Programas televisivos uruguaios

Há pouco mais de 2 anos decidimos abandonar a televisão de casa, ainda temos o aparelho pendurado na sala, mas não temos antena e a imagem que aparece na tv aberta é tão chuviscada que nem com muita boa vontade dá para ver alguma coisa.

O título desse post pode soar contraditório, eu sei. Mas é que abri mão da tv de todo dia, daquela enxurrada de negatividade diária que os telejornais jogam em cima da gente. 

Queria poder dizer que com a tv desligada ganhei tempo extra e passei a ler mais ou até mesmo dormir mais, o que não seria nada mal para quem tem um bebê de 18 meses que ainda acorda a noite.

Continuo gastando tempo vendo notícias e bobagens, só que escolhendo as fontes e a hora.

Se fosse definir a tv aberta uruguaia em uma palavra seria sofrível, os programas matinais são de chorar, nunca tive paciência. Acho tudo uma mistura esquisita de Ana Maria Braga, Sônia Abrão e Eliana. Muita coisa exibida durante o dia inteiro é produção argentina e olha, não é legal haha. 

A estrutura dos jornais é parecida ao que via no Brasil, talvez a apresentação aqui seja um tiquinho mais leve no sentido das formalidades. Os comentaristas esportivos quando tratam de futebol acho bem exagerados e apaixonados, mas né? Uruguaio falando de futebol.

E novelas nunca acompanhei nenhuma em todos esses anos, praticamente não tem produção uruguaia, geralmente é novela colombiana ou argentina (me pergunto como os hermanos do outro lado do rio fazem filmes incríveis e novelas tão caidinhas em produção e elenco, nao vou nem entrar no mérito do enredo).

Tem um tempo está na moda novelas turcas e sempre passam as brasileiras, costumam fazer sucesso, apesar da dublagem e diferenças culturais.

E no meio dessa loucura toda há 3 programas que eu ainda paro para ver e eles mostram o Uruguai sob o olhar dos uruguaios. 

Dá para assistir online e além de conhecer o país com outras abordagens, é ótimo para treinar o espanhol.

Então pega a pipoca e vem ver! :)


1- Camara Testigo

Preciso confessar que tinha uma aflição com o olhar 43 do apresentador em todas as chamadas, mas foi só conhecer o trabalho dele para abrir mão da birra. Acho o programa muito interessante e com conteúdo rico.

Eles trazem várias problemáticas sociais onde os personagens das comunidades são protagonistas. Tinha tudo para ser sensacionalista e tendencioso, mas não é. Conta-se casos reais, fortes, outros curiosos e mais leves, sem a necessidade de apelar ou romantizar cada história. 

Uma amostra do programa com esse especial sobre o carnaval uruguaio que ficou lindo! Link para mais vídeos aqui



2- Súbete a mi moto

É um programa local que parece não ter um roteiro, as coisas parecem improvisadas e a graça está nisso. Ok que muitas vezes é bem bobo e rolam uns jabás péssimos, mas em outras mostram os uruguaios sendo uruguaios de um jeito bem honesto e fiel.

O apresentador é muito querido e onde chega as pessoas querem interagir, são muitas imagens que passam desde festivais no interiorzão do país com seus costumes, músicas e comidas típicas até as festas com o pessoal xovem na capital e praias badaladas nas férias de verão.


Link com mais vídeos aqui.


3- Tiranos Temblad

Esse na verdade é um canal no Youtube que tem tanta popularidade como um programa da tv aberta.

Já faz alguns anos o Tiranos Temblad apareceu causando o maior furor no Uruguai, todo mundo comentava, ria e compartilhava os vídeos. 

Eu demorei um pouco para entender o humor e a proposta, a princípio achava que o cara estava zoando geral: toda semana ele fazia vídeos com o que as pessoas compartilhavam sobre o país no Youtube, uma coletânea com tudo que fazia referência ao Uruguai, podia ser adolescentes gringos fazendo trabalhos de espanhol para a escola, turistas conhecendo Montevidéu, um churrasco de amigos, uma banda tocando, coisas comuns e banais do cotidiano.

Segundo o criador do canal, a ideia é justamente essa de mostrar o simples e corriqueiro, é ver as pequenas coisas que acontecem ao nosso redor e não têm lugar na tv. 

Dou boas risadas a cada episódio novo - que hoje é menos frequente - e sempre tem brasileiro aparecendo (as vezes até blogueiras famosas que acredito não fazem a menor ideia). 



***

Espero que se divirtam com os programas, os 3 tem formatos bem diferentes, mas dá para ver um pouco o Uruguai que passa na telinha das bandas de cá! :)

Abraço!

