Natal e Réveillon no Uruguai

Muita gente tem perguntado como se celebram as festas de fim de ano no Uruguai.

E em alguns casos percebo uma certa preocupação nos que estão com viagem marcada ao paisito entre o período do Natal e ano novo, as dúvidas mais frequentes são as seguintes:

- Afinal o que funciona ou não? Vale a pena ou é muito desanimado?

Acho que a primeira coisa para aproveitar as festas fora de casa é desapegar da comparação com o Brasil, digo no sentido de estar preparado para abraçar uma celebração levemente diferente.

No Uruguay, por exemplo, as pessoas não vestem branco nem pulam 7 ondinhas, mas nada te impede de trajar branco e dar seus pulos no mar rs. 

Não tem farofa nem rabanada na ceia, mas você pode descobrir outros quitutes igualmente saborosos.

É importante também definir o que cada um está buscando, se é badalação, descanso ou um meio termo e a partir daí procurar o destino que oferece a proposta mais coerente.

Tendo em mente esses pontos, as chances de diversão são grandes em qualquer lugar.


Natal Réveillon Uruguai

Sobre o funcionamento dos serviços na capital é verdade que os mesmos são afetados nas festas, assim como o movimento nas ruas. 

Para citar alguns: as linhas de ônibus encerram mais cedo na noite de 24 e operam reduzidas no dia 25. A coleta de lixo é suspensa nos dias 25 e 01. Os shoppings também têm horário reduzido nos dias 24 e 31, e ficam fechados nos dias 25 e 01. 

Em outras palavras, nada de outro mundo ou difícil de lidar.

Quanto ao movimento, metade da população do país vive em Montevideo, mas nesse período a cidade fica mais vazia mesmo. 

Apesar de não ter dados estatísticos, atribuo isso ao número considerável de pessoas que são do interior e vivem na cidade - onde há mais oportunidades de estudos e trabalho, então quando chega essa época do ano o que a maioria quer é passar as festas com a família. 

Pois bem, agora que já me estendi respondendo as perguntas rs, vou resumir alguns destinos para você que está com viagem marcada e ainda não decidiu onde passar o natal/ano novo no Uruguay! ;)

Mapa Uruguai

A grosso modo poderia recomendar Punta del Este (no departamento de Maldonado) ou Punta del Diablo (no departamento de Rocha) para quem procura agito no réveillon. 

É sabido que Punta del Este proporciona ao visitante a maior estrutura turística do país, há hotéis e restaurantes com mais estrelas que o céu, muitas opções de lazer e festas. As baladinhas são mais cool, mais caras e moderninhas. 

Em Punta del Diablo o esquema é mais hippie chic. Há muitas festas também, repertório musical mais variado, o que quer dizer: vá preparado para ouvir e bailar cumbia também.

Outra opção pouco explorada pelos viajantes é o interior do país, nesse sentido Salto pode ser uma boa surpresa. 

A cidade é uma graça, para aplacar o calorão do verão os parques aquáticos são os melhores lugares para estar durante o dia. Quando a tarde cai, lá pelas 22h, o movimento vai lentamente seguindo para a costanera - a orla do rio.

É lá onde estão concentrados os bares e baladas. Por volta das 2h da manhã o local se transforma em pura festa: muitos jovens, carros, música. E vai até raiar o dia.

Para quem procura algo no meio termo, não muito agitado, não  muito tranquilo, Piriápolis e La Paloma são ótimas opções.

Já contei em várias oportunidades que sou apaixonada por Piriápolis, né? Acho um lugar lindo! Oferece uma boa estrutura de lazer e serviços.

La Paloma é uma cidadezinha muito frequentada por famílias, o ambiente é agradável, também tem uma boa estrutura e a localização é excelente para explorar o departamento de Rocha, atrações como Cabo Polonio, La Pedrera e Bosque de Ombúes estão a pouquíssimos km de distância.

Quem busca tranquilidade pode ir sem medo a Montevideo, como disse antes a cidade costuma ficar mais vazia. Espere ver menos trânsito, mais turistas nas ruas e alguns estabelecimentos fechados. Mas não se desespere porque a cidade continua funcionando - num ritmo mais devagar, mas funciona. Sempre haverá algo aberto!

Lá dá para ver a queima de fogos na orla de Pocitos, ir a feira Ideas+ que acontece no Parque Rodo e tem artesanatos, livros e shows ou assistir os festejos da chegada do natal no Mercado del Puerto.

No dia 24 as pessoas tomam medio y medio, cidra e também jogam essas bebidas - e água - umas nas outras. Começa ao meio dia perto da fonte do mercado e qualquer um que passe por aí está sujeito ao banho, não adianta fazer cara feia, quem está na chuva é para se molhar!


Festa Mercado Puerto
                                                        Foto fonte: Flickr - Google Imagens

Vou tentar fazer outro post com sugestões de festas e lugares para a ceia nesses destinos, já enviei e-mail a vários lugares, mas até agora pouquíssimos têm a programação definida - preço, horários, menu, etc. Fico aguardando mais informações. 

