e encontramos numa grande bancada os aventais e receitário da noite. Cada pessoa se posicionava onde queria e no horário certinho a Marina, cozinheira e uma das idealizadoras do projeto, começou explicando o plano da noite e repassou rapidamente as receitas, o que me chamou a atenção de imediato foi que não se tratava de uma aula na qual ficariamos observando e minimamente tentando seguir os passos, a proposta no MDPaula é mais dinâmica e interativa.

0