Fortaleza de Santa Teresa

Uma das melhores dicas que poderia dar para quem irá visitar o Uruguay! ;)

A Fortaleza de Santa Teresa e todo seu entorno é um lugar espetacular fora da rota turística tradicional. 

Essa belezura está localizada no Departamento de Rocha - mais precisamente no Parque Nacional Santa Teresa - e além de oferecer paisagens de tirar o fôlego, nos permite estar em contato com uma parte da história do paisito.


O forte começou a ser edificado a mando português em 1762, mas apenas 6 meses depois foi tomado pelos espanhóis, que se encarregaram de finalizar a construção

A construção impressiona, a começar pela altura que em alguns pontos alcança 11,5 metros, depois pela cor amarelada dos muros e a forma em pentágono irregular. 

A conquista desse território era valiosa nas estratégias de ocupação da região e ao longo dos anos o forte foi  alvo de disputa entre portugueses, espanhóis, ingleses e criollos. 

E dos conflitos ficaram as histórias, hoje esse espaço transmite uma paz gostosa de viver e está de portas abertas ao público, abrigando um pequeno museu com maquetes de outras fortalezas do Uruguay e uma coleção de armas, vemos também o que seria a cozinha dos soldados, a enfermaria, a capela, etc.



O parque nacional deixa a visita ainda mais interessante: dá para curtir uma prainha, fazer caminhadas nos mais de 60 km de trilhas, apreciar praias a perder de vista desde os mirantes, ver vegetação abundante - são mais de 2 milhões de arvores - e ainda é possível acampar, encontramos uma estrutura eficiente para essa atividade que faz a cabeça dos uruguaios no verão.

Há linhas de ônibus que deixam os visitantes na entrada do parque, mas até a fortaleza é uma caminhada boa (muita gente fica na entrada pedindo carona a quem chega de carro). 

Empresas de ônibus que fazem esse trajeto desde Montevideo: R del Sol, Cynsa e Cot. Consultas de preços e horários aqui.

Vi também  agências vendendo excursões - do tipo day tour - saindo de La Paloma.


Ah, vale a pena ficar para ver o por do sol aí! 

Abraço!


Informações:

A entrada custa 20 pesos uruguaios - mais ou menos 2 reais.

Horário de Inverno: Sexta a Domingo (e feriados) das 10h às 17h.

Horário de Verão: Quarta a Domingo das 13h às 19h.

Ruta 9, Km 302

20 comentários

  1. Olá,

    Tenho procurado informações porem não encontrei, penso que poderia me auxiliar.
    Sou médico no Brasil e há pouco tempo eu e minha esposa nos encantamos por uma cidade do Uruguai.
    Sebe se tenho que fazer alguma validação de diploma ou/e como seria para trabalhar no Uruguai?

    Parabens pelos post. Essa fortaleza visitamos também, vale a pena, muito linda. Alias parabens ao uruguai no cuidado dos seus pontos turisticos.

    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mile, desculpe por estar "me metendo" em um espaço que não é meu, mas não conseguir deixar de compartilhar a experiência que estou vivendo.
      Kalebe, sou casada com um uruguaio e desde maio retornamos ao Uruguai. Já havíamos casado na consulado do Uruguai no país em que estávamos vivendo e ainda hoje não conseguimos a "partida de casamiento" (estamos no aguardo para sair agora em julho). Até agora continuo como turista, mesmo tendo dado entrada na documentação do casamento. Agora estou esperando que minha certidão de nascimento e um nada consta (reconhecido pelo Itamaraty e pelo consulado do Uruguai no Brasil) cheguem para que eu possa dar entrada no processo para tirar a cédula (a nossa identidade). Trabalho ainda não conseguimos (sou fonoaudióloga e meu marido arquiteto e temos doutorado)e a revalidação de toda a documentação é necessária! Como sou estrangeira, se quero trabalhar como fono teria que revalidar a documentação da minha graduação (traduzir por um tradutor juramentado para o espanhol, Itamaraty e consulado do Uruguai) e se quero dar aula a documentação do meu doutorado seguindo o mesmo processo. É um processo bem longo e trabalhoso. Não posso dizer se vale a pena ou não. Recomendo que você olhe oferta de emprego (uruguayconcursa.com.uy ou gallito.com.uy em oferta laboral) e veja os salários, que ao meu ponto de vista não são tão altos comparado com o custo de vida.
      desculpe pela resposta tão extensa. Espero ter ajudado!
      Marina Soares

      Excluir
    2. Olá Kalebe! Muito obrigada pela visita!

      Em regra "Los estudios cursados sin reválidas no permitirán obtener título o certificado universitario ni habilitación para el ejercicio profesional en el territorio de la República", logo você precisa passar por esse processo para exercer sua profissão.

      O que pode demorar facilmente 1 ano e cada caso é um caso a ser avaliado. O plano de estudo da faculdade Y é diferente da faculdade X, que por sua vez pode ser diferente ao da Udelar, em alguns casos é necessário cursar determinadas matérias.

      É necessário ainda que toda a documentação esteja traduzida por um tradutor juramentado, e isso não é barato (cobra-se por folha e são muitas folhas que temos que anexar!).

      É uma dúvida muito frequente aqui no blog e já estou devendo um post sobre isso há meses, já comecei a escrever e uma hora sai rs.

      Abraço!

