Novidade: Visita guiada no Palácio Salvo

Uma nova atração para incluir no roteiro em Montevidéu.

Palácio Salvo é um ícone na arquitetura da cidade, é aquela imagem que figura nos guias turísticos, cartões postais e álbuns de viagem de quem conhece a capital uruguaia. 

Roteiro em Montevidéu Visita Guiada Palacio Salvo

Sempre que recebo visitas e passeamos pelo Centro, o prédio desperta muita curiosidade: todo mundo quer saber quando foi construído, o que era, o que funciona hoje, etc. 

E a verdade é que sempre ficava na superficialidade daquela história de foi um dos edifícios mais altos da América do Sul por muitos anos e tem um irmão gêmeo lá na vizinha Buenos Aires (outra construção do mesmo estilo projetada pelo mesmo arquiteto, conhecida como Palácio Barolo).

A história ficava ainda mais sem graça quando contava que atualmente não tinha nenhuma atividade especial no Palácio, que ele funcionava como prédio residencial e comercial. 

Pronto, fotinhas na Plaza Independencia com o Palácio de fundo e o passeio seguia.

Aí para minha surpresa, há pouco mais de quatro meses começou um projeto que realiza visitas guiadas no edifício  (exceto alguns eventos no Dia del Patrimonio, desde a década de 70 não se realizava visitas), achei o máximo: minha chance de conhecer o interior e causos que rondam o Palácio Salvo rs.

Mas o horário é um tanto complicado para quem vive e trabalha em Montevidéu, afinal quem está livre às 16h de uma terça ou quinta-feira, né? Uma crítica que muita gente vem fazendo e a organização já prometeu visitas eventualmente aos sábados, mas até agora nada e eu fico só na vontade. 

Ainda assim achei digno compartilhar a novidade porque vai que você tem mais sorte do que eu e consegue estar passeando pelo Centro nesses dias? Já aproveita para fazer esse passeio. 

A visita guiada custa 180 pesos e é um dos autores do livro Historias del Palacio Salvo quem acompanha os grupos contando dados da construção, curiosidades da época, as histórias de fantasmas que as pessoas dizem ver vagando por ali, etc. 

O grande final fica por conta da vista do 24º andar no entardecer! Se você curte fotografia, não perca! ;)

Recomenda-se chegar uns minutinhos antes das 16h e encontrar o guia no hall principal do edifício, em frente a Plaza Independencia. Lembrando que as visitas ocorrem apenas na terça e quinta-feira.

Quando conseguir fazer o tour guiado, voltarei para contar e mostrar tudo como foi, mas quem passar por lá e quiser me mostrar o que estou perdendo rs, coloca a hashtag #viveruruguay no Instagram que vou acompanhando.


Mais informações nesse link do grupo que organiza as visitas.

Abraço!


9 comentários

  1. Vale a pena em um único dia fazer o city tour e conhecer pinta del este? Chegamos logo cedo e voltamos de madrugada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião, você vai correr, se cansar e não verá direito nem Punta del Este nem Montevideo.
      Apenas um dia é pouco para Montevideo e nesse único dia querer fazer Montevideo mais outra cidade é inviável, aquela coisa de passar correndo, fazer uma selfie e olhar para o relógio, não acho que vale a pena.

      Excluir
  2. Olá Mile, pra ser sincero não sou seu fã, afinal é a primeira vez que vejo seu blog, mas creio que acabarei sendo seu fã rs.
    Mas o fato é, eu gostaria de poder conversar com vc de forma a poder pedir conselhos e informações sobre o país.
    Se possível me passaria seu email.
    Agradeço a atenção desde já. Até breve

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mile! Comecei a acompanhar o seu site e já li vários posts, hehe! Tenho uma sugestão pra ti: eu vou pra Montevideo pelo menos duas vezes ao ano (minha tia casou com um uruguaio, o que acabou gerando vários primos haha), meu espanhol é quase fluente devido ao fato de eu ir pra Mvdeo desde pequeno, porém toda vez que eu apareço por aí, percebo que aumentou a quantidade de gírias, principalmente entre os mais jovens, acho que seria interessante se pudesse relacionar as mais "famosinhas". Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!! Acabei de voltar do Uruguay e suas dicas me ajudaram bastante!
    Um beijo!
    Heloisa - Curitiba

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a tua postagem, uma super dica! Visitei Montevideo em 2013 e não tinha nenhuma visita ao Palácio, o que também achei uma pena. Agora quero ir de novo e estava buscando novos passeios, o teu post foi ótimo. Muchas gracias.

    ResponderExcluir
  6. Mile, as visitas já estão sendo realizadas aos sábados as 16hrs. Vi no face deles.

    ResponderExcluir
  7. Adoro o blog! Amo o Uruguay! Estive lá há um mês e estou contando tudo no blog. Esse aqui é o post sobre a 18 de Plaza Independencia (com menção ao Palácio Salvo) e a Ciudad Vieja: bit.ly/meleva_18dejulio. Beijos!

    ResponderExcluir