Dia do Patrimônio

Nesse fim de semana acontece o "Día del Patrimonio", uma iniciativa que acho muito bacana e busca promover os valores e histórias do país.  


Todo ano, geralmente no mês de outubro, se celebra o dia do patrimônio nacional, nesse período  muitos edifícios governamentais, museus, instituições educacionais, igrejas e até casas particulares que têm interesse histórico ou arquitetônico ficam abertos gratuitamente ao público.

O conceito de patrimônio é bem amplo e inclui bens materiais e imateriais, dessa forma desde os monumentos históricos até aspectos culturais como as formas de expressão e os ritmos musicais uruguaios, por exemplo, são celebrados.

Cada ano há um tema principal em discussão, já foram temas as tradições rurais, o teatro no Uruguay, a liberdade e a união de povos, cultura afro-uruguaia, etc. Nesta edição o tema central é a linguagem dos uruguaios, corroborando com a publicação de um dicionário espanhol do Uruguai.

Para acompanhar a programação de visitas e eventos, acessem o site: http://mec.gub.uy/innovaportal/file/25803/1/dia_del_patrimonio_-_guia_de_actividades_2012_web.pdf

Há atividades em todo o território uruguaio.

Abraço! ;)

7 comentários

  1. Olá Mile!
    Tenho acompanhado seu blog, agora com a certeza de que a viagem em Janeiro sai! =)
    Queria te perguntar/sugerir um post: Futebol.
    Gostaria muito de assistir uma partida uruguaia, mas estou com dificuldades de encontrar informações sobre os campeonatos na internet. Se puder me dar alguma dica, ficarei grata!

    bjs
    Jeni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeni! Muito obrigada! ;)

      Em janeiro há um campeonato de pré-temporada, "copa bimbo" ou algo assim rs, os times jogam poucas partidas, capaz consegue ver algum jogo no período que estiver aqui. Acho que em março começa o campeonato regular.

      Dá uma olhada no site da associação uruguaia de futebol: http://www.auf.org.uy/Portal/HOME/

      Obrigada pela dica! Escrevi um post relacionado (Museu do Futebol - Estádio Centenario), mas quero escrever mais! ;)

      Abraço.

      Excluir
  2. Olá Mile!
    Obrigada pelas informações!
    =)
    Já vi seu post sobre o Museu do Futebol, já está incluído na minha lista!

    abraços,
    Jeni

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa ideia
    Sou fã do Peñarol!

    :)

    ResponderExcluir
  4. Olá! Sou do Rio de Janeiro e estive em Montevideo no último dia 03 de outubro e gostei muito de conhecer a cidade. E ainda tive a sorte de estar aí no Dia do Patrimônio. A todo instante tinha ônibus saindo da Praça da Independência fazendo um trajeto cultural pela cidade com preço da passagem bem barato, e o que é melhor: paguei uma passagem e pude descer em quantos pontos quisesse. Dava pra aproveitar o dia inteiro. Abraços, Marcos

    ResponderExcluir