Feriados uruguaios

Muita gente me pergunta sobre os feriados, o que funciona e não funciona na cidade, e a resposta é depende do feriado.

Tomando como exemplo o carnaval que é o que as pessoas têm perguntado mais nesses dias, primeiro acho importante esclarecer que o carnaval aqui na capital é diferente da imagem de carnaval que temos no Brasil com ruas fechadas, muita gente aglomerada, ruídos, grupos musicais e bebidas nas ruas dos circuitos, etc. 

Em Montevideo é fácil esquecer por alguns momentos que estamos em plena folia momesca, já que as festas são em forma de espetáculos em tablados armados em vários pontos da cidade e em teatros, deixando a coisa mais organizada por aqui.

O tradicional desfile de llamadas que se assemelha mais as nossas festas populares (é um desfile ao som de candombe nas ruas do Barrio Sur e Palermo) ocorre dias antes da data oficial do carnaval.

O feriado de carnaval ocorre na segunda-feira e terça-feira apenas, e é um feriado facultativo, algumas empresas privadas dão os dias livres aos funcionários, outras não. Os empregados públicos têm todos os feriados livres, claro.

Outro ponto relevante é que essa festa tem apelo turístico, logo lugares de interesse para esse público estarão convenientemente abertos. Já repartições públicas, escolas e bancos por exemplo, estarão fechados.

Quem pode aproveita para viajar, seja para descansar ou em busca de la joda  nas cidades onde a festa é... digamos mais intensa. Então a capital fica um pouco mais tranquila, há menos ônibus circulando, menos estabelecimentos funcionando, mas não fica deserta como na primeira semana de janeiro ou no feriado de primeiro de maio, e sempre há uma opção bacana para as pessoas que ficaram na cidade ou para as pessoas que estão de visita! ;)

O que acho que realmente afeta na "rotina turística" nesse feriado são as visitas a museus. Acredito que muitos não funcionam, mas é puro achismo mesmo, precisaria entrar em contato com cada um para saber o funcionamento.

Voltando aos feriados de forma geral, abaixo segue uma tabela com as datas dos feriados uruguaios (semana de turismo seria o equivalente ao que chamamos de semana santa e é um feriado que todo mundo tenta dar um jeitinho para conseguir uma folga):


Na prática são poucos os feriados que a maioria dos trabalhadores realmente não trabalham, são conhecidos como feriados no laborables:



Para os curiosos, o dia 18 de julho, que inclusive dá nome a uma das principais avenidas da cidade de Montevideo, é quando se comemora o juramento da primeira constituição. 

Já o dia 25 de agosto é quando eles celebram a declaração da independência.


Os demais feriados nunca lembro, quase nunca afetam meu cotidiano, só uma vez fui a faculdade e fiquei com aquela cara de boba quando me informaram "no hay clase, es feriado", mas feriado de que perguntei distraída, e recebi uma resposta quase ofendida para a pergunta estúpida: "de Artigas!". 

Claro, como eu poderia esquecer o natalício do Sr. Artigas, né? ;)


Abraços!

16 comentários

  1. Nem te preocupa Mile! eu também nem lembrava as vezes dos feriados de lá, ja que eu trabalhava SEMPRE, quando a gente trabalha para o exterior é assim né?
    Uma vez num programa do "canal 10" fizeram entrevistas aos políticos perguntando pelas "fechas pátrias" - ninguém acertou ...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, trabalhando fica bem difícil lembrar as datas, estou perdoada hehehe!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Mile, boa tarde! Primeiro quero lhe parabenizar pelo blog e pelas excelentes dicas, elas tem me ajudado bastante... Queria te perguntar sobre o feriado de 18 de julho. Meu namorado e eu estaremos em Montevideo de 16 a 21 de julho, e por azar (ou sorte talvez) estaremos no cidade no feriado. Mas estamos pensando em fazer um bate-volta de um dia em Colonia del Sacramento e também passar dois dias e uma noite em Punta del Leste. Gostaria que vc me desse a sua opiniao sobre o que fazer exatamente no dia 18 de julho... Seria melhor ir a Punta, Colonia ou ficar em Montevideo? Tenho essa dúvida porque, como é feriado nacional, tenho medo que a maioria das atrações turísticas fechem. Nesse caso, queria saber das tres cidades qual a melhor opção (mais movimentada) nessa data.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!

