Onde ficar em Montevidéu: centro ou orla?


Uma atualizada básica nesse post que foi escrito em 2012, quase 7 (sete!) anos se passaram e muita coisa mudou: minhas percepções não são mais as mesmas nem a dinâmica da cidade e dos bairros.

Lá atrás ficar no Centro não era uma opção que me agradava tanto, apesar do charme da arquitetura e da comodidade de estar próximo a maioria dos pontos turísticos, eu achava uma área extremamente comercial, depois das 19h as lojas fechavam e o negócio meio que desandava com poucas possibilidades interessantes para a noite.


Hoje, por exemplo, acho que os melhores restaurantes se concentram na Ciudad Vieja e os melhores bares em Cordón Sur e Palermo. 

Continuo considerando Pocitos e Punta Carretas ótimas opções para a hospedagem, bairros completos, oferecem possibilidades de lazer, gastronomia, atividades ao ar livre, etc.

Há bons hotéis também em Carrasco, perto do aeroporto, porém já fica mais longe do centro e das atrações mais procuradas, e apesar de Montevidéu ser uma cidade pequena para nosso padrão brasileiro e o táxi não ser tão caro, não recomendaria a hospedagem aí para uma primeira viagem ou uma viagem de poucos dias ou para quem está com orçamento mais apertado (é um dos bairros mais caros, logo as opções ao redor não serão as mais econômicas). 

Sobre a segurança, antigamente também existia a ideia que Pocitos e Punta Carretas eram lugares mais seguros do que o Centro e eu acho que na real existe uma confusão enorme de leitura social: os primeiros são bairros de classe média, os imóveis, o desenho dos comércios e tal são diferentes do que encontramos no centro que tem lojas mais populares e problemas comuns de grandes centros urbanos mais visíveis.


Eu, como moradora, não tenho essa sensação de estar mais segura em Palermo ou Punta Carretas. Morei anos em frente a Rambla República de Chile em Malvin, outros anos na rua 26 de Marzo em Pocitos e tomava exatamente os mesmos cuidados quando andava na Ciudad Vieja. Porque, sim, já vi casos de furto em todos esses lugares.


Então, esse fator 'segurança' pra mim é muito relativo e não influenciaria hoje na minha decisão sobre o bairro para hospedagem.


Escolheria de acordo ao tipo da viagem e comodidade que estivesse buscando na viagem - quarto com vista? Vista para o rio ou cidade? Piscina? Restaurante no hotel? Perto dos museus que quero conhecer? - e do orçamento, no Centro é mais fácil encontrar hotéis mais econômicos.


No final locomover-se de Pocitos ao Centro é fácil e não leva mais de 20 minutos.


Abraço e boa viagem!



* Nosso blog é um projeto independente, todo o conteúdo é preparado com muito carinho e honestidade. As experiências aqui compartilhadas são bancadas majoritariamente do nosso bolso.  

Se você gosta do nosso trabalho, colabore adquirindo nosso Guia de Montevidéu que é  sensacional e promete mudar o aproveitamento das suas férias por apenas R$25,90 e/ou reserve seu hotel utilizando nosso link de afiliado da Booking.com, você não paga nada a mais na diária e dá uma força muito importante para nosso projeto.

Do lado de cá, prometemos continuar trazendo as melhores e mais originais dicas do paisito para tornar sua viagem mais incrível! Gracias! <3

139 comentários

  1. Olá Mile.

    Parabéns pelo blog.

    Meu vôo vai fazer uma conexão de 10 horas em Montevideo (entre 11:00 e 21:00 hs de um sábado), e gostaria de aproveitar este curto período para fazer um tour pela cidade.
    O que você me sugeri para otimizar este curto espaço de tempo?
    Muito obrigado,

    Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada! ;)

      Ai que difícil rs! Eu diria para pegar um ônibus para a Cidade Velha, tomando bastante cuidado com o horário (1h para ir, 1h para voltar e colocaria ao menos 1h de margem de imprevisto, o que reduziria as 10h para 7h).

      Você pode ir de ônibus ou se quiser pagar um pouquinho mais caro, pegar a van do aeroporto no guichê do táxi oficial. Só certifique-se que tem mais gente - eles saem com 5 pessoas - porque semana passada fui buscar uns amigos e tomamos um chá de cadeira de 1h esperando a van que segundo a guria sairia em 15 min!

      Voltando a pergunta rs... com esse tempo eu iria rumo a Ciudad Vieja, desceria na Plaza Cagancha na Avenida 18 de Julio e seguiria caminhando no sentido da Plaza Independencia e observando o movimento do povo, atravessaria o Portal de la Ciudadela e caminharia aí pela Peatonal Sarandi até o Mercado del Puerto onde comeria um chivito ou um bom prato de carne (al punto) com batata frita e uma cervejinha!