17 comentários

  1. Olá gostaria de saber, se procede uma onda de criminalidade em montevidéu. Estamos nos preparando para residir em montevidéu, mas pelos noticiários parece estar alta, a taxa de criminalidade. Já visitamos montevidéu por isso decidimos residir ai, com os problemas no Brasil nos parece a melhor saída. Procede essa alta taxa de criminalidade, ou um pouco é exagero dos meios de comunicação!!! Grata se puder, tirar essa minha dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A criminalidade é maior do que 6 anos atrás quando cheguei pela primeira vez.

      Não vivo refém do medo, mas hoje já saio com muito mais 'cuidado' que antes, pondero mais, observo mais, instintivamente aperto mais vezes minha bolsa junto ao corpo, mas não deixo de viver ou ocupar espaços públicos.

      Hoje já é bem mais frequente escutar casos de criminalidade no nosso círculo e qualquer uruguaio vai te dizer que a situação está difícil e nós, brasileiros, temos uma tendência equivocada (ao meu ver, obviamente) de comparar 'ah, mas em SP/BA/RJ tem 879605 por dia e aí só x', para quem foi vitima pouco importa essas estatísticas, probabilidades e números frios.

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Mile, adoro tudo o que você posta sobre o paisito. A maneira que escrever não dar como não lê tudo o que posta. Seu amor pelo o Uruguay é maior do quer muitos uruguaios que conheço. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanta gentileza, Cleidimar! Muito obrigada pelo carinho! :)

      Excluir
  3. Adoreeei o post, estou cada dia mais apaixonada por esse país e querendo conhecer muuito mais ^^

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá! tudo bem? A sede do Tupamaros ainda existe na Calle Tristan Narvaja? ou em outro local?

    ResponderExcluir
  6. Mile, pouco a pouco estou conhecendo seu trabalho neste blog, que é digno do maior elogio. Desejo que receba de volta tudo que nos oferece tão abnegadamente.Posso fazer um pedido? Poderia fazer uma postagem sobre como comprar um imóvel no Uruguai? Por exemplo, nós brasileiros podemos comprar um imóvel financiado aí,com financiamento de banco uruguaio, mesmo morando no Brasil? Poderia detalhar este assunto? Vale a pena o investimento? Onde comprar? Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Hola Mile, escribo en español porque no escribo (ni hablo)bien el portugués...sí que puedo leerlo por suerte. Te cuento que hace dos o tres años ya que los canales de aire además de la señal de tv tradicional (analógica) están transmitiendo digitalmente. Desde Montevideo se pueden recepcionara los canales 4, 5, 10, 12 y TV Ciudad. Se necesita tener un tv con sintonizador digital incorporado (todos los tv nuevos ya lo tienen) o sino se puede comprar por unos 30 dólares o mil pesos un sintonizador que es muy parecido a un decodificador de tv cable o satelital. Según la distancia a la que estemos de las estaciones se puede necesitar una antena externa: a 40 km de Montevideo donde vivo uso una antena en un mástil de seis metros. En Montevideo en general no se necesita tanto y con una pequeña antena interior es suficiente. La norma usada por Uruguay para la tv digital es la misma que se usa en Brasil y Argentina (ISDB-T); de hecho en días de buena propagación se pueden ver canales de Argentina en Montevideo y zonas cercanas. En cuanto al contenido, hay cosas buenas y otras no tanto, en verdad para mí lo más importante son los noticieros que en general me parecen buenos y bastante imparciales y serios. Como residente, es importante para mí de tanto en tanto ver las noticias. Además, gran parte de la programación se emite en HD, alta definición que en verdad se ve muy bien sobre todo en los tv lcd o led. Saludos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, viaje sem ter que tirar o cinto pelo detector de metais, e conheça mais acessórios interessantes para sua viagem em: maanhare.com

    ResponderExcluir
  9. Um meio para aliviar a família de pequenas dívidas e contas.
    Claudio TRANI am, eu conceder empréstimos a qualquer pessoa que queira ajuda financeira. Esta é uma dependência entre o pessoal indivíduo 5000-200000 € cada € percentual de 2% com boas maneiras simples para ajudar particularmente condições: viúvos e viúvas, pensionistas, desempregados e estudantes longe de pequenas preocupações da família e devolver o sorriso para os filhos de pais numeradas. Para assistir a todos os e-mail de contato: claudio.trani27@gmail.com para todos. Especialmente não temer seus registros e procedimentos e custos do contrato pode, que é gratuito.

