Destino: Piriápolis

Mais uma jóia do litoral uruguaio.

Não dá para começar a falar de Piriápolis sem falar brevemente do seu fundador Francisco Piria, um homem de negócios que lá pelos anos 1800 e bolinhas comprou uma área gigantesca e dentre outras atividades realizadas, criou o primeiro balneário do país com atrativos turísticos projetados à moda europeia e infraestrutura própria de lazer, transporte e alimentação. 


Se naquela época o "super clube" era privilégio apenas da  high society, hoje o sonho da cidade do amigo Piria está acessível a apenas 100km da capital uruguaia.

O caminho até Piriápolis já proporciona vistas belíssimas com o mar azul em perfeita harmonia com o céu celeste quase sem nuvens tipico do Uruguay. 

Posso dizer que o balneário conquistou meu coração rs, acho muito mais verdadeiro e barato que o vizinho Punta del Este.

Há muitas atividades como cavalgada, trekking, passeio de barco, visita ao enigmático castelo de Piria, cassino para quem curte, etc. 

O que achei mais divertido foi a subida ao Cerro San Antonio: dá para ir de carro, andando ou de teleférico - aerosillas

Escolhi o teleférico, na subida fui meio apreensiva na cadeirinha rs, mas a descida foi tranquilidade total admirando a paisagem da cidade. O ingresso custa 12 reais.

No topo do cerro além de um cenário de tirar o fôlego, tem uma capela de Santo Antonio com vista para o mar: simples e linda! Tem também restaurantes e lojinhas de souvenirs.

Na alta temporada - dezembro a fevereiro - a cidade fica bem movimentada, a noite é agitada e as praias ficam bem cheias.

Há vários restaurantes na orla, são boas opções para fugir das carnes e experimentar um peixinho fresco. 

Comemos no restaurante Perla Negra, que fica em frente ao porto e a entrada do teleférico. Bom preço - pratos entre 16 e 30 reais - e boa comida.

Da rodoviária de Montevideo saem ônibus em média a cada 1h para Piriápolis, consultar horários aqui. A passagem custa cerca de 12 reais e o trajeto de bus é feito em 1h30.

Para hospedar-se tem bastante hotel, hostel e camping. Consultei tarifas agora no mês de março e os hotéis mais em conta foram: Rivadavia, Escorial, Tamariz, Playa Grande, Puerto del Inglés e Colonial.

Querendo hospedar-se em grande estilo, recomendo o Hotel Argentino, o hotel é bem imponente, representa parte da história do local e parece que mantem vivo todo o esplendor da época em que foi construído.

Para terminar e passar para as fotos, fica a dica do filme uruguaio chamado Whisky - parte da história se passa em Piriápolis.

Abraço! ;)

5 comentários

  1. Ola querida !!! Adorei o conteúdo de seu blog...
    Obrigada pelo carinho e atenção que vc fornece dando ricos detalhes em suas postagens !!
    Olha, pretendo me mudar para o Uruguay dentro em breve, penso inclusive viver em Punta ou talvez Piriápolis...Mas aí queria te fazer uma pergunta, eu conseguindo o visto pelo Mercosul, Minha filha de 10 anos terá direito a frequentar escola pública ? Ou mesmo utilizar sistema de saúde pública ?
    È mesmo pra entender sabe ?
    Nesta hora de se programar a gente tenta arredondar tudo e dourar a pílula....mas como a prática é diferente da teoria...rs
    Melhor saber a real....
    Querida se vc puder me responder agradeceria muito...Um beijo, Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      Ah muito obrigada você pelo carinho! Volte sempre! ;)

      Sim, sua filha poderá estudar na escola pública e ter direito ao sistema de saúde pública!

      Boa sorte na mudança!

      Abraço!

      Excluir
  2. Boa tarde, gostaria de pedir uma ajuda, tem como eu ir de onibus de piriapolis para o aeroporto de carrasco : obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá Mile! Por favor, gostaria da sua orientação. Vou viajar para o Uruguai no começo de abril com meu marido e meu filho de quase 4 anos. Vamos pegar o avião de SP para Montevidéu. Pretendo conhecer Piriápolis, Punta e por fim Colônia de Sacramento pois vamos pegar o Buque Bus para Buenos Aires.
    A dúvida é: onde ficar hospedada no Uruguai? Acho cansativo ficar mudando de hotel toda hora com meu filho. Então pensei em ficar ou em Montevideo ou em Piriápolis e sair de carro a cada dia para fazer os passeios para as outras cidades.
    O que vc me aconselha?
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Adorei suas colocações sobre Piriápolis.Por gentileza uma informação , existe a possibilidade de se hospedar em casa de família, visando treinar o espanhol.No agdo Grato Augusto.

    ResponderExcluir