Como ir a Buenos Aires partindo do Uruguai

Muita gente que planeja uma viagem ao Uruguay, pensa em esticar o passeio na vizinha Argentina.

Frequentemente aparecem perguntas aqui no blog sobre a melhor forma de chegar a Buenos Aires costumo dizer que isso depende de quanto tempo e dinheiro cada um pretende gastar.

Independente da forma escolhida, é uma viagem bastante comum, rápida e com um precinho bem acessível para quem já está em terras uruguaias. 

Quem optar cruzar o Rio de la Plata de barco, encontrará uma boa quantidade de empresas vendendo esse serviço, a mais conhecida entre os turistas é a  Buquebus.

Os barcos saem dos portos de Montevideo, Colonia del Sacramento e Carmelo, então se você não estiver nesses lugares, a viagem começará com um ônibus até essas cidades e depois seguirá em barco. 

As empresas já oferecem o pacote bus + barco, o que facilita muito a vida de quem está viajando, pois em regra os horários dos ônibus são coordenados com os barcos, aí é só descer de um transporte e subir em outro, tudo combinadinho para o passageiro não perder muito tempo esperando.

A Seacat, Colonia Express e Cacciola disponibilizam embarcações menores que partem de Colonia del Sacramento ou Carmelo. 
Já a Buquebus opera em Montevideo e Colonia del Sacramento e oferece embarcações maiores, um pouco mais confortáveis.

Montevideu Colonia Buenos Aires Barco

Montevideu Colonia Buenos Aires
Essa vista linda do Rio de la Plata faz parte da travessia...

Há ainda a possibilidade de fazer a viagem toda em barco, que seria direto do porto de Montevideo ao porto de Buenos Aires, geralmente é a opção mais cara.

Encontramos também pacotes de viagens (hospedagem, transporte e passeios) com preços bem interessantes nessas empresas, a chave para conseguir aquele preço camarada é comprar com antecedência.

Colonia Buenos Aires Pacotes
                                        Algumas ofertas da Colonia Express.

Os barcos têm free shop, não dá para esperar muita variedade nem grandes promoções, mas dá para comprar um creminho, perfume ou bebida rs.

Para quem enjoa, a melhor opção é o barco grande e mais lento da Buquebus, pois sentimos menos o balanço do rio, que em dias de chuva ou vento forte dá para pensar que estamos navegando em alto mar! #exagerada

Resumindo as 5 opções de viagem de barco pelo tempo:


  • Montevideo - Colonia -  Buenos Aires em 6 horas
O ônibus parte da rodoviária Tres Cruces e em aproximadamente 2 horas e meia chega a Colonia. Daí são mais 3h no barco grande e lento da Buquebus - que faz a travessia de carros também - até Buenos Aires (terminal de Puerto Madero). 

  • Montevideo - Colonia -  Buenos Aires em 4 horas
Mesmo esquema do trajeto anterior, a diferença aqui é que o barco menor faz a travessia  apenas de passageiros e em apenas 1h. 
A Seacat (leva ao terminal de Puerto Madero) e Colonia Express (leva ao terminal de La Boca) fazem esse trajeto.

  • Montevideo - Buenos Aires em 3 horas
É a viagem desde o porto da Ciudad Vieja em Montevideo ao terminal de Puerto Madero em Buenos Aires. A Buquebus oferece essa opção.

  • Montevideo - Buenos Aires em 2 horas
Há um barco novo que faz o trajeto de Montevideo a Buenos aires em apenas 2 horas. É o buque Francisco. A passagem é carinha, custa praticamente o mesmo que o ticket aéreo.

Ainda assim acho que vale mais a pena ir nesse barco do que ir de avião, simplesmente por cortar o tempo de ida ao aeroporto e já desembarcar no centro da cidade portenha. Esse serviço também é oferecido pela Buquebus.

  • Montevideo - Carmelo - Tigre - Buenos Aires
É a alternativa mais barata para chegar ao país hermano. É também o caminho mais demorado, a espera entre um transporte e outro é maior e a viagem acaba levando umas 8 horas! 
Começa com um ônibus de Montevideo a Carmelo, depois um barco até Tigre e finalmente outro ônibus até o centro da capital portenha.


