Frutas no Uruguai: Pomelo, marmelo e mirtilo

Talvez para o pessoal do sul do Brasil essas frutinhas sejam mais familiares na rotina alimentar, mas para mim foi uma novidade incorporá-las no dia a dia: o pomelo, por exemplo, nunca tinha provado antes de mudar para o Uruguai.


Trago 3 frutas que encontramos com facilidade nas feiras e supermercados no Uruguai: pomelo, mirtilo e marmelo.

O pomelo rosado é como uma laranja, mas o gosto é diferente, mais amargo, mas ainda assim muito querido hehe, afetivamente está para eles como nosso guaraná: o refrigerante de pomelo faz o maior sucesso e encontramos em t-o-d-o-s os lugares.

Fanta pomelo e Paso de los Toros são as marcas mais consumidas de refrigerante de pomelo, tem ainda marcas de águas saborizadas - como a Salus - que usam a fruta. 



O marmelo é membrillo em espanhol, essa fruta amarela que aparece com abundância na época do outono, é muito utilizada para recheio de doces, de medialunas e tortas. Eu amo e acho o gosto do doce de marmelo um pouco parecido com a goiabada, só que mais suave, menos intenso. 

tradicional sobremesa "Martin Fierro" é feita com dulce de membrillo e queijo, quase um "Romeu e Julieta" das bandas de cá.


Já o arándano é o nome em espanhol do mirtilo, uma frutinha pequenina que lembra o açaí (apenas o formato, não no gosto), outro dia estavam promocionando o acaí aqui no mercadinho da esquina e uma guria cismava que era arándano, até provar e se convencer que eram coisas totalmente distintas. 


O Uruguai exporta mirtilo e a fruta in natura embora não seja barata, é bem conhecida e consumida. Os arándanos também se usam para recheio de doces, geleias e sorvetes, são os famosos blue berries que via só processado em geleia, a frutinha mesmo nunca via nos mercados na Bahia (tô falando dos anos 90-2000, hoje em dia dá para encontrar em mercados mais gourmet do reino do dendê hehe).

Coisa boa ampliar o repertório de alimentos, né? Adicionar mais cor e sabor nos dias <3

16 comentários

  1. Para ajudar:

    O pomelo que é engarrafado é o que tem a polpa amarela por dentro (imagine uma lima)
    Membrillo nada mais é que doce de marmelo (marmelada)
    E arandanos (que não é originárioa da América do Sul) é a fruta que no Brasil recebe o nome de mirtilo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1) Membrillo é fruta, não é doce. Em português é marmelo.
      O doce é "dulce de membrillo" (marmelada). Mas a marmelada deles (argentinos/urug) é mais gostosa que a nossa.
      2) Pois é, aqui no sul tem mirtilo, mas não é tão popular.
      3) Pomelo na Am. do Sul é toranja em Portugal e no México. Aqui alguns metidos chamam de grapefruit. Às vezes acha no Wallmart. É popular no mundo inteiro, exceto no Brasil (sabe lá por quê). Antes tinha suquinho Clight aqui, minha mãe mandou uma carta à empresa reclamando que tiraram do mercado. Sempre que vou ao Parag/Urug/Argentina trago um monte de Clight pra ela.

      Excluir
  2. Olá! ;)

    Queria mostrar as frutas que são populares e que são pouco conhecidas - ou talvez desconhecidas - no Brasil...

    Como disse no post pelo menos lá pelas bandas de Salvador nunca tinha visto refri de pomelo, apesar de termos a lima que é igualzinha em gosto ao pomelo branco.

    O membrillo tampoco conhecia a fruta, assim de ver arvore ou a fruta vendendo no mercado rs, a marmelada até que sim, mas poucas vezes comi, nosso romeu e julieta por exemplo é com goiabada e não marmelada. Aqui nem vende goiabada...

    E o arandano nunca tinha visto, comido nem escutado falar rs, sabia que não era originário do Uruguay, foi trazido e é produzido grande parte para exportar aos eua, mas é super consumido no país também.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só discordo que a lima seja igual em gosto que o pomelo branco.

      Excluir
  3. Mile, esse pomelo é mesmo gostosinho, não é? Eu ainda acho que é uma laranja que flertou com um pêssego no sabor... o membrillo é mesmo um "primo" do marmelo (é menorzinho), e o arándano é o bom e velho BLUEBERRY (Mirtilo, que ninguém dá bola, é o nome brasileiro).
    ADORO todos. E no Chile, então? Cereja branca, um damasco fresco de comer rezando.... ai, que saudade!
    Não vejo a hora de conhecer o Uruguai - e de descobrir onde raios vou comprar lãs fofas prá tricotar! (vou em 23 de março).

    Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! :)

      Hoje em dia já gosto muito, mas a principio achava meio amargo, e agora se vou tomar refrigerante, peço coca zero ou pomelo hehe.

      Sou a louca das geleias de arandanos, lá em Salvador não era comum.

      Que bom vem passear no Uruguai, espero que aproveite bastante!

      Tive uma fase artesã que forrava garrafas de vinho com lã rs, foi difícil achar material bom e bonito nos lugares comuns como mercado, shopping... mas deve haver um lugar especial para isso porque a lã uruguaia é famosa pela boa qualidade, tinha um casaco que comprei numa feirinha que durou uma vida e esquentava que era uma maravilha no inverno!

      Obrigada pela visita!

      Beijo.

      Excluir
    2. Acá en Brasil Arándanos son conocidos cómo "Mirtilo", por ejemplo: doce de Mirtilo en español Dulce de Arándano !! Tengo amigos uruguayos en Curitiba y pienso vivir en Buenos Aires o Montevideo algún día , además de la economía estar muy baja , la calidad de vida es increíble , me encanta !! Un Abrazo y gracias por el Blog !!

      Excluir
    3. Hola Mika!

      Gracias a ti! :)

      Si si, en Brasil se conocen como mirtilo, pero no es tan común. En Bahia por ejemplo, es más facil encontrarlo bajo la denominación en inglés (geleia de blue berries).

      Saludos!

      Excluir
    4. Membrillo não é primo do marmelo, é tradução. Membrillo = marmelo.
      Geralmente os marmelos produzidos em larga escala têm esse tamanho.

      Excluir
    5. Uai, mas quem disse que era primo do marmelo? É exatamente o que tem no texto, membrillo = marmelo...

      Excluir
  4. Meu avô plantava e colhia marmelos no seu sítio. Lembro de comer doce fresquinho, fresquinho. Atualmente é mais fácil encontrar a goiabada aqui no Brasil, do que a marmelada. Creio que quase não se cultivam mais o marmelo. A vara de marmelo era famosa para surrar as crianças! Não quebra de jeito nenhum!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha ter uma arvore no fundo de casa! Meu sonho ter um pé de figo e laranja rs, quero fazer doce fresco também! ;)

      Excluir
  5. Comprei o Arándamo Mirtilo, e não sei como preparar. Alguma receita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso para fazer geleias (70% fruta e 30% açúcar), suco (um punhadinho com banana e leite fica deli), mas gosto mesmo de comer a fruta purinha ou com iogurte natural <3

      Excluir
  6. Não Argentina temos a ameixa ! La é conhecida como ciruela! Sabor intenso entre doce e azedo casca roxa ,bem madura a casca é quase preta! ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro! Encontramos ameixa roxa com facilidade também no Brasil (gosto mto da amarela tbm)...

      Excluir