Blogagem Coletiva: Gastronomia Típica Uruguaia

Primeira blogagem coletiva que o Viver Uruguay participa e o tema não poderia ser mais gostoso: gastronomia.

Reunimos um grupo de 6 blogueiras que vivem em diferentes partes desse mundão para falar das comidas e bebidas tradicionais dos lugares que cada uma mora e a ideia era a cada sexta-feira uma participante publicar um post com o prato escolhido, a receita e uma bebida também local para acompanhar.

Gastronomia uruguaia

Receitas uruguaias

Desde que aceitei participar pensei em vários pratos diferentes, todo mundo sabe que o mais típico do Uruguai é o churrasco, então pensei em fazer alguma coisa com carne, mas não me convenci. 

Aí chegou o dia da feira do bairro e voltei cheia de folhas, verduras e legumes. Pensei em fazer uma pascualina, revuelto de zapallito ou gramajo e quando contei ao representante mais uruguaio da casa, ele perguntou 'e por que não um chivito?'.

Claro, precisava ser um uruguaio para me lembrar do chivito rs! É que eu nunca acostumei a ver o chivito como refeição, sabe? Mas aqui é isso que ele é, um prato e não um lanche da tarde.

Então decidi que o chivito iria representar o Uruguai e fazer bonito junto com as outras receitas que as meninas postaram lá da Alemanha, Itália, Grécia, Argentina e Turquia.


No domingo - com algumas interrupções da baby rs - preparamos nosso chivito canadiense con papas, um super clássico! 

De ingredientes precisamos: 
  • Pão tortuga - é o pão tradicional do chivito, redondinho e macio. Algumas chiviterias mais moderninhas usam outros tipos de pães, eu gosto muito de usar o pão ciabatta também.
  • Carne - tem que ser um corte de carne bom, aqui usam o lomo e acho que é o que dá o gostinho especial, tira a cara de hambúrguer comum.
  • Ovo, queijo, presunto, bacon em tiras, azeitonas, pimentão vermelho em tiras, tomate cortado em rodelas, alface e maionese.

A carne é cortada como um bife e passada na frigideira, o corte não pode ser muito grosso e o tempero é o de sua preferência, nós usamos um temperinho de carne desses prontos, sal, pimenta e azeite. 

Também passa na frigideira o bacon, pimentão e frita o ovo (algumas receitas usam o ovo cozido e fatiado). 

Receita chivito uruguaio

Colocamos o queijo em cima da carne quente para derreter, espalhamos a maionese no pão quentinho e montamos o chivito intercalando com os demais ingredientes. 


Culinária uruguaia

O acompanhamento é batata frita ou ensalada rusa, como eles chamam o que conhecemos como salada de maionese.

Nós escolhemos a batata, mas dispensamos a fritura. Fizemos no forno e ficou tão bom quanto frito, juro! 

Primeiro cozinhamos as batatas com casca por uns 10 minutinhos (não é para cozinhar tipo para purê, tem que ficar durinha para cortar e colocar no forno). Depois cortamos em gominhos - com a casca mesmo - e temperamos com uma mistura de azeite e curry. Em seguida colocamos no forno pré-aquecido e deixamos por uns 20 minutos ou até que estejam assadas.

Ó, ficou bom demais esse negócio! Melhor do que muita chiviteria dessa Montevidéu rs!


De bebida escolhemos um vinho e para representar bem o Uruguai a escolha não podia deixar de ser um tannat (a cepa mais tradicional do país).

Se vocês ficaram curiosos para ver o que as outras blogueiras aprontaram, os links para os posts são os seguintes:

Damares do KeViagem - Receita alemã

Dani do Dicas de Roma - Receita italiana

Mari do Buenos Aires, queridos - Receita argentina

Gabrielle do Minha Turquia - Receita turca ( a publicar)

Virna do Uma brasileira na Grécia - Receita grega ( a publicar)


Tem delicinhas do mundo todo, gente! Vale a pena dar o click!

Eu adorei fazer parte dessa viagem gastronômica, me diverti com as receitas (incorporou uma coisa Ana Maria Braga de ser rs) e espero que vocês tenham gostado também.

Abraço! ;)


2 comentários