Qual moeda levar para o Uruguai?

Na hora de preparar a viagem ao Uruguai é comum as pessoas se perguntarem qual moeda levar, já escrevi sobre esse tema lá no comecinho do blog e volto a tocar no assunto porque ainda é uma dúvida constante dos viajantes.

Afinal, qual moeda é melhor trazer para as férias no Uruguai, compensa mais viajar com dólares ou reais?

Eu continuo achando que trazer reais é a opção mais conveniente, salvo se você já tiver dólares debaixo do colchão! :P

Qual moeda levar para o Uruguai

No Uruguai é super fácil trocar moedas, há muitas casas de cambio. 

Aqui em Montevidéu, por exemplo, em praticamente todos os bairros há um local, e não falo só dos bairros com movimento de turistas, então encontrar um lugar para trocar dinheiro não será uma tarefa complicada.

Vocês vão encontrar as redes Abitab e RedPagos que são como nossas casas lotéricas e também casas de cambio autorizadas, é muito prático trocar reais por pesos uruguaios - não é necessário apresentar documento ou perder tempo em filas - e também seguro, nunca vi problema de notas falsas ou aquele pessoal suspeito gritando 'cambio,cambio' no meio das ruas como acontece na vizinha Buenos Aires. 

A cotação sempre apresenta uma pequena variação de um estabelecimento a outro, então é interessante dar uma volta e ver qual lugar oferece o melhor valor (levamos em consideração o valor que diz 'compra'). 

Uma dica é perguntar quanto pagam para trocar X reais, geralmente funciona para ganhar uns centavinhos a mais se você tiver um valor considerável a trocar (claro que não vão fazer um melhor preço se você chegar com 50 reais para trocar, mas com 500 dá para tentar negociar).

Hoje, 20 de agosto de 2014, a cotação do real - peso uruguaio está oscilando entre 9,10 e 9,60, ou seja, com um real você compra quase dez pesos uruguaios. 

É comum as pessoas enviarem e-mails perguntando qual a cotação do dia, mas eu não faço cambio todo dia para manter-me sempre atualizada, né? 

Logo, é melhor antes da viagem cada um checar essa informação nos sites de bancos e casas especializadas, deixo alguns links para facilitar a consulta: Cambio 18, Brou, Varlix, Cambilex.

Tem mais dicas sobre a troca de moedas nos posts F.A.Q e Comprando Pesos Uruguaios.

Boa viagem! ;)

25 comentários

  1. Quando fui no ano passado, compensava sacar no caixa eletrônico com o cartão de débito, mas isso deixou de ser vantajoso por causa do aumento do IOF.

    Por sorte, tenho um cartão de débito dos EUA que compensa por ter um câmbio justo. Se alguém tiver cartão de débito de outro país que não tenha imposto/taxa equivalente ao IOF, pode ser que compense mais do que usar as casas de câmbio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nilton!

      Pode ser uma opção, mas acredito que pouca gente tenha cartão vigente de outros países vivendo no Brasil.

      Tenho um cartão irlandês e quando preciso sacar pesos realmente não é ruim a cotação, é justa.

      Abraço!

      Excluir
    2. Oi, Mile!

      Também acho pouco provável, mas quem sabe? Vai que um português encontra o seu blog? Pode acabar sendo útil.

      A propósito, Irlanda e Uruguai têm algum traço em comum ou são totalmente diferentes?

      Abraços

      Excluir
    3. Verdade! Sempre esqueço que tenho visitas de Portugal também rs!

      Olha, eu vejo alguns pontos em comum, o tamanho do país, o fato da maioria da população viver na capital, deles terem resistido pela independência ao lado de gigantes, mas são vidas diferentes, o viver na Europa ainda é outra realidade do viver na América do Sul...

      Excluir
  2. Meu voo chega numa sexta-feira, 17h. Até que hora encontro casa de cambio aberta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana!

      Esse post e os outros dois indicados se complementam, lendo os textos algumas dúvidas podem ser esclarecidas.

