Eu não sou daqui, marinheiro só!

Mês passado completei 1 ano vivendo em Montevideo e as perguntas que mais escutei nesse período foram: “de donde sos y porque viniste a Uruguay?”, assim na lata me via contando a ‘história da minha vida’ ao padeiro do bairro, porteiro, vendedores, professores, desconhecidos na rua, enfim a qualquer um que reconhece minha procedência estrangeira.

A maioria já me pergunta se sou brasileira, as vezes não preciso nem abrir a boca, segundo eles tenho toda a pinta de brasileira, não sei exatamente qual o critério deles para definir isso, alias nunca soube exatamente nem o meu critério quando andava pelo mundo observando as pessoas e vez ou outra sentenciava "esse é brazuca!" baseada no mais puro achismo do tem cara! 

Já outras pessoas dizem decepcionadas que eu não pareço brasileira porque sou tranquila e educada demais, e menos feliz nas entrelinhas, porque para esses os brasileiros estão sempre super felizes, efusivos, saltando em bandos e falando alto, muito alto - e isso não quer dizer necessariamente algo ruim para os uruguaios, pasmem! 

E alguns poucos já me perguntaram se eu era colombiana/venezuelana pelo sotaque cantado, não sei se ando abaianando no espanhol, se é pela cor da pele que as pessoas associam a esses países – apesar que existem negros no Uruguay – ou se carrego comigo uma pegada latina, caribenha sexy papi. 

Só sei que é muito fácil perceber que eu não sou daqui...

E daí sempre fui uma pessoa discreta na vida né, nunca gostei de ser o centro das atenções e de repente sentir tanto interesse sobre minha vida pessoal vindo de estranhos me incomodou bastante.

Já tinha passado 2 meses na Argentina, outros 2 meses na Europa e não me recordo ter despertado tanto interesse nas pessoas, apenas em Dublin cismaram que eu era a Pocahontas e em Londres duas pessoas me perguntaram de onde eu era porque não podiam ‘identificar’ minha nacionalidade, achava engraçado e esclarecida a dúvida, a conversa não entrava em temas tão pessoais, talvez a resposta “estou viajando” fosse mais comum e sem graça que a “estou vivendo aqui por tempo indeterminado”.

Não acho que as pessoas perguntam mal intencionadas ou coisa parecida – os uruguaios em geral são bem queridões, prestativos e curtem tudo relacionado ao Brasil, é pura curiosidade mesmo, a maioria é com buena onda, surpresa e querendo entender porque escolhi justo o Uruguay nesse mundão de meu Deus.

Passado esse momento de adaptação em ser a "brasileira que 'casou' com um uruguaio", hoje já ando bem sem vergonha e conto a todo mundo com riqueza de detalhes os porquês, como e quando vim parar em terras charrúas... e quase sempre me divirto com a reação das pessoas. Um jeito mais fácil e leve de viver por aqui! ;)

“... Eu sou da Bahia, marinheiro só
De São Salvador!”

2 comentários

  1. "A maioria já me pergunta se sou brasileira, as vezes não preciso nem abrir a boca, segundo eles tenho toda a pinta de brasileira, não sei exatamente qual o critério deles para definir isso, alias nunca soube exatamente nem o meu critério quando andava pelo mundo observando as pessoas e vez ou outra sentenciava "esse é brazuca!"

    haha exatamente o que acontece comigo. E olhe que nem sou morena como vc, mas olham pra mim e já dizem "Sos toda una brasileña" haha.

    CAsaste com um uruguaio tb? Eu to me mudando agora, como escrevi num outro post teu, e vou casar com um uruguaio tb. Que bom te encontrar. Me add no skype (quelqy) e me manda um email pra gente se comunicar, porque vc, com certeza, sabe de muito mais coisa sobre viver aí do que eu (embora eu já tenha estado no Uruguai por 3 vezes e morado por 4 meses).
    Fico aguardando, ansiosamente, teu contato.
    Beijos da nordestina tb (sou de Fortaleza)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha pois é, eles têm 'faro' para brasileiras... acho que somos muito diferentes das uruguaias, inclusive as gurias do sul que estão aí mais pertinho, a forma de se vestir e falar (como a gente mexe as mãos, meu deus!) mostram logo que não somos locais.

      Sim, nada oficial ainda, mas já vivemos juntos há bastante tempo já. Te add no skype! ;)

      Beijo!

      Excluir