A cidade de Salto no Uruguai

A cidade de Salto não é um destino turístico popular entre os estrangeiros que visitam o país, em contrapartida entre os uruguaios é um destino bastante apreciado e procurado para uns dias de descanso.

Antes de conhecer meu namorado que é natural de Salto, nunca tinha escutado falar da cidade, nunca tinha lido nenhuma nota de turismo sobre o norte do país e olha que busquei muita informação quando planejei minha primeira viagem por terras charruas.

Não seria exagero dizer que as publicações especializadas só se interessam por Punta del Este, Colonia del Sacramento e Montevideo, como se não houvesse mais território no uruguaio além desse trio.

Eu continuo batendo na tecla que é uma região que já possui uma boa estrutura direcionada ao turismo e pode revelar boas surpresas aos viajantes, acho uma ótima opção para as férias em família.

O que fazer em Salto no Uruguai

Comentei sobre as águas termais de Salto nesse post, um lugar ideal para dar uma pausa na correria do dia-a-dia.

Ir para Salto e ficar nas termas já é um bom negócio, mas o lugar oferece mais.

É possível fazer enoturismo e conhecer um pouco mais sobre a região onde foram plantadas as primeiras mudas de tannat, a cepa emblemática do país. 

Você pode não ser um amante de vinhos, mas não há como ficar indiferente a um passeio por vinhedos, as paisagens são lindas e arrisco dizer até românticas rs, e acaba sendo interessante saber como é o processo de produção da bebida.

São duas vinícolas que podemos agendar visitas: a Bertolini & Broglio e a Bodega Salto Chico.  

Ambas são de pequeno porte e produzem bons vinhos, geralmente as visitas são conduzidas pelos donos ou por pessoas diretamente envolvidas no negócio, o que costuma ser mais agradável que escutar um guia repetitivo e de piadinhas prontas. 

É necessário verificar a disponibilidade antes de aparecer na porta do estabelecimento. 

Outro passeio gostoso de fazer, principalmente nos meses de calor intenso, e que deixa a criançada cheia de alegria é a visita ao parque aquático.

São dois parques na cidade: o Acquamania e o Salto Grande que faz parte do grupo Hotel Horacio Quiroga (mas lá em Salto as pessoas se referem a este como "parque aquatico" apenas, não mencionam Salto Grande ou Horacio Quiroga). 

O Parque Aquático de Salto Grande é ótimo para passar o dia e apesar de pertencer a esse grupo hoteleiro, não é necessário estar hospedado para usufruir das instalações do lugar.


A entrada custa 195 pesos uruguaios para adultos e 150 para menores entre 5 e 10 anos. Crianças até 4 anos de idade têm entrada livre.

O parque é muito espaçoso, dá para os pequenos correrem a vontade e para os não tão pequenos encontrarem a sombra de alguma arvore e aproveitar para ler, cochilar ou simplesmente ver o tempo passar.



Tem várias piscinas,  alguns toboáguas, vestiário, restaurante - mas pode entrar levando um lanchinho sem problemas - e o que achei melhor: muita hidromassagem. São várias camas para você deitar e curtir uma hidromassagem com águas termais! 


O Acquamania é vizinho ao parque termal e tem a estrutura da centrinho de Daymán em volta: hotéis, restaurantes e a parada de ônibus intermunicipal vindo de Montevideo. 

Também tem piscinas, toboáguas, brinquedos, restaurante, etc. Não sei o preço atual, mas é similar ao outro parque aquático (entre 150 e 200 pesos). 


                                                Crédito: Fotos do site viajantes.com


Acho mesmo que vale a pena visitar os dois! 


Salto fica a 500 km de Montevideo, logo não dá para fazer um bate-volta como muita gente faz para Colonia ou Punta, por exemplo. 

A passagem de ônibus custa em torno de 135 reais ida e volta, e o trajeto dura aproximadamente 6 horas. Consultas de horários e empresas disponíveis no site da rodoviária Tres Cruces.

Quem tiver o orçamento folgado e quiser curtir a estrutura de um hotel 5 estrelas, o Hotel Horacio Quiroga é a pedida! O lugar é lindo, no fim de tarde tem uma vista incrível para o rio e costuma oferecer pacotes promocionais a preços competitivos. 


Se gastar com hotel não é a prioridade, há opções mais econômicas no centro da cidade de Salto ou até mesmo no centro das termas de Daymán, como por exemplo o Hotel Eldorado e Termal Daymán Caute. 

E aí, alguém se animou a incluir Salto no roteiro? ;)

Abraço!

18 comentários

  1. Olá Mile...

    Meu nome é Ricardo e em Julho (10 a 17) estarei pela primeira vez em Montevideo. Tenho um grande carinho pela cultura uruguaya, até porque sou neto de uruguayo e fã de "la celeste".

    Bom...o que posso esperar do inverno montevideano? Como está a cidade nesta época em relação atividades, segurança, limpeza, atrações?
    Ficarei em Punta Carretas...e ainda não fiz nenhuma programação (além de reservar um dia em Colonia de Sacramento).