      As casas de cambio funcionam em horário comercial, geralmente até às 18:30 (você pode consultar o horário de funcionamento de cada nos links dos sites), e as que estão nos shoppings até às 22h.

      O cambio do aeroporto não tem a melhor cotação, serve para trocar o essencial para as primeiras horas na cidade.

      Abraço!

      Excluir
  3. Ana provavelmente no aeroporto de carrasco deve ter casa de cambio, só não sei se compensa o valor, geralmente eles pagam menos....

    ResponderExcluir
  4. Acabei de chegar de Montevideo e fiquei surpreso com a quantidade de casas de câmbio! No shopping a cotação estava melhor do que nas casas localizadas na 18 de julho. A cotação em Tres Cruces tbm não era boa. Se for para Colonia, leve pesos. A cotação lá estava em 8,80, bem abaixo de Montevideo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro! Obrigada pela colaboração!

      Em Tres Cruces há bancos e casas de cambio, a parte de cima é na verdade um shopping, a cotação é similar as dos demais shoppings da cidade, é só dar uma volta nos dois pisos procurando os locais para achar o melhor preço.

      Abraço!

      Excluir
  5. olá Mile meu nome é Alexandre e na verdade o que gostaria de perguntar nao e relativamente ao post .. moro no Japao a 3 anos pela segunda vez vim em busca de guardar dinheiro como todo o dekasegui .. mas ultimamente tenho pensado muito em mudar nunca gostei muito daqui apesar se ter uma vida muito bom com relaçao ao Brasil .. mas devido ao estress que nos ronda aqui por todo o preconceito e etc .. tenho ainda mas vontade de ir embora .. e o uruguai tem me chamado muita a atencao por varios motivos entre um deles um presidente considerado do povo .. governante que a decadas nao se via .. a proximodade do brasil tambem e um dos pontos que me chama atencao .. gostaria de saber o que voce acha do seu ponto de vista, sobre investir no uruguai .. pois acredito que relativamente o dinheiro que posso vir a juntar aqui seria algo a se investir ai .. outro motivo seria a legalizaçao da cannabis no pais, sou mais um apaixonado pela planta e seus efeitos beneficos .. tanto no uso medicinal e recreativo, e sei que é um mercado crescente e muito lucrativo em todos os paises por onde foi legalizado .. mas o que eu realmente gostaria de saber e o sei ponto de vista sobre essa mudanca que penso em fazer ja que vejo que voce ja tem bastante tempo por ai .. obrigado pelo tempo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre!

      Recomendo que leia os posts da categoria Viver no Uruguai, lá conto minha experiência e tem também relatos de outros brasileiros que vivem aqui.

      Eu, obviamente, gosto muito da vida no país, mas acho uma vida muito difícil também para quem quer se aventurar com a cara e a coragem. Uma coisa é chegar com certa estabilidade, outra é chegar para 'tentar' a vida.

      Como você pensa em investir, o ideal seria conhecer, definir um nicho e pesquisar o mercado, entender as diferenças.

      O consumo no Uruguay não é o mesmo que no Brasil e eu acho que muita gente peca nesse sentido, de querer investir pensando nos moldes Brasil, daí a importância de conhecer, pesquisar, investigar, saber fazer o que se propõe a oferecer (muita gente quer chegar e abrir um restaurante, por exemplo, mas nunca na vida teve um restaurante, não sabe cozinhar, não sabe de contabilidade, administração de pessoal, conservação de alimentos, etc e quer começar tudo isso num país estranho, onde as regras são naturalmente diferentes e exige um tempo de adaptação), dentre outras coisas.

      Sobre a cannabis, O Uruguay definitivamente não é a Amsterdam das Américas. A sociedade não é toda tão moderninha e liberal como todo mundo tende a imaginar, ainda existe resistência a essas medidas que colocaram o país em evidência. E a legislação não abrange a exploração turística da erva, o consumo é restrito a residentes cadastrados no sistema.

