Um dia em Cabo Polonio

Não canso de dizer que Cabo Polonio é um dos lugares mais mágicos desse país, uma beleza em estado bruto, um lugar autêntico e único.

Bate e volta em Cabo Polonio no Uruguai

Sempre que passamos o réveillon em La Paloma aproveitamos para esticar as férias em Cabo Polonio, mas no último verão estavamos com Gabi tão piquitica (4 meses) que achamos melhor não encarar o saculejo do caminhão para chegar na praia.

Esse ano nos sentimos confortáveis para fazer a viagem em família e fomos felizes reencontrar nosso paraíso! :)

Para chegar na vila há toda uma aventura: tudo já começa a mudar de cara quando chegamos na altura do km 264 da Ruta 10. 

Cabo Polonio faz parte de um parque nacional e por proteção apenas veículos autorizados podem circular lá dentro. Quem chega de carro precisa parar no estacionamento e seguir em caminhões como esse da foto.

Como chegar em Cabo Polonio

Na teoria agora em janeiro os caminhões partiam a cada 1h, nós chegamos em cima da hora e não conseguimos lugar livre, mas em menos de 15 minutos apareceu outro caminhão vazio e pudemos seguir viagem sem muita espera. 

São 7km balançando entre dunas e bosques num percurso que dura quase meia hora. No caminho as paisagens são arrebatadoras e revelam os segredos de um dos destinos mais pitorescos que conheci na vida: tudo é muito simples e rústico, meio improvisado, despretensioso, natural.

Cabo Polonio tem uma energia diferente, é difícil explicar o que torna tão especial. Não tem luz elétrica nem água corrente, as ruas são todas de areia, o ritmo é lento e de paz.

Hospedagem em Cabo Polonio
Hospedagem em Cabo Polonio

A passagem do caminhão ida e volta custa 200 pesos (aproximadamente 25 reais). A volta não precisa marcar um horário, é só chegar no ponto e esperar na fila. 

Nós fomos só passar o dia, chegamos de manhã e voltamos no meio da tarde para La Paloma. Deu para aproveitar bastante, ficamos um tempo na praia La Calavera e por volta do meio dia quando o sol ficou mais forte nos refugiamos no restaurante Lo de Dani que tem uma sombra boa para almoçar com tranquilidade.

Não achei os preços caros, nada muito diferente do que pagamos em Montevidéu. Pedi de entrada uma porção de buñuelos de algas, os bolinhos fritos de alga marinha típicos da região, que custou 170 pesos e meu prato principal foi peixe com batatas fritas e molho de queijo por 380 pesos.

Onde comer em Cabo Polonio

Depois fomos passear no farol, a subida custa 25 pesos e a vista é sensacional. Gabi fez a soneca do dia na base do farol curtindo a sombra, o barulhinho do mar e dos lobos marinhos fazendo a festa.

Dicas Cabo Polonio Uruguai
O que fazer em Cabo Polonio no Uruguai

Daí voltamos para o centrinho e pegamos o caminhão de volta. Os amigos que nos acompanhavam foram curtir a praia Sur que estava divina bem verdinha e gelada.

A água do mar é sempre gelada, mas o banho é uma delícia, vale a pena encarar os primeiros segundos congelantes rs. 

Morri de pena de voltar, o dia estava incrível, mas não quis abusar e passar o dia inteirinho com a pequena na praia, o calor em janeiro é forte, nós levamos um guarda-sol e garantimos sombra o tempo todo (não tem árvores nas praias, não rola sombra natural, recomendo que levem ou aluguem).


Cabo Polonio funciona bem para um bate e volta só para quem faz base nas cidades próximas, como Águas Dulces ou La Pedrera, jamais para quem está em Montevidéu, desde a capital são boas 5h de viagem e um bate e volta de 10h de viagem é loucura total.

Para a experiência ser completa e ainda mais especial vale a pena passar uma noite e ver o céu todo estrelado curtindo o movimento dos bares com viajantes do mundo todo.

Na saída pagamos o estacionamento (190 pesos a diária) e eu já fazia planos para voltar.

Quem mais está contando as horas para viver a magia de Cabo Polonio? :)

25 comentários

  1. Estive em Cabo Polonio esta semana! Realmente, o lugar é mágico, fiquei encantada com a atmosfera de "sociedade alternativa" do lugar. Não passei a noite lá, mas se tiver uma nova oportunidade vou me programar pra dormir por lá ao menos a noite. Adorei também observar os lobos marinhos de tão perto, fiquei mais de uma hora sentada nas pedras fotografando e acompanhando os bichinhos, rs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O passeio é maravilhoso, né? Que bom você se divertiu também! :)

      Excluir
  2. Boa noite, Mile! Estou indo no dia 19/03 para Montevideo e passarei um mês. Estou indo sozinha e gostaria de saber se tem algum onibus que sai de Montevideo para Cabo Polonio. Pretendo passar um fim de semana por lá. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jamile, tudo bem? Estou indo ao Uruguai agora no início de junho. Queria conhecer cabo polonio, então incluí no meu roteiro, saindo de punta, um dia em cabo polonio,com retorno no dia seguinte. Porém, com a previsão do tempo que acabo de ver, estou na dúvida se vale a pena, principalmente porque minha mãe, de 60 anos, vai estar tb. Vc acha que vale a pena ir mesmo no frio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo e vc? Depende muito do ritmo e interesses de vcs, com minha mãe de 60 não funcionaria de jeito nenhum uma viagem para Cabo no inverno hehe...

