Algumas dicas para o turista em Montevidéu

Um post com algumas dicas - curiosidades - informações, ou como queiram chamar rs, que poderão ajudar nos seus dias de turista em Montevidéu e demais cidades do Uruguai.

1- Pagar a conta do restaurante com cartão de crédito

Nesse ponto o Uruguai vai na contramão daquela regrinha de usar o cartão de crédito em viagens ao exterior somente em caso de emergência, a gente sempre fica com aquele medo da taxa de cambio aplicada na fatura e as taxas de IOF.

O que faz compensar usar o cartão de crédito em restaurantes no paisito? Um bom desconto de 18,5% na conta.

Aqui existe uma lei de beneficio ao turista que garante a devolução do IVA a pessoas físicas não residentes que efetuem pagamento com cartões de crédito ou débito emitidos no exterior. 

Compreende serviços gastronômicos prestados por restaurantes, bares, cantinas, confeitarias, cafés, salões de chá ou similares.

E não termina por aí, há outras vantagens previstas na lei:

- Desconto do IVA também em hotéis para estrangeiros que apresentam o documento de identidade. 

- Possibilidade do pagamento dos pedágios em moeda nacional, pesos argentinos, dólares e reais. 

Prazo de vigência da lei: até abril de 2018 (mais uma vez  foi prorrogado, eba!).
* Lembrando que o IOF vai continuar aparecendo na fatura no Brasil, mas com o desconto de 18,5% concedido no Uruguai, a matemática ainda compensa rs. 

Em regra o desconto chega depois na fatura, mas já vi ser aplicado no momento da compra também.


E recordo que me refiro a vantagem de utilizar o cartão para pagar a conta do restaurante.



2- As fichas e o preço da corrida de táxi

Já comentei nesse post como é pegar táxi no Uruguai, como o texto é antigo, vale lembrar como funciona essa questão do pagamento da corrida.

O táxi tem aquela barreira esquisita que separa o motorista dos passageiros, mas não é só isso que chama a atenção: o taxímetro muitas vezes contabiliza fichas e não o valor a pagar.


As corridas não costumam ser caras, mas não se empolgue achando que o taxímetro está marcando 5, 10, 20 ou 30 pesos apenas, isso é o número de fichas. 

Dentro de cada carro há duas tabelas de preços, uma diurna e outra noturna, e chegando ao destino o motorista irá conferir o número do taxímetro e o correspondente em pesos uruguaios na tabela.

Há alguns táxis que contam com o taxímetro que expressa o valor em pesos e fichas, mas ainda é comum encontrar carros utilizando o sistema de fichas.  


3- Horário das lojas do Centro no fim de semana

O comércio no Centro de Montevidéu encerra suas atividades bem cedo no sábado, depois das 13h as lojas já estão fechadas e o movimento nas ruas cai consideravelmente. 

No miolinho da Ciudad Vieja é possível encontrar algumas coisas abertas, locais que são essencialmente direcionados ao público turista. Mas não espere encontrar muitas opções depois das 16h de sábado.

Nos domingos o comércio permanece fechado.


4- Ônibus CA1

É uma linha de ônibus que circula no Centro e tem a passagem mais barata: 24 pesos ao invés dos 33 pesos dos demais ônibus (tarifas atualizadas).

É uma boa opção para quem quer ir de um ponto a outro da Avenida 18 de Julio e já está cansado de andar. Dá para ir da Praça Independência ao Mirante da Intendencia, por exemplo, pagando menos e sentado.

Dicas de Montevidéu

Pegando qualquer ônibus de linha em Montevidéu é importante guardar esse ticket que o motorista/cobrador entrega quando pagamos a passagem, pois existe a possibilidade de entrar um fiscal solicitando esse papelzinho no decorrer da viagem.

Na real não é comum que entrem fiscalizando, poucas vezes vi um fiscal subir para conferir, mas na dúvida é melhor guardar, né?



