Carnaval 2026 no Uruguai

Ô abre alas que o carnaval já quer passar! <3

Você sabia que o Carnaval do Uruguai é considerado um dos mais longos do mundo? 



São cerca de 40 dias de atividades e a dinâmica da festa é um tanto diferente do que estamos habituados no carnaval do Brasil. 


Em Montevidéu, os espetáculos acontecem principalmente em teatros ou tablados (palcos provisórios que se instalam em diferentes bairros), com ingressos e horários marcados, enquanto o ritmo da cidade segue seu fluxo quase normalmente. 


As grandes interdições de rua - com trânsito alterado e aglomerações -  ficam para momentos pontuais do calendário, como no Desfile Inaugural que acontece na Av. 18 de Julio e no Desfile de Llamadas que atravessa os bairros Sur e Palermo. 


Apesar dos 40 dias de festa, o feriado oficial é só segunda e terça de carnaval (e está na categoria de feriados laborables). 


Os ritmos e sons que embalam as noites são: candombe, murgas e escolas de samba (sim, existem escolas de samba por aqui, inclusive o dia seguinte ao Desfile Inaugural é dedicado às escolas que se apresentam também na principal avenida da capital)


Há ainda as categorias: revistas, parodistas e humoristas que fazem do carnaval um grande palco de reivindicações sociais, são atuações carregadas de brilho, humor e sátira com tudo que marcou o ano anterior, desde escândalos políticos à acontecimentos da cultura popular. 


Os ritmos que embalam as noites são: 


🎭 As murgas — coros que misturam música, humor e crítica social. É um espetáculo cheio cor e identidade, do colorido do vestuário e maquiagem à potência das vozes, tudo impressiona e a vibração se sente.


Para conhecer do sofá de casa: abra o Spotify ou YT e dê o play no Agarrate Catalina, um dos grupos de murga mais aclamados do país


🥁 O candombe — ritmo percussivo de origem africana, surgiu nos cortiços da capital, é um espetáculo de alegria e resistência da cultura afrouruguaia, declarado Patrimônio Imaterial pela Unesco.  


Toda agrupação - chamada comparsa - é formada pela cuerda de tambores (são 3 tipos de tambor: chico, piano e repique), simbologias e personagens tradicionais, como o gramillero que carrega uma maleta de ervas, referência ao curandeiro da tribo, ou a mamá vieja, matriarca africana com seu leque, saia rodada e passos bem marcados, carrega a sabedoria dos que vieram antes.


O som dos tambores toca na cidade o ano inteiro, os grupos ensaiam com frequência nas ruas para o grande dia do Desfile de Llamadas, e como em suas origens, o som que ecoa - e guia - é sempre um chamado ao encontro, à união. 

  


Já no interior do país, especialmente perto da fronteira com o Brasil, como em Artigas, o carnaval muda um pouco de cara e ganha mais samba e pode aparecer até trio elétrico.


Para quem busca agito e praia, o destino é o balneário de La Pedrera que tem um dos carnavais mais famosos e animados do país. 


A região de Maldonado tem também tablados e desfiles de rua em muitas cidades. Em Punta del Este, por exemplo, o desfile costuma acontecer em fevereiro na Av. Gorlero e tem acesso gratuito. 


O Carnaval uruguaio tem essa irreverência e carrega também a fantasia de ter um monte de gente que se junta para dançar, tocar, cantar e ser feliz: pura beleza e potência coletiva. 


Confira a agenda 2026 com os principais eventos em Montevidéu:


Tablado Velódromo: a partir de 15 de janeiro


Desfile Inaugural: 22 de janeiro


Desfile Escolas de Samba: 23 de janeiro 


Concurso Oficial de Carnaval no Teatro de Verano: a partir de 26 de janeiro (na primeira rodada do concurso tem apresentações diárias de 26/01 a 05/02, quem puder assistir uma noite vai viver uma imersão incrível na cultura carnavalesca uruguaia)


Desfile de Llamadas: 06 e 07 de fevereiro 


As entradas estão à venda no site RedTickets (seja rápido, os desfiles esgotam com facilidade) e o concurso no Abitab. 


E se você vem passar o carnaval no Uruguai e precisa de ajuda para organizar seu roteiro, convido a conhecer nossa consultoria de viagem e também nosso Guia Digital de Montevidéu.

Bom carnaval!

Nenhum comentário