      Abraço!

      Excluir
    2. Mile, tenho uma filha de 14 anos e ela realmente está precisando comprar roupas. Ela não curte muito ir pra shoppings e nem tirar um dia pra comprar no Brasil, por isso, mesmo não tendo os melhores preços, nós queríamos renovar o guarda-roupa dela. Onde posso achar os melhores preços aí em Montevideo?
      Queríamos ficar perto de um lugar que tenha comércio também. Alguma indicação de hotéis ou ruas para ficar?
      Adorei seu blog, foi muito útil para planejar o roteiro da nossa viagem!
      Obrigada desde já,
      Nina.

      Excluir
    3. Olá Nina! Muito obrigada pela visita! ;)

      Onde o comércio é mais barato é no Barrio de los Judios, lá na Avenida 18 de Julio também dá para encontrar muita coisa barata, as vezes a qualidade ou design não agradam, mas se tiverem sorte, dá para fazer boas compras (há umas galerias chamadas 'Expo' que vendem de tudo e lojas como Indian/Parisien sempre com promoções. E tem lojas como a Lolita, Daniel Cassin e Lemon que não acho absurdamente caras, mas também não são baratas, vale a pena dar uma olhada).

      Se a ideia é ficar perto do comércio, recomendo a hospedagem no Centro, pela área da 18 de Julio há inúmeras opções de hotéis, mas infelizmente não conheço o serviço de nenhum para poder indicar.

      Boa viagem! Abraço!

      Excluir
    4. Muito obrigada! Onde fica o Barrio de los Judios? Vamos nos hospedar na rua Misiones, conhece alguma coisa boa por lá? Como restaurantes, lojas, pontos turísticos, etc.
      Abraço!

      Excluir
    5. O bairro de los judios fica na Villa Muñoz, dá uma olhada no mapa da cidade depois. Mas adianto que é comércio mais popular, onde muitos locais vão buscar produtos para abastecer pequenas lojas porque aí vendem também em atacado, não é exatamente uma área projetada para comércio turístico.

      A rua Misiones fica na Ciudad Vieja, que é uma atração turística em si rs, por aí estão museus, teatros, igrejas, mercados, o porto, etc.

      Aqui no blog já comentei mais detalhadamente sobre várias atrações da cidade, dá uma olhada, capaz encontra algo que te interesse.

      Abraço! ;)

      Excluir
    6. Olá Mile. Excelente descoberta foi seu site para mim. Meu marido e eu iremos morar em Montevideu e gostaria de saber quais são os melhores bairros para morar (segurança, qualidade de vida, parques, shopping etc).
      Meu mail é luotca@gmail.com
      Abraços

      Excluir
    7. Olá Luciene!

      Muito obrigada pela visita! Sejam bem-vindos ao paisito, espero que tenham ótimas experiências!

      Eu morava em Pocitos e gostava muito da área (Pocitos, Punta Carretas, Punta Gorda, Villa Biarritz).

      Conheço muita gente que vive no Centro (Cordon, La Blanqueada, Tres Cruces, Parque Rodo, Parque Batlle) e está satisfeito também.

      Então depende do que você está buscando, quanto deseja pagar, recomendo que veja as opções de imoveis no classificados (www.gallito.com.uy).

      Abraço!

      Excluir
  2. Obrigado pela rápida resposta Mile.

    Considerando que também vou perder tempo para fazer a migração e depois "reembarcar", vou ter que optar pela Van ou por um taxi.

    Abraço!

    Henrique

    ResponderExcluir
  3. Oi Mile, tudo bem?
    Gostaria de indicações de hospedagem em Pocitos ou Punta Carretas, bom e barato, vc tem algum pra indicar? Vou ficar somente duas noites, então seria meio "bed and breakfast" mesmo... Tks desde já pela ajuda! bjo
    Cris Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris! Tudo bem e você?

      Indicaria esses hotéis:Ermitage Hotel, Pocitos Plaza Hotel, Apart Massini Suites, Punta Trouville Apart & Suites, Marti Apart Hotel.

      Um amigo ficou no Massini e gostou bastante!

      Se quiser economizar ainda mais, dá uma olhada nos hostels, há ótimas opções.

      Abraço! ;)

      Excluir
  4. Oi, Mile!

    Estou planejando uma viagem pra pegar um pouquinho de Argentina e Uruguai e eu pretendia passar o Reveillon e os dia 01 e 02 em Montevídéu.

    Fiquei preocupado porque li em um comentário do TripAdvisor que tudo fecha dia 31 e dia 01 (a pessoa que postou falou que ficou sem janta dia 31 porque não acharam o que comer). As outras preocupações são que a cidade possa estar vazia e mais perigosa nestas datas, além das atrações estarem possivelmente fechadas.

