MAM - Mercado Agrícola de Montevidéu

Uma das noticias mais comentadas nas últimas semanas lá no Uruguay diz respeito à reinauguração do Mercado Agrícola de Montevideo, todo mundo estava um tantinho curioso para ver  de perto o resultado do projeto e já adianto que a opinião do grande público vem sendo altamente positiva.

O Mercado Agrícola tem 100 anos de história, já foi declarado Monumento Histórico Nacional, desempenhou papel importante no comércio de alimentos da cidade e as estruturas de ferro, madeira e vidrais compõem uma arquitetura de encher os olhos.



Com todos esses atrativos, fica difícil imaginar que o prédio passou anos em estado de abandono e deterioração. 

O projeto de revitalização começou no ano de 2005 e na minha opinião um grande mérito foi envolver também a comunidade na causa, entender o mercado como o coração do bairro e melhorar também todo o entorno onde o edifício está inserido. 

Segundo as entrevistas que li, foram 8 anos trabalhando nessa ideia e a caminhada não foi nada fácil, mas é bacana ver que conseguiram alcançar certos objetivos e o mercado hoje está lindo, gerando oportunidades: são 107 locais com vendas de frutas e verduras, praça de alimentação, serviços e ofertas culturais.




                                            Todas as fotos copiadas do site mam.com.uy


Dizem que dar uma voltinha pelo Mercado Agrícola é algo como uma volta às tradições, ao natural, visitando o site do espaço percebemos a presença de palavras-chaves como nossa identidade, nossa história, um lugar de encontro para toda família

E propostas assim me apetecem, ainda não pude ir porque não estou na cidade e vou levar mais alguns meses para voltar, mas achei que deveria contar um pouco sobre o lugar para os que estão com viagem marcada e têm interesse nesse tipo de atividade, possam programar uma visita (vou gostar de receber fotos rs).

Endereço:

Bairro Goes - Rua José L. Terra número 2220, entre Martín García e Dr. Juan José de Amézaga (perto do Palácio Legislativo).


Horário:

Aberto todos os dias das 8h às 22h.


Ah! Sabem a cervejaria Mastra que comentei já comentei por aqui? Eles têm um local no Mercado.

Lá vocês encontrarão também um mural do artista plástico Carlos Páez Vilaró, aos 90 anos de idade ele continua produzindo, acho fantástico!



Abraço! ;)

21 comentários

  1. Olá,

    Parabéns pelo Blog!

    Você recomenda o Uruguay pra viver? (Amo Salvador).

    Continua gostando de Montevideu, mesmo com o frio cortante do inverno?

    Você diz que não está na cidade, mas continuará vivendo ai?

    Desculpe as perguntas, mas estou pra tomar a decisão de ir viver no Uruguay, e seu Blog pra mim é referência.

    Muiiito Grato,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Olha, posso falar minha experiência (que pode ser diferente da experiência de outras pessoas, claro) e não foi nada fácil me estabelecer no país, o mercado de trabalho tinha suas particularidades que muitas vezes me desestimulava - teria mais perspectivas, uma carreira profissional com mais oportunidades no Brasil, por exemplo.

      Mas apesar disso, gosto bastante da vida que construí no país. No momento não estou no Uruguay, estou passando uma temporada fora e voltarei em breve.

      Sobre o frio, aprendi a ver a beleza do inverno, e apreciar ainda mais os dias lindos de verão.

      Muito obrigada pela visita! Boa sorte na decisão!

      Abraço!

      Excluir
    2. Mille,

      Quanto você sugere levar em Reais ou Dólares para se instalar no Uruguay? (Pelo menos uma idéia).

      Você está viajando a trabalho.

      Conte mais,

      Excluir
    3. Olá!

      Infelizmente não consigo estipular um valor, é muito relativo e depende do tipo de vida que cada pessoa leva.

      O que recomendo sempre é que as pessoas acessem páginas de ofertas de alugueis e verifiquem a média de preços das opções que cabem no seu perfil e orçamento.
      Daí calcular os gastos, avaliar se o imóvel será mobiliado ou irá comprar tudo no Uruguay (nesse caso já pesquisar os preços em lojas como Motociclo, Gutierrez - a mais barata, Divino, ou procurar coisas usadas em sites como todoaca.com.uy ou mercado livre, etc), ter uma reserva para gastos com alimentação e custos de luz, internet, plano de saúde...

      Viajei para fazer uns cursos, ficarei estudando por uns meses! ;)

      Abraço!

      Excluir
    4. Ola mile, boa noite.
      Gostaria de saber quais as faculdade privadas no uruguay aonde tem o curso de medicina e o valor da mensalidade.

      obrigada.

      Excluir
    5. Olá Rayza!

      No Uruguay não são inúmeras universidades, para estudar medicina há a faculdade pública e a faculdade privada de Punta del Este.
      Para saber o valor da mensalidade você precisa entrar em contato com a instituição.

      Abraço!