Quem quiser saber outras curiosidades sobre os costumes natalinos no Uruguay, nesse post contei como foi meu primeiro natal no país.

Abraço! ;)

47 comentários

  1. Mile, uma pergunta um pouquinho fora do assunto do post, mas aproveitando que você citou Salto. Por ser a segunda maior cidade do Uruguai, você acha que, pra quem não tem condições de arcar com o custo de vida e moradia de Montevideo, Salto é uma boa opção para se trabalhar e morar?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme!

      O custo de vida em Salto é mais baixo mesmo, porém há menos oportunidades e a média salarial é mais baixa do que na capital.

      Se a ideia é equilibrar o orçamento tem que levar em conta esses pontos.

      Abraço! ;)

      Excluir
  2. Mile, como sempre, excelentes as suas dicas.
    Um abraço,
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Mile, parabens pelo teu blog! Ele é perfeito tanto para os viajantes, quanto para os novos residentes (grupo no qual me incluo). Faz um mes que ando perguntando para as pessoas que conheço sobre o ano novo em Monteverde... minha familia e a de meu marido planejaram as ferias para passar esse periodo aqui e me perguntam enlouquecidamente sobre o que ha para fazer... Teu post foi salvador! rsrs bks e obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Monteverde nao, Montevideo. .. :P

      Excluir
    2. Marcela, muito obrigada pela gentileza! :)

      Fico feliz por ter ajudado um pouco.

      Você chegou faz pouco tempo? Me conta mais o que está achando rs.

      Abraço!

      Excluir
    3. Estou no "vai e volta" até agora... neste momento estou no Brasil para buscar meu ultimo bichinho e minha mae (que também irá morar aí). Ainda nao passei pelo tempo de adaptaçao, pois tive 2 meses de mudança... mas as coisas vao se organizando aos poucos, ne?! Um bjao!

      Excluir
    4. E, mais uma vez, super obrigada pelas novas dicas! :D

      Excluir
    5. Ah sim, com o tempo tudo vai se encaixando!

      Boa sorte! Abraço! :)

      Excluir
  4. Olá, estou indo ao Uruguai e gostaria de saber se a melhor compra é no cartao de débito ou crédito.

    Obrigada
    manoellaalves@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manoella,

      Depende das taxas que seu banco ou operadora de cartão de crédito cobram.

      Prefiro viajar com o VTM ou em especie mesmo.

      Abraço!

      Excluir
  5. Olá, Mile!

    Você saberia me dizer como é o reveillón em Colônia do Sacramento? Se há estabelecimentos (restaurantes) aberto para a virada do ano...

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Oi Rafael!

      Desculpa não ter respondido antes, estava de férias...

      Espero que tenha aproveitado bastante a virada do ano!

      Abraço!

      Excluir
  7. Este post me interessou muito (e o que está por vir também)... Estarei em Montevidéu de 21/12/2013 a 26/12/2013 e não faço ideia do que fazer na noite do dia 24 :\

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucia!

      Muito obrigada pela visita!

      Espero que tenha encontrado muita coisa bacana para fazer nos dias da viagem!

      Abraço! ;)

      Excluir
  8. Olá Mile, você acha melhor fazer a ceia de natal no hotel ou em alguém restaurante em Punta del Este?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Desculpa não ter respondido antes, estava de férias...

      Espero que tenha encontrado um lugar legal para celebrar o natal.

      Abraço! :)

      Excluir
  9. Mile tudo bem? Acabei de chegar aqui no seu blog e ameiiiiii! Acho que ele vai ser a solução dos meus problemas, rrsrs.
    Vou fazer um cruzeiro e, infelizmente, vai ter um só dia em Montevidéu, que será dia 25 de dezembro, NATAL! Ou seja, estou desesperada atrás de infos para aproveitar o melhor que dá nesse feriado.
    Me ajuda, please????

    Tem alguma coisa aberta? Cafés, lojinhas, teatro solis etc, etc...

    Beijos e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata! Tudo bem e você?

      Não pude responder antes, estava de férias... mas acho que nos falamos pelo facebook, ou não rs?

      Espero que tenha conseguido aproveitar o passeio no feriado.

      Abraço! :)

      Excluir
  10. tem razao amiga bom mesmo e jurere inernacional na linda florianopolis os uruguayos nao sabem fazer natal nem ano novo no inverno punta e horrivel uma cidade fantasma , o Brasil e tudo de bom e os brasileiros que vao pra punta que pariu.kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jussara!

      Discordo e não entendo como alguém pode achar que determinado povo não sabe celebrar uma festa familiar como o Natal!

      Sabe aquela velha história de não precisar dizer que o amarelo é feio por gostar do verde!? Então, eu particularmente adoro Punta no inverno!

      Abraço!

      Excluir
    2. tameem adoro Punta no inverno rs

      Excluir
  11. Mile, boa tarde!
    Estou programando minha Lua de Mel em Montevideo (23/12/2014 a 03/01/2015) e gostaria de saber quais os melhores lugares para se conhecer? Acha viavel passar pelo menos 1 dia em Punta Del Este?
    Gostei do seu post, parabéns.
    Abraços Rick.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rick!

