Comida portuguesa em Atlántida

Os dias de sol e calor chegaram e todos os caminhos nos levam as praias do leste.

Uma das vantagens de morar no paisito é a facilidade de viajar por seu território, as distâncias mais curtas e o bom estado das estradas são grandes incentivos para cair no mundo a cada novo fim de semana.

Saindo de Montevidéu em poucos minutos já encontramos boas opções para curtir dias de férias, muitos desses lugares passam batidos pelos turistas apressados no caminho a Punta del Este e pudera: são cidadezinhas menos óbvias, menos famosas, com nomes pouco chamativos.

Mas deixo aqui a dica de amiga para conhecer pelo menos Atlántida, meu balneário preferido na Costa de Oro. 

Distante apenas 45km da capital é um destino perfeito - e barato - para um bate e volta.

Além das atrações que já comentei nesse post, hoje vou dividir um dos achadinhos mais gostosos do balneário, a pousada e restaurante Santoral que tem a cozinha portuguesa como especialidade. 

O estabelecimento foi inaugurado há pouco mais de 1 ano e ocupa um casarão lindo de estilo inglês  numa esquina em frente a orla do Rio de la Plata.

Bate e volta desde Montevideu

Faço fácil o trajeto Montevidéu - Atlántida só para comer o bacalhau com natas no jardim da pousada que é aberto para o público em geral. 

O ambiente é uma delícia, tanto nos dias de verão como de inverno quando servem um chá da tarde, as comidas são simples e bem preparadas (pratos portugueses e outros que variam entre massas, peixes e carnes) e o português é entendido perfeitamente pelos donos que cozinham e recebem os visitantes, ainda que o sotaque seja o de Portugal. 

Onde comer Atlantida Uruguai


Santoral Atlantida Uruguai

Um destaque para a música que toca nos discos da vitrola (amo e ainda terei uma para chamar de minha hehe) e outro para os variados sucos naturais e geladinhos que tanto sinto falta nesse Uruguai amado. 

Agora na alta temporada funciona de terça-feira a domingo para almoço, merenda e jantar. Já na baixa temporada rola almoço apenas no sábado e domingo, jantar na sexta-feira e sábado e o chá da tarde na quinta e sexta-feira.

Quando terminar o almoço lá perto do fim da tarde - seja no Santoral ou em qualquer outro restaurante da cidade, estique as pernas caminhando pela orla até a escultura em homenagem ao Carlos Páez Vilaró, um sol que tem tudo a ver com o artista, o visual é incrível!

Escultura Atlantida Vilaro

Não tem como o dia não terminar bem, né? :)

Abraço!

* Endereço do Santoral: Rambla Mansa, esquina República Argentina. Menú com preços aqui.


6 comentários

  1. Que legal Mile! Passo quase todo fim de semana na frente dessa casa e nunca percebi que também era um restaurante. Dica excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre lembro de você quando passo em Parque del Plata, uma paz tão grande lá nesse final de verão! :)
      O Santoral tem um ambiente bem agradável, comida simples e acessível.
      Beijo!

      Excluir
  2. Muito legal sua página. Parabéns! Estive em Atlantida em 2010 e fiquei hospedado numa pousada de holandeses (Tsi-Tsi alguma coisa). O proprietário perguntou se queríamos uma café da manhã uruguaio ou holandês. Pedimos o holandês. A esposa dele fazia coisas deliciosas que até acabamos comprando doces para levar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Que bacana, não conheço essa pousada, mas já quero esse café e doces holandeses rs! :)

      Excluir
  3. Olá! Minha pergunta não tem relação ao post mas gostaria de saber se existe algum lugar que eu encontre bacalhau em Dezembro em Montevideo?

    ResponderExcluir
  4. Vc indica algum guia por la?

    ResponderExcluir