      Excluir
  2. Oi mili meu nome é rayssa, estudava em buenos medicina mas ai acabei voltando ao Brasil. Mas vou voltar ao curso e me indiram claeh em punta del este . Aai pesquisando sobre paraguai vi seu poste falando sobre montevideo que na. minha consepção é melhor de morar. Quando eu fui para buenos aires eu fui por uma assessoria, mas ate o momento ainda n encontrei uma que tratasse a respeito de medicina no paraguai expecificamente em montevideo! Como li todo seu post queria saber se poseria me informar uma faculdade boa de medicina em montevideo de preferencia particular. Pq qro ir agora no segundo semestre e as aulas deveram começar em agosto por la. Espero sua resposta. De ja OBrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayssa!

      Montevideo fica no Uruguay e não Paraguay.

      Não há faculdade privada de medicina em Montevideo. A faculdade de medicina de Montevideo é a Udelar, pública.

      Já a Claeh fica em Punta del Este e não conheço pessoas que estudam lá, não tenho referências.
      Segundo uma matéria do jornal El Pais, apenas em 2011 houve a primeira turma de formandos, foram 29 alunos.
      O custo dessa faculdade não é baixo, nem o custo de vida no Uruguay, segundo a mesma matéria, a mensalidade girava em torno de 1300 dólares (2 anos atrás, seguramente já houve reajuste de preço).

      Para mais informações recomendo contactar-se com as instituições.

      Abraço!

      Excluir
  3. Ops... É Uruguay, coloquei errado. Hahahaha Era justamente sobre a publica de montevideo. COmo vc mora ai queria informaçaaão se ela é realmente boa e se vale a pena engressar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo! ;)

      Sim, a faculdade pública tem prestigio no mercado.

      Abraço!

      Excluir
  4. otimo post, muito legal o que voce escreve, mas mais uma vez, haushaush, me responda, como esta de emprego ai no uruguai, trabalhar com esportes, pois sou formado em educação física e voce sabe que aqui no brasil esta cada vez mais dificil as coisas, e eu bem queria continuar trabalhando na minha area de formação caso fosse morar ai, obrigado pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Muito obrigada pela visita! ;)

      Como Educação Física não é minha área de atuação, não sei dizer exatamente como está o mercado, você pode dar uma olhada nas ofertas de empregos das consultoras de rrhh e páginas de anúncios como BuscoJobs e CompuTrabajo.

      Abraço!

      Excluir
  5. Oi Mille mais uma vez aqui, outra coisa que queria saber, sobre moradia para estudaantes, vc indica algum q seja boa e bem localizado. Abraços RAyssa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayssa! Há muitas residencias estudantis, infelizmente não tenho nenhuma para recomendar porque nunca me hospedei, mas recomendo que pesquise no Google, no site do Gallito, etc.

      Abraço!

      Excluir
  6. Mile o MAM está muito lindo mesmo!!! Passear pelos corredores e poder escolher qual das lojas têm a melhor fruta e verdura é tarefa difícil. Sou apaixonada pelas feiras de bairro daqui, mas depois que o MAM reinaugurou, ficou complicado escolher qual é o melhor!! E têm algumas que as vezes ainda fazem degustação.
    Vá com tempo, pois fazer suas compras e depois ficar no balcão da cervejaria Mastra tomando uma "Del Mercado" (aromatizada com canela) não tem preço! Um passeio com diversão garantida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patula!

      Imagino como deve estar legal e estou doida para conhecer! Adoro fazer feira rs!

      Gosto muito da Mastra e uma boa pedida essa cerveja com toque de canela, hein?

      Abraço! ;)

      Excluir
  7. Oi, voce sabe me dizer se eh dificil entrar na UdelaR em medicina sendo estrangeiro? eh concorrido? Me apaixonei pelo Uruguai.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone!

      Dá uma olhada nos posts "Estudar no Uruguay", lá comentei sobre as universidades.

      Abraço!

      Excluir
  8. Mili, graças ao seu blog achei esta preciosa dica sobre o Mercado Agrícola. Voltei de Montevideo há poucos dias e realmente posso dizer que vale a pena visitar o lugar. Infelizmente não tive tempo de explorar o Mercado, pois era meu último dia e o tempo estava apertado. Aproveito pra deixar uma dica para os leitores do blog. Se forem pegar táxi na saída, procurem o ponto do lado de fora. Os carros não param em qualquer lugar da calçada e quase perdi minha hora por causa disso. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thati!

      Que ótimo conseguiu passar lá, mesmo que rapidinho.

      Em relação aos taxistas, eles tem uns 'códigos', se há uma parada de táxi muito próxima do lugar onde a pessoa está tentando pegar um táxi, é comum eles não pararem em consideração ao colega que está ali na fila esperando um passageiro.

      Fora isso eles param em qualquer lugar, só fazer sinal que param.

      Abraço! ;)

      Excluir
  9. Boa noite,falo em nome da Qualitfrutas,empresa essa que está consolidado no mercado interno (brasil) e visando sulamercano como Argentina e Uruguai,queria um correspondente que pudesse oferecer as nossas frutas aí no Uruguai e que seria gratificada por esse auxílio.gostaria de ter um retorno de sua pessoa no meu email:jacksonreyver@gmail.com

    ResponderExcluir