    Meu plano original era:

    Dia 31 - Chego em Colônia, passo o dia e vou dormir em Montevidéu no final da tarde/início da noite.

    Dia 01 e 02 - Passeios em Montevidéu (talvez tirar um desses para dar uma volta em Punta)

    Dia 03 - Montevidéu e depois ir embora

    Acho que vamos ficar no Sheraton...

    Pode me falar um pouco sobre essas datas? Vc me recomenda alterar alguma coisa? Talvez ficar mais em Colonia ou Punta? Aceito qualquer dica porque estou bem perdido.

    Muito obrigado e parabéns pelo ótimo blog!



    Eu gostaria de saber o quanto idsso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pela visita! ;)

      Nunca passei natal/ano novo em Montevideo, o que posso dizer é que em janeiro todo mundo tira férias e muita coisa fecha mesmo, é uma coisa que não estamos acostumados - talvez por ter verão praticamente o ano todo - mas me surpreendi aqui quando vi a padaria e o salão da esquina fechados nas 2 primeiras semanas de janeiro por "férias coletivas", e ninguém achou estranho.

      Claro que no bairro havia outra padaria e salão funcionando, mas digo que me chamou a atenção ver alguns comércios fechados também.

      A maioria dos grandes restaurantes, hotéis e atrações seguem funcionando normalmente. O que ocorre é que muitos uruguaios migram para a costa leste nos primeiros dias de janeiro.

      Seguramente o Sheraton terá um jantar especial ou alguma programação para o fim de ano!

      Não espere uma festa de fim de ano nos moldes Brasil, todo mundo de branco pulando ondinha e muitos fogos porque não é assim em Buenos Aires nem Montevideo.

      Uma amiga passou o reveillon em Montevideo e disse que tinha movimento na rambla, teve um pouco de fogos e pessoas comemorando, depois foi para uma festa... ou seja, fiquem tranquilos que alguma coisa vocês vão encontrar! ;)

      Se querem mais agito recomendo que vejam já alguma coisa em Punta del Este, lá sim nessa época está tudo a full!

      Abraço!

      Excluir
  5. Oi Mile,
    Estaremos, eu e minha esposa, visitando o Uruguay no mês que vem, com o seguinte roteiro:
    Chegaremos dia 08/12 por volta das 18h e iremos direto para Punta del Este.
    Nos dias 10 a 13/12 ficaremos em Montevideu.
    Nos dias 13 a 14/12 iremos para Colonia Sacramento.
    Gostaríamos de dicas de restaurantes e passeios em Montevideu durante a semana. Se tiver dicas também para Punta e Sacramento, agradecemos.
    Abraços

    Rubens e Lia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rubens!
      Que viagem bacana, hein?
      Dá uma olhadinha nos posts antigos, tem algumas dicas de restaurantes e passeios em Montevideo e Punta del Este.

      Restaurantes em Montevideo: Milajo, Burlesque, La Fonda del Puertito, Gardenia, La Casa Lila, Ruffino, Milamores.

      Passeio em Montevideo: mercado del puerto, assistir uma apresentação no teatro solis, caminhar pela rambla e cidade velha, ver o entardecer no parque rodo, conhecer o estadio centenario, etc...

      Passeio imperdível em Punta: fim de tarde na Casa Pueblo.

      Faz muito tempo que não vou a Colonia, mais de 2 anos, então infelizmente não posso ajudar muito com dias de lá!

      Abraço!

      Excluir
  6. Olá Mile, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelo blog...Gostaria, se possível, de indicações de hostel em Pocitos ou Punta Carretas, bom e barato, vc tem algum pra indicar? Vou ficar somente duas ou 3 noites.

    Muito obrigada!
    Caroline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Caroline, peço permissão pra Mile pra responder tua pergunta...
      eu to morando em montevideo ha um mes e meio, no bairro punta carretas, esse que a Mile ja falou muito bem dele!
      eu moro num hostel, é o puerto verde hostel, é bem tranquilo sem agitos e tals, um ambiente quase familiar, mas se tu procura um hostel mais agitado, recomendo o unplugged, nao me hospedei la,mas ja fui ao bar que tem dentro do hostel, muito legal.

      Excluir
    2. Oi Caroline! Tudo bem e você?

      Nunca me hospedei em hostel, mas conheço alguns através de amigos. Recomendaria o Punto Berro Hostel em Pocitos, o preço é bom, não é dos mais baratos nem dos mais caros, e a localização é ótima.

      Escrevi um post sobre hostels, dá uma olhadinha depois.

      Roberta querida, fique a vontade para sugerir coisas, esse espaço é nosso e acho muito bacana quando um viajante ajuda outro! ;)

      Abraço!

      Excluir
    3. P.S quis dizer que nunca me hospedei em hostel em Montevideo rs!

      Excluir
  7. Oi Mile, tudo bem?

