Propostas para o Dia do Patrimônio em Montevidéu

Estava escrevendo nossa newsletter (se você ainda não está inscrito, fica aqui o convite) e compartilhei os 5 passeios em Montevidéu que mais gostaria de visitar nessa edição 2023, daí que foi pouco porque o evento é incrível e enorme, oferece uma centena de atividades culturais gratuitas e vim aqui me estender um pouco mais.


O primeiro post que tenho sobre o Dia do Patrimônio data de 2012 e mais de 10 anos depois ainda estou aqui descobrindo a cidade, me encantando com sua história (e não menos importante hehe, mantendo a coerência no que acredito e me impulsiona a estar nesse mundo virtual).


No Uruguai no mês de outubro é celebrado o dia do patrimônio nacional, um fim de semana com dois dias completos de eventos onde muitos edifícios governamentais, museus, instituições educacionais, igrejas e até casas particulares que tem interesse histórico ou arquitetônico ficam abertos gratuitamente ao público.


O conceito de patrimônio é amplo e inclui bens materiais e imateriais, dessa forma desde os monumentos históricos até aspectos culturais como as formas de expressão ou ritmos musicais tradicionais, por exemplo, são festejados.



Cada ano há um tema principal em evidência, já tivemos as tradições rurais, o teatro nacional, a liberdade e a união de povos, cultura afro-uruguaia, a linguagem dos uruguaios que culminou na publicação de um dicionário espanhol do Uruguai, dentre outros.


A edição desse ano que acontece nos dias 07 e 08 de outubro tem como tema central os "Construtores de Escolas' e homenageia três arquitetos: Alfredo Jones Brown, Juan Scasso e José Scheps, todos reconhecidos pela contribuição na chamada arquitetura da educação do país.


Todo ano esperamos o Dia do Patrimônio para revisitar ou descobrir joias 'perdidas' na cidade, efetivamente mobiliza a população, eu acompanho amigos de diferentes bolhas aproveitando as propostas.


A programação dos museus fica maravilhosa, mas eu sempre dou prioridade em conhecer o que não está normalmente aberto ao público, parte da programação é feita com lugares que abrem especialmente/unicamente para o evento. 


Os temas sempre ensinam e ampliam debates, consciência, a valorização do bem comum. Só lendo o folheto desse ano e pesquisando as ofertas já abri a mente para várias ideias, conheci novos nomes e lugares. 


A potência também que é esse olhar apreciativo, de enxergar belezas mesmo, de apropriar-se da história, um que de olha tudo isso que nós temos, o que fomos capazes de construir e o que precisamos cuidar, preservar, lutar.


Efeito urgente e necessário, semanalmente acompanhamos denúncias de descaso, abandono e demolição do patrimônio arquitetônico das cidades, além de outras problemáticas relacionadas.


Sem mais delongas, vamos a programação que está integralmente disponível no site do Ministério da Cultura. Você pode buscar por região (vou falar no post só de Montevidéu, mas abrange todo o país).


Na newsletter o top 5 ficou assim:

  • Club Uruguay (essa boniteza da foto acima que é um desbunde de perfeito também por dentro, veja aqui e já conheça uma das contas mais legais sobre arquitetura no Uruguai)
  • Hogar Schiaffino (pirei ano passado quando vi as fotos desse lugar nas redes sociais, para quem ama arquitetura, detalhes de época, é imperdível) 
  • Palacio Pietracaprina, a residência oficial do embaixador do Brasil. Como muitas das propostas, é um espaço que abre ao público unicamente no Dia do Patrimônio.
  • Casa Quinta de Aurelio Berro (pra mim uma das obras mais fantásticas da cidade)


Outras propostas que agregaria seriam:

 - Casa del Vecino al Sur: 'Barrio Sur vive' (Zelmar Michelini 993)

Feira de empreendedores e uma mini llamada, oportunidade de ver, ouvir e bailar candombe no seu bairro de origem. Sábado e domingo de 10h à 22h.


- Auditorio Adela Reta, SODRE: 'Constructores de escuelas y liceos' (Mercedes 823, entre Florida y Andes)

Mostra fotográfica sobre os três arquitetos homenageados. Sábado e domingo de 12h à 18h.