    ResponderExcluir
  10. Este é o meu testemunho sobre a obra maravilhosa Dr. Kumar fez por mim. Meu marido me abandonou e as crianças e foi para ficar com outra mulher que ele acabara de conhecer. E a mulher tinha feitiço sobre ele para que ele nunca vai ter nada a ver comigo e meus filhos, por essa razão, eu e as crianças tem vindo a sofrer e tem sido um inferno de uma luta, mas eu decidir fazer todos os meios para fazer certeza de que minha família se reúnem como utilizar para, então eu fui on-line lá eu vi tantos bons comentários sobre este lançador de magias chamado Dr. Kumar de (spellcasttemple@gmail.com) então eu tinha que entrar em contato com ele e explicar o meu problema ele e em apenas 24 horas como tem prometido, meu marido chegou em casa e seu comportamento foi de volta para o homem que eu me casei com. Eu não posso agradecer o lançador de magias suficiente para o que ele fez por mim, eu sou tão grato e eu nunca vai parar de publicar o seu nome na internet para o bom trabalho que ele tem feito por mim, mais uma vez, aqui é o seu e-mail SPELLCASTTEMPLE@GMAIL.COM ou você WhatsApp ele no +2347051705853. Você pode contatá-lo para qualquer tipo de problema que eu sei que ele está lá para ajudá-lo.

    ResponderExcluir
  11. adoro este blog estou vendo muita coisa sobre uruguai estou pensando seriamente em mim muda para este pais para trabalhar e mora que vc pode mim fala sobre

    ResponderExcluir
  12. Pergunto qual tv passa os jogos do futebol uruguayo ? pois gosto muito de politica e futebol principalmente do Uruguay, tierra de mis abuelos, muchas gracias.

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber mais sobre o Uruguai e se tem algum grupo de brasileiros no Facebook que moram aí?

    ResponderExcluir
  14. Já que o assunto seja programas televisivos uruguaios...informo ao chichano Goncalves e a outros prováveis interessados que é possível acessar alguns canais de TV do Uruguai através de antena parabólica. Com a utilização de uma pequena antena parabólica + um receptor digital para recepção de sinais abertos de TV já será possível acessar alguns canais uruguaios, como a Teledoce, Monte Carlo e a RED - Rede Uruguaya de Televisión, além do Campo TV. ( canal rural ) Alguns desses canais de TV transmitem sinais em SD e também em HD. Aqui em São Paulo, basta utilizar-se de uma pequena antena de 0,60 centímetros para visualizar aquelas emissoras de TV. Mas esse diâmetro necessário que citei, poderá ser diferente em outras regiões daqui do país. Ou seja, dependerá da cobertura do satélite Hispasat aqui para o Brasil. Em outra região, poderá ocorrer a necessidade de uma outra antena, com diâmetro maior, exemplo, 90 centímetros ou mesmo maior, como 1,50 de diâmetro. Como comentei acima, dependerá de qual região o interessado possa encontrar-se no Brasil. Rio de Janeiro e São Paulo são locais aonde necessitam antenas com menor diâmetro. A medida que vá afastando-se daquele região, provavelmente, a necessidade de antenas com maiores diâmetros. A emissora de TV TNU - Televisión Nacional Uruguay que encontra-se num outro satélite nunca consegui sintonizá-la por aqui, mesmo utilizando-se de antena com 1,5 de diâmetro. Ou seja, irá sempre depender da cobertura do satélite desejado aí para a sua região. Observação: nem sempre algumas das transmissões televisivas via satélite, sejam direcionadas para o público em geral.( consumidor final ) Ou seja, poderá ocorrer, que num determinado momento, as emissoras de TV venham fechar o sinal, ou seja, codificar aqueles sinais. Mas enquanto encontrar-se em FTA, ou seja, em sinal aberto, bastará a instalação daquele kit citado acima para acessar aquelas emissoras de TV. Possuo algumas antenas parabólicas a quase duas décadas, exatamente para acessar os canais de TV ( principalmente do exterior ) que encontram-se com os seus sinais em FTA, ou seja, que encontram-se com os seus sinais abertos.

    ResponderExcluir
  15. A tv aberta no Brasil se comparada a do Uruguay, então, é uma Holyood mas igualmente uma mesmice sofrível. O que salva neste aspecto de entretenimento é minha smart tv conctada na internete. Desta forma tenho uma enorme gama de escolha e tempo no uso. Quanto ao Uruguay, estimo este pequeno país e seu povo. (Paulo Petersen Loreto_extremo sul do Brasil)

    ResponderExcluir