5 coisas que você não pode deixar de fazer em Colônia do Sacramento

Toda vez que me pedem dicas do que fazer em Colônia do Sacramento, basicamente eu respondo perder-se nas ruas floridas e fofas do centro histórico.

Roteiro em Colonia do Sacramento

A graça da cidade é justamente poder caminhar com tranquilidade e ir descobrindo várias coisas lindas no caminho. Pode ser um museu, uma fachada colonial, um restaurante, uma praça, a companhia constante do Rio da Prata.

É tudo tão intuitivo - e convidativo - para desbravar que não combina com um roteiro rígido, sabe?

E aí nem percebemos o exato momento que nos entregamos à cidade, é meio assim de uma hora para a outra que passamos a amá-la.

Soa muito abstrato, eu sei hehe. Mas é real, gente. Só observem as fotos de Colonia lá no Instragram, todo mundo que visitou se derrete de saudade nos comentários, acho o maior barato. 

Agora se você acha essa história do 'se deixar levar' bacana, coisa e tal, mas precisa ter algumas ideias em mente antes de chegar, vem comigo ver essa lista com 5 coisas para fazer e aproveitar bem o tempo na cidade.


1) Fechar um walking tour

Colonia do Sacramento tem um passado incrível e sentimos isso o tempo inteiro: a arquitetura espanhola e portuguesa convivem lado a lado dando indícios fortes da história local.

Comentando rapidamente, a cidade é considerada a mais antiga do Uruguai, foi fundada por portugueses e passou anos travando disputa com a coroa espanhola.

Então é possível agregar um toque cultural a sua caminhada pelas ruazinhas coloridas e fotogênicas descobrindo essas curiosidades, diariamente acontecem walking tours pelo centro histórico que têm em média 1h de duração.

É comum os guias abordarem os turistas oferecendo o passeio na rodoviária ou praças, o ponto de partida do passeio na maioria das vezes é a Puerta de la Ciudadela, também conhecida como Puerta de Campo, as ruínas do que seria a entrada da cidade colonial.

Uma construção levantada no ano de 1745  amparada por largas muralhas que protegiam a cidade dos invasores.

Essa porta foi restaurada e reconstruída algumas vezes, mas conserva ainda parte da muralha original e da estrutura do fosso e ponte de acesso. Tudo isso está a céu aberto e de graça.

Roteiro em Colonia do Sacramento
Dicas Colonia do Sacramento

Mesmo dispensando o walking tour, recomendo começar seu roteiro independente desse ponto, seguindo para a Calle de los Supiros, Plaza Mayor e aí se deixando levar pelas fofurices do caminho.


2) Subir no Farol

Vamos ver Colonia lá do alto? Vamos!

O que fazer em Colonia do Sacramento

O farol é um dos pontos turísticos mais fotografados de Colonia, a composição do cenário com as ruínas do Convento San Francisco onde foi erguido é mesmo linda!

Mas dá para adicionar uma dose de aventura e subir os muitos degraus estreitos e em forma de caracol para ter uma vista impagável da cidade.


3) Provar o queijo Colonia

Pouca gente fala da cultura dos queijos no Uruguai (estou há tempos com um post bem delicinha na gaveta, inclusive), mas quem já provou os produtos lacteos nacionais sabe que a qualidade é sensacional.

Daí que existe um queijo tradicionalíssimo no país criado nessa região: o queijo Colonia.


E tudo começou com a chegada de imigrantes suíços que trouxeram a técnica da elaboração de queijos e seguiram com suas tradições na nova terra.

Obviamente com a diferença de clima, do gado e outros fatores, muita coisa teve que ser adaptada e nesse caminho surgiu uma nova variedade de queijo própria dessas bandas. Olha que babado!

Há registros que no ano de 1891 haviam 300 famílias de origem suíça e 100 queijarias instaladas em Colonia, um número bem expressivo, né?

Só vou fazer uma nota para entendermos melhor essa parte do Uruguai, quando falamos Colonia, geralmente estamos nos referindo a Colonia do Sacramento que na real é a capital do departamento Colonia ao qual pertence Carmelo, Nueva Helvécia, Nueva Palmira, etc.

Em Colonia Suiza, que já é Nueva Helvécia, é onde se concentram as queijarias artesanais, tem até um museu do queijo. A notícia boa é que do centrinho fofo de Sacramento até lá são apenas 60 km.

E com tanta proximidade, é claro que encontramos facilmente essa produção nas feiras, supermercados e restaurantes da vizinhança.

Uma opção que vale super a pena é o El Buen Suspiro, localizado na rua mais famosa do centro histórico de Sacramento - Calle de los Suspiros - que vende umas tábuas de queijos e otras cositas para comer rezando.


4) Tomar um drink na beira do rio

Porque você merece uma pausa tomando bons drinks curtindo o horizonte e a imensidão do Río de la Plata.

Pode ser um clericot bem uruguaio, um vinho, cervejinha ou até chá, o que te apetecer nesse momento relax do dia.


Aqui ficam duas sugestões: o Charco Bistro e o Lentas Maravillas. Tem mais info desses lugares aqui.


5) Ver o por do sol no Muelle Viejo

Sim, conta como atração porque é um espetáculo quase sempre. Há muita poesia no fim de tarde uruguaio e em Colonia dá para dizer que os deuses capricharam na magia e beleza.