      Obrigada pela gentileza! ;)

      Nos feriados a capital sempre fica mais vazia e num ritmo mais lento, mas sempre há opção do que fazer.

      Lembre que essa época em julho faz muito frio, muito mesmo. As atividades ao ar livre por vezes ficam comprometidas em razão do tempo.

      Hoje não saberia recomendar uma cidade ou outra para passar a data, talvez mais próximo saia alguma programação, algum evento que esteja mais interessante em um lugar ou outro.

      Apenas pela data, vejo que há opções em todas as três cidades.

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá Mile, parabéns pelo Blog! Neste ano, o dia 19 de junho feriado de Artigas, será numa quinta-feira, gostaria de saber se serviços como cartório trabalham normalmente pois preciso resolver uns assuntos e gostaria de agendar para esta data para estar no Uruguay. Fiquei sabendo que em determinados feriados Uruguaios as pessoas trabalham normalmente e precisava muito ter certeza de que esta data será um dia útil ou não.
    Agradeço se puder me ajudar!!
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris! Muito obrigada! ;)

      Na verdade essa questão dos feriados é similar aos feriados facultativos no Brasil, algumas empresas liberam, outras não. E é isso que confunde as pessoas.

      No Uruguay em regra os órgãos públicos 'ganham' todos os feriados, os serviços essenciais são mantidos em caráter de emergência.

      Logo, acho difícil o cartório estar em funcionamento ao público em geral no dia 19 de junho. No dia anterior e no dia seguinte, sim.

      Na dúvida, verifique diretamente com o cartório exato que você precisa comparecer.

      Abraço!

      Excluir
  5. Olá Mile! Agradeço sua resposta, na dúvida vou um dia antes. Sucesso para seu blog que realmente é ótimo. Abraço😊

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Mile.
    Tenho intenção de viajar para Colonia del Sacramento no período do Carnaval de 2015.
    Saberia informar se a cidade fica muito cheia?
    Tenho procurado informações, mas não as encontro.
    abraço.
    Cris

    ResponderExcluir
  7. Olá, saberia me dizer como ficam os passeios pelo centro nos dias de feriado? A maioria das lojas (comércio e restaurantes) fecham ou funcionam em horário especial? E os shoppings centers? E as casas de câmbio? Estarei ai nos dias 1 e 2 de novembro de 2015.( finados).No dia 3 já irei para Punta del est. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Oi Mile!

    Minha primeira visita no teu blog, estou adorando. Fotos maravilhosas no instagram!

    Vou para Montevidéu no carnaval, pela primeira vez. Li em diferentes lugares que a cidade fica mais vazia no feriado, e que também é interessante evitar ruas desertas no final de semana. Como vou viajar sozinha, e é minha primeira vez lá, fiquei com dúvidas quanto à segurança para transitar a pé pela cidade nesses dias. Sei que não deve se comparar com o Brasil, mas mesmo assim, resolvi perguntar. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Mile,
    O feriado de 18 de maio abre normalmente as lojas e pontos turísticos no Uruguai? Vi em outros sites que é feriado dia 22 de maio também...

    ResponderExcluir
  10. Mile,

    Tudo bem? vc tem dicas do que conhecer em 4 dias , fazer uma viagem no feriado de 7 de setembro.

    ResponderExcluir
  11. Viajo bem no feriado de 1 de Maio e li que a cidade fica deserta. A minha pergunta é: nada abre mesmo? Socorro rs

    ResponderExcluir
  12. Olá, estaremos em Montevideu para o Reveillon este ano. Você pode nos informar se o comercio funciona no dia 31/12 e também dicas do que fazer no dia 01/01?

    ResponderExcluir
  13. Olá Mile, parabéns
    Vamos para Buenos Aires no período de 20 a 28 de dezembro 2018. Pensei em aproveitar os dias 24 e 25/12 que é natal e imagino que BA não tenha muito a fazer e dar uma escapada para conhecer Colonia e Carmelo. dormindo uma noite em um dos dois lugares. Retornando 25/12/2018 para BA. Será que as coisas funcionam. Me ajuda por favor é os 15 anos da minha filha. bjs

    ResponderExcluir
  14. Me tira uma duvida, no caso dia 1 de janeiro nao compensa ir para colonia del sacramento?

    ResponderExcluir