Agora que detalhei tudo, deixo minha opinião: prefiro o serviço da Seacat. Acho mais comodo chegar em Puerto Madero e os horários das viagens deles me agradam mais. 

Quem quiser e puder gastar, há várias companhias aéreas que encurtam a viagem a 40 minutos (no final acaba demorando um pouquinho mais porque há o deslocamento ao aeroporto, antecedência para fazer o check in, etc). 

A própria Buquebus tem uma companhia - BQB Lineas Aereas - que promete vender esse trajeto com os melhores preços, vale a pena pesquisar.

Para conferir as opções de ônibus, no site da rodoviária de Montevideo é possível consultar todos os horários, empresas e tarifas. A viagem é feita em 8h e a passagem - apenas ida - custa 80 reais.

O post ficou gigante, mas espero que esclareça algumas dúvidas rs.

Aproveitando, no blog do Gus - um brasileiro que viveu 2 anos em Buenos Aires - vocês podem encontrar ótimas dicas da cidade! ;)

Abraço!

47 comentários:

  1. Eu fui de Colonia para Buenos Aires....fui pela Buquebus....adorei o passeio!!!!!! Valeu muito a pena!!!!! Passamos um dia na Argentina....
    Como sempre, ótimas dicas!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fefa!

      Bom saber que você gostou do passeio! ;)

      No próximo post irei comentar sobre hotéis e vou citar o hotel que você ficou hospedada em Montevideo, se puder contar sua experiência nos comentários, ajudará muito!

      Beijão!

      Excluir
  2. Esse ano e o ano passado fui para Montevidéu e aproveitei para ir a Buenos Aires, fui de barco pela Buquebus.
    As passagens estavam mais baratas pela Seacat e pela Colonia Express, mas essas duas empresas não dão opção para brasileiro comprar as passagens pela internet, para comprar antecipado pela internet vc tem que ser uruguaio ou argentino. Cheguei a mandar e-mail para a Colonia Express perguntando se brasileiro não podia mesmo comprar pelo site, me disseram que não, que só poderia comprar por telefone.
    Ai acabei comprando pela internet no site da Buquebus, paguei um pouco mais caro, mas comprei as passagens com meses de antecedência a viagem.
    Preferi não correr o risco de deixar para comprar a passagem na Seacat ou Colonia Express quando chegasse em Montevidéu e pagar mais caro do que ia pagar comprando antecipado no site da Buquebus.
    Comprei as passagens há quase 1 ano atrás (se não me engano comprei em novembro de 2012), pode ser que hj em dia dê para brasileiro comprar passagens no site da Seacat e Colonia Express.

    Adoro o blog!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosiany!

      Obrigada pela colaboração! Fiquei tentando lembrar como comprei minhas passagens e lembro que comprei com o cartão brasileiro, mas diretamente na lojinha da Seacat em Buenos Aires ou Montevideo.

      Das vezes que comprei pela internet, já estava morando no Uruguay e usei meu cartão do banco de lá, então não sei dizer se já é possível a compra com cartão brasileiro, vou mandar um e-mail pedindo informações.

      É estranho porque a Seacat é do grupo da Buquebus...

      Ah, muito obrigada pela gentileza, fico feliz em saber! ;)

      Beijo!

      Excluir
    2. Oi Mile.

      O problema não foi o cartão, meu cartão é internacional. O problema é o RG, tem que se cadastrar no site pra poder fazer a compra e quando colocava o número do meu RG eles não aceitavam.
      No email que eles me responderam disseram que só uruguaio e argentino podiam comprar pelo site, e eu poderia comprar por telefone ou então pessoalmente nos guichês.
      E se não me engano no site de uma das duas, eles "viam" que meu IP era de outro país e não deixavam nem me cadastrar no site.
      Espero que eles tenham mudado isso, pq a Seacat e a Colonia são mais em conta que a Buquebus.
      Não posso reclamar da Buquebus, AMEI o freeshop dentro do barco! E o Eladia é muito grande e lindo!

