Visitando a Casapueblo

Sim, faz tempo que não apareço, ou melhor, não escrevo! :(

Daí que volto cheia de poesia, falando de um dos lugares mais legais que já conheci nesse mundão de meu deus: a Casapueblo!


E não dá para falar da casa sem antes falar brevemente do criador, o artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró

Uma parte importante da sua obra está dedicada ao universo do candombe, um ritmo afro percussivo tradicional no Uruguai, já fascinado e imerso nas tradições da comunidade negra no próprio país, o Carlos Páez viajou por diversos destinos no continente africano e outros de forte influência negra como a Bahia - onde fez amizade com Jorge Amado a quem dedicou posteriormente um espaço especial na Casapueblo - em busca de mais inspiração, conhecimento e vivências. 



O Museo-Taller de Casapueblo fica em Punta Ballena, apenas 15 minutos da badalada Punta Del Este. O lugar inclui o museu, galeria de arte, um hotel e uma vista deslumbrante. Lá há muitas obras a venda e souvenir a preços razoáveis. 



Carlos Páez não é arquiteto, mas construiu a casa inspirado no homem do campo e no hornero, nosso conhecido pássaro João de Barro, numa "luta" aberta contra as linhas retas tradicionais. 

Para as pessoas mais observadoras ou sensíveis talvez, em vários pontos da casa dá a impressão de sentir a casa moldada pelas mãos do homem que dá forma em perfeita harmonia com a natureza ao redor.

A casa também tem um forte toque mediterrâneo, lembra muito as construções da Grécia. 


A casa por si só já vale - e muito - uma visita, seja no inverno ou verão (nessas fotos de diferentes visitas dá para perceber que as camadas de roupa mudaram hehe, mas o passeio continuou incrível).

O horário mais recomendado é no final de tarde:
 o por do sol na Casapueblo é inesquecível, de verdade. A desvantagem é que vai estar sempre mais cheio.


Há um café e uma varandinha onde podemos desfrutar o belo fim de tarde com a poesia de Carlos Páez Vilaró de fundo que vai te deixar mais leve, agradecido e feliz.

Deixo um vídeo que encontrei no Youtube para os que ainda não foram possam curtir esse momento também! E um trecho da poesia para todos aqueles que também se sentem "milionários em sóis": 


Chau Sol…! Te quiero mucho…
Cuando era niño quería alcanzarte con mi barrilete. Ahora que soy viejo, sólo me resigno a saludarte mientras la tarde bosteza por tu boca de mimbre.
Chau Sol…! Gracias por provocarnos una lágrima, al pensar que iluminaste también la vida de nuestros abuelos, de nuestros padres y la de todos los seres queridos que ya no están junto a nosotros, pero que te siguen disfrutando desde otra altura.
Adiós Sol…! Mañana te espero otra vez. Casapueblo es tu casa, por eso todos la llaman la casa del sol. El sol de mi vida de artista. El sol de mi soledad. Es que me siento millonario en soles, que guardo en la alcancía del horizonte.




Abraço! ;)


15 comentários

  1. Se um dia eu for ao Uruguai, tai um lugar que quero conhecer: “Casa Pueblo”... O Vilaró tem uma ligação muito forte com a cultura afro-brasileira e o espaço que criou é artisticamente muito rico e famoso. Diga boa demais!

    PS: Pensei que você havia sumido pra ir votar em Salvador (rs)! Faz isso não! Em geral, o quadro de candidatos pelas cidades ta um horror... Credo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errata: Quis dizer “DICA BOA DEMAIS!”

      Excluir
    2. Alex, tenho certeza que você vai adorar, é um lugar encantador! ;)

      rsrs sumi pelo cansaço da rotina, e trabalho 8h diárias com o computador, quando chego em casa não quero conta com o meu, mas voltei porque me faz bem escrever aqui... vou de férias em dezembro! ;)

      Abraço!

      Excluir
  2. Mile, tô adorando o teu blog. Adoro o país, amo de paixão Montevideo.
    Conheci a Casa Pueblo há 2 anos, e há pouco tempo voltei ao lugar, mas casualmente nas duas oportunidades não vi o por do sol. Já anotei a dica, e da próxima vez tento ir à tardinha.
    Vale lembrar que a Casa Pueblo, além de ser uma homenagem ao sol, é também uma homenagem à mulher ;-)
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice! Muito obrigada, querida!

      Ah sim, da próxima tenta ir para pegar o por do sol, é lindo de viver!

      Beijo!

      Excluir
  3. Linda homenagem!
    Emocionante!

    :)

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Estou amando seu blog, dicas muito interessantes!
    Não estou com vontade de alugar carro. Vou passar 2 noites em Montevideu e 3 em Punta del Este agora em abril. Vc sabe se o ônibus da empresa COT que vou pegar do centro à Punta del este, passa perto de casapueblo? Queria aproveitar para pegar o por do sol...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeniffer!

      Muito obrigada pelo comentário! ;)

      O ônibus passa na entrada, você tem que seguir andando até a casa. É uma caminhadinha, se você não tiver muita frescura dá para fazer de boa.

      Boa viagem! Abraço!

      Excluir
  5. Acho que a Casapueblo é um dos passeios imperdíveis para quem visita o Uruguay. Deixei um texto no meu blog compartilhando minha experiência. Se voltar, na próxima tenho que ficar para ver o por do sol.

    http://hastatreslineas.blogspot.com.br/2013/11/um-tour-punta-del-este-com-casapueblo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thati, concordo com você!

      A Casa Pueblo é um dos lugares mais lindos que já estive e da próxima vez fica mesmo para o por do sol porque é incrível! ;)

      Abraço!

      Excluir
  6. Adorei seu relato, estou indo conhecer esse lugar lindo em Fevereiro, se Deus quiser!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! ;)

      Que maravilha, aproveita bastante, é um lugar especial!

      Abraço!

      Excluir
  7. Mile, e qual a melhor opção para chegar até a Casa Pueblo saindo de Punta Del Este sem ter alugado carro, é ir de táxi? Tem ônibus regular durante a alta temporada (fevereiro)?

    ResponderExcluir
  8. Mile,

    Qual melhor opção para ir para Casa Pueblo, partindo de Punta (Próx a Praia Brava)?

    ResponderExcluir