Fogata de San Juan: a festa junina no Uruguai

Ok, já passou junho, julho, agosto e setembro está no finalzinho, mas queria falar sobre a festa junina daqui! :P

Como boa nordestina, amo a festa de São João, para mim é a melhor festa que existe: adoro o climão de interior, dançar um forrozinho animado e não preciso dizer que as comidas deixam a festa ainda mais interessante, né?

Daí que nessa época fico bem saudosa do meu Brasil, do meu nordeste.

Ano passado ouvir falar sobre a "Fogata de San Juan" - fogueira de São João, mas confesso que nem me animei para entender melhor. 

Me animei mesmo para ir na festa de São João de uma escola de português, cuja a dona é uma paraibana e faz questão de fazer a festa o mais tradicional possível, com direito a música, comidinhas, decoração tipica e brincadeiras. Aproveitei que meu namorado havia estudado lá e na maior cara de pau entrei em contato pedindo para ir a festa também rs, mas acabamos não indo porque tivemos outro compromisso na mesma data.

Esse ano resolvemos ir numa festa junina a la uruguaia, totalmente diferente do que conhecemos e a noite foi bem divertida! 

fogata de San Juan em realidade é para comemorar o solstício de verão no hemisfério norte e aqui em Montevideo ganha força com a comunidade catalã, a festa em praça pública tem danças, comidas e bebidas tipicas dessa região da Espanha e claro, uma grande fogueira.

Segue o link de uma matéria sobre a festa do jornal El Pais.

Há também eventos privados, fomos no realizado pela Bodega Spignoglio: já na chegada com o frio da noite de inverno nos posicionamos convenientemente em volta da fogueira,  que é a estrela da celebração.

O evento era numa vinícola e tinha toda a chiqueza de vinho quente - posicionaram as garrafas próximo à fogueira e a cada tanto iam abrindo e servindo as pessoas - e fondue de queijos, bem como uma mesa com queijos, pães e azeitonas ao ar gélido livre!


Em determinado momento começaram a distribuir papéis e cada pessoa preenchia com coisas que haviam passado na vida e que não desejavam que voltassem a ocorrer, e aí todos jogavam esse papel na fogueira.


Não sei se foi o vinho ou minha empolgação com a comida fogueira e todo o movimento - foi um evento bem família, todo mundo conversava com todo mundo e eu com minha cara de turista sempre desperto a curiosidade das pessoas - mas fato é que não entendi direito essa parte que tinha que queimar as coisas negativas.

Um tempo depois entendi a brincadeira rs e a situação foi a seguinte: não conseguia pensar em nada muito relevante que não queria que se repetisse em minha vida a ponto de ocupar o querido São João e aí veio uma sensação de "o mundo é bão Sebastião" e vou contar que isso já valeu a noite!

Comida vai, bebida vem, chegou a hora de todo mundo jogar na fogueira 3 pedidos lindos a San Juan! Fui na fé e escrevi 3 coisas boas que já não lembro mais...


Após nos entretermos com a fogueira, tivemos o jantar com entradinha, primeiro e segundo prato harmonizados com diferentes vinhos e para fechar com chave de ouro um maestro chocolatero fazendo chocolates artesanais divinos ao vivo.

Alguém dúvida que ano que vem quero conferir todas essas festas de novo?  ;)


Abraços!


9 comentários

  1. Interessante... As festas juninas eram de longe minhas preferidas na infância (mais que Natal ou Dia das Crianças onde sempre ganhamos presentes). Meu avô, não por acaso, se chamava Pedro justamente por ter nascido no dia deste santo e assim comemorávamos em família não só seu aniversário como a Festa de São Pedro. Naquela época, em minha cidade, Santo André, o clima era muito mais frio e nublado que hoje e em todas as ruas as famílias acendiam fogueiras, faziam as comidas típicas, soltavam rojões e levantavam pau-de-sebo. Ah, ainda sem a consciência atual, balões também eram soltos (rs). Porém atualmente, pelo menos por aqui, posso afirmar que toda essa empolgação morreu de fato e que é simplesmente raríssimo ou incomparável ver Festa Junina pelas ruas. Sei que no Nordeste a coisa é bem diferente e que virou até um grande negócio turístico, mas nunca tive oportunidade de ir pra sua região durante este período.

    Fiquei muito contente em saber dessa festividade aí no Uruguai!

    ResponderExcluir
  2. Interessante... As festas juninas eram de longe minhas preferidas na infância (mais que Natal ou Dia das Crianças onde sempre ganhamos presentes). Meu avô, não por acaso, se chamava Pedro justamente por ter nascido no dia deste santo e assim comemorávamos em família não só seu aniversário como a Festa de São Pedro. Naquela época, em minha cidade, Santo André, o clima era muito mais frio e nublado que hoje e em todas as ruas as famílias acendiam fogueiras, faziam as comidas típicas, soltavam rojões e levantavam pau-de-sebo. Ah, ainda sem a consciência atual, balões também eram soltos (rs). Porém atualmente, pelo menos por aqui, posso afirmar que toda essa empolgação morreu de fato e que é simplesmente raríssimo ou incomparável ver Festa Junina pelas ruas. Sei que no Nordeste a coisa é bem diferente e que virou até um grande negócio turístico, mas nunca tive oportunidade de ir pra sua região durante este período.

    Fiquei muito contente em saber dessa festividade aí no Uruguai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, em Salvador a festa de São João é bem sem graça comparada as outras capitais do Nordeste! Todo mundo que pode viaja para as cidadezinhas do interior, essas sim competem - no melhor sentido da palavra - pela festa mais animada e tipica, é uma delicia!

      Recomendo que vá passar algum São João no nordeste, é uma farra boa! ;)

      Abraço

      Excluir
  3. Ahhh legal, interessante e super diferente! Gostei muito. Estarei em Uruguay em novembro e quero aproveitar de tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal né, Camila? ;)
      Não tenho dúvidas que irá aproveitar bastante o paisito, adoro gente animada rs!

      Abraço!

      Excluir
  4. Estou adorando ler o seu blog. Vou com uma amiga, na próxima semana, conhecer o Uruguai. Ainda estamos montando o nosso roteiro. Você poderia nos dizer como estar o clima? abraços e muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bom?

      O clima está louco - na verdade nós estamos fazendo loucuras com a natureza e dá nisso - nas últimas 2 semanas passamos por um fim de semana ensolarado que me fez desligar a calefação de casa, no dia seguinte choveu, depois fez muito frio, neblina, calor de novo, fomos surpreendidos por um ciclone assustador, voltou o sol, etc...

      Recomendaria trazer um pouquinho de tudo na mala! ;)

      Abraço.

      Excluir
  5. Mile, chegaremos o dia 23, eu e meu namorido. Queremos ir à fogata de San Juan. que sugere para este ano? abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale!

      Com a copa super me passei com o São João rs! Mas vi que as vinícolas já programaram eventos, a maioria no sábado 21, por enquanto só a bodega Varela Zarranz será dia 28, tomara que possam ir.

      Abraço!

      Excluir