      Bjs!

      Excluir
    3. Aahhhh, entendi rs! Pensei que o problema era com o cartão!

      É uma pena porque os preços são melhores e em alta temporada eu também não arriscaria deixar para comprar no balcão na hora...

      Beijo! ;)

      Excluir
  3. Mile,
    Uma sugestão que acho completamente diferente e melhor que todas acima, comece você mesma testando:
    Nueva Palmira fica a uns 100 km após Colônia, uma cidadezinha uruguaia, daquelas meio vazias. No pequeno porto se pega aquelas lanchonas elegantes para o terminal do Tigre (acho que $ 280 ida e volta, umas 3 horas cada trecho).
    Já fiz umas duas vezes e outra em barco próprio. O lance é que de lá a viagem se faz só pelos canais do Delta do Tigre. De Colonia e Carmelo o trecho é pelo tal 'Rio de La Plata' marrom e sem graça.
    Beijo e parabéns pelo ótimo Blog.
    Nelson
    (planejando outra agora 12-19 de OUT 2013)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nelson!

      Muito obrigada pela sugestão! Mais uma opção que poderá ajudar futuros viajantes! ;)

      Ah, eu não acho o Rio de la Plata marrom e sem graça, acho lindo até quando está marrom (ele muda de cor) rs! O Delta Tigre já viajei com ele marrom chocolate rs, mas também curti o visual...

      Aproveite bastante a viagem!

      Abraço!

      Excluir
  4. Ola, farei um cruzeiro no fim de janeiro com paradas em Montevidéu e Buenos Aires, porem não vamos passar sequer uma noite em terra e estava pensando se é possível (e viável) descer em Montevidéu, atravessar para a Buenos Aires e encontrar com o barco no porto??? É nossa primeira viagem pra lá então não tenho ideia em que porto o navio atraca nas duas paradas, você saberia me dar esta informação? Vi nos sites da Colonia e da Seacat as opções de travessia, optei por sair de Montevideu e chegar em Buenos Aires, porem li em alguns sites que só a Buquebus faz este trajeto...fiquei sem entender nada... as duas fazem ou não??? Se fazem, saberia me dizer tb de onde saem e onde chegam por lá???
    Desculpe o turbilhão de perguntas mas estou a 4 horas lendo diversas informações e quando mais lemos parece que mais perguntas surgem rsrsrs
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaty!

      A Seacat e Colonia Express não operam no porto de Montevideo, e sim no porto de Colonia del Sacramento.
      Para chegar a Colonia é necessário pegar um ônibus na rodoviária Tres Cruces em Montevideo.

      Para fazer a travessia de porto a porto desde a capital uruguaia, só viajando com a Buquebus.
      Dá uma olhada no site deles para conferir o horário de saída, se não me engano esse trajeto de porto a porto (Buenos Aires - Montevideo) tem apenas um ou dois horários por dia.

      Abraço!

      Excluir
  5. Olá!!!

    Estarei em Buenos Aires, e no dia 25/02/2014 queria ir conhecer Montivideo. Fiz simulação nas empresas que vc sugeriu, mas fiquei confusa. No seacat, eles perguntam qual o ponto de parada do ônibus. Você sabe qual é? Fiz a simulção na Colonia express e fiquei sem saber em qual moeda saiu o valor, porque aparecia dólares e a frase" expressas em peso argentino. Essas conversões estão me deixando loucas, pois se os valores estiverem em dólares americanos está mais barato ir de avião. Se você puder me ajudar nesse sentido, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréia!

      Parada de ônibus? A melhor opção acho que é descer na rodoviária de Montevideo mesmo (Terminal Tres Cruces).

      Sobre a moeda, na página tem as bandeirinhas do país, se você clica no Uruguay aparece os preços em pesos uruguaios.

      Outras leitoras disseram que não puderam comprar pelo site da Seacat e Colonia, com o documento brasileiro só conseguiram comprar pelo site da Buquebus mesmo.

      Pela Seacat ou Colonia essa travessia - ida e volta - não custa mais de 250 reais (que seria aproximadamente 2500 pesos uruguaios ou 600 pesos argentinos ou 120 dólares americanos).

      Com a Buquebus pode sair um pouquinho mais caro, como 300 ou 320 reais (ida e volta).

      Abraço!

      Excluir
  6. Olá Mile,
    Parece que os bancos aqui do Brasil estão com uma nova determinação de não permitirem compra em sites internacionais que fazem a conversão da moeda local para reais.
    Tentei comprar pelo site da Seacat e meu banco não aceitou e ainda por ter entendido que isso era uma "ameaça", bloquearam meu cartão e estão me enviando um novo.
    Vou em 17.12 para MV passar o Natal com minha família, mas antes queria dar uma esticadinha de 3 ou 4 dias em BA.
    No 0800 da Buquebus - barco, não consigo falar com ninguém...vc acha muito arriscado comprar na hora, lá no aeroporto?!
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Andressa! Que pena não conseguir comprar!

      É um período de grande fluxo de turistas, de gente indo e vindo, há risco de não encontrar bons preços, horários disponíveis, etc.

      Outra possibilidade é comprar a passagem com alguma operadora de turismo do Uruguay/Argentina.

      Viajei para a Europa e meu voo saiu de Buenos Aires, a agência ofereceu o trajeto de Montevideo a BsAs de barco ou avião, de repente você consegue comprar com eles, chama Jetmar.

      Abraço!

      Excluir
  7. Oi Mile, estamos pensando em conhecer Buenos Aires, pois estaremos em Punta, porém, iremos com veículo próprio e a pergunta é caso saiba, se em alguma das dicas acima, existe algum tipo de balsa para atravessar o veículo também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João!

      Sim, a buquebus faz a travessia de veículos também.

      Abraço!

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Cara, gostei muito do post. Só fiquei realmente com uma dúvida: vc falou sobre a travessia com ônibus. Tinha como me explicar melhor isso, não entendi os 80 reais para atravessar POR ÔNIBUS o rio. Desde já, valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc vai dentro do onibus...darrrrr

      Excluir
    2. Muito obrigada pela visita! ;)

      Esse trajeto não é via Colonia del Sacramento.

      O ônibus sai da rodoviária de Montevideo com destino a Buenos Aires e vai pela estrada no sentido norte do Uruguay, atravessa a ponte na cidade de Fray Bentos e entra em território argentino.

      Abraço!

      Excluir
  10. Oi Mile! Meu nome é Lara e gostaria de tirar algumas dúvidas com vc. Estou indo para Montevidéu e quero seguir para Colonia e depois Buenos Aires e quero fazer o percurso do ônibus com o barco, passando o dia e pernoitando em Colonia e seguindo no outro dia para Buenos Aires, mas gostaria de saber os valores das passagens de ônibus e do trecho no barco da Buquebus, pois vi que as outras empresas não permitem a compra pela internet a brasileiros. Outra dúvida é quanto a possibilidade de comprar pela Buquebus apenas a travessia do barco, e como faço para comprar a passagem de ônibus? Qual o site para ver horários? Pois quero sair pela manhã de Montevidéu a Colonia e como disse seguir no outro dia cedinho de barco para Buenos Aires. Seria possível você me sugerir alguns restaurantes e me ajudar numa decisão quanto a hotel, estou em dúvida. Obrigada! Se não for incomodar demais gostaria de pedir seu e-mail, seria muito bom ter o contato e opinião de uma brasileira que mora aí. Mais uma vez obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Coloquei a média de preço no post, para saber exatamente o valor só pesquisando nos sites das empresas. A tarifa sempre vai depender da classe escolhida, da antecedência da compra, do barco que fará a travessia, se há alguma promo no mês, etc.

      No site da rodoviária Tres Cruces de Montevideo você consegue ver todos os horários e preços. Para comprar tem que tentar no site das empresas que fazem o trajeto, exemplo COT.

      Em Colonia fiquei na Posada Don Antonio e adorei! ;)

      Qualquer coisa pode entrar em contato pela página do blog no facebook ou e-mail contato@viveruruguay.com

      Abraço!

