Degusto WTC: feirinha gastronômica em Montevidéu

*Texto Luisa Zuffo - 

Depois de um inverno longo e gelado, os uruguaios já estão ansiosos pela primavera! E para receber esses dias lindos de céu azul e temperaturas agradáveis, só queremos (me incluindo no pacote dos que já cansaram do inverno) programas ao ar livre!

Um programa legal pra quem estiver em Montevidéu nos dias 29 e 30 de setembro é a nova edição da Feira Gastronômica Degusto Montevidéu, que vai acontecer no estacionamento do World Trade Center no bairro Pocitos. 

Degusto feira gastronomica Montevideu
Degusto feira gastronomica Montevideu

A Degusto se orgulha em ser uma vitrine da gastronomia uruguaia. O projeto já contou com duas edições anteriores. A primeira edição foi em Carrasco e foi um sucesso absoluto de público. A segunda versão foi mais enxuta, aconteceu no estacionamento do World Trade Center (WTC), e tinha como foco os foodtrucks. 

A versão que dá boas vindas à primavera amplia a proposta da segunda edição para incluir chefs reconhecidos e chefs emergentes coexistindo com os foodtrucks. O diferencial dessa proposta é também trazer opções gastronômicas consagradas na Ciudad Vieja para marcar presença do outro lado da cidade.

Degusto WTC feira gastronomica Montevideu

Na quinta-feira, eu me reuni com Belén Sosa, uma das idealizadoras e organizadoras do festival, para conversar um pouco sobre as expectativas para as edições futuras da Degusto e também saber mais detalhes sobre o projeto. 

A ideia de produzir uma feira gastronômica dessa magnitude no Uruguai surgiu por conta da iniciativa de  três amigas, com backgrouds distintos, mas um comum interesse em aproximar as pessoas da gastronomia. Belén Sosa, Lucia Fynn e Florencia Lecueder são as responsáveis por criar essa oportunidade que dá visibilidade a gastronomia uruguaia.

Belén comentou que a ideia do projeto surgiu justamente porque havia espaço no mercado para um evento que destacasse a gastronomia uruguaia. Depois de buscar referências em feiras similares em outros países, as gurias viram o potencial do projeto e decidiram investir em mais de um ano de planejamento, buscar parcerias e tirar do papel um plano ambicioso que tivesse o foco completamente concentrado na comida, aproveitando o interesse do público em experimentar coisas novas e participar desse tipo de eventos.

Quando perguntei quais foram as lições aprendidas com as edições anteriores, Belén mencionou que, sem dúvidas, um ponto que ficou bem claro foi a necessidade de planejamento para receber um número massivo de pessoas que comparece ao evento.

Alguns dos empreendimentos que estarão presentes na versão que acontece agora no final de setembro: Jacinto, Lucca, Volverás a mi, Futuro Refuerzos, Rolling Beat, Café Nomade, Crepas, Mercado Verde, Scarone Pizza, Glamburguer entre outros! É uma mescla de foodtrucks e estabelecimentos clássicos da Ciudad Vieja que se transportam para o WTC em Pocitos.

Degusto feira gastronomica Montevideu

Espera-se que mais de 2000 pessoas transitem pelo espaço do evento durante os dois dias. Eu, com certeza, marcarei presença e já aproveito para estender o convite para todos vocês! E se você tiver interesse de ir, já deixo aqui o link para o evento no Facebook. 


_________________________________________________________________________________


Oi gente! Meu nome é Luisa, sou gaúcha e gremista, mas, sempre digo que sou de Brasília. Já morei em 4 países diferentes, moro em Montevidéu desde agosto de 2014 e ainda não tenho data de partida. Sou formada em Relações Internacionais e atualmente não exerço a profissão. Adoro viajar, ler, cozinhar, rir. Sou apaixonada por internet, fotografia, música e seriados! Atualmente, estudo confeitaria no Colégio de Gastronomia Gato Dumas. Tenho muito carinho pelo meu blog de receitas: www.blogdalu.net. Sou curiosa, sempre topo conhecer um lugar novo e adoro compartilhar minhas aventuras no Instagram!


_________________________________________________________________________________

Nenhum comentário