Hoje foi um dia de saudade, de revirar o baú, sabem? Aí haja ver fotos no computador e sobrou até para os arquivos do blog! ;)
Foi divertido ler posts antigos e dei risada quando li o que escrevi toda empolgada sobre o nosso novo cantinho preferido da cidade, mas percebi que nunca tinha comentado sobre o cantinho velho.
Na verdade seria mais justo dizer que nunca comentei sobre os cantinhos velhos, no plural mesmo, porque tem muito lugar em Montevideo que considero um pedaço meu, onde gosto de ir para descansar, namorar, refletir, falar da vida...
Morava muito perto do Puertito Buceo e sempre ia dar uma volta no cais, ficava lá vendo os barcos de pesca chegarem e sairem, escutando as águas do rio batendo nas pedras e observando as pessoas sentadas conversando e tomando mate.
Puertito Buceo no inverno
As vezes aproveitava para comer um pancho (cachorro-quente) nos carrinhos de rua ou abrir mão do mate e tomar uma cervejinha no restaurante que está ali pertinho do cais.
Ir ao porto e só fazer essas coisas já está valendo, mas é possível aproveitar mais, basta escolher algum passeio de barco e sair navegando pelas águas do Rio de la Plata.
Alguns passeios são exclusivamente para pescar, em Montevideo sempre tem alguém pescando na rambla, é uma atividade bastante comum.
E há outras excursões com uma proposta mais turística, como a que vai a Isla de Flores.
Foto por Descubriendo Uruguay
A Isla de Flores tem uma história interessante, os imigrantes que chegavam no século XIX eram obrigados a cumprir um período de quarentena nesse local antes de ingressar ao país.
Essa medida buscava garantir que pessoas com doenças contagiosas não entrassem na cidade, em épocas de pestes essa precaução poderia evitar que epidemias se alastrassem, por exemplo.
Devido ao grande fluxo de pessoas que chegavam, a ilha ganhou uma estrutura de mini-cidade, haviam edifícios que eram o hospital, oficina de correios, alojamento dos oficiais, capela, etc.
Quando finalmente os avanços da medicina fizeram com que essa medida fosse algo desnecessário, o lugar passou a abrigar prisioneiros políticos que se rebelavam contra o sistema.
Após servir de prisão, houveram alguns projetos para dar uso à estrutura montada, mas não foram levados adiante e a ilha ficou abandonada até pouco tempo atrás.
Lá no ano 2011 um grupo de amigos criou uma ONG que conseguiu apoio do governo e recursos para revitalizar e reconstruir o legado histórico da Isla de Flores.
Foto por Descubriendo Uruguay
Ok, me alonguei na conversa rs, mas tinha que contar essa história para vocês verem como esse passeio pode ser bacana.
E não cheguei a falar da vista incrível da cidade de Montevideo desde o rio, né? O barco segue pela costa montevideana até o Hotel Carrasco, depois passa por uma ilhota habitada por lobos marinhos e finalmente chega à ilha.
Quem quiser consultar os horários e preços dos passeios de barco (que por razões climáticas ocorrem apenas durante os meses de outubro a maio), é só dar uma olhada no site da empresa Solo Aventura.
Ah, era também no Puertito Buceo onde ia comprar peixe fresco, pois com os barcos de pesca indo e vindo, nada mais natural do que ter algumas peixarias em volta.
Pronto, outro cantinho devidamente apresentado.
Abraço! ;)
Puertito Buceo no inverno
As vezes aproveitava para comer um pancho (cachorro-quente) nos carrinhos de rua ou abrir mão do mate e tomar uma cervejinha no restaurante que está ali pertinho do cais.
Ir ao porto e só fazer essas coisas já está valendo, mas é possível aproveitar mais, basta escolher algum passeio de barco e sair navegando pelas águas do Rio de la Plata.
Alguns passeios são exclusivamente para pescar, em Montevideo sempre tem alguém pescando na rambla, é uma atividade bastante comum.
E há outras excursões com uma proposta mais turística, como a que vai a Isla de Flores.
Foto por Descubriendo Uruguay
A Isla de Flores tem uma história interessante, os imigrantes que chegavam no século XIX eram obrigados a cumprir um período de quarentena nesse local antes de ingressar ao país.
Essa medida buscava garantir que pessoas com doenças contagiosas não entrassem na cidade, em épocas de pestes essa precaução poderia evitar que epidemias se alastrassem, por exemplo.
Devido ao grande fluxo de pessoas que chegavam, a ilha ganhou uma estrutura de mini-cidade, haviam edifícios que eram o hospital, oficina de correios, alojamento dos oficiais, capela, etc.
Quando finalmente os avanços da medicina fizeram com que essa medida fosse algo desnecessário, o lugar passou a abrigar prisioneiros políticos que se rebelavam contra o sistema.
Após servir de prisão, houveram alguns projetos para dar uso à estrutura montada, mas não foram levados adiante e a ilha ficou abandonada até pouco tempo atrás.
Lá no ano 2011 um grupo de amigos criou uma ONG que conseguiu apoio do governo e recursos para revitalizar e reconstruir o legado histórico da Isla de Flores.
Foto por Descubriendo Uruguay
Ok, me alonguei na conversa rs, mas tinha que contar essa história para vocês verem como esse passeio pode ser bacana.
E não cheguei a falar da vista incrível da cidade de Montevideo desde o rio, né? O barco segue pela costa montevideana até o Hotel Carrasco, depois passa por uma ilhota habitada por lobos marinhos e finalmente chega à ilha.
Quem quiser consultar os horários e preços dos passeios de barco (que por razões climáticas ocorrem apenas durante os meses de outubro a maio), é só dar uma olhada no site da empresa Solo Aventura.
Ah, era também no Puertito Buceo onde ia comprar peixe fresco, pois com os barcos de pesca indo e vindo, nada mais natural do que ter algumas peixarias em volta.
Pronto, outro cantinho devidamente apresentado.
Abraço! ;)