      Excluir
  11. Olá, acabei de consultar o site Buquebus e a informação é a seguinte;

    Ida - Montevideo para Buenos Aires
    Volta - Buenos Aires/Colonia para Montevideo
    4 passagens (2 idas/ 2 volta) por $2.474,00

    Esse valor é em pesos Uruguaios?

    Eu e minha esposa estares em um hotel na praia de Pocitos e também gostaria de saber se essa viagem é um boa opção.

    Um forte abraço e parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada pelo comentário!

      Não tenho como saber se está em pesos uruguaios ou argentinos porque os valores das tarifas variam de acordo a classe escolhida, antecedência da compra, barco que faz a travessia, etc.

      Observe a bandeirinha que consta quando está fazendo a pesquisa, se for a do Uruguay é peso uruguaio, se for da Argentina é peso argentino.

      Abraço!

      Excluir
  12. Olá! Gostei muito do seu blog. As informações são muito boas.
    Percebo que a maioria faz o trajeto Montevideo-Colonia- Buenos Aires, porém minha rota é o contrário: buenos- montevideo. Por que dizem que a primeira rota é melhor? qual a desvantagem de começar a viagem por Buenos Aires e seguir até Montevideo? Viajo agora em março de 2014.

    Fico aguardando as suas maravilhosas informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada pela gentileza! ;)

      É só um detalhe a ordem, o que costuma acontecer é que Buenos Aires é uma metrópole, uma cidade enorme e cheia de opções, muita gente comete o erro de chegar a Montevideo e ficar comparando quando deveria gastar energia descobrindo a cidade.

      Daí dizem que chegando aqui primeiro é como chegar de coração aberto para conhecer e se encantar com a cidade rs.

      Boa viagem! Abraço!

      Excluir
  13. Oi Mile! Vi você falando que em alta temporada é arriscado deixar para comprar as passagens na hora. Vou para Colonia em 1º de Março e queria atravessar para Buenos Aires no fim do dia, mas estou em dúvida entre os horários de 17h ou 21h. Nessa época ainda tem grande fluxo de turista, né? Deve ser arriscado deixar para comprar na hora né? Então vc sabe se eu posso comprar pelo site e trocar o horario no dia com facilidade? E por fim, os preços vão subindo conforme vai se aproximando do embarque ou são fixos? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana!

      Em março já é final de temporada, é mais tranquilo que os meses de janeiro e fevereiro, mas nesse ano o carnaval é no início de março, né? Então não sei o que esperar rs.

      Nunca troquei a passagem, veja as exigências das políticas de troca. Na dúvida compre para o horário mais tarde, às 17h ainda é dia, o sol se põe às 21h no verão.

      Quanto menor a antecedência da compra, menor a possibilidade de comprar com preço promocional.

      Comprei agora em janeiro um dia antes de viajar: Bs As - Montevideo por 1898 pesos uruguaios pela Buquebus (só um trecho) e a ida comprei com antecedência pela Seacat e paguei 750, uma diferença grande.

      Abraço!

      Excluir
  14. Mile é a Lara mais uma vez. Apenas para te agradecer pelas informações e dizer que entrarei em contato pelo e-mail e que também vou te add no facebook. Obrigada! Já estou com as passagens de avião compradas, tá faltando a passagem pela COT e a da Buquebus. Fica com Deus! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara!

      Muito obrigada pelo retorno! :)

      Vai dar tudo certo, aproveite bastante!

      Abraço!

      Excluir
  15. oi !
    chegarei em Montevideu as 02h00 !! qual a melhor opção para ir para Buenos Aires ?
    falaram para passar em Colonia, mas, com a mala, nao sei se é boa opção.
    obrigada !
    Renata
    renata2511@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!

      Há barcos saindo em diferentes horários, dê uma olhadinha nos sites das empresas para ver qual horário fica mais conveniente para você viajar tranquila.

      Na rodoviária de Colonia tem um guarda-volumes, você pode deixar a mala lá e passear.

      Na hora de viajar, você pode despachar a mala no check in e subir ao barco sem precisar estar arrastando a mala.

