Almacén de la Capilla: vinhos e encantos de Carmelo

Fizemos o check-in na Pousada CampoTinto e uma das primeiras recomendações que nos deram foi visitar o Almacén de la Capilla, onde os hóspedes eram recebidos com uma taça de bienvenida.

Eu não tinha muita ideia do que encontraria, mas atiçados pela curiosidade, no dia seguinte fomos caminhando pelas ruas de terra até o armazém.

Um finalzinho de manhã, céu azul e calor, tranquilidade, cordialidade de gente do campo que te cumprimenta com um gesto de cabeça sem nunca ter te visto na vida, uma igrejinha e um casarão antigo (que faz referência a ela, capilla em espanhol quer dizer capela).

Turismo Carmelo Uruguai

Turismo Carmelo Uruguai Almacen de la Capilla

Turismo Carmelo Uruguai

Cruzar a porta foi como fazer uma viagem no tempo. Incrível como aquele lugar estava ali aparentemente no meio do nada e cheio de brilho, vida e coisas interessantes espalhadas em cada canto. 

Entramos e fomos recebidos pelo Diego, nesse primeiro momento estava empolgada demais e disse algo como estou só olhando. Escutei de resposta um vejam tranquilos numa expressão bem típica do interior e pronto, me senti em casa. 

O que fazer Carmelo Uruguai

O que fazer Carmelo Uruguai

Sou fascinada pelo que agora está na moda dizer vintage, fico eufórica quando vejo objetos antigos. E lá estava cheio disso, além dos produtos do armazém que davam vontade de levar todos para casa: vinhos, doce de leite caseiro, azeite de oliva, geléias, grãos, etc.

Sem perceber já estavamos fazendo um tour completo, o Diego já tinha aberto a cava do armazém e estavamos indo em direção aos vinhedos e planta de elaboração dos vinhos Cordano. 

Enoturismo em Carmelo Uruguai

Vinicola Cordano Uruguai

Enoturismo no Uruguai Vinicola Cordano

Conversavamos sobre vinhos, filhos, clima e turismo, conhecia algumas curiosidades da região e da família da sua esposa Ana Paula (que também acompanha os turistas nas visitas), formada por imigrantes italianos que se instalaram em Carmelo e cultivavam uvas, dentre eles o avô do queridíssimo ex-presidente José Mujica Cordano, foi naquelas terras onde ele viveu parte da sua infância.

O local tem história para contar, não é somente um armazém montado e decorado como os de antigamente: o armazém foi fundado em 1855 por Don Antonio Cordano, o casarão foi mantido quase sem alterações em sua estrutura, os vinhedos existem há mais de cem anos e hoje pertence a quinta geração da família. 

Terminamos a visita fazendo a degustação de queijos e vinhos (e doce de leite): uma delícia! Nos surpreendemos com o tannat rose 2013 e garantimos uma garrafa para nossa coleção de vinhos uruguaios, ótima relação de preço e qualidade. 

Turismo Carmelo Uruguai

Turismo Carmelo Uruguai

Cordano Almacen de la Capilla Carmelo

Fomos tão bem recebidos que passamos boas 2 horas batendo papo, comendo e fotografando, não havia pressa da nossa parte para sair dali e ir correndo ver outro ponto turístico nem da parte deles em vender e atender outro cliente, coisa tão rara nos tempos modernos. 

Sem saber já tinhamos um acordo desde que chegamos: nós queriamos ver, eles queriam mostrar e a prosa correu solta.

Uma visita a Carmelo definitivamente merece uma passadinha no Almacén de la Capilla, simpatia e gostosuras à moda uruguaia.

Endereço: Ruta 21 km. 257 - Camino de los Peregrinos e Ana María Carpi de Cordano, Colonia Estrella. Aberto todos os dias das 11h às 20h.

Abraço! :)

9 comentários

  1. Que delicia ler seus posts. Estou preparando um roteiro para o Uruguai, saindo de SC - Florianópolis - e com certeza suas dicas serão bem vindas! Parabens pelos textos!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog e posts! Estou indo para o Uruguay semana que vem e seu blog está sendo muito util para montar o roteiro! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Mile, estou maravilhado com o seu jeito de descrever os lugares, parece que falando dos lugares que já visitei haha

    Só uma coisa, gostaria de lhe perguntar como chegar nesses vinhedos e locais que você descreve, pois irei em maio para UY e pretendo conhecer Carmelo, mais é tão dificil encontrar informações sobre o local.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela gentileza! <3

      Aqui no blog tem mais dicas de Carmelo e outras para entrar, até maio vai ter mais novidade! :)

      E sobre chegar, viajamos de carro, mas nessa visita estavamos na Posada Campotinto, então fomos andando porque é bem pertinho.

      Se vc estiver sem carro e hospedada num lugar distante (as coisas em Carmelo são dispersas, longe para ir caminhando, mas de carro é tudo pertinho e de bike super dá para quem é mais fitness hehe - eu não aguentaria ir pedalando da Narbona ao Almacén, por exemplo, mas tb não sou a melhor referência pra essas coisas), pede um transfer/taxi, o pessoal da recepção vai poder ajudar. Se estiver pensando só em passar o dia, sem carro não é muito prático.

      Abraço!

      Excluir
  4. Você acha que 02 noites em Carmelo é muito tempo?

    ResponderExcluir