Destino: Cabo Polonio!

Cabo Polonio é um destino surpreendente!

É uma preciosidade ainda pouco conhecida do litoral uruguaio, oferece paisagens pitorescas, cercada de dunas e características particulares que vão desde a forma de acesso à estrutura do vilarejo em si.  

Está situada no departamento de Rocha a 270km da capital. O ônibus desde Montevideo custa aproximadamente R$35 (ida e volta) e o trajeto é feito entre 4h e 4:30h.

Na entrada do balneário há um estacionamento e parada de ônibus, o acesso às praias é feito apenas por veículos autorizados, são caminhões com assentos em cima e embaixo que vão saculejando – e divertindo - nos 7km de areia até o vilarejo.

Nos quase 30 minutos de trajeto podemos ver grandes dunas e o mar de um lindo tom azul. O ticket ida e volta custa 17 reais.

Tem-se a impressão que o tempo parou no lugar, há uma mistura de tranquilidade e exuberância natural que faz bem, sabe?! Não há luz – alguns têm gerador de energia próprio, não tem telefone nem caixa automático, tampouco ruas pavimentadas, a areia é companhia constante.

São 2 praias: uma com ondas, barquinhos na areia e de um tom marrom; e do outro lado a praia azul que vemos desde o caminho, sem ondas e tão fria quanto água de congelador.
Sério, nunca tinha sentido uma água tão fria nem em cachoeira, é igualzinha a água com gelo, mas eu entrei, rá! E é uma delicia, refresca que é uma beleza, recomendo!

Já comentei em outros posts que não é comum ter ambulantes vendendo bebidas/comidas nas praias ou alugando cadeiras e sombreiros no Uruguay. Cada um leva suas coisas! Em alguns lugares mais turísticos podemos encontrar cadeira e sombreiro para alugar, comida/bebida já é mais difícil passar na areia da praia.

Lá em Cabo Polonio tem uma “ruazinha” onde se concentra o comércio de artesãos e restaurantes, fica bem próxima a praia com ondas e do lugar onde o caminhão pára.

Comer aí não é tão caro, os buñuelos de algas são os petiscos tradicionais da região e é feito com algas do mar verdinhas, me pareceu raro não sei porque, já que sou louca por sushi que é enrolado nada mais que em algas, né?! É gostosinho como toda fritura, tem gosto e cheiro de mar rs.

Foto do blog Puerto Cangrejo, tem até a receita para quem quiser se aventurar na cozinha.

Cabo Polonio abriga umas das reservas mais importantes do mundo de lobos marinhos, ou focas para alguns rs, toda vez que avisto um lobo marinho escuto alguém falando “olha a foca ali”! São parecidos, pertencem a mesma família, mas lá tem lobo.

Na parte detrás do farol é possível observá-los bem de pertinho! Esse mesmo farol é uma atração a parte, foi construído em 1881 devido a grande quantidade de naufrágios nessa área, o nome Cabo Polonio inclusive é em referência a um capitão espanhol de sobrenome Polloni que naufragou nessas águas em 1773. 

O farol faz parte dos monumentos históricos uruguaios, é possível subir e curtir toda a paisagem lá do alto.

Se quiser curtir a noite estrelada e rústica de Cabo Polonio, há hospedagem em hostels e pousadinhas

É possível ainda alugar – com meses de antecedência - alguma das poucas casinhas da zona, mas os preços não são assim tão camaradas.

E se engana quem pensa que a noite é desanimada! Lá se encontram vários viajantes de todo o mundo que aproveitam o clima descontraído para socializar, tomar uma cervejinha e se divertir.

Descubram Cabo Polonio! :)

16 comentários

  1. Oi Mile, boa noite!

    Lendo o seu blog, encontrei essa postagem super interessante sobre Cabo Polonio e fiquei muito curioso para conhecer. Sabe me informar se é mais fácil ir pra lá a partir de Montevideo ou Punta del Este? Ondfe posso encontrar informações a respeito de horários dos ônibus e valores.

    Obrigado,
    Francisco Moreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisco!

      Acabei de ver esse comentário sem resposta, desculpa pela demora, mas como 'cuido' sozinha do blog e o movimento vem crescendo bastante, vez ou outra acabo pulando comentários sem me dar conta...

      Cabo Polonio é demais, recomendo a visita! ;)

      Há ônibus desde Mvdeo a Cabo Polonio, você pode consultar nesse link (http://www.trescruces.com.uy/horarios.php).
      Lembrando que chegando na entrada de Cabo Polonio você terá que pegar o caminhão que leva à vila (é assim até para quem vai de carro).