    Agora em janeiro passarei 10 dias na Argentina e outros 10 no Uruguai. Gostaria de saber de vc se, tem como estimar, aproximadamente, quanto $$$ devo levar para cada um desses países. No Uruguai chegarei por Colônia del Sacramento. Quais são os lugares mais apropriados para fazer câmbio? Devo levar real mesmo ou é mais seguro ir com dólares? Tentarei comprar pesos uruguaios ainda no Brasil. O equivalente a R$ 100,00 por dia é uma quantia suficiente? Dá pra comer em bons restaurantes, se locomover numa boa pelas cidades? No Uruguai ficarei em Colônia, Montevidéo e Punta del Este. Acredito que essa última seja mais cara.

    Obrigado, Francisco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisco! Tudo bem e você?

      Espero que as dicas ainda sejam uteis, estava de férias e ando atrasada com as respostas aqui do blog...

      Se você não tem dólares, não recomendo que troque reais por dólares só para trazer, pois chegando aqui você passara por novo cambio de dólares a pesos.
      Apesar do dólar ser aceito em quase todos os estabelecimentos, acho mais vantagem trazer real do que fazer o cambio 2 vezes! E casa de cambio tem muitas em vários lugares da cidade.

      Se você não vive na fronteira ou pelo sul, compre pesos aqui, no resto do Brasil acho pouco provável encontrar uma cotação boa para essa moeda.

      O real baixou bastante e nos últimos dias o cambio está entre 8,30/8,60.

      O dólar talvez sirva para Punta del Este que é quase um lugar a parte do Uruguay, é outro mundo de glamour diferente do resto do país. Lá sim é mais fácil viver com dólar em alta temporada. Tudo é mais caro em Punta nessa época de janeiro.

      Estimar quanto seria ideal é muito complicado porque entra a subjetividade do que é bom, ruim, caro, barato pra cada um.

      Um prato num restaurante bom (bonitinho, mas sem luxo) em Montevideo custa entre 250 e 350 pesos em média.

      Taxi não é caro, mas fazer tudo de táxi se torna caro. Dá para fazer tudo de ônibus, é rápido, barato e fácil.

      Abraço.

      Excluir
  8. Uma pergunta... Por acaso no periodo de carnaval aqui no Brasil (Sab. Dom, Seg e Ter), exite esse feriado ai tb? não né? as coisas neste periodo abrem normalmente? Saberia dizer se em Rivera (cidade) também as lojas abrem neste período? Poderia dar dicas de alguns bons locais para compras no uruguai (Lacoste, Relogios e Tenis) ou se realmente vale a pena né... Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago!

      Sim, existe o feriado de carnaval aqui também, há desfiles de candombe e murgas em vários tablados pela cidade.

      O comércio funciona quase normalmente.

      Não sei dizer como é em Riveira, sei que na fronteira com o Brasil (em Riveira e Artigas) o carnaval é uma festa forte.

      O Uruguay não é barato para comprar roupas de marcas, não há grandes variedades, outlets, por sorte é um país menos consumista que o nosso.

      Nas fronteiras tem free shop e há bastante brasileiro comprando, estive em Riveira e Artigas de passagem e não vi muita coisa - também não procurei muito, estava de passagem.
      Recentemente estive no Chuy e lá sim há muitos free shop que vendem todas essas marcas, se a ideia é comprar, recomendo que passe por lá.

      Abraço.



      Excluir
  9. Estou precisa de uma ajuda, com meu roteiro

    dia:16/03 - 18/03 em Punta (Hotel Florinda) sabe se é bom ?

    dia:18/03 - 20/03 Fico em MVD, (Aonde ficar para conhecer ? )

    dia:20/03 estou indo para Buenos aires de BUQUEBUS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José!

      Não conheço esse hotel em Punta, sempre fico hospedada no mesmo, então não tenho como ajudar.

      Já sobre onde ficar em MVD para conhecer a cidade, você pode ficar no Centro ou na Orla que conseguirá visitar tudo com tranquilidade. A cidade não é muito grande e é de fácil acesso.

      Abraço.

      Excluir
  10. Olá Mila,

    Vou passar o carnaval no Uruguay. Saio de Punta na segunda de carnaval, quando chego em MVD. Varios sites afirmam que a cidade "fecha", é verdade? Onde encontro os tablados? Vou ficar no Cala di Volpe.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Acabei fazendo um post falando sobre os feriados uruguaios e outro post com um link com a programação do carnaval na capital.

      Espero que tenha aproveitado bem a viagem! :)

      Abraço!