5- Pedir o Menú Ejecutivo ou Menú del día

A maioria dos restaurantes oferece uma promoção que inclui bebida, prato principal e sobremesa no cardápio de segunda a sexta-feira. 

Geralmente são 2 opções de prato do dia - quase sempre uma pasta e outro prato - e custa em média 300 pesos (mas claro que há lugares que cobram mais e outros que cobram menos, os locais chamados de 'Rotisería' costumam oferecer os melhores preços para almoço).


Hoje almocei no Gardenia, um restaurante bacana que fica no World Trade Center, região super moderninha em Pocitos, e paguei 370 pesos uruguaios no menú del día, bem mais em conta do que se tivesse pedido um prato do cardápio, bebida e sobremesa separados.


6- Cubierto e gorjeta

Duas coisas que costumam confundir o turista na hora da conta, mas o cubierto e a gorjeta não se confundem.

O primeiro é o serviço de mesa que muitos restaurantes costumam cobrar por pessoa, o pagamento não é facultativo, por isso é interessante verificar no cardápio ou perguntar ao garçom se é cobrado para evitar surpresas, geralmente é um valor entre 40 e 80 pesos uruguaios.

A gorjeta é chamada de propina e os garçons quando percebem que o cliente é estrangeiro fazem questão de mencionar que essa opção não está incluída ou sugerida na conta rs.


Dica Extra: Museus

Montevidéu está cheia de pequenos e interessantes museus que não cobram nada pela entrada, você só gasta seu tempo e ainda sai ganhando em cultura e diversão. Em breve publicarei uma lista com essas opções.


Bom final de semana! ;)

59 comentários

  1. Até que horas as lojas da av. 18 de Julho ficam abertas de segunda a sexta? E que horas abrem, a propósito! Rsrs! Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Depende da loja, mas o comércio aqui não abre cedo, geralmente começam o expediente entre as 9h e 10h e encerram entre as 19h e 20h. ;)

      Excluir
  2. Queria muito aproveitar alguma das promoções atuais para ir a Montevidéu de novo, porém minha esposa está para trocar de emprego e não terá férias. Uma pena.

    Tenho uma curiosidade a respeito do Uruguai que não está tão ligada a este post, mas nem uma uruguaia da Ciudad Vieja soube me responder direito. O que os uruguaios comem nas refeições em casa no dia a dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilton!

      Que pensa, mas o tempo tem passado tão rápido que quando menos perceber já será época de férias para a família!

      Prometi um post sobre as comidas caseiras há meses lá no facebook, seu comentário me fez lembrar, vou tentar escrever nos próximos dias!

      Abraço! ;)

      Excluir
  3. Olá sei que vc trabalha, ama e vive no Uruguay, mas pensou em contar com mas pessoas que vivem aí para determinados assuntos? vejo seu Blog como um futura referência para nós que estamos planejando morar aí, enquanto isso se puder nos contar Punta del leste, cassinos e etc para nos dar também um norte sobre o que se esperar de lá! Continue com seu trabalho e MUITO BOA SORTE E SUCESSO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre!

      Obrigada pela sugestão!

      São tantas coisas que envolvem ter um colaborador, a primeira dificuldade é que o blog não gera grana (tenho uns dois anúncios que somados pagam a conta da minha internet, com isso não dá para dizer que vivo do blog ou que complementa minha renda rs) e dá um trabalho imenso, eu continuo por prazer e encontrar alguém nessa mesma sintonia para levar isso adiante com seriedade não é tão fácil.

      Eu tento trazer outras opiniões para descentralizar um pouco a coisa nos posts-entrevistas de Outros Brasileiros no Uruguai e busco esclarecer sempre que o que escrevo aqui é minha opinião e não um consenso dos brasileiros no Uruguai, desde o inicio foi 'Uruguay por uma brasileira'.

      Tenho muitos textos para editar e publicar de muitos assuntos e muitas cidades, uma pasta com uns 50 sem exagero, só que não tenho tempo e vou me virando como dá.