      Excluir
    3. Flor, imagina! Pode se "meter" quando quiser, gosto muito de conhecer outras histórias, acho sempre que enriquece o blog, já até pensei em fazer uma coluna tipo de entrevistas para poder contar a experiência de outros brasileiros em terras charruas, montei um roteirinho de perguntas (para a coisa ficar padronizada mesmo, perguntas iguais e diferentes pontos de vista, ou não rs), por enquanto faltando tempo para levar esse projeto adiante.

      Abraço! ;)

      Excluir
  2. Nossa, Mile, que máximo achar teu blog!. Estou de mudança pro Uruguai. Na verdade, já estive aí 3 vezes, na última, fiquei por 4 meses. Estou voltando agora, de mala e cuia, vou morar em Punta del Este. Vou ler, com calma, vários posts teus pra poder entender coisas que ainda não sei, e me interessa muito a questão de estudo(sou formada em Administração de Empresas) e quero muito me especializar na área de RH e encontrar trabalho, se possível na área, mas já andei vendo pelos posts, que a coisa é meio difícil.
    Curiosidade: por que decidiste ir para o Uruguai? O que tu fazes aí agora?
    Saludos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Quel, muito obrigada pela visita!

      Espero que seja muito feliz nessa nova etapa vivendo aqui no paisito! ;)

      Há ótimos cursos de especialização em RRHH, quando cheguei pensei em fazer a pós nessa area e pesquisei bastante junto às universidades, me interessei pela ORT e Católica, após entrevistas com os coordenadores, o curso da católica acabou me convencendo mais (não cheguei a cursar nenhum, mas acho que ainda tenho as informações nos e-mails e se quiser posso te encaminhar).

      Fui para o Uruguay por causa de um certo uruguayo rsrs.
      Estava trabalhando no departamento administrativo de uma multinacional com negócios no Brasil, mas mesmo com estudos (sou formada em Direito pela Universidade Católica e técnica em RRHH pela UDE de Mvdeo) foi bem difícil esse processo de trabalho, passei por call centers, longos períodos sem trabalho, etc...

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá Mile, adorei seu blog! :) Queria saber se teria como a gente se comunicar por email, facebook, skype algo do tipo pq queria tirar umas duvidas contigo, sou de Recife e estou querendo fazer minha primeira viajem e escolhi o Uruguai, mas como sou marinheira de primeira viajem tenho muitaaas perguntas pra te fazer auhehuaehueuehua aguardo tua resposta, abraço :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lin Mei!

      Muito obrigada pela visita! ;)

      Pode fazer as perguntas pelos comentários mesmo, é bom que muitas vezes acaba auxiliando outras pessoas que têm as mesmas dúvidas, mas se quiser contato pelo e-mail pode mandar para jcardoso.jamile@gmail.com

      As vezes demoro para responder porque o tempo é corrido, mas tento responder todo mundo.

      Abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigadaaa Mile :) estou fazendo algumas pesquisas e anotando minhas duvidas e já já te mando um email enooooorme cheio de perguntas aeuheuhauheuuhaehe brincadeira ;)

      Beijão!!

      Excluir
  4. Olá Mile, parabéns pelo seu blog.
    Suas postagens esta ajudando muito aqui na nossa empresa, pois estamos para fazer um empreendimento no Uruguai e retiramos muitas duvidas e informações do seu Blog, parabéns.
    Gostaria de ter um contato melhor com você, pois estaremos indo ao Uruguai em julho/2013 e se for possível queria alguma ajudinha, estamos indo a Montevidel, meu e-mail é roberto@smartek.com.br.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto! Muito obrigada pelo comentário!

      Fico feliz em saber que estou ajudando a esclarecer suas dúvidas.
      Pode mandar e-mail para jcardoso.jamile@gmail.com

      Abraço!

      Excluir
  5. Olá,você tem dicas de hospedagem no forte? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Para ficar dentro do parque há a opção de camping. Vi que há cabanas também, mas são dos oficiais do exército, não sei como é - ou se é possível - alugá-las.
      Uma opção é ficar em Punta del Diablo, é o local mais próximo com estrutura para turismo.

      Abraço! ;)

      Excluir
  6. Hospedar-se Santa Tereza é marvilhoso, e barato. O único incoveniente é que o período mínimo é de 3 dias.

    ResponderExcluir
  7. Olá Mile,

    To com vontade de fazer umas férias de carro ao Uruguai. Sou de Porto Alegre. Estou pensando em ir ou em Novembro 2014 ou Março 2015 por ser meses ainda com calor mas sem a muvuca da alta temporada. Pretendo conhecer 1° a Fortaleza de santa tereza. A visita na fortaleza em si, para poder entrar dentro dela, tem dias específicos e horários? Pergunto por que em muitos relatos alguns foram e estava fechado.
    Obrigado!
    Léo.

    ResponderExcluir
  8. Olá Mile. Acabei de conhecer seu blog e estou curtindo. Tenho interesse em conhecer o Uruguai e suas praias ( natureza) durante 27/12 a 4/1/15, que será nosso período de férias. Somos um casal e temos um filho de 3 anos, que pela idade acaba nos pedindo algum cuidado e por outro lado nos motiva ao encontro da natureza.
    Quais locais, cidades ou praias vc sugere nossa hospedagem, considerando nosso interesse em curtir mais praia do que cidade

    ResponderExcluir
  9. Mille, tudo bem? quero ir ao Forte Santa Tereza, partindo de Montevideo. Como faço? Olhei as empresas de onibus, mas fiquei na dúvida. Não achei uma rota Montevideo-Santa Tereza. devo comprar para qual destino? Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá! Sabes me dizer qual o horário de funcionamento em Dezembro?

    SEU site é ótimo! Parabéns!

    ResponderExcluir