Tem vários lugares para curtir o por do sol, como na balaustrada do Paseo de San Gabriel ou no Centro Cultural Bastión del Carmen, mas escolhi o Muelle Viejo com sua ponte de madeira, barcos ancorados e banquinhos para terminar de se encantar com esse lugar especial.

Roteiro em Colonia do Sacramento

Um show que muita gente que faz o bate e volta acaba perdendo, agora no verão o sol vai embora lá depois das 20h, acaba inviabilizando o retorno para Montevidéu ou Buenos Aires.

Podendo, durma em Colonia do Sacramento, a cidade é encantadora também sob a luz da noite.

Nesse post fiz alguns comentários sobre a escolha do pernoite ou bate volta.


***

Espero que tenham gostado das dicas e se divirtam muito conhecendo esse lugar incrível! :)

Compartilhe as fotos da viagem no Instagram usando a hashtag #viveruruguay

Abraço!



21 comentários

  1. Olá! Eu e minha família estivemos no Uruguai agora no início de janeiro e adoramos todas as cidades por onde passamos (Montevideo, Colonia del Sacramento, Durazno, Tacuarembó e Rivera). Antes de viajar pegamos muitas das suas dicas que nos foram muito proveitosas, obrigada. O que dizer de Colonia, hein? Que cidade linda! E também fizemos uma esticada até Buenos Aires. Queremos voltar para rever os lugares que visitamos e conhecer outros que não vimos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia!

      Que viagem gostosa, hein? Feliz em saber que as dicas foram úteis! Volta sim, continua aproveitando as maravilhas desse cantinho! :)

      Excluir
  2. Jamis linda!!! O blog de cara nova está belíssimo!!!! E como sempre posts maravilhosos!!! Beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Amei! Deu uma vontade de ir correndo conhecer o lugar! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem, Eulália! Colonia é encantadora de verdade! Obrigada! :)

      Excluir
  4. PRECISO saber duas coisas sobra a ida à Buenos Aires por Colonia.
    Bom, tudo bem? Deixa eu me apresentar primeiro, não é?! Sou Gabriel e estarei n Uruguai entre os dias 03/7 e 12/07. É a primeira vez que saio do Brasil - e a primeira vez que voo rs -.
    As dúvidas: quanto está, em reais, a opção mais barata do BuqueBus de barco para esse transporte? É possível conseguir um lugar no próprio dia, sem reservar pelo site? É baixa temporada, mas estou com medo.

    Ps: uma última dúvida - sabe quanto fica e qual é a melhor maneira de transporte entre Montevidéu e Colônia? Vou passar a noite aí e já estou com Hostel reservado, mas não sei quanto é o transporte também.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mile,
    Estou me preparando para ir para Colonia em Janeiro, vc sabe me dizer sobre a festa llamadas que antecede l carnaval?
    Amei os post!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, estarei indo a Colonia em Março desde BA, pela BuqueBus, poderia me tirar um dúvida em relação a troca? Comprei pelo site, e queria saber se tenho que fazer troca de voucher por pulseira ou algo do tipo.

    ResponderExcluir
  7. Muito bonita a cidade de Colônia do Sacramento. Bastante conservada e conta sua história. Fui de Buquebus de Buenos Aires à Colônia. 1h de viagem com bastante conforto. Inclusive um Duty Free bem sortido. Depois fui de ônibus para Montevidéo. 2h30 de viagem. Adorei o Uruguai..

    ResponderExcluir
  8. Oi Mile, tudo bem? O POST sobre queijos já saiu? Eu tenho o sonho de abrir uma queijaria aqui no Brasil, e quero aproveitar minha ida ao Uruguai para conhecer alguma queijaria, é um pouco da cultura leiteira do país. Você tem mais dicas sobre o assunto?

    ResponderExcluir
  9. Oie:

    Legal (e ÚTIL!) o blog...
    Alias o encontrei por uma imagem bacana do lugar.
    Estive no URUGUAI há tempos; meados de 1999 - uma viagem marcante.
    Eles gostam dos brasileiros. Inclusive foi mais fácil ir, pois resido no RS: e bem mais perto. Só que fui de ônibus (12 horas acho eu).
    E o chato é que NO ROTEIRO NÃO ESTAVA INCLUIDO TAL COLÔNIA... Dá para acreditar?
    Além da viagem em si meio que deixar a desejar (o hotel lá era meio que ruim. A guia de turismo foi escalada no dia desta e teve de se virar rapidamente para encontrar algum material sobre o país. Não dá).
    E de qq modo um país encantador.

    Saludos,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  10. Vou visistar a cidade em dezembro? existe um dia que é melhor para visitação? ou tem algum dia que são fechadas as coisas que nao vale a pena ir?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Mila, estou indo no final do ano e vou atravessar o rio em direção a Buenos aires, gostaria de deixar o carro no lado uruguai e andar de taxi em buenos aires, tem estacionamento para deixar o carro do lado uruguaio, ou no lado argentino ?

    ResponderExcluir
  12. Rola praia (de rio) em Colônia so Sacramento?

    ResponderExcluir
  13. Olá Mila! tudo bem? Parabéns pelo blog!
    Duvida, conhece algum fotografo em Colonia? Gostaria de fazer um ensaio por lá com a Familia!
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Vou estar viajando no começo de julho, será q vai fazer muito frio?..Vou passar primeiro em Canela, Gramado e Punta del este,a partir do dia 03/07 a 12/07.

    ResponderExcluir
  15. ...a MILESPERANÇA podia retornar.

    ResponderExcluir