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Olá, parabens pelo blog! Estou planejando viajar com meu namorado para o Uruguai no período de 31/08/13 a 05/09/13, teremos 4 dias e meio livres. Gostaria de pedir sua ajuda me dizendo se é um período bom, sem feriado, se os pontos turisticos/cidade são abertos no domingo e segunda; sua sugestão de hotel/localização em Montevideo; se vale a pena dormir no litoral/Punta ou se dá para conhecer em um dia, indo de manhã e voltando no fim da tarde (pode me dizer a melhor forma de transporte para fazer isso?); e qualquer outra dica que puder dar para meu roteiro. Muito obrigada! Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula! Obrigada pela visita! :)

      Muitas dessas perguntas já comentei nos posts, sugiro que dê uma olhadinha e vá selecionando as informações e atividades que te interessam.

      É uma período que faz frio e não há feriados.

      Punta del Este fica bem próxima de Montevideo, há ônibus saindo diariamente a cada 30 minutos e a passagem custa cerca de 20 reais.
      Pode consultar os horários e empresas no site da rodoviária (http://www.trescruces.com.uy/horarios.php?origen=1&destino=44&compania_o=0&buscar=buscar).

      Há também empresas que fazem day trip para Punta del Este e cobram 50 dolares por pessoa.

      Abraço!

      Excluir
  13. Para hospedagem entre 16/07 a 23/07 é melhor o Hotel Lafayette ou o Palm Beach Paza Hotel? Casal com filhas 1 adolescente e outra adulta. O que fazer neste período en Montevideu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pela visita!

      Nunca me hospedei nesses hotéis, então não tenho dados para poder te ajudar na escolha.

      Para atividades na cidade recomendo que dê uma olhadinha nos posts e vá selecionando o que te parece interessante para fazer.

      Abraço e boa viagem! ;)


      Excluir
    2. Pode me dar uma idéia quanto a localização? Pois o Lafaiette é no centro e o Palm Beach em Pocitos (já ví seu comentário inicial e achei interessante, pois tive esperiência parecida em Bs As)? Quanto teria de gasto médio por dia com minha família, para passeio cultural e bons restaurantes?

      Excluir
    3. A escolha entre o Centro ou próximo a rambla é pessoal, depende do que cada pessoa prioriza.
      Eu vivia em Pocitos e gosto muito da área, o que não quer dizer que o Centro não seja bom.

      E em relação aos gastos da família não tenho como especular.

      Abraço!

      Excluir
  14. Olá Mile,

    Estou adorando seu blog. Pretendo ir a Montevidéu no final de março-início de abril. Pelo que li de suas postagens, em relação à hospedagem, você acha mais legal Pocitos que o centro, não é mesmo? A princípio vou sozinha, você tem como indicar um hotel ou pousada em Pocitos, com precinho camarada? Devo ficar aproximadamente 1 semana, Quero conhecer Colônia também. Ah! Adorei a dica do Chuí. Fica longe de Montevidéu e dá só para passar o dia? Você acha que 01 semana dá para conhecer a cidade e alguns lugares próximos sem muito desgaste? Sou marinheira de primeira viagem (sozinha) e não sou jovenzinha mais. Se puder me ajudar, ficarei grata e muito feliz. Um abraço,
    Celeste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celeste!

      Celeste, um nome muito querido pelos uruguaios rs.

      Acredito que já deve ter viajado e espero que tenha aproveitado bastante!

      Preço camarada para quem viaja sozinha é mais fácil encontrar em hostels.

      Chuy fica longe, não dá para ir e voltar no mesmo dia.

      Acho uma semana um bom período, dá para conhecer lugares próximos como Colonia, Punta del Este ou Piriapolis, por exemplo. Poderia também fazer 2 ou 3 dias nas termas em Salto e o resto em Montevideo.

      Abraço!

      Excluir
    2. oi Mile,
      minha filha talvez vá morar em Montevideo,pois meu genrro vai ser tranferido para esta cidade.Te pergunto qual o melhor bairro para morar já que ela tem uma bebê de 2 anos e que fosse seguro e perto de tudo.è possivel alugar casa para morar?são muito caras? é seguro morar em casa?Desculpe tanta pergunta,mas é que li as duvidas dos outros e são todas referentes a passeios.
      obrigada
      jane

      Excluir
    3. Olá Jane!

      Eu morava em Pocitos e gostava muito do bairro, mas o "melhor bairro" vai depender sempre das expectativas e gostos de cada um...

      Recomendo que dê uma olhada no site www.gallito.com.uy e dê uma olhada nos preços e tipos de imóveis porque o que pode parecer "bom" pra mim, pode não ser o que sua filha está realmente buscando.

      Se puder também dê uma olhada nos posts que conto um pouco mais sobre minha experiência vivendo no país (Viver Uruguay na barra lateral do blog).

      Abraço!