      O blog hoje já tem 70 mil visualizações mensais, na caixa de e-mail há uns 200 pendentes de resposta, além dos comentários, mensagens no facebook e instagram.

      Aos poucos as coisas vão aparecendo por aqui! ;)

      Abraço!

      Excluir
  4. Oi Mile, tudo bem? É o Ricardo Freire, do Viaje na Viagem. Descobri seu blog esse ano, adorei, e já linkei alguns posts na nova área de Montevidéu do site. Queria te fazer uma pergunta: não encontro nenhuma matéria sobre a prorrogação ou o fim da devolução do IVA no cartão de crédito. Neste seu post você meio que fala com certeza de que ia terminar no dia 31. Foi isso mesmo? Não se fala em prorrogar? Será por causa do ano eleitoral? Obrigado e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Riq! Tudo bem e você?

      Que prazer sua visita por aqui e muito obrigada pela gentileza! :)

      Sobre o beneficio, não vi noticias na mídia, apenas se falava sobre o desconto do IVA para residentes que entrou em vigor essa semana.

      Entrei em contato com o Ministério e Câmara de Turismo uruguaio e me disseram que 'estão quase seguros' que já estenderam o prazo até julho de 2015, estou no aguardo do envio do decreto que estabeleceu a prorrogação (procurando na net não consegui achar) para poder divulgar a notícia com segurança.

      Eu acho mesmo que vai ser prorrogado porque é muito conveniente pra eles, a última temporada foi declarada um fiasco por conta da crise argentina e ausência dos hermanos nas praias uruguaias (eles ocupam a maior parcela do mercado turístico, seguidos pelos brasileiros). Como a situação na Argentina não melhorou, manter esse atrativo para que as pessoas continuem viajando pra cá é essencial, então acredito que é só questão de tempo para começarem as campanhas de divulgação e tal.

      Abraço!

      Excluir
    2. Riq, vi os links do blog lá no Viaje na Viagem, muito obrigada! ;)

      Excluir
  5. Olá. Irei a Montevidéu em setembro próximo e gostaria de saber se houve a prorrogação do IVA.

    Diógenes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diógenes!

      Estou no aguardo dessa informação, tudo leva a crer que sim, haverá prorrogação do benefício.

      Assim que tiver uma novidade, postarei aqui! ;)

      Abraço!

      Excluir
    2. Diogenes, tudo bem?
      Sou brasileira e trabalho em uma agência de turismo, precisando de serviços, traslados e passeios entre em contato! Boa viagem! uruguias@gmail.com

      Excluir
    3. Diógenes,

      De acordo com a Izabel (veja comentário no final da pagina, dia 29 de agosto), o benefício do IVA foi prorrogado sim.

      Ela diz que está por lá e que já confirmou a informação.

      Também estaremos em setembro e queria confirmar.

      Excluir
  6. Oi Mile, tudo bem? Estou embarcando para Montevidéu na próxima 4ª, dia 06/08/14, e seu blog tem sido de grande valia, pois é nossa primeira vez no Uruguai e estou adorando suas dicas. Obrigada, um abraço. Cláudia e Leandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia e Leandro!

      Muito obrigada pela visita e comentário! Espero que tenham aproveitado bastante a viagem! :)

      Abraço!

      Excluir
  7. Oi Mile, tudo bem ?
    Parabéns pelo blog está ajudando bastante nessa primeira viagem ao Uruguai, eu e + sete pessoas embarcamos na próxima semana e ficaremos sete dias em Montevideo.

    Obrigado e abraços, Olavo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Olavo! Tudo bem e você?

      Muito obrigada, fico feliz em saber! Aproveitem bastante!

      Abraço! :)

      Excluir
  8. Olá Olavo! Caso precise contratar transfer ou passeios entre em contato conosco uruguias@gmail.com. Trabalhamos com grupos de forma privada e guia em português. Boa viagem!

