Programação Carnaval 2017

Post especial para quem vai chegar no carnaval, mas não está entendendo nada hehe.

Carnaval em Montevidéu

Nos dias que antecedem a folia momesca recebo sempre muitas perguntas nas redes do blog: mas tem festa nas ruas? Contam como feriado também? Começa antes do nosso e acaba depois, como é isso? Onde vejo os grupos ensaiando mesmo? E por aí vai.

Já escrevi sobre o carnaval uruguaio aqui e aqui.

Hoje vou fazer um mini guia com a programação da festa 2017 e o que acontece em cada evento para ninguém ficar com dúvidas!

Desfile Inaugural de Carnaval

Quando: 19/01

Onde: Avenida 18 de Julio

É a abertura oficial do carnaval uruguaio. Não é mito quando dizem que o carnaval uruguaio dura 40 e tantos dias. 

O desfile faz um resumo dos estilos e ritmos que encontramos no carnaval uruguaio: candombe, murgas, revistas, lubolo, parodistas e humoristas.

O trajeto vai desde a Plaza Independencia até mais ou menos o prédio da prefeitura. Cada grupo tem 54 minutos para se apresentar. Calculam um público de 75 mil pessoas no circuito.


Desfile de Escolas de Samba

Quando: 20/01

Onde: Avenida 18 de Julio

Sim, caro leitor, es-co-las de sam-ba em pleno centro de Montevidéu. E o samba de muitas escolas tem ziriguidum, viu? Tem ritmo, alegria e um visual bem mais simples que o padrão brasileiro atual, não espere nada apoteótico ou cheio de pirotecnia, mas carnaval é (ou era) diversão, né? Está valendo conferir!

Tem arquibancadas no circuito. Os ingressos custam entre 140 e 300 pesos, é possível comprar na rede Abitab (tipo nossas lotéricas, tem em toda esquina). Info completa nesse link.


Desfile de Llamadas

Quando: 09 e 10/02

Onde: Palermo e Barrio Sur - Os circuitos vão das ruas Carlos Gardel a Zelmar e Michelini a Isla de Flores

Meu preferido! Sou baiana e uma boa batucada toca no coração. Nas llamadas se apresentam as comparsas de candombe. 

Tem arquibancadas também no circuito e 'camarotes', na verdade os moradores criaram esse upgrade alugando as varandas das casas. E aí tem todo um esquema, alguns incluem um churrasquinho esperto, cerveja, drinks, etc. Os ingressos vão desde 170 até 3.300 pesos.

***

Algumas considerações para quem não leu os links dos posts antigos. A festa em termos práticos: desapegue de bloquinhos tomando as ruas, povo fantasiado, ambulantes vendendo cerveja em todo canto. 

A dinâmica da festa é diferente em Montevidéu (em outros lugares do país até dá para encontrar esse modelo, como em La Pedrera), começando pelos ritmos que comandam a folia. Tem escola de samba e já vi trio elétrico com gente cantando axé no desfile que abre o carnaval, mas depois disso é muito candombe e murgas.

Candombe é o ritmo percussivo que faz a gente querer sambar  no passinho uruguaio. A batida de 3 tambores: chico, piano e repique.

Carnaval em Montevidéu

Muitos bairros têm suas comparsas que são formadas por músicos e dançarinos que encenam vários personagens, como o escobero e a mama vieja. Geralmente as dançarinas vão na frente junto com os porta bandeiras, seguidos pela vedette e os músicos com os tambores, as vedettes são como nossas rainhas de bateria.

Já as murgas são espetáculos mais teatrais, geralmente as apresentações acontecem em teatros ou tablados montados especialmente para a festa, os grupos fazem questionamentos políticos, tem um humor sarcástico, ácido. Dificilmente o turista entende o que eles estão falando hehe, tanto pelo tom que é cantado quanto pelo assunto, são críticas a acontecimentos e personagens locais. 

Todo ano há concursos que elegem a melhor comparsa, o melhor grupo de murga, os campeões do carnaval.

Nesse período os ensaios já estão a todo vapor, desde o início do verão na verdade. Cada comparsa tem um calendário próprio, geralmente ensaiam 2 vezes por semanas nas ruas dos bairros que pertecem.

Daí é só chegar e acompanhar, não tem mistério, não tem ingresso custando um rim. É na rua para quem quiser ver e ser feliz.

O berço do candombe é o bairro Sur e Palermo, no final de semana sempre tem comparsa ensaiando no fim de tarde. Sempre, o ano inteiro. E você vai saber porque vai escutar os tambores ou ver a fogueira acesa que faz parte do ritual de aquecimento dos instrumentos, mesmo que ninguém precise afiná-los no dia hehe.

Eu acompanhava - ou escutava da varanda de casa - as comparsas da minha vizinhança em Malvín. Todo domingo se reuniam na Plaza Fabini, pertinho da praia. 

Carnaval em Montevidéu

O bairro é tranquilo, recomendei um roteiro completo aqui, se fizerem num dia de domingo já sabem que podem esticar até a praça e seguir bailando pelas ruas: a experiência é emocionante!

Segue um aperitivo aí embaixo de um domingo candombero em Malvín! <3


Os dias de feriado são iguais aos nossos: segunda e terça-feira, ou seja, dias 27 e 28 de fevereiro.