      Que bacana, parabéns pelo casamento! :)

      Vocês terão um tempo interessante, mais de uma semana para aproveitar e conhecer muita coisa boa no Uruguay.

      Os 'melhores lugares' depende do gosto de vocês, se preferem praia, campo, agito, tranquilidade, etc.

      Dá uma olhada no menu Outros Destinos e confira algumas das opções.

      É viável passar 1 dia - e até mais - em Punta del Este.

      Abraço!

      Excluir
  12. Parabéns pelo blog! Como dica para a ceia de reveillon: restaurante Francis, simplesmente sensacional. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wagner! Obrigada pela gentileza e colaboração! O Francis não tem erro, né? Que bom aproveitaram! ;)

      Excluir
  13. Olá!!!
    Gostaria de saber sobre a noite da Virada em Colônia do Sacramento...
    Tem algo pra fazer ou é só dormir mesmo????
    ehhehehe

    ResponderExcluir
  14. Ola,
    Passo natal esse ano em Montevideo, vai ser o primeiro casada e estaremos so nos 2. Alguma dica tipica de ceia? Que fuja de hotel....

    ResponderExcluir
  15. Olá!!!
    Gostaria de saber se você conhece algum hotel em Montevidéu, que tenha a própria festa de reveillon?

    Obrigado
    Cristiano

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, chego em Montevideo ia 25 de dezembro com a família. O que você sugere para fazer nesse dia? o mercado e o passeio de ônibus (tur) estão funcionando?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Oi Mile, seu blog é o máximo!! Está me ajudando horrores a programar uma viegm de fim de ano a Carmelo, Colonia e Montevideo. Vc tem alguma dica de Ano Novo em Colonia? Sei que é tranquilo e tal, mas só se tiver algum restaurante pra recomendar ou algum q a gente deva evitar. Somos um casal de 33-38 e pretendemos fazer algo light, relax. Obrigada e bjs
    Virginia

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Mile.
    Gostaria de saber como é o transito de Montevidéu para Punta Del Este no dia 31/01 de carro, dia 01/01 ou no dia 02/01. Você recomenda fazer esse trajeto para aproveitar só uma ou duas noites em Punta?
    Obrigada! Abs

    ResponderExcluir
  20. Olá Mile, há algum post com dicas de onde passar o réveillon em Montevidéu? Queremos fazer reserva para o jantar, pois nosso hotel não terá está opção na noite de 31/12, tb só chegaremos dia 31/12. Obrigada....seu blog é ótimo!

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? vou ficar no hotel querido, e vi uma indicação no face dela do seu blog, amei, vou ficar em Pocitos assim q eu sair de BA, só dá p vir de Bukbus, ou vc tem outra opção p me dar. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  22. Olá primeiramente parabéns pelo trabalho no blog. Estarei chegando dia 31/12 em Montevidéu e gostaria de alguma indicação para curtir a virada..

    Desde já agradeço a atenção !

    ResponderExcluir
  23. Olá, qual hotel vc indica em Salto???
    Obrigada pela atenção!!!

    ResponderExcluir
  24. Ola Mile tudo bem? Então, sou de Salvador e de uns tempos pra cá venho observado o Uruguai em todos os aspectos e tava olhando o Rivera e achei super interessante por também falar português. Queria saber o que acha sobre Rivera. Dá pra se sustentar após uns anos de graduada em medicina ou indica outro estado pra morar? Obrigada ��

    ResponderExcluir
  25. Oi Mile, tudo bem? Parabéns pelo blog. Minha esposa e eu adoramos o Uruguay. Já fomos lá umas 7 vezes (será que a gente gosta pouco?). Para nós, é um dos povos mais educados na América Latina - já fomos ao Chile e a Argentina. O povo chileno também é bastante solicito, ajudam bastante. O argentino, apesar de toda (má) fama, também nos tratou bem, mas nós sempre que falamos em ir passear, o primeiro lugar que nos vem à cabeça é Montevidéu. Já conhecemos Punta, Piriápolis e Colonia. Em resumo, se alguém quer conhecer um lugar e um povo bacana, vá para Montevidéu. Abraço,s

    ResponderExcluir
  26. Mile, por favor, qual sua sugestão de hotel em Montevideo, com boa localização e uma boa ceia de réveillon?
    Abraços,
    Marino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IBIS, BOM e BARATO de frente para praia, lado da cidade antiga!!!!!!!!

      Excluir
  27. Já fui 4x a Montevideo, Colônia, Chuy, Rivera, Punta, Forte Santa Teresa e outros!!!!!!
    É maravilhoso recomendo a todos!!!!!! Estarei lá em Dezembro, Natal e Ano Novo!!!!!
    Abraços para todos e Boas festas!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Oi Mile...Ainda movimenta esse blog? Queria tirar umas duvidas. Abs

    ResponderExcluir