Queijos artesanais em Montevidéu: DeGuarda

Um local que é um pedaço do paraíso para quem ama queijos artesanais.

A DeGuarda faz a melhor seleção dos queijos produzidos em todo Uruguai e disponibiliza esses produtos num local delicioso e super central de Montevidéu (fazem entregas a domicilio também e preparam packs diferentes todos os meses, vale a pena ficar de olho nas propostas que lançam nas redes sociais). 


Não consigo ficar indiferente quando entro na loja - que está sempre com a temperatura mais fresca - e vejo todas as peças expostas no balcão: lindas e apetitosas.



É sempre difícil escolher o que levar, o estoque como tudo que é mais artesanal, produzido assim em menor escala, costuma variar bastante. E eu gosto de ser surpreendida, encontrar novidades, uns queijinhos mais ousados, experimentais e também os grandes clássicos (um pedacito de parmesão e queijo Colonia, por favor!). Tem de tudo, nunca saí decepcionada.


Já cheguei junto com um produtor fazendo a entrega, já cheguei faltando pouco para a loja fechar, já fui grávida e com restrições e muitas dúvidas: em todas as situações o atendimento foi simpático e as orientações e sugestões foram muito bem aproveitadas.




Além dos queijos tem uma parte de armazém com outras delícias: azeite de oliva, conservas e doce de leite, por exemplo. É lá onde costumo comprar o doce de leite da marca El Silente, artesanal e tentador, virou meu preferido há tempos (nota mental: precisando atualizar o post de doce de leite).


O projeto começou com o nome El Quesón, não tinham loja física, a proprietária fazia a curadoria, publicava digitalmente e fazia as entregas a seus quesofan, como chama os clientes até hoje, gente que ama queijos e apoia o mercado local. 


Também participava de feiras e eventos gastronômicos na cidade. Acho a trajetória inspiradora, em 3 anos virou referência no mercado, abriu a primeira loja física (update: a segunda loja foi inaugurada agora em junho no meu querido bairro Malvín) e segue fomentando o artesanal, ampliando conhecimentos, abrindo espaço para os pequenos produtores na capital, uma parceria de mão dupla que se nota facilmente.


O DeGuarda é uma parada gostosa para se deixar levar pelos sabores do Uruguai, experimente, crie sua própria seleção de queijos, escolha um vinho e como se montevideano fosse vá aproveitar no hotel/apartamento ou por que não fazer um piquenique na rambla, né?   


A loja funciona de segunda-feira a sexta-feira das 10h às 20h e no sábado das 10h às 13h30. 

Fica na rua Dr. Joaquin Requena, 1216 (vizinha da República Rotisería e Culto Café, dois imperdíveis, todas dicas bonitas que vocês encontram no nosso Guia de Montevidéu, adquira o seu aqui e descubra o melhor da capital uruguaia, roteiros originais para todos os dias das suas férias).


Abraço e boas descobertas! :)


Nenhum comentário