- Ateneo de Montevideo: 'Los arquitectos' (Plaza de Cagancha 1157)

Música, canto e poesia. Sábado de 14h à 19h.


- Edificio Rex: 'Apartamento Rex, obra de Jones Brown' (Av. 18 de Julio 1006, apto 502)

Visitar um apartamento dentro desse edifício emblemático projetado por um dos arquitetos homenageados. Necessário reservar por e-mail (ramirocolinet@gmail.com). Sábado e domingo de 10h à 19h.


- Milonga callejera del Patrimonio (Pista de baile do Parque Líber Seregni)

Milonga é um baile popular, das expressões culturais mais bonitas. Se dança em par, parece o tango - se diferem dentre outras coisas pelo compasso - é gostoso de ver. Sábado de 18h à 01AM.


- Sala de exposiciones ANIP: '11 artistas que marcaron la música uruguaya' (Sarandí 450)

 “La milonga es hija del candombe, así como el tango es hijo de la milonga”, a frase do Alfredo Zitarrosa guia essa mostra que seleciona 11 artistas que deixaram uma profunda marca na música popular uruguaia. Milonga, tango e candombe refletem o diálogo entre diferentes culturas que definem a  identidade uruguaia, nos três gêneros se combinam as raízes africanas, as misturas de distintas culturas europeias que chegaram ao país e também a união do rural e urbano.

A mostra promete ser interativa, uma experiência sensorial entre a estética, o desenho e som, com projeções, fotografias raras, diagramas e linha do tempo, um dos grandes atrativos dizem ser a sala de escuta com um sistema de alta qualidade e uma programação musical selecionada. 

Já pode ser visitada a partir do dia 04/10 das 11h às 17h. Funcionará de segunda a sexta-feira até o dia 31/03. Abrirá especialmente no fim de semana do patrimônio: sábado 07 e domingo 08 de 10h à 18h. Imperdível!

- Casa Towers: 'Residencia de la Embajada de Italia' (Ellauri 977 esq. Benito Lamas)

Visitas guiadas na Residência Italiana, uma casa de estilo francês construída em 1910 e seu jardim. Sábado de 10 à 16 h.

- Caminatour por Punta Carretas: 'Punto de encuentro: Oficina de Información Turística Andrés Abt' (Ellauri 350, junto al centro comercial)

Sábado  de 11 a 13 h e de 14:30 a 16:30 h
Domingo de 14:30 a 16:30 h
Tour pelo bairro de Punta Carretas com foco nos edifícios emblemáticos e sua relevância arquitetônica e cultural.

- Parque Villa Dolores: 'Celebramos el patrimonio en el parque'

Tenho recomendado bastante o parque para quem viaja com criança, a reforma valorizou muito o espaço e o planetário ganhou o cuidado que merecia. Na programação tem visitas guiadas, rodas, atividades recreativas, funções especiais no Planetário. Sábado e domingo de 14 à 19 h.

Também não podemos deixar de fora dessa lista as propostas nos clássicos Palacio Salvo, Palacio Legislativo, Teatro Solís, Museo del Carnaval, Museo Gurvich, EAC, Museo de Artes Decorativas, Museo Figari, Museo Histórico Nacional, MNAV, etc.

E duas opções extra nos arredores da capital para quem ama vinhos, duas vinícolas participam do Dia do Patrimônio e abrem suas portas: A Varela Zarranz (tem a entrada mais linda que conheço hehe) e a Castillo Viejo.

- Viña Varela Zarranz (Ruta 74 km 29, Joaquín Suárez, Canelones)

Vinícola com 135 anos de história. Passeio nos vinhedos e na bodega. Sábado e domingo com tours às 11h e 15 h.

- Bodegas Castillo Viejo (Ruta 68 km 24 Las Piedras, Canelones)

Visita sensorial dirigida pela enóloga responsável pelo turismo na bodega, apresentará os aromas do vinho e diferentes texturas, jogando com os sentidos. Inclui visita no museu de maquinaria antiga, nos vinhedos para conhecer variedades de uvas e temas relacionados. Como opcional (e pago a parte) terá almoço e degustação de vinhos. Sábado e domingo às 11 h e 13 h.

*

Uma programação dessas, bicho! Impossível o fim de semana não ser especial! Sorte de quem está na terrinha para visitar! <3

Nenhum comentário