      Não encontrei ônibus direto de Punta a Cabo, vi que tem que pegar um bus a San Carlos e daí um outro bus em direção a La Paloma, Cabo Polonio, etc.

      Não é muito difícil e você poderá contar com a amabilidade dos uruguaios para te dar informações. Não é necessário voltar a Mvdeo já que o caminho para Cabo Polonio passa também pela entrada de Punta, não tem sentido voltar e fazer tudo de novo.

      Pode consultar com as empresas de ônibus Cynsa/Nuñez, Rutas del Sol e Cot.

      Abraço!

      Excluir
  2. Ola Mile!
    Escutei os locutores da Band falarem sobre Cabo Polonio e corri para ver "de perto" o que era! Estamos planejando uma viagem para o Uruguai e queremos ir a Cabo Polonio com certeza, mas levamos para todas as viagens o nosso Pedro, que tem 7 anos, e como as férias dele será em julho, te pergunto se essa é uma época boa para visitar esses lugares.
    Valeu pelas dicas para as crianças, são valiosas!!!
    Aguaro o seu retorno e parabéns pelo blog.
    Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra!

      Muito obrigada pela gentileza! :)

      Cabo Polonio é incrível mesmo e merece ser visitado.

      Julho costuma ser um dos meses mais frios no Uruguay, a temperatura pode chegar a 0 grau e é baixa temporada nos balneários, o que quer dizer que muitos estabelecimentos fecham as portas.

      Apesar de gostar de praia no inverno, nunca fui a Cabo Polonio nessa época, não sei dizer precisamente como a vila fica.

      Imagino que seria uma experiência diferente, interessante para um casal estar numa cabana, usar a lareira e ficar num lugar pitoresco e tranquilo (lembre que em Cabo não há energia elétrica, apenas algumas casas contam com geradores), mas acredito que para o pequeno Pedro talvez seja pouco emocionante.

      Ou não, uma amiga acabou de passar a semana em Cabo Polonio com 2 filhas pequenas, uma semana chuvosa, não tão fria como pode ser no inverno, mas ainda assim pouco propensa a praia (que mesmo sob 40 graus no verão tem águas geladíssimas rs) e as meninas se divertiram brincando na 'casinha' (cabana), lendo livros, desenhando e curtindo o visual diferente cheio de dunas.

      Abraço!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mile!
    Eu e meus amigos queremos passar o réveillon em Cabo Polonio!
    Você tem algum contato de hostel/hotel para indicar?
    Ou de alguém que alugue casa por lá?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. olá Mile
    parabéns pelo blog.....ótimas dicas
    vou viajar para punta del diablo agora em outubro e graças às tuas dicas vou conhecer outros lugares legais da região
    grande abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Ótimo seu blog! Cabo Polônio está me chamando a atenção. Existe ônibus que faça Puna del Diablo para Cabo Polônio? Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Mile,
    Voce sabe se consigo comprar as passagens de Montevideu para Cabo Polonio online?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Vc acha que é viável fazer um bate-volta Punta del Diablo-Cabo Polonio? Será que vale a pena/compensa?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Olá Mile!

    Estou indo para Cabo Polonio direto de Montevideo mas meu vôo não coincide com a saída dos ônibus. Você sabe se tem alguma outra alternativa. Vou eu e uma amiga.

    Danusa

    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Oii ! Gostaria de saber informações sobre ir de Punta del Diablo ate Cabo polonio, encontrei uns valores bem salgados hasuhsausahuash, e vi uns menores saindo de montevideo.

    ResponderExcluir
  11. Gostarias de informações sobre punta del diablo a cabo polônio. Att

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de informações sobre cabo polônio partindo de punta del diablo.

    ResponderExcluir
  13. Olá Mile, tudo bem? sei que tem um tempo que você escreveu esse blog, mas queria saber como sair de cabo polonio para Punta del Este. Estou programando uma viagem para janeiro e meio roteiro está começando em Punta del Diablo seguindo para sul para Valizas, Cabo polônio e depois Punta de Este (uma noite somente), mas ainda não sei como sair de Cabo polonio e chegar em Punta. Teria alguma dica?
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde! Gostaria de saber se podemos levar malas de rodinhas de 23 kilos na jardineira que leva até Cabo Polonio. Obrigada!

    ResponderExcluir