      Boa sorte! Abraço!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Mile.
    Primeiramente quero dizer que adorei seu blog, é bem completo.
    Porém estou com uma dúvida. Viajo a Montevidéu nessa sexta-feira (19/09) e estou para comprar pesos e dólares. Na sua opinião, é mais vantajoso trocar o dinheiro aqui no Brasil ou já no Uruguai? Ou consigo pagar tudo em reais aí?
    Infelizmente encontrei seu blog apenas hoje portanto não consegui ler todos os posts, mas até a viagem consigo ver mais algumas dicas e informações. Muito obrigada e parabéns pelo blog!
    Beijos, Semírames.

    ResponderExcluir
  8. Chego no Uruguai num sábado a tarde. Dois mil pesos é suficiente até segunda-feira? Penso em pagar as refeições no cartão de débito. É para utilizar basicamente com táxi ida e volta do centro até Punta Carretas e Pocitos e para pequenas despesas. Depois na segunda-feira penso em trocar em alguma casa de cambio.

    ResponderExcluir
  9. Estamos passando alguns dias em Montevideo e pesquisamos várias casas de câmbio. Num mesmo dia encontramos cotações desde 8,80 até 9,30 pesos para cada real trocado. Vale a pena pesquisar! Encontramos a melhor cotação na Columbus, na peatonal Sarandi.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de receber seus artigos do blog,,, e vou para Montevideo dia 9 até 18 ,para retiro espiritual.
    Qual destino melhor saindo de Fortaleza para Montevideo ?
    Depois do retiro gostaria de fazer city tour. O que vc recomenda que não posso deixar de ver.?
    Qual seria sua recomendação de um hotel que estivesse perto de lojas ,cafés etc,
    Ja somos um casal de mais de 59 anos ,rsrs
    Ja estive ai mais de 25 anos e ja não lembro de quase nada .
    Como esta a temperatura ?
    Seria interessante levar 8000 pesos para taxi ,outras pequenas despesas como alimentação ?
    O lugar é seguro ou dentro do aeroporto existe companhias onde ja se compra o destino ja com tabela fixada ?
    Vou conhecer o trabalho da Isha ,,,Voce conhece ?

    Obrigada se puder me responder ,

    ResponderExcluir
  11. Ótimo Blog! Estou apaixonado. Rsss. .quero muito conhecer o Uruguai. Moro no Rio. Poderíamos tomar um café juntos.

    ResponderExcluir
  12. Olá Jamile, tudo bem?
    Gostaria de saber como que é a agricultura aí no Uruguai,
    sou Engº Agrônomo e pretendo saber um pouco sobre a agricultura e pecuária
    do País, aquisição de terras e etc.
    att,
    Anselmo.

    ResponderExcluir
  13. Irei a Salto e gostaria de saber se lá há casas de cambio

    ResponderExcluir
  14. Oi Mile, acabo de chegar faz uma semana. Estive em Montevidéu 15 dias. Decidi morar aí. As pessoas não são violentas. A minha pergunta e sobre a transferência de dinheiro. Abrir uma conta bancaria. A residencia não tem problema . No saque, com um cartão estrangeiro (não Brasileiro) a comissão e na faixa de 5 euro por 100 euros ( 3.000 $UY). Sabe quanto cobram os bancos uruguaio por transferir o próprio patrimônio? E quais são os rendimentos, poupança? E legal abrir uma conta em US$? Eu vi que no saque (caixa eletrônica) me perguntava se eu queira pesos o dólar. Obrigado

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Obrigada Pela postagem. Isto vale também para os hotéis? fiz algumas reservas e todos confirmam os valores sempre em dólar primeiro.. Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Seu blog é super legal. Estou indo agora em outubro, dia 19, e gostaria de saber se hoje vale a pena comprar dólar para levar ou é melhor levar em reais e tentar o câmbio lá, na moeda local?

    Grata pela atenção.
    Márcia Sena

    ResponderExcluir