As mudanças e fofocas próprias

Eu sempre tive um pé atrás sobre usar o alcance do Viver Uruguay para trabalhar com empresas de turismo, primeiro porque não me agrada o modelo de turismo de massa (pacotes mais engessados, público grande, etc etc), segundo porque acho mesmo que precisei de todo esse tempo para amadurecer as ideias.


Nesses anos de blog recusei algumas propostas (indecentes em sua maioria haha, contribuindo para meu ranço com o marketing digital, muita coisa que a gente vê é mentira e falsidade, um monte de gente basicamente se detesta, mas aparece sorrindo junto porque no fim das contas é conveniente), mas nunca deixei de produzir. 


Assim no meu ritmo, no meu jeito, bem low profile. A blogueira estranha que quase nunca mostra a cara, não se apresenta nos lugares e paga o que consome (entendia como liberdade-rebeldia literária hehe, me permitia falar só do que queria e do que gostava), conto nos dedos de uma mão o que rolou aqui na faixa.


Daí que depois de dez anos ainda sentindo desejo de escrever, fotografar, compartilhar, colaborar com as viagens e dúvidas de gente que eu nunca vi mesmo recebendo zero reais hehe, percebi que realmente eu gosto disso e sei fazer muito bem (sem falsas modéstias, já temos esse nível de intimidade, por favor). 


A leitura que faço desse país mais a curadoria de lugares e experiências, impacta positivamente no aproveitamento das viagens das pessoas.


Venho fazendo um trabalho de qualidade há anos e que demanda muito do meu tempo tanto na produção (redação, edição) como no atendimento e divulgação. 


Uma atividade que ocupa aquele lugar de esperando uma brecha para acontecer, nos intervalos entre a maternidade - sou mãe expatriada de duas crianças, quem viveu sabe o corre que é -  e o trabalho 'real' que paga os boletos (afinal não somos herdeiros e não vivemos de luz).  A venda de guias ao dia de hoje é simbólica, nunca correspondeu a um salário.


E nesse ritmo o HD fica por anos com fotos que nunca viram a luz, um monte de texto pela metade, o e-mail uma pilha de não lidos que as vezes respondo com semanas de atraso, o feed do instagram fica frequentemente meses parado, embora eu mexa um pouquinho em tudo cada dia - e ainda invente novidade hehe, como a newsletter - não é suficiente.


Mas, a mudança chegou. Tô no meio do furacão de um monte de coisa acontecendo (talvez com o olho piscando de nervoso nesse exato momento), desde mudança física de endereço à organização de trabalho. 2024 vem com a profissão blogueira em tempo integral. Animada e as vezes desesperada também hehe. 



Olha, uma blogueira! :)


Dentre as novidades, já está em andamento a consultoria de viagens para o Uruguai em parceria com a agência Seja Viajante.

Faz um ano que a Ana e Aline entraram em contato comigo sugerindo uma parceria para consultoria, unindo o conhecimento delas na operativa e logística de viagens com minha bagagem de vida no Uruguai (e também como viajante, já morei em 5 países na Europa e América do Sul, fiz mudanças com criança, grávida, solteira, visitei mais de 30 países, pelo menos metade desses com as crias junto, muitas vivências que ampliam o repertório, o olhar para várias necessidades e situações na consultoria), demorei bastante para responder - não tanto intencionalmente hehe, mas por tudo que expliquei antes, ficou ali na nuvem das pendências - e quando começamos a conversar a coisa deslanchou. 

Nossa visão de turismo e trabalho é alinhada. Há o desejo mútuo de oferecer um serviço de valor, bem cuidado, estruturado, personalizado. A gente quer que as pessoas se encantem, que façam a melhor viagem possível no Uruguai e voltem pra casa mais felizes. Tá sendo bacana demais criar as ideias, os produtos, pensar alternativas, soluções.

Eu tinha muito receio em trabalhar com vendas, nunca existiu a possibilidade de transformar meu instagram num classificados, não queria ficar parecendo um robô macetando vendas o tempo inteiro, isso foi colocado em pauta e estou confortável com o planejamento das ações. 

Estou aqui até hoje nas internet porque gosto de escrever, gosto da troca que acontece na nossa comunidade, isso não vai acabar, inclusive a expectativa é exatamente melhorar a produção de conteúdo do Viver Uruguay tendo finalmente uma receita propriamente dita que viabiliza essa produção.

E não é só essa novidade, não. Muito em breve venho aqui contar sobre o ensaio de fotos no Uruguai, projeto que tivemos há alguns anos e iremos retomar nesse 2024 que promete (vou abrir poucas vagas em dezembro). Funcionava como um foto tour, nos encontravamos para uma sessão de fotos dinâmica e divertida - nada de poses rígidas - de 1h30 por lugares bonitos de Montevidéu. Tô ajustando datas, horários, itinerários (vou abrir em Punta também) e tudo mais para publicar aqui.

Outro tema é a revisão anual do Guia Digital de Montevidéu que já comecei a editar e a seleção tá ficando ainda mais afiada, novas propostas bem interessantes, ficando só lugar massa.

Temos também o projeto da nossa tiny casita - uma casinha de hóspedes do Viver Uruguay em Punta - que tá em pausa por motivo metro quadrado em dólar na construção no Uruguai kkcry. Eu não deveria nem tá contando porque sem previsão de sair no primeiro semestre de 2024, mas ansiedade tá uma loucura, minha gente. 

Um ano já guardando esse segredo, esse sonho no papel. Tinha ali um quê de não fala demais que dá merda, mas as coisas desandaram um pouco - postergado por falta de verba, né - também sem falar muito (hahaha), então já nem sei... vai ser quando for pra ser lifestyle da classe média empreendedora! A gente até balança, mas não cai, bebê... tá bem amarrado em folha de arruda, mais ou menos assim cantaria Rachel da Bahia <3

Era isso, queria conversar - um tête-à-tête informal que tava com saudade - antes de soltar o texto com info corporativa da consultoria. Cês gostaram das novidades? Estão bem? Me conta. Um cheiro!

4 comentários

  1. Adorei as novidades!! (fingindo que não sabia de algumas delas hehe)
    Fico até com vontade de regressar ao Uruguai só para poder ter esta curadoria maravilhosa de roteiro + foto + casita… 💙
    Certeza que será incrível, lindo, poético… do jeitinho que só você sabe fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha gêmea das viagens e divagâncias, gracias pelo carinho <3
      Por favor, já quero vcs no Uruguai, as crias brincando na casita e a gente tomando muito tannat (acho que ainda não contei que temos uma vinícolade vizinha, ali 15min só, das vantagens de morar no mato haha), bora organizar isso!

      Excluir
  2. Muito bacana Mile. Nós é que ficamos felizes que vamos receber serviços/conteúdos de qualidade. Grande abraço.

    ResponderExcluir