      Excluir
  15. Oi Mile!!
    Estou programando uma ida de 4 dias a Montevideu com 2 amigas no final de abril. Como é o clima ai nesta epoca? Faz frio? To meio sem saber o que levar.
    Estamos pesquisando os hoteis, mas to seguindo as dicas que vc deu no post sobre "onde ficar"... quero pegar algo em Pocitos. Tb to montando um roteirinho sobre o que conhecer de dia, e a noite (o Fun Fun todo mundo fala, e gostei muito dos seus posts sobre os pubs e boites).
    Obrigada pela atenção desde já.
    Natália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natália!

      Final de abril já começa a fazer um friozinho, tem que levar algo mais abrigada, não chega a ser necessário gorro ou cachecol, por exemplo.

      Muito obrigada pela visita! Espero que curta bastante!

      Abraço!

      Excluir
  16. Boa tarde, gostaria de uma indicação de hotel proximo as baladas em montivideo para uma noite. Att . Dayvson dedeiadv@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayvson!

      Hum, difícil sugerir hotéis porque vivia na cidade e não conheço o serviço prestado.

      E baladas tem no Centro e em Pocitos, por exemplo. Vai depender a qual balada em especial você queira ir.

      De qualquer forma, a cidade é pequena e dá para se virar fácil de bus e um táxi de um ponto a outro não é caro.

      Abraço.

      Excluir
  17. oi Mile tudo bom?
    eu e uma amiga vamos a Montevideo em junho,passaremos 4 dias, queria dicas de passeios e compras!
    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sicilia! Tudo bem e você?

      Então, sugiro que dê uma olhadinha nos posts antigos, já escrevi algumas coisas sobre passeios e compras na cidade, capaz te ajuda...

      Abraço!

      Excluir
  18. Ola Mile ! Me chamo marcos! Estou indo morar em montevidel definitivamente, minha esposa e uruguaya mas mora a muitos anos em porto alegre, moramos em um bairro central proximo a 2 shopings, barra e praia de belas, estamos a procura de um bom bairro para comprar uma casa caso queira no dar um dica ficariamos gratos! Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos!

      Minha dica é que pesquisem muito no site do Gallito ou InfoCasas, há bastante ofertas de imoveis a venda e vocês podem procurar algo que se encaixe no orçamento e interesse de vocês.

      Os bairros próximos aos shoppings e rambla, como Pocitos e Punta Carretas, costumam ser mais caros que outras áreas no Centro da cidade, por exemplo.

      Abraço!

      Excluir
  19. Mile,
    Estarei indo a Montevideu em Setembro, passarei apenas um final de semana, já dei uma lida nos posts anteriores, mas gostaria que me desse dicas atuais de baladas e hostels (vi que nunca se hospedou em um em Montevideu mas ... rs). Fico no aguardo !! Bjs !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara!

      Bares: bar 21, pub burlesque ou the shanon.
      Baladas: Circus, Asia de Cuba, El Club.

      Hostels há muitos legais em Pocitos, como o Punto Berro Hostel (ótima localização, fica perto da Luis Herrera onde está a maioria desses lugares que citei, um táxi não deve custar mais de 70 pesos - ou 7 reais - e dá para ir andando até), Pocitos Hostel, Destino 26, etc.

      Abraço e boa viagem! ;)

      Excluir
  20. Mile, boa tarde. Vou ficar do dia 18 de julho até o dia 26 de julho - e gostaria de saber um ponto estratégico (hotel para poder conhecer melhor o Uruguai: é melhor ficar no Centro, em Punta ou em COlônia. Sou e minha família (5 pessoas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Não entendi a dúvida, você quer fazer bate-volta para essas cidades e precisa de um ponto estratégico para ir e voltar no mesmo dia ou quer passar alguns dias em cada cidade citada?

      Porque se a ideia é fazer bate-volta para Colonia e Punta, o melhor é ficar em Montevideo.

      Se for para passar um tempo em cada uma, não há o "melhor lugar". Colonia e Punta estão em direções opostas. Não dá para ficar em Punta e ir passar o dia em Colonia, por exemplo.

      Montevideo não é grande, ficando no Centro ou na Orla é possível conhecer todas as atrações com tranquilidade. O mesmo se aplica em Colonia e Punta.

      Abraço!

      Excluir
  21. Olá Mile !!! Seu blog é ótimo !!! Estou lendo cada informção. O Hotel Ibis é bem localizado? Obrigada !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marielen! Muito obrigada pela visita e comentário! :)

      O Ibis está perto da Ciudad Vieja, Parque Rodo e da parte mais antiga da rambla.

      Dá para curtir bem a cidade estando nessa área, escrevi um pouco sobre essa região no post: http://viveruruguay.blogspot.ie/2013/05/rambla-e-um-tantinho-de-historia.html.

      Abraço!

