Sucessos populares

Em tempos de mp3, iPod e tanta coisa para armazenar e escutar músicas, ainda sigo sintonizada nas rádios, adoro!

Em Montevidéu costumava ir ao trabalho escutando desde as notícias do dia a músicas de gosto altamente duvidoso.

Há uma estação conhecida por passar cumbias e toda sorte de música de plancha, ou em outras linhas, música de baixa qualidade mesmo. 

Difícil explicar aqui o que seria um plancha na linguagem montevideana, essa é uma expressão muitas vezes carregada de preconceito que serve para definir jovens - em grande maioria - de baixa renda que andam em grupos e tem um estilo próprio de falar, vestir, etc. 

Escutava essa rádio também, dava boas risadas e seguramente me ajudou a compreender melhor o idioma falado nas calles

O curioso - ou não - é que essas músicas que todo mundo se queixa de ter que escutar no ônibus e atribuir o infortúnio aos planchas (fone de ouvido pra que te quero, né?), toca praticamente em toda festinha e reunião de amigos: e todo mundo baila feliz. 

É meus caros, já dancei e cantei com as mãozinhas pra cima e tudo, temas como La Pregunta e Como Me Gusta La Noche. Para quem já dançou muito É o Tchan quando criança, não é nenhum constrangimento revelar isso, certo? :P

Além dos sucessos populares das rádios, as redes sociais promovem fenômenos com uma força que ainda me surpreende! 

Nesse verão uma banda argentina virou o sucesso-chiclete e passageiro do momento, de repente vi meus amigos no facebook postarem vídeos da banda, que nada mais era que um grupo de cumbia ou música de plancha numa roupagem burguesinha. 

Escutei Agapornis na rua, na chuva, na fazenda em todas as festas da estação, na festa da empresa, no churrasco dos amigos...

E agora vejo novamente esse processo surgindo nas redes com uma banda que chamou bastante minha atenção, dessa vez não pela voz fanha da cantora ou pela batida constante e irritante da canção. 

Ouvi uma música e "... perae, tem um pandeiro aí! Marcação também! É um cavaquinho? Não, ukelele!". Pronto, foi suficiente para curtir Mala Tuya por toda a temporada que dure esse sucesso rs. 


                                "Hacemos pagode? No sabemos; hacemos lo que nos sale, y nos gusta!"

Me amarro num boteco, uma das coisas que mais sentia falta em Montevidéu era sentar num barzinho pé sujo para jogar conversa fora e tomar uma cerveja gelada acompanhada de algum petisco (coxinha, pastel ou bolinho de bacalhau rs), outra coisa era  sair de casa no começo da noite e sentar num barzinho qualquer tocando um sambinha ao vivo. 

Sambinha de raiz ao vivo ainda não encontrei, e quem já visitou a cidade sabe que as festas começam a partir de 2h da manhã, nunca me acostumei, saia para o bar às 21h e era sempre a estranha!

Encontrar um grupo uruguaio que usa esses instrumentos já me enche de alegria, a música não precisa nem ser fantástica, só escutar esse ziriguidum tá valendo. 

Abraço! ;)


Update: já encontrei sambinha em Montevidéu, gente! Não tem o clima de boteco, é bem verdade, mas tem samba! E Mala Tuya ainda resiste nas paradas, não com o mesmo furor dos verões passados, mas seguem aqui rumo a 2015...


7 comentários

  1. Mile, soy uruguayo y me encanta como describís nuestro país. Perdona que te escribo en español pero quería decirte eso. A pesar que me encanta el portugues (brasilero) puedo leerlo y comprender mas eu nao posso escreverlo.
    Saludos!

    Sergio.

    P.S: Creo que deberías poner una agencia de asesoramiento en viajes para turistas brasileros en Uruguay. ¡Te iría muy bien! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Sergio! Muchas gracias por tu comentario!

      jaja mirá que estaria bueno trabajar con turismo, quien sabe algun día...

      Saludos! ;)

      Excluir
  2. Rs..

    Belo post!(como sempre!)

    Bkas, Rê

    ResponderExcluir
  3. Realmente eu amei as músicas adore e vai estar nas minhas mídias...
    * Mile, caso vc tenha Face, por favor me add Camila Melges.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem bastante temas para se divertir nas festinhas hahaha!

      Tenho face, mas entro pouco!

      Beijo!

      Excluir
  4. Me apaixonei por uma banda chamada Cuarteto de Nós, como eles são para o povo uruguaio? Estão nas paradas de sucesso?

    ResponderExcluir