      Excluir
  4. Oi quero ir domingo de punta fazer bate e volta vc acha q vale a pena ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita,
      Fiz este passeio saindo de Punta Del Diablo e fui à Cabo Polônio e Punta Del Este no mesmo dia, mas é bem cansativo. Punta Del Este fica a 143 km de Cabo Polônio, cera de 2 horas de carro.

      Excluir
    2. Olá, é viável, mas um pouco cansativo (ou não, depende do seu ritmo, eu aos 20 faria esse bate e volta muito de buenas e a noite ainda iria para a balada hehe, mas hoje aos 30 e alguns chegaria uó do borogodó no hotel). É mais fácil estando em La Paloma ou La Pedrera, por exemplo....

      Excluir
  5. Olá. Chego com meus filhos adultos dia 25 de Dezembro em Cabo Polonio. Queria dicas de um lugar pra dormir. Vou ficar apenas uma noite. Aceito sugestões. Ficar em Valizes não tem o mesmo sabor né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é tudo muito simples, vai depender do seu orçamento e gosto. Eu prefiro alugar uma cabana, casinha. Valizas é uma opção bem interessante tb, eu não descartaria, sobretudo levando em conta os preços, facilidade (tem mais opçōes lá, mais fácil encontrar) e proximidade...

      Excluir
  6. Estive em Cabo Polonio e realmente o lugar é mágico. Chequei a tempo de assistir ao por do sol. Dormi lá, assisti o sol nascer, mas não foi suficiente! pretendo voltar e passar uma semana no periodo da passagem das baleias. Lugar incrível e perto do Brasil! Estou planejando ir de avião até Porto Alegre, pegar um Onibus atéo Chui/Chuy e pegar outro até Cabo Polônio. Já sonho com isso quando durmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seis anos atrás fiz mais ou menos isso: Fui de avião até Porto Alegre, de lá peguei um ônibus noturno para Chuy, mas de lá fui para Punta del Diablo, onde fiquei num hostel, com a grana curta não ficamos muitos dias, mas foram suficientes para me apaixonar pelo Uruguai, mesmo no inverno (e olha que sou friorenta pra caramba!) Um dos passeios que fizemos foi até Cabo Polônio, que lugar mágico, foi um bate-volta e minha única tristeza foi ter acabado a bateria da máquina fotográfica assim que subimos no caminhão. Mesmo assim, as memórias que ficaram são inesquecíveis!

      Excluir
    2. Ah, que lindeza essas experiências! Obrigada por compartilharem! <3

      Excluir
  7. Oi Mile, que bellas sao as paisagems do Cabo Polonio. E a noite cuando sairam as estrellas. Que delicia!

    ResponderExcluir
  8. Olá! Gostaria de tirar uma dúvida contigo.
    O passeio levo quantas horas no total? Subindo no farol e tudo?? Pensamos em passar por cabo polonio e ficar algumas horas, tipos 3. Dá tempo de tudo?
    obrigada e adorei as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Acho corrido passar 3h e um tanto desperdício pq é um lugar remoto (distante da capital pelo menos) e custa um pouco chegar (acesso limitado), né? Mas de dar, dá, é descer do caminhão (30min mais ou menos o trajeto), subir no farol, olhar a vista, descer e pegar o caminhão de novo (se der sorte de coincidir o horário de saída)...

      Excluir
  9. olá. Estou planejando sair agora em julho/17. Família. 2 crianças. Aconselha ir no inverno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você foi no inverno? Foi possível ver os lobos marinhos?
      Valeu a pena?
      Estou planejando ir em julho deste ano e estou em dúvida se incluo no roteiro ou não.

      Excluir
    2. Oi Charles! Eu, Jamile, escolheria outro destino, depende muito dos gostos e expectativas de cada pessoa... Mas, tem gente que vai no inverno e acha legal...

      Excluir
  10. Olá, estou indo pro Uruguai em fevereiro, e vou ficar uma noite em Cabo Polonio e duas em Punta del Diablo. Sairei de Punta del Este, mas fico confusa, de ônibus eu tenho que pegar até que ponto? Pra chegar no lugar que sai este caminhãozinho? E de lá, tem como ir de ônibus pra Punta del Diablo? Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O ônibus te deixa na entrada do parque que dá acesso a praia de Cabo Polonio de onde partem os caminhões para a vila. No verão há linhas que conectam as cidades...

      Excluir
  11. OLÁ, o que podemos esperar em termos de clima no final de maio, é possível visitar Cabo Polonio neste época? se virmos de Montevideu que fica longe aconselha dormimos lá ou há uma cidade intermediária que valha a pena? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nayra! Eu nunca fui no inverno para Cabo, já fui fora de temporada e a maioria das coisas ficam fechadas (bares, restaurantes e tal), diminui a frequência do caminhão, aí vai depender muito da sua vibe e expectativas do que fazer, em termos de clima é bem frio e costuma ventar muito.
      Por essa região do leste eu sempre vou no inverno a Punta e Piriapolis, adoro, o frio não me atrapalha (óbvio que não vou na intenção de pegar praia, as vezes nem no alto verão eu consigo haha, imagina no inverno, a água do mar é sempre geladíssima no Uruguai), me incomoda mais o vento, não dá para saber de antemão se vai estar ventoso ou chovendo, é meio loteria, se programamos a viagem e chegamos lá o tempo não tá legal para caminhar ao ar livre, por exemplo, paciência, faz parte do risco de viajar no inverno, mas essas cidades que citei são maiores e a dinâmica é bem diferente de Cabo...
      Nessa época de maio a agosto eu apostaria em outros destinos caso tivesse poucos dias de viagem...
      Abraço!

      Excluir