Visitando El Aguila: a parada mais inusitada do Leste

Já falei sobre Atlántida algumas vezes aqui no blog, um balneário bem gracinha que raramente aparece no roteiro dos viajantes. Ele fica ali do ladinho de Montevidéu, perfeito para um bate e volta rápido, barato e cheio de interessância. Também fica no caminho de Punta, uma parada estratégica para quem viaja de carro.

Para despertar a atenção do visitante seria suficiente dizer que Atlántida era o refúgio de Pablo Neruda, tem construções belíssimas, uma orla simpática com espaços para assistir um por do sol fantástico (sim, sou das miçangas de humanas e pisciana, mas acredite, o por do sol no Uruguai é mágico e conta como atração) e restaurantes com os preços mais camaradas da costa.

Em meio a tudo isso existe El Aguila, um lugar rodeado de mistérios e lendas, é impossível ficar indiferente à casinha em forma de águia olhando o horizonte do Rio de la Plata: quem inventou isso? Desde quando? Por quê esse desenho? Nossa, parece uma águia gigante mesmo, só que de pedra! Ih, fico meio claustrofóbica aqui dentro, mas que vista sensacional! Que viagem, hein? Foto! Outra mais! 

El Aguila em Atlantida no Uruguai

A primeira vez que visitei fiquei com todas essas perguntas e ideias na cabeça, recebi um folheto na entrada com algumas informações úteis, mas era muita curiosidade para poucas linhas e chegando em casa comecei a ler e descobrir outras coisas.

El Aguila em Atlantida no Uruguai
2011: minha primeira vez no mirante El Aguila!


A construção teria sido um capricho do empresário italiano Natalio Michelizzi, a mesma figura responsável pelo Edifício Planeta - aquele com forma de barco na orla de Atlántida e aqui escapa um suspiro para o tempo que ricos criavam coisas excêntricas porque sim, era legal ostentar com arte diferentona, vanguardista, arrojada, etc e tal.  

Sua forma curiosa deu espaço a diversas interpretações, muita gente garante que ali funcionou um laboratório de alquimia - universo super relacionado a história uruguaia, ainda preciso escrever sobre essas curiosidades que trouxeram até o Einsten para essas bandas do sul - e há ainda os convencidos que tratava-se de um esconderijo para nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Nenhuma dessas teorias foram confirmadas, o que se tem documentado mesmo é que o italiano pediu ao construtor Juan Torres um puxadinho no fundo do jardim do chalé que morava quando estava na cidade, encomendou um espaço pequeno de 2mx2m para colocar a imagem de uma santa que ele ia mandar trazer lá de Buenos Aires, seria uma espécie de gruta- mini capela, um lugar simbólico para colocar a virgem, nada mais que isso. 

O construtor, conhecendo o lado excêntrico e grandioso do Natalio, decidiu ampliar o projeto e fazer um comodo com o dobro do tamanho e teto. O empresário gostou das alterações e pediu para ampliar ainda mais a obra, abrindo uma arcada na lateral e levantando um quarto. Logo depois, entendeu que ali seria um ponto privilegiado para receber os amigos e resolveu agregar uma cozinha e um banheiro. 

Quando a obra terminou, segundo conta Juan Torres, o cliente contemplando satisfeito, fez um novo pedido: que elevassem uma águia e cobrissem com pedras para parecer plumas. 

E assim foi feito, a águia foi artesanalmente finalizada com produtos extraídos da região, mas a danada da imaginação do italiano não sossegava e ele achou que ficaria legal incluir a forma de um barco na parte inferior. Eu consigo imaginar a cara do Juan nesse momento rs!

A casa ganhou um varandão que lembra a proa de um barco e era onde o dono curtia seu dolce far niente junto aos amigos e a amada Marcela Benincampi (que muitos chamavam amante, posto que ambos eram casados em Buenos Aires, não existia divórcio naquela época e Marcela carregava o estado civil - e um bebê - de um casamento que durou pouco mais de 1 ano, era a secretária pessoal do Natalio, ou seja, elementos suficientes para limitar/ignorar o papel da mulher nos acontecimentos, mas não caiam nessa, Marcela foi companheira de vida e uma sócia competente nos negócios). 

El Aguila em Atlantida no Uruguai

A história real sobre a origem da casa - pelo menos a que dizem comprovada - não tem tantos mistérios com conspirações, magos, piratas ou nazistas como a crença popular ainda insiste em propagar nos dias de hoje. 

Mas quem vai dizer que o enredo oficial também não rende uma boa trama com amores, desamores, sonhos e excentricidades, né? O resultado é um lugar peculiar que é de uma lindeza só.

El Aguila - ou La Quimera como era chamada pelos donos - foi abandonada após a morte do Natalio e posteriormente da Marcela, parte da proa original desmoronou e em 2013 os moradores juntaram esforços e criaram uma ONG para preservar e proceder os reparos necessários. 

A casa está aberta para os curiosos visitantes, a entrada é gratuita e funciona desde 9h às19:30 no verão e 9h às 18h no inverno.

Está localizada na altura do km 43 da Ruta Interbalnearia, na Villa Argentina (a dois km de Atlántida). Tem placa na estrada sinalizando a entrada, não perca a chance de conhecer um dos lugares mais místicos do Uruguai, a vista para a baía e a inusitada ave de pedra sem dúvida valem o pequeno desvio. 

Abraço!

4 comentários