Entre livros, poesias, histórias e verdades!

Acabei de ver este vídeo de um programa espanhol gravado no ano passado com o escritor Eduardo Galeano,  são 40 minutos carregados de lucidez, sensibilidade e franqueza que aclaram as ideias da vida, inspiram e faz um bem danado. 

Imediatamente pensei em escrever aqui no blog, tinha mesmo recebido um comentário pedindo para falar mais sobre a literatura uruguaia.

Não sei se é uma torpeza só minha, mas antes de viver aqui eu não tinha as referências uruguaias muito claras, sabia muito pouco sobre o país (o que não acontecia com a vizinha Argentina, por exemplo, tinha bem presente a cultura do tango, do sotaque, do futebol, da musica, do cine). 

O post de hoje dedico a dois grandes escritores do 'paisito': Eduardo Galeano e Mario Benedetti.

Eduardo Galeano é autor de mais de 40 livros que já foram traduzidos em mais de 20 idiomas, tem um estilo inclassificável e como podemos ver no vídeo essa falta de definição o faz feliz. 

Doze das suas obras foram traduzidas ao português. O livro mais conhecido é As Veias Abertas da America Latina publicado em 1971, esse quero muito ler na versão original em espanhol! Outros títulos como Memória do Fogo, O futebol ao sol e a sombra e  Espelhos, uma quase história universal.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o autor e entende algo de espanhol, recomendo a leitura desse site que tem todo material sobre as publicações do Eduardo Galeano, artigos, videos, entrevistas, etc.

Mario Benedetti é outro grande nome da literatura uruguaia, escreveu mais de 80 livros de poesias, contos, romances e ensaios que foram traduzidos a mais de 25 idiomas.

Também foi humorista e escreveu diversas crônicas utilizando o pseudônimo Damocles, escreveu ainda letras de várias canções que foram incorporadas ao repertorio de muitos cantores e estão reunidas no disco Canciones del Más Acá.

O poemário Testigo de Uno Mismo foi a última obra do autor publicada no ano de 2008, ele faleceu logo depois em agosto de 2009. 

Recomendo outro site - também em espanhol, vou buscar páginas em português depois e coloco o link - para quem se interessar em conhecer mais a obra desse talentoso uruguaio.

Para quem está com viagem marcada a Montevideo vale a pena garimpar esses - e outros - livros em sebos, o precinho é ótimo e é garantia de bom investimento.

No Centro pela Avenida 18 de Julio tem alguns estabelecimentos e em algumas feiras de domingo, como a de Tristán Narvaja ou Parque Rodo, também é possível encontrar livros.

Boa leitura! ;)

12 comentários

  1. Legal Mile, mas por enquanto não vou poder ver o vídeo. Hummmm... Minha Internet é da VIVO (ou seria MORTO?) e, sendo assim, funciona por um tempo em banda larga e outro sem “banda de nada” (rs). Outra coisa é que a torpeza de não conhecermos tantos nomes importantes em nosso continente e países vizinhos, não é sua ou minha, mas da imprensa brasileira que sempre tratou com muito desprezo a América Latina. Talvez com uma rara exceção a Argentina. Nossa imprensa é demasiadamente regionalista, o que não sei se isso também ocorre no Uruguai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs que pena, mas quando a conexão ajudar, assita pq vale muito a pena! ;)
      No caso do Galeano eu até conhecia, só não sabia que era uruguaio. Jorge Drexler foi a mesma coisa, conhecia algumas músicas e só depois de um tempo aqui "descobri" que era da terra...
      Mas estou de acordo que no Brasil se valoriza pouco a cultura latina em geral, é como se vivessemos num lugar a parte, é uma pena porque são histórias tão ricas, um povo tão guerreiro!

      Excluir
  2. O Galeano é meu `velho conhecido`, rs. Sou fã já há alguns anos e estou montando minha coleção dos livros dele (meu favorito é O livro dos abraços).
    Quanto ao Benedetti, ainda não li nada dele, mas já conhecia o nome. Galeano chegou a citá-lo em seus escritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que maravilha, então você vai adorar garimpar os sebos aqui de Montevideo! Tem muitossss livros dele, edições antigas! Eu estou devendo uma ida ao centro para fazer isso, quero comprar A veia aberta da America Latina!
      O Benedetti também ainda não li, já escutei música e li algumas poesias.

      Excluir
  3. Agora eu assisti o vídeo. Maravilhosa entrevista mas... CARAMBA! Entendi tudo que Galeano disse, porém quase nada do que falava o entrevistador. Meu espanhol não é lá essas coisas, mas quando ouço os argentinos falarem, faço muito esforço para entender a pronúncia. É uma questão de sotaque regional que também ocorre no Uruguai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudei espanhol no Brasil e as aulas eram com o sotaque e gramática do espanhol falado na Espanha, mas já andei tanto pela Argentina e Uruguay que hoje em dia acho mais fácil e agradável como se fala por essas bandas rs!

      Não acho que tem muuiita diferença como o pessoal daqui e de Buenos Aires fala, pra mim chega a ser mais parecido o sotaque dos portenhos e montevideanos, que dos portenhos com seus compatriotas de Cordoba, Mendoza ou do sul argentino.

      E no Uruguay as pessoas falam do sotaque de quem vem do interior ou de determinadas regiões do país, dizem que nota-se muito, mas eu de verdade ainda não identifico, não! ;)

      Excluir
  4. Mile, vou para o Uruguai agora de férias e nas minhas pesquisas encontrei seu blog e estou adorando as dicas. Realmente eu não sabia nada sobre literatura ou música daí e adorei seus toques! Eu viajo com criança e adoro fazer uma busca do universo cultural infantil do local que vamos pra ela, mas nesse ponto não encontro nada sobre o Uruguai. Personagens infantis, música, etc...Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina, muito obrigada! ;)

      Humm conheço pouco, mas tenho uma amiga que tem 2 filhas pequenas, posso perguntar!

      O que sei é que no Parque Rodo além do parque rs, dia de domingo tem atividades para os pequenos grátis, joguinhos, teatro, gente pintando as crianças... e também no Castillo Pitamiglio - escrevi sobre o lugar aqui no blog - costuma haver programação infantil.

      Abraço!

      Excluir
  5. ola te felicito por el blog
    http://gargulasdark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A ÚNICA coisa ruim do Uruguai é o Galeano ...
    Os livros dele são tão ruins - principalmente o As Veias Abertas da América Latina - que nem ele mesmo é capaz de reler o que escreveu ... não, não é invenção minha, ele mesmo disse isso !!
    Ele não é um escritor, é um propagandista político ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arte de utilizar fragmentos de uma declaração para construir verdades absolutas! Que você seja feliz com outros bons autores então! ;)

      Excluir