Março festivo: 10 anos do blog

Eu planejei tanta, mas tanta coisa para esse dia e no final passou batido. Quase. Fiz ali aos 45 do segundo tempo - dia 31 de marco - um post no instagram. Tinha programado conteúdo diário na minha planilha imaginária e até sorteio pensei seriamente em fazer, queria retribuir todo carinho recebido nesses 10 anos.


Dez anos, gente. Uma década inteirinha compartilhando o que o coração sente no Uruguai. O que me enche os olhos e abraça a alma. Uma terra que escolhi amar, que tem lá um monte de problemáticas também. Não as ignoro, vivo o Uruguay de dentro. Entre idas e vindas nesses 12 anos de encontro. Mudei, morei, casei, trabalhei, pari. Virou parte de mim e o blog ocupa um pedaço bonito nessa trajetória. 


                                                 Grávida pela segunda vez em José Ignacio, março 2021.

Comecei a escrever num 03 de março de 2012, um ano e pouquinho depois da minha mudança, hoje lendo os relatos aparentemente tomei a decisão, criei a página, fiz um texto dizendo que voltava com mais info depois e voltei no mesmo dia haha (já cumpri melhor minhas promessas ou era a disponibilidade da xuventude sem filhas, observo com risos de nervoso enquanto digito amamentando uma no sling). 


Me apresentei e os textos seguintes foram informativos, dicas práticas para as principais dúvidas: como sair do aeroporto, onde se hospedar, como fazer cambio de moedas e tal, eu queria desde o início facilitar a vida de quem viajava e não conhecia as possibilidades que a capital - e o país - oferecia, era época de fóruns viajantes: couchsurfing, orkut (sim), site mochileiros.com, etc. 


Cansava de ler povo falando mal de Montevidéu, enaltecendo a vizinha Buenos Aires. Se buscarem essas páginas antigas irão encontrar o coro unânime que afirmava ser uma tarde mais que suficiente para ver tudo. Era uma fase de Uruguai menos pop (ou pré Mujica estourar no mundo e colocar o país em evidência, um monte de gente fica brava com essa afirmação, mas é fato).


As pessoas  confundiam frequentemente Uruguai com Paraguai, por mais absurdo que pareça hoje. Direto recebia mensagem aqui mesmo no blog fazendo referência ao Paraguai, até conhecidos volta e meia me perguntavam como era viver lá no Paraguai. Eu quis aportar mi granito de arena. Compartilhar os rolês, as coisas menos óbvias e bonitas que descobria. 


O blog nasceu já nessa pegada lado B, fora da caixinha. Trazendo o Uruguay raiz e também o turístico que não era cilada. Nunca na vida pensei que fosse durar tanto. Apesar das pausas e dos períodos morando fora, a página permaneceu viva. 


Construímos um acervo lindo, foi a maior página com conteúdo exclusivo e original sobre o Uruguai em português, temos mais de 300 textos feitos de gente para gente sem artimanhas da nova era digital que alimenta algoritmos e faz volume unicamente para aparecer.
 


Posteriormente, no final de 2015 para ser mais exata, lançamos nosso Guia Digital de Montevidéu


Reunimos as melhores informações já publicadas no blog - e tb as não publicadas, o guia tá sempre tinindo com as melhores opções e novidades - num material versátil e completo que facilita a vida de todo viajante: do mais iniciante ao mais experimentado (além de funcionar lindamente para residentes). Um projeto que amo e segue firme e forte.  


Teve outro projeto também que guardo um carinho enorme e ainda sonho retomar: ensaios fotográficos em Montevidéu


Fizemos num período curto também em 2015 (o ano do empreendedorismo na vida da blogueira que só fui descobri nessa retrospectiva, já não lembrava que tinha sido tudo na mesma época), pois logo começou nossa vida nômade: períodos no Uruguai intercalados com morada na Colômbia, Irlanda, Espanha. 

Foram 10 anos de muitos encontros. Muita troca. O afeto é real. Conheci muita gente virtualmente e pessoalmente. Combinados e ao acaso. Amo quando aparece alguém perguntando se sou a menina do blog. Ser chamada de menina é muito amor haha. Gente que acompanha há anos, incentiva e as vezes sem saber não me deixa desistir. Sou imensamente grata.


Aqui não é modão sertanejo, mas é sempre com sentimiento y pasión (já diria Lucas Sugo, cantor uruguasho, pega essa referência hehe). Conteúdo em todos esses anos foi feito com graça e raça. De chegar junto: ir, experimentar, pagar, mandar a real, fotografar, editar, publicar. 


Eu bato nessa tecla quando tenho oportunidade porque não é bolinho sustentar a coerência por tanto tempo. 


E eu sigo aqui vendo a internet se transformar, a maneira de se comunicar mudar. Sigo o baile, as vezes cansada, indo devagarzinho. Mas de pé. Trazendo novidades bonitas quando possível (mais lá no instagram do que aqui é bem verdade, mas querendo virar esse jogo). 


Não tenho ideia do que virá nos próximos 10 anos, sei que curiosamente permanece em mim o desejo de compartilhar o que vivo e alguns sonhos ousados de projetos novos. Quem vem? 


Gracias por estarem comigo! <3

Nenhum comentário