O movimento na capital é lento, muitos lugares fechados, mas como costumo dizer em feriados, sempre tem o que fazer, sempre tem algum bar, café e/ou restaurante aberto, as ramblas e parques não têm portas, é verão e tem praia, tem por do sol, vai ser lindo! :)

Abraço!

19 comentários

  1. Olá, vou a Montevidéu com a minha esposa uma semana após o Carnaval (de 04/03 a 11/03). A cidade já vai estar de volta a rotina e com tudo funcionando normalmente? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mile! Meu nome é Julio Cezar e como a crise no Brasil está terrível, estamos pensando (eu e minha esposa) em mudar de país. Penso em fazer isso para o início de 2018, pois ainda temos situações aqui em São Paulo que não podemos simplesmente parar e ir embora.
    Mas que temos a vontade de mudar de ares no ano que vem, isso nós temos! Eu li vários posts seus sobre trabalho.
    Dê a sua opinião... Eu sou jornalista, já trabalhei na Folha de SP, mas estou fora da área e dificilmente eu volte para o jornalismo.
    Você acha que seria muito difícil eu arrumar um emprego no Uruguay??? Claro que eu não seria jornalista aí, pois escrevo em português, mas eu teria espaço em empresas como Call Center ou atendimento em hotéis, por exemplo???
    Já a minha esposa é arquiteta. A área da arquitetura e construção está boa aí no Uruguay???

    Grande abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, não sou da area de arquitetura, não tenho como opinar nisso. E trabalho em call center todo mundo consegue uma hora ou outra (a rotatividade é alta), duro é viver com o salário de operador de call center, impossível manter uma casa com 20 mil pesos por mês...

      Abraço e obrigada!

      Excluir
  3. Oi, Mille.
    Que lindo ficou o Blog de cara nova.
    Parabéns e Buena onda.💕

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa noite!
    Embarco para Montevidéu no próximo sábado e fico até o sábado seguinte. Você sabe se terá alguma programação de carnaval nesse período (21 a 28)?
    Muito obrigada desde já pela ajuda :)
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A programação oficial é essa do post, fora dessas datas acredito que só os ensaios das comparsas nos bairros mesmo (eles ensaiam o ano inteiro) ou o concurso de murga/revistas/parodistas/lubolos no Teatro verano (programação aqui: http://www.teatrodeverano.org.uy/uc_424_1.html).

      Excluir
  5. Boa noite, chego em montevideu no sábado dia 11/02 até o dia 20/02. Ainda tem alguma programação de carnaval? pena q nao chego dia 10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A programação oficial é essa do post, fora dessas datas acredito que só os ensaios das comparsas nos bairros mesmo (eles ensaiam o ano inteiro)...

      Excluir
  6. Boa noite! Estarei viajando com esposo, idosa e criança no período do Carnaval vc sugere algum roteiro que se encaixe para idosa ativa e criança? Agradeço desde de já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elma! Dá uma olhadinha nos outros posts do blog, tem muita sugestão de roteiros, passeios, vc pode ir selecionando o que acha que combina com seu grupo.

      Abraço e boa viagem!

      Excluir
  7. Olá Mile, ainda está em uso e vale a pena fazer o cartão UruguayPass??
    http://uruguaypass.uy/pt

    ResponderExcluir
  8. Eu não sou muito fã de carnaval e por isso aproveitei esses dias de feriado para conhecer mais sobre o sistema de consumo inteligente, onde aprendi como ganhar comissão com as compras que faço em supermercado!

    ResponderExcluir
  9. Olá, sou aposentada eu e meu marido mas tenho um filho de 19 anos que está na Universidade aqui no Brasil, gostaria de saber um lugrar onde o aluguel nao fosse tão caro, preços de faculdade por aí se é fácil entrar, etc. obrigado

    ResponderExcluir
  10. Mile, boa tarde!
    Seu blog é recorrente aqui quando o assunto é Uruguai, parabéns!
    Estamos planejando ir agora no período de carnaval 2018. Sou folião, adoro carnaval, mas essa trip não é em busca disso. Estaremos indo com nosso filho de 5 anos e nos três post que li aqui sobre esse período uma coisa me preocupou: a debandada das pessoas nessa data e o comercio local funcionando precariamente.
    Isso compromete a estada por ai? Estamos querendo chegar na quinta final do dia (09/02) e retornar na quarta (14/02).
    Se puder me dar uma luz, ficaremos muito agradecidos.
    Boa sorte e sucesso!
    Paulo, Mariana e Thomaz

    ResponderExcluir
  11. Mike, bom dia!
    Gostaríamos de ir agora no carnaval 2018. Vc acha que o esvaziamento da cidade e o fato de muitos comércios fecharem compromete a viagem?
    Somos um casa com filho de 5 anos.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Mile! Boa tarde, baiana ;)
    Vou para o Uruguai em Janeiro, dia 13, e volto dia 23. Sera que consigo pegar umas batucadas de carnaval por ai? Obrigada!! Aguardo.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia conterrânea!
    Estou indo passar o carnaval em montevidéu e vol passar 2 dias em Punta Del Este dia 12 e 13 fecha tudo no centro? Gostaria de ir a Feria Tristán Narvaja, Mercado del Puerto, Museo del Carnaval , Teatro Solis (Theatre Solís) e etc eles fecham????

    ResponderExcluir