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada pelo comentário! ;)

      A cidade funciona normalmente no inverno, não consigo lembrar de nada em especial que não funcione nessa época.

      A diferença está no frio e energia das pessoas, mas o inverno tem seu encanto também.

      Abraço!

      Excluir
  2. Que lugar lindooo... pena que não dará tempo de conhecer...
    Tenho uma dúvida. você já foi a Buenos Aires de navio saindo de Montevideo?? Farei essa viagem em agosto e preciso achar as empresas q fazem esse serviço, se tiver alguma para indicar.

    Obrigada =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!

      Obrigada pelo comentário!

      É lindo mesmo, uma delicia para descansar! Quem não sabe numa próxima viagem você passa por lá também, né? ;)

      Sim, sempre prefiro fazer a travessia com a Seacat. Tem outras como a Buquebus, Colonia Express e Cacciola.

      Abraço!

      Excluir
  3. Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog.
    Seus posts tem sido uma referência para minha viagem a Montevideo.

    Abraços,
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, Ricardo! Obrigada você pela visita! ;)

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá Mile! Quero ir para Salto em julho, porém estou procurando voos mas não encontro para Salto. O aeroporto de lá funciona??? Qual é o melhor meio para se chegar la?? Obrigada abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Mile! Quero ir para Salto em julho, porém estou procurando voos mas não encontro para Salto. O aeroporto de lá funciona??? Qual é o melhor meio para se chegar la?? Obrigada abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá. Eu e meu noivo vamos passar o feriado lá, mas só encontramos sites falando sobre as águas, mas é a cidade? E a noite na cidade, o que ela oferece? Desculpa perguntar assim mas estamos curiosos e não encontramos nada ainda.. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá. Eu e meu noivo vamos passar o feriado lá, mas só encontramos sites falando sobre as águas, mas é a cidade? E a noite na cidade, o que ela oferece? Desculpa perguntar assim mas estamos curiosos e não encontramos nada ainda.. Abraços

    ResponderExcluir
  8. OLA, TENHO VONTADE DE MORAR NO URUGUAI, TRABALHO COM LAVANDERIA, COMO E´ESTE MERCADO AI, TEM MTS. SERÁ QUE POSSO ME DAR BEM. ACHEI INTERESSANTE SALTO QUE NA VERDADE NUNCA TINHA VISTO FALAR, TURISMO É SEMPRE BOM.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Mile, estava pensando em ir conhecer salto no inverno com a minha família em razao do parque, mas mesmo sendo águas termais fiquei em dúvida se é possível agradável usar as piscinas externas no inverno. Qual a sua opinião??

    ResponderExcluir
  10. Olá, Mille. Tudo bem?

    Estamos planejando uma viagem para o Uruguai em setembro. Iremos em 4 pessoas: minha esposa, eu e mais duas amigas. Estamos planejando um roteiro mais ou menos assim: 2 dias em Punta de Este e Punta Ballena, 5 ou 6 dias em Montevidéu, 2 dias em Colonia del Sacramento, um dia em Carmelo e 2 ou 3 dias em Salto.

    Minha dúvida: achas que está bem dividido ou ficaremos em alguma destas cidades tempo demais? Uma amiga disse-me que cinco dias na capital está muito bom e 2 dias em Salto também. O que sugeres?

    P.S.> Seguiremos o teu conselho e visitaremos um destes dois vinhedos. ;)

    Muito obrigado pela atenção e parabéns pela "matéria".

    Jóe.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Mile. Tudo bem?

    Estamos planejando uma viagem para o Uruguai em setembro. Iremos em 4 pessoas: minha esposa, eu e mais duas amigas. Estamos planejando um roteiro mais ou menos assim: 2 dias em Punta de Este e Punta Ballena, 5 ou 6 dias em Montevidéu, 2 dias em Colonia del Sacramento, um dia em Carmelo e 2 ou 3 dias em Salto.

    Minha dúvida: achas que está bem dividido ou ficaremos em alguma destas cidades tempo demais? Uma amiga disse-me que cinco dias na capital está muito bom e 2 dias em Salto também. O que sugeres?

    P.S.> Seguiremos o teu conselho e visitaremos um destes dois vinhedos. ;)

    Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo EXCELENTE BLOG e pela "matéria".

    Jóe.

    ResponderExcluir
  13. Olá!!! Gostaria de uma dica sua quanto a parte de pesca em Salto.
    Estou indo para o Uruguai com o meu namorado e ele não voltará para o Brasil sem a Pesca em Salto.
    Há facilidades quanto a pratica do esporte na cidade? Onde ficar e pescar? hehe...

    Parabens pelo site!

    amei!
    s2

    ResponderExcluir
  14. Oi Mile! Vou com a família passar alguns dias e o reveillon em Salto. Alguma sugestão para curtir a hora da virada do ano?
    Abraços, Juliano

    ResponderExcluir