Comerciais uruguaios

A tv uruguaia tem a particularidade de passar grande parte da programação da tv argentina, e não acho isso  legal rs, é muitooo programa bobo estilo Tv Fama com uma pitada de Ana Maria Braga ou Rodrigo Faro, sabem?

Entre programas de auditório e calouros, novelas e jornais, estão os comerciais, eu adoro ver as propagandas! Acho que o comercial é o que mais expressa os personagens comuns de cada lugar, são passagens tão curtas, mas tão carregadas de linguagem local, nos primeiros meses aqui, demorava um pouco para entender o duplo sentido ou a graça da coisa, seja do comercial, da piada ou de alguma música de estilo duvidoso rs. 

Encontrei alguns comerciais que lembrei gostei para postar!

Primeiro esse que acho fofíssimo de uma rede de lojas de eletrodomésticos comemorando seus 80 anos de mercado, eles partiram de uma frase atribuída a Einstein que seria mais ou menos "você não entendeu realmente algo se não é capaz de explicá-lo a sua avópara mostrar o constante avanço tecnológico, as diferenças entre gerações... e o que mais sua imaginação permita interpretar dessa relação linda de avós e netos! ;)


Depois essa de uma cervejaria, bom, as propagandas de cerveja não fogem daquela coisa amigos, festa, uma gostosa passando e blábláblá... mas achei bem original essa de "se beber, não dirija, volte de táxi"! ;)


Lembram que falei do refrigerante de pomelo? Pois, me divirto com essa propaganda do "cortááá con tanta dulzura", realmente o doce não mata a sede, nem o refri Paso de los Toros, mas vale assistir o vídeo! ;)


E pra terminar com "aquela musiquinha que vai ficar o dia inteiro em sua cabeça", uma propaganda de um supermercado com aquelas coisas que todo mundo já fez um dia, como esquecer a comida no forno e queimar, enviar um e-mail ou mensagem para a pessoa errada, etc, no final entra um senhor com compras supostamente de outro supermercado mais caro e a ideia "algum dia vai ser esperto"! :P


Essa é uma expressão bem comum aqui quando alguém faz uma bobagem: "algún día te vas avivar eh". E se você também ficou com a música na cabeça, desculpa rs! :P

3 comentários

  1. CREDO! Tem uma versão argentina do Rodrigo Faro?!... E eu que vislumbrava a idéia de ir morar em Neuquén, na Patagônia! Não vou mais... Alguém já havia me postado ou eu li sobre esse negócio de passar muito programa argentino por aí, mas como é a relação dos uruguaios com a mídia em geral? Assistem tanta TV quanto nós brasileiros ou curtem mais ler livros e um bom jornal? Outra coisa: também ouvi dizer que os uruguaios são muito de ficar com a família, ao ponto de colocar isso à frente do próprio trabalho ou carreira profissional...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, a Patagônia é fascinante, não desista, não ligue a tv que é melhor rs! :P

      Aqui passa muito programa argentino, a maioria de fofoca e concurso de calouros, deve passar algo bom, morei 2 meses em BsAs, mas não assistia nunca tv, então nao sei dizer!

      Da programação uruguaia eu gosto dos jornais, acho bem menos partidário e tendencioso que os jornais do Brasil, entre outros programas que retratam os costumes e curiosidades do país como o En foco ou Camara Testigo.
      Passa muita novela também, novela colombiana, argentina e brasileira - que fica ainda pior dublada - mas a verdade é que eu não conheço ninguém que acompanha!

      Não saberia dizer se o povo assiste mais ou menos tv, o que sim noto é que há um maior nível cultural aqui, por exemplo educação superior é infinitamente mais acessível que no Brasil, todo mundo pode fazer faculdade publica, ainda que a universidade tenha seus problemas, pra mim a garantia de acesso à população é admirável!

      Eu acho que os uruguaios respeitam e valorizam muito a família, não que seja regra absoluta, claro, em todo lugar há de tudo. Talvez seja só sorte minha conhecer mais gente assim tranquilona e afetuosa.

      Abraço!

      Excluir
  2. Hola Mile,
    Me facinan los comerciales uruguayos...están geniales!!! Hace poco que conozco tu blog y la verdad me ha encantado!!!
    Adoro el Uruguay...simpre iba de vacaciones cuando pequeña pués la familia de mi mama es de allí....
    Soy argentina, casada con uruguayo y.....moro no Brasil!!! Hahahaha...um verdadeiro mix....sem contar que tenho filhos de 2 nacionalidades também....enfim....amo o seu trabalho e o país no qual tu moras!!!
    Muito obrigada por esse blog maravilhoso e da oportunidade que me dá de estar um pouquinho mais perto de "mi paisito"!!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir