Montevidéu está cada vez mais boêmia e deliciosa, o leque de opções gastronômicas segue ampliando e trazendo novas propostas bem cuidadas e diferenciadas.
Parece que foi ontem que eu trouxe os favoritos de 2024 e num piscar de olhos metade do novo ano já passou: o primeiro semestre de 2025 já foi vivido e teve tanta coisa bacana que achei que merecia fazer esse resumão apresentando as 5 novidades que mais curtimos até agora.
1- Bardo
Inaugurado em março, o Bardo fica em Punta Carretas e oferece uma proposta que abarca do café da manhã ao jantar.
Um menu atrativo - e executado com carinho e competência por gente com trajetória destacada nas cozinhas de grandes restaurantes - em todas as horas do dia.
Comecei com a merenda da tarde com as crianças: amei de paixão os pães (bem apetitoso esse tostado de jamón y queso - 290 uyu), todos maravilhosos e feitos lá mesmo.
Depois foi a vez de experimentar o menu da noite: tapas em porções generosas - de tamanho e sabor. Provamos a salada de quinoa (380 uyu), a berinjela com hummus e cogumelos (foto abaixo, super crocante e suculenta, 460 uyu) e finalizamos com a torta basca que é uma das sobremesas que mais amo: estava muy buena (320 uyu).
E pronto, foi suficiente para definir como um coringão: funciona bem em todas as suas versões, foi parar logo na parte gastronômica do nosso guia, a seleção mais completa, amorosa e gostosa dessa cidade (não vacile, garanta o seu aqui e viaje melhor).
2- Pulpo Bar de Pastas
A novidade que tá todo mundo comentando - e amando - na cidade.
O Pulpo é um bar de massas artesanais, moderno, simpático e bem saboroso. A produção pode ser vista durante o dia, a mesa de trabalho tem um janelão para a rua e a noite a casa é animada, abrem em dois turnos, sempre muito disputados (importante reservar).
A proposta traz pratos fora do óbvio, tanto de molho ou recheio, como formato e massa. Pedimos o caramelo de ossobuco - dos mais festejados do cardápio - e a massa curta casarecce com ragú de polvo (550 uyu e 520uyu, ou seja, preços bem interessantes para o contexto Montevidéu e a qualidade que entregam).
As entradas também se destacam, como a mortadela com queijo de cabra batido e pesto ou nhoque frito de ricota com cremoso de avocado, espinafre, especiarias e parmesão (380 uyu). As bebidas têm o selo Bakers (dividem parede e se conectam internamente), um tradicional bar com coquetelaria de autor, além de boas opções de vinhos uruguaios.
Tem poucas semanas de inaugurado e a verdade que achei que tá valendo todo o hype hehe.
3- Café Paraíso
O Paraíso foi outra novidade que chegou fazendo burburinho nas redes sociais (todas os perfis gastronômicos fizeram resenhas do local no início do ano), localizado no bairro Cordón, por vezes se assemelha mesmo a um pedacito do céu: comida boa, preços justos, equipe bem treinada, espaço iluminado e agradável.
A carta inova e também traz grandes clássicos uruguaios, conseguem trazer o aconchego dos sabores de sempre com um toque moderno que potencializa o resultado de tudo que chega à mesa. A gente sai já pensando em voltar, querendo provar mais coisas. A proposta funciona desde a manhã, passando pelo almoço e merenda da tarde.
Na primeira visita fomos na hora do almoço e provamos a limonada de lavanda (160 uyu), papa hash brown (430 uyu), pascualina (390 uyu) e mousse de chocolate (290 uyu), tudo bem gostoso. Voltamos pouco tempo depois e fui bem feliz com os sorrentinos (560 uyu) e a earl grey soda (159 uyu) que foi minha bebida preferida do verão.
4- Sanguche
O Sanguche está localizado numa esquina onde acontece a tradicional Feira Tristán Narvaja aos domingos, no meio do agito, ideal para uma parada cheia de sabor: boa variedade de sanduíches em pão de focaccia - o carro chefe da casa - e também opções para o café da manhã ou merenda da tarde com doces, suco natural de laranja e café especial.
Provei a opção vegana que traz hummus, tofu e vegetais assados (cebola, pimentão, berinjela e manjericão) e custa 345 uyu: muito bem servida - na foto aparece apenas a metade hehe - e saborosa.
Na carta tem ainda outras propostas tentadoras de sanguches, como o de mortadela que acompanha ricota cremosa, parmesão, rúcula e pesto (315 uyu).
Além do domingo que é o dia mais movimentado, funciona também de segunda a sexta das 9h às 19h.
5- La Giraldita Bar
Não é exatamente novo, é um local já bem conhecido na cidade, mas foi reinaugurado sob nova direção - um time com experiência em outros empreendimentos gastronômicos de sucesso na capital - agora em junho.
A identidade e a estética vintage foram preservadas, o menu traz os clássicos petiscos da mesa de bar uruguaia - com especial atenção aos fornecedores, a salsicha é feita na Del Campo que trabalha com cortes especias, a massa da pizza tradicional a la uruguaia é feita pela Quinta, etc, todos nomes que imprimem uma qualidade artesanal aos produtos - e o resultado ficou uma lindeza.
Fomos numa noite de sexta-feira gelada e encontramos a casa cheia, pedimos vermut nacional, a hungara (150 uyu) e a pizza muzzarela (350 uyu). Fiquei com vontade de repetir muito em breve.
***
E foram essas as novidades gastronômicas preferidas da nossa Montevidéu querida em 2025.
Tem coisa que é tão, mas tão fresquinha que ainda nem deu tempo de agregar no nosso guia (vai entrar logo mais, dessa lista já temos registrado lá o Bardo, Paraíso e Pulpo, além de outros clássicos e novidades do ano passado que também merecem sua visita, uma seleção impecável - e honesta, é tudo efetivamente testado, não tem nenhuma parceria/convite influenciando as recomendações de onde comer - adquira o seu e faça uma imersão mais bonita e autêntica em Montevidéu).
Se visitarem esses lugares, vou gostar de saber, me contem aqui ou no instagram (quase ninguém comenta mais em blog, né? E tá tudo bem hehe).
Também se tiverem a oportunidade de comentar nos locais que viram essas - ou outras - dicas no Viver Uruguay é sempre a melhor publicidade do meu trabalho e eu fico muito agradecida pelo apoio (é uma troca bonita, eu trago todo o conteúdo de maneira gratuita - incentivo a compra do guia porque facilita sua vida e a minha hehe, tem tudo resumido para acessar num único documento, é o meu jabá próprio mais o caráter que evitam aceitar publi duvidosa hehe - mas jamais deixo de compartilhar, toda informação para você organizar sua viagem para o Uruguai com poesia e segurança está disponível gratuitamente aqui no blog e instagram).
Abraço e boa aventurança! <3
Nenhum comentário