    ResponderExcluir
  9. Olá Mile,
    Visitei seu blog por indicação do Ricardo Freire. Estou indo para o Uruguai com minha esposa e filha de 3 anos. Quero passar dois dias em Punta (sábado e domingo), dois dias em Montevideo (segunda e terça) e um dia em colônia (quarta). Você acha que está bom essa distribuição?
    Mas eu gostaria, principalmente, de sugestões de hospedagem nesses locais, de preferência que tenham alguma estrutura para criança dessa idade (piscina, brinquedos, etc.) e tenham boa localização.

    Obrigado e um abraço,

    Rogério

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rogério!

      Depende do horário que você chega e vai embora, talvez fique um tanto corrido, ainda mais viajando com criança.

      Em Colonia fiquei no Don Antonio e acho uma graça, tem piscina, mas nessa época do ano não devem usar e brinquedos para entreter a criançada não lembro de ter visto (até ficar grávida não prestava muita atenção nesses detalhes rs).

      Em Montevideo você pode dar uma olhada nos posts 'Onde ficar - Montevideo' que fiz listas de opções por bairro - Pocitos, Punta Carretas e Centro.

      Em Punta del Este sempre fico no Hotel Amsterdam, é econômico, tem piscina, bom café.

      Abraço!

      Excluir
  10. Em novembro qual é o clima em Punta del Leste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É primavera, você pode checar a previsão do tempo em sites especializados...

      Excluir
  11. Oi! Dei um google e não encontrei nenhuma notícia sobre a prorrogação do desconto do IVA. Será que vai ocorrer? Estou indo na próxima semana...
    Parabéns pelo blog, tem ótimas informações e seu texto é muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, o desconto do IVA foi prorrogado por um ano, ou seja, até 31-08-15. Boa viagem! uruguias@gmail.com

      Excluir
    2. Oi Leandro!

      Já dei um update com a informação no post, o desconto foi prorrogado até 2015.

      Muito obrigada pela gentileza! :)

      Abraço!

      Excluir
  12. Mile, viajaremos para o Uruguai no período de 01/10/14 a 08/10/14 e chegaremos de madrugada (1:30h de quinta-feira). Gostaria de saber se há alguma dificuldade no traslado para o aeroporto nesse horário. Além disso, há alguma lanchonete ou lugar para comer aberto nesse horário?
    Não encontrei muitas informações sobre o clima do Uruguai nesse período, vc poderia me dizer?
    Queremos ir a punta tb, vc acha que é melhor no fim de semana ou não faz diferença?
    Muito obrigada pela atenção e parabéns pelo blog organizadíssimo e explicativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzanne!

      Muito obrigada!

      Você consegue transporte para o hotel chegando na madrugada, dá uma olhadinha no post 'Saindo do aeroporto' (Montevideo - Transporte).

      Lugar para comer tem o Restaurant Patria e McDonalds, nesse horário se tiver aberto é o McCafé do segundo piso.

      Em outubro é primavera, você pode checar a previsão do tempo em sites especializados. O tempo está bem imprevisível ultimamente rs, mas não faz calor nem frio de morrer, eu acho uma época agradável.

      Sobre o dia para ir a Punta, depende da programação de vocês, dos interesses, etc. Nesse período o movimento ainda é bem tranquilo lá.

      Abraço!

      Excluir
  13. Olá, Mile. Excelente seu blog...Poderia me ajudar com duas dúvidas?
    Como é a condição das estradas que ligam Trinidad a Carmelo (Ruta 57 e 21)?
    Foi confirmada a prorrogação do desconto de IVA?
    Agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada pela gentileza!

      As estradas no Uruguai geralmente são bem conservadas e bem sinalizadas (muitas tem pedágio), mas faz tempo que não pego essa ruta, então não tenho como afirmar o estado atual.

      Sim, o desconto foi prorrogado até 2015.

      Abraço!

