A Laguna de Rocha e Cocina de la Barra

Fizemos uma viagem curtinha de fim de semana para La Paloma agora em janeiro, ainda temos planos de ir para o nosso balneário preferido de verão e descansar como dios manda por mais uns dias.  


Essa ida foi especialmente para assistir o Festival La Serena - e aqui eu preciso deixar registrado que foi incrível e tive meus 15 segundos de tête-à-tête com o Jorge Drexler com direito a abraço haha - e de quebra conseguimos fazer um passeio que tinhamos pendente há anos: visitar a Laguna de Rocha e o restaurante Cocina de la Barra.


A laguna integra o sistema nacional de áreas protegidas, são mais de 220 espécies de aves residentes e migratórias que habitam a zona, até flamingos podemos encontrar.



A área é imensa, ocupa cerca de 22 mil hectares, uma paisagem exuberante e comovedora que nos acompanha em todo o caminho até o restaurante, um projeto das mulheres pescadoras da laguna.


A comunidade que vive há mais de 70 anos nesse cenário bruto e paradisíaco tem cerca de 30 famílias que vivem da pesca artesanal.


A iniciativa dessas mulheres, mães, empreendedoras que se organizaram coletivamente ampliou as oportunidades para todo o grupo. Juntas, elas pescam, cozinham, atendem, criam (no sentido mais rico e bonito da palavra, criam outras possibilidades, criam histórias, criam os filhos). 


O sucesso do restaurante já vem de muitas temporadas, a cozinha é simples, caseira e saborosa, elas dizem que fazem o que sempre cozinharam em casa com o que a laguna dá, desejam manter-se fiel ao entorno natural onde cresceram, sem gerar grandes intervenções, assim ajudando também a protegê-lo. 


Amamos a paz do lugar e nossos pratos preferidos foram as croquetas de siri e miniatura de peixe, fritura sequinha e crocante. Ficamos com muita vontade de visitar também no fim de tarde. A vista no entardecer deve ser preciosa, além de mais agradável quanto ao calor. 






Chegamos por volta das 13h e tinha um sol pra cada um hehe, não comprometeu a experiência, mas achei mais gostoso ali já mais próximo de irmos embora quando corria um ventinho suave. 


O restaurante não trabalha com cartões e o serviço de mesa é colaborativo, pagamos no caixa, logo recolhemos o pedido no balcão. O preço é justo, a tábua para dois que traz um pouco de cada prato do menu que fica exposto na parede nos pareceu bem servida e custou mil pesos. 



Nós voltamos depois do almoço, mas é possível ainda fazer caminhadas com guia ou sem, também oferecem cavalgadas e passeios em barquinhos de pesca.


Do centro de La Paloma até a Laguna são aproximadamente 20min de carro (é mais fácil colocar como referência o nome do restaurante, só como a laguna o gps pode sugerir umas rotas estranhas). 


A boa notícia é que inauguraram no último dia 15 um bus turístico - esses de dois andares bacanudos - que faz essa rota desde La Paloma gratuitamente (tem saída a cada 3h desde às 9h30 do Museo de la La Paloma). Mais info aqui.


Pedir mais o que, gente? Delícia de lugar, delícia de verão! O primeiro post do ano no bloguito, chega mais 2024! Gracias por estarem aqui, por acompanharem outro ano mais  <3 



Nenhum comentário