      Excluir
  22. Olá Mile!!! Estamos planejando uma viajem para o Uruguai em Outubro, e estamos muito confusos com o clima... Frio ou Calor?????? O que levar para esses dias???
    As pessoas se produzem muito a noite??? O que vestir??? Essa dúvida é tanto para Montevideo quanto para Punta Del Este. Obrigada e seu blog nos ajudou muito. Bjss!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!
      Em outubro está terminando o frio, ou seja, não faz calor nem muito frio, eu gosto bastante dessa época do ano, acho o clima agradável e sem extremos!

      A noite como sempre fica mais frio, até no verão a noite costuma ser mais fresca.

      Então recomendaria levar calça e casaco (não casacões, sabe?), ou vestidos que possa usar com meia calça.

      Eu acho o estilo das uruguaias bem diferente do nosso, no trabalho por exemplo era difícil ver as meninas com muita maquiagem ou saltões, para ir ao shopping também não dá muita produção.

      Já na noite a depender da balada, rola uma produção maior, claro que se você for nos lugares da galerinha mais cool, o povo vai estar mais arrumado.

      Morando em Montevideo, eu aposentei meus saltos no cotidiano (como não saia muito de balada, quase aposentei de vez mesmo) e maquiagem nunca soube usar rsrs, me limito a base e rímel, e nunca me senti fora do 'dress code' em nenhum evento.

      Abraço!

      Excluir
  23. Caramba Mile!!
    Você realmente faz um excelente e comprometido trabalho de informação e, deveria, com toda a certeza, escrever um livro, nem que seja um e-book e, vendê-lo através de seu Blog, pois acredito que você o mantém sem receber nenhuma ajuda pecuniária por este serviço.

    E ainda tem tempo para "trabalhar" em seu emprego. Nota um "milhão" para você, por sua atitude, responsabilidade e desenvoltura como escritora.

    Estou visitando o Uruguay, com minha esposa, neste próximo dia 23/06/2013, para 4 noites em Montevidéu e 3 noites em Punta e, tenho alguns projetos pessoais para "residir", como "jubilado" en el paisito!

    Pesquisei bastante, pela via da internet e, li quase todo seu Blog -UFA!!! Realmente você provê as respostas para todos nós ansiosos de conhecimentos "charruos" ou "criollos" me impressionando sobremaneira, não só com a quantidade, mas também com a qualidade das respostas.

    Notei, no entanto, que você não fala muito dos acordos multi-laterais, como o Mercosul, que proporciona residencia provisória, de forma quase imediata, e outras facilidades aos brasileiros que para aí se mudam.

    Como disse, tenho alguns planos pessoais e, gostaria deestabelecer e manter um linha de comunicação contigo, pela via do email. Se você estiver "de acordo" me dê alguma indicação/resposta, para que e, também como, poderemos trocar nossos emails.
    Obrigado pela atenção.
    Tadeu e Ignêz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tadeu e Ignês! Tudo bem?

      Muitíssimo obrigado pelo comentário e sugestões!

      Na verdade nunca pensei que pudesse ter algum retorno financeiro com o blog, achava que isso era coisa para gente profissional, escrever sempre foi um hobby e viajar é uma paixão, então ajudar as pessoas com esse tipo de informação e ainda conhecer tantas histórias bacanas tem sido meu 'pagamento' por enquanto rs.

      Comentei sobre a residência mercosul no post sobre a vida no país, é o tipo de residência que a maioria dos brasileiros que conheço fazem quando decidem viver no país. Apesar de ser o método mais simples, ainda assim demora para ter a primeira cita agendada e receber a cedula uruguaia.

      Pode mandar um e-mail para jcardoso.jamile@gmail.com

      Abraço!

      Excluir
  24. nossa impressionante o q escreve! quanta generosidade e empenho. obgada por nos deliciar c seus olhares. fiquei maravilhada c o uruguay e uma vontad enorme d me mudar hoje msmo p montevideo.
    um bj e até breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, muito obrigada pela gentileza! ;)

      São os comentários que recebo aqui que me motivam a seguir escrevendo.

      Beijo!

      Excluir
  25. "Sou suspeita porque sou apaixonada por essa área da cidade, acho relativamente limpa, arborizada, com opções de restaurantes, bares, mais segura e tenho um caso de amor com as ramblas, para mim é um passeio lindo caminhar aí ou simplesmente fazer nada sentada em algum ponto do calçadão ou da areia curtindo o dia ou o movimento do povo."

    Mais uma vez, encontro nas tuas palavras, pensamentos e sentimentos meus. Desde a 1a vez que pisei aí, me apaixonei pela Rambla. É um caso de amor mesmo. Caminhar ou sentar aí e ficar só vendo o povo passar me dá uma coisa tão boa... não sei explicar.

    Amo, Montevidéu!

    ResponderExcluir
  26. Respostas
    1. Quel, é uma delicia mesmo andar pela rambla, né? Amo Montevideo também! ;)

      Abraço!