      Boa viagem! Abraço! ;)

      Excluir
  16. Boa tarde Mile Cardoso :)

    Vou viajar no início de Maio para Montevideo, Punta del leste, Colônia e Buenos Aires...Querendo esticar para Foz do Iguaçu :) Qual sequência das cidades posso seguir? E qts dias devo ficar em cada local? Desde já muito obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela!

      A quantidade de dias depende do tempo que você tem disponível, das atividades que tem interesse, etc.

      Punta del Este e Colonia ficam em direções contrárias e Foz não é tão perto, não sei como está pensando em ir (de ônibus, avião).

      Uma opção seria Bs As - Colonia - Montevideo - Punta del Este.

      Abraço!

      Excluir
  17. Boa Noite Mile

    Como me virar lá com o dinheiro (reais ou pesos) o que vc me aconselha.
    Todos aceitam reais, ou devo fazer a troca. Pergunto de Montevideo e da argentina tb.
    O que vc me aconselha tb sobre cartão de crédito.
    Obrigado.
    Beth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beth!

      Dá uma olhadinha no post sobre cambio que explico melhor essa questão.

      No geral acho melhor levar reais e trocar por pesos - tanto na Argentina como no Uruguai, há sempre muitos lugares para troca de moedas em ambos países.

      O cartão de crédito internacional é aceito na maioria dos estabelecimentos. Veja quanto sua operadora cobra de taxa e se precisa desbloquear o uso em território estrangeiro antes de viajar.

      Abraço!

      Excluir
  18. Mile, quando você fala Montevideo - Carmelo - Tigre - Buenos Aires, o porto de Tigre é aquele onde o trem de BA chega e tem um parque de diversão? Isso? Poderia em um post falar sobre opções de hospedagem tipo B&B? Planejo uma viagem mas gostaria de alguma coisa mais intima com os uruguaios e pensei em um B&B. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Vou até Montevideo de carro, onde fico por 3 dias, depois vou à Buenos Aires por mais 5, porém não gostaria de ir com meu carro para BA. Há alguma dica de estacionamento para deixar o carro em Montevideo ou Colonia durante estes 5 dias? Estas empresas que operam o transfer de barco oferecem estacionamento? Sabe informar o custo e se é seguro?
    Obrigado,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  20. Oi adorei isso aqui, me ajudando muito, gostaria de saber essa forma mais barata pra ir BA, por quanto ficaria hoje, e a mais cara da buquebus vi no site mas acho que ta errado 7600 dolares, rsrrsrs. Te agradeço muito se puder me ajudar. Vou dia 26 a 29 de julho.

    ResponderExcluir
  21. Oi Mile, você saberia informar se a Seacat vende o trecho de ônibus de Montevideu para Colonia, além do barco de Colonia para Buenos Aires? Sabe dizer também se as passagens podem ser compradas em dólares? Não vi nada no site deles sobre este assunto. Irei sair com minha família de Montevideu dia 25.06 pela manhã de ônibus, passar o dia em Colonia e ir à noite para Buenos Aires de barco. Gostei muito da sua página e tem me ajudado bastante. Beijos

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Ficaremos em Montevideo entre 18 e 22 de junho de 2014 ...
    1) estou esperando a resposta da bodega da dica da festa junina :-)
    2),vc sabe se eu consigo ir para Colonia de barco, partindo de Montevideo?

    Abraços e sucesso para o seu blog!!

    Marcio Carvalho

    ResponderExcluir
  24. Mile preciso de ajuda. Quero fazer um tour de Montevideo para Colonia, Buenos Aires e Punta Del Leste pois preciso voltar para Montevideo ao final. Como seria a melhor maneira? Com mala grande e tal...

    ResponderExcluir
  25. Bom dia!
    Gostaria de saber se o tramite pra fazer a viagem entre os países foi tranquilo, em relação a documentos. Você poderia me ajudar?

    Agradeço.

    ResponderExcluir
  26. Amei seu blog, um dos mais explicativos que vi! Obrigada =D

    ResponderExcluir