      Excluir
  14. Oi gente! Estou em Montevidéu e realmente prorrogaram o desconto do iva, incrível como cartão pode ser mais vantajoso que dinheiro... ;)
    ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela informação, Izabel!

      Aproveite a viagem! Em breve também estaremos por ai!

      Excluir
    2. Olá Izabel! Obrigada pelo depoimento! :)

      Abraço!

      Excluir
  15. Olá! Muito boas suas dicas. Estou indo pra Montevideo, Colônia e Buenos Aires. Ainda não fiz a distribuição das datas. Vou e volto por MTVD. Você acha que vale a pena ficar de segunda a quarta em MTVD? Li que muita coisa fecha sábado às 13 horas...help me, please rs! :) Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aninha! Muito obrigada!

      Depende do que você tem programado. Se seu foco é balada, seguramente o fim de semana será mais interessante. Agora se a ideia é conhecer a cidade, qualquer dia é dia! :)

      O comércio fecha no sábado às 13h (exceto shoppings), alguns museus tem horário mais estendido (até às 16h mais ou menos), os restaurantes funcionam normalmente e tudo o que é ao ar livre está cheio de gente: parques, praças, rambla, feiras...

      Abraço!

      Excluir
  16. Olá. Mile tenho uma dúvida enorme em relação aos hotéis. Fiz uma reserva no hotel dazzler em punta carretas. Depois do pagamento realizado, obtive a irmao de ser um hotel não fumante. Porém os hospedes são fumantes. Vc sabe me dizer como é isso? Nao posso fumar em nenhum lygar do hotel? Nem lugares de área aberta? E se caso fumar no quarto? Sabe me dizer algo sobre esse hotel?? Desde já obg. Kah

    ResponderExcluir
  17. Olá Mile,
    Sua dica foi ótima e, para complementar, essa lei também se aplica a locadoras de veículos.
    Um abraço.
    Raul
    raul@perillo.net

    ResponderExcluir
  18. Olá Mile, irei para Montevideu dia 07 de janeiro e e ficarei até o sábado dia 10, de lá irei pra punta del leste. Qual empresa de ônibus vc recomendaria queria dar uma passada na casa pueblo. Desde já obg.
    Essa vantagem do cartão de crédito nos restaurantes e afins vale em punta tbm?

    ResponderExcluir
  19. Oi Mile. Parabéns pelo Blog.

    Em breve eu e minha esposa viajaremos pra Montevídeo, e gostaria de pedir alguns informações e dicas pra você.

    1 - Qual a relação da moeda uruguaia para o real atualmente? É melhor comprar nas casas de câmbio no uruguai ou aqui no Brasil?
    2 - Qual vínicula é mais interessante visitar? Os hoteis vendem este passeio?

    Abraço e obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  20. Olá, Jamile,
    Primeira vem seu blog e curti "pacas"! Parabéns!
    As fichas para os táxis são vendidas à parte? Como funciona este sistema? Desculpe, para mim não ficou claro.
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  21. Muito boas as orientações e sugestões.
    Irei com tres meninos ( 8, 12 e 13 anos) para Montevideo agora em dezembro...gostaria de sabers e há algum parque ou diversão específica para crianças. Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  22. Olá Mile!
    Vi em um site que o desconto do IVA está a 10,5%, e anteriormente estava 18 %, é isso mesmo? Ainda assim é vantagem?
    Obrigadinha pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  23. Ola.
    chego em aeroporto carrasco dia 12/12 as 13.30hs ( inclusive passei um email consultando o valor de translado- uruguias@gmail.com) para Punta Del Leste para 03 adultos.
    Vc pode me informar se existem locutorios ( cabines telefonicas) em Punta Del Leste e Montevideo, como existem na Argentina?

    ResponderExcluir
  24. Oi Mile!
    Então, já que o serviço de mesa é obrigatório, a gorjeta só se dará se o atendimento "pessoal" for do meu agrado, certo? Não preciso me sentir mal nem obrigada a fazer isso, né?!

    ResponderExcluir
  25. Mile, existe algum post sobre o que fazer no Inverno em Montevideo? Estou indo em julho, gostaria de dicas sobre o que aproveitar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho dúvidas se é possível realizar os passeios ao ar livre, por exemplo, durante o inverno...

      Excluir
  26. Olá Mile
    Vou ao Uruguay em outubro. Chego em uma sexta, às 14 horas, e a ideia é alugar um carro no aeroporto e partir direto para Carmelo para comemorar o aniversário do meu marido no final de semana. Retornamos na segunda e ficamos em Montevideo até domingo. Mas estou com dúvidas se esse roteiro não será cansativo, porque são 3 horas de viagem. Aí vai depender da estrada, do trânsito e da sinalização. Gostaria de ouvir a sua opinião.

    ResponderExcluir
  27. Olá. Irei a Montevideo em setembro e estou adorando suas dicas. Gostaria de saber se o benefício foi prorrogado novamente.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite.
    Vale a pena ir a Montevideo em julho com meu filho de 4 anos?
    Pergunto porque gostaria que ele pudesse aproveitar os parques e praças, mas fico preocupado por causa do frio e chuva.
    Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  29. tem hard rock cafe em montevideo?? se sim onde fica???

    ResponderExcluir
  30. No momento estou em Montevideo e já se passaram 5 dias. O lugar é l8nd9 mas nunca fui tão mal tratado como aqui. Todos os dias ao menos 2 episódios aconteceram e ontem eu e minha mulher fomos humilhados no buz, onde o trocador nos pediu para descer porque ELE não tinha troco. Sinceramente já estou contando os dias para ir a Buenos Aires. Ao conversar com outros brasileiros também falam o mesmo.
    Mas existe uns poucos bons. Ontem um jovem pagou nossa passagem para que não ficássemos a 1h da manhã sozinhos na rua em um ponto deserto.

    ResponderExcluir
  31. Ola Mille! Acabo de chegar ao Uruguai (pocitos) e na primeira compra em restaurante pagando com cartão visa, não obtive o desconto do iva. Vc saberia dizer se é algum problema com o banco ou se é possível que o responsável pelo atendimento tenha agido de má fé e não ter computado o desconto?

    ResponderExcluir
  32. Olá, gostaria de saber mais sobre os custos exemplificados em reais. tipo quanto fica no real o almoço, o taxi, enfim... beijos!

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    Estou com viagem programada para maio de 2017. Sabe dizer se há previsão de estender a vigência da lei sobre o IVA?

    ResponderExcluir
  34. Olá.

    Vamos para Montevideu em Julho agora e gostaria de saber se essa lei sobre o IVA foi prorrogada de novo. Ouvi dizer que agora vai até outubro desse ano é verdade? Obrigada!

    ResponderExcluir
  35. Olá Camila, tudo bem? Estou indo com meu marido à Montevideu no próximo mês, maio. A lei do desconto para pagamento em cartão de crédito ainda continua ou acabou? Caso tenha acabado, melhor pagar em cash, certo?

    ResponderExcluir
  36. Ah, só mais uma coisinha rsrsrs vc sugere alguma agência boa e barata para fazer um tour a três vinícolas no mesmo dia? Qual a melhor opção e confiável? A propósito, parabéns pela blog. Estou tentada a comprar seu roteiro de cinco dias rsrs. Mas não sei se inclui vinícolas. grata!

    ResponderExcluir
  37. Oi Jamile, também estou indo no final de maio/2017, sará que será prorrogada a lei do IVA??

    ResponderExcluir
  38. oi Mile. Quando estive em Montevideo em 2008 lembro que há um dia específico da semana em que todas as lojas fazem um desconto monstruoso, tipo 30% off. Mas é só nesse dia. Inclusive colocam cartazes nas vitrines e cavaletes nas calçadas para anunciar esse desconto.

    Isso ainda acontece? Que dia da semana é?

    Obrigado.

    ResponderExcluir