      Excluir
  27. olá vamos em agosto e iremos nos hospedar em pocitos, qual melhor forma para visitar mercado do porto, e sobre o teatro solis que tipo de apresentação tem. obrigado Érica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érica!

      Você pode ir ao Mercado do Porto e Teatro Solis de ônibus, é super fácil chegar na Ciudad Vieja desde Pocitos utilizando o transporte público.

      Há muitos ônibus que fazem esse trajeto e não demora muito, a maioria vai pela avenida 18 de Julio e não tem erro descer na Plaza Independencia, daí vai andando para o Mercado ou Teatro (que está quase em frente a praça).

      Outra opção é o táxi que custa em torno de 20 reais desde Pocitos.

      Nesse link (http://www.teatrosolis.org.uy/categoria_31_1.html) você pode conferir a programação do teatro, vale muito a pena assistir uma apresentação na sala principal.

      Abraço!

      Excluir
  28. Olá Mile,
    Achei muito interessante suas postagens sobre o Uruguai, sem falar que seu texto é muito esclarecedor. Bom mas vamos lá! Sou casado e temos uma filha de 5 anos temos pensado na possíbilidade de mudança de ares. Claro que não li todas suas postagens e provavelmente até citou. Mas poderia me falar um pouco sobre oportunidade de trabalho?
    Ano que vem minha esposa se aposenta e será o momento para tomarmos essa decisão.
    Sabe Mile, tenho escutado muito sobre o Uruguai e sua qualidade de vida, as informações sobre esse aspécto estão corretas?
    Obrigado e desde já agradeço.

    At.
    Paulo Pacheco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo!

      Muito obrigada pela visita e gentileza!

      Há muitas verdades sobre a qualidade de vida no Uruguai, mas também há muitas comparações que merecem um olhar um pouco mais critico.

      Recomendo que dê uma lida nos posts da categoria Viver no Uruguay e Curiosidades, aí conto sobre minha experiência e tem links para pesquisas de moradia, emprego, visto, etc.

      Abraço!

      Excluir
  29. Oi Mile, tudo bem?

    Estou cheia de dúvidas e como irei para o Uruguai em outubro e voltarei ao RJ em março de 2014, gostaria de saber se vc conhece um lugar (site) com preços razoáveis para aluguel de apartamento mensal entre o Centro de Montevideo e o Instituto Pasteur ? Entrei em alguns sites, mas eles cobram a diária e para mim não seria muito bom, já que eu pagaria muito mais caro.

    Desde já agradeço a atenção, Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina! Tudo bem e você?

      Os apartamentos mobiliados por períodos curtos costumam ser mais caros mesmo.

      O site que usamos para alugar imoveis é o gallito.com.uy , você pode pesquisar também no AirBnb e no Mvd Apto Temporarios (http://www.montevideoapartamentos.com) .

      Boa sorte na busca! Abraço!

      Excluir
  30. Oi Mile, tudo bem?
    Prentendo ir ao Uruguai em breve, sem data certa.
    Tenho esposa e um filho de 12 anos. Você poderia sugerir um roteiro para uma cidade ou duas, com bom vinho, queijos e passeios, se possível.
    Muito Obrigado
    Paulo
    PS. Parabéns pelo excelente Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Muito obrigada pela gentileza!

      Quando será essa viagem? Pergunto para saber se será inverno, verão e poder indicar melhor...

      Mas pensar em vinhos, queijos e passeios é quase pensar em Colonia rs.

      Outra opção seria Salto, a cidade fica um pouco mais longe da capital e você precisará de mais tempo, mas poderá surpreender-se com esse destino pouco comentado no paisito: tem termas, parque aquático, paisagens lindas e vinhedos!
      Dá uma olhada nos posts de Salto depois.

      Em Punta também é possível fazer enoturismo e a cidade é tão famosa que fala por si mesma.

      Também há muitas vinícolas do ladinho de Montevideo, visitar a Bouza é um passeio imperdível, por exemplo!

      Abraço!


      Excluir
  31. Olá Elma! Outra chica que vai para o Instituto Pasteour rs?

    Não conheço hostel nessa área, mas se ficar no centro da cidade há linhas de ônibus, o acesso é fácil.

    O site que usamos para alugar imoveis é o gallito.com.uy , você pode pesquisar também no AirBnb e no Mvd Apto Temporarios (http://www.montevideoapartamentos.com) .

    Para consultar hostels: www.hostelworld.com

    Em outubro está terminando o frio! ;)

    Dá uma olhada no post "Comprando pesos" que tem links de várias casas de cambio onde você pode consultar a cotação atualizada diariamente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  32. Olá, Mile! Adorei seu blog! Está ajudando muito na organização da nossa viagem de 4 dias que faremos no começo de outubro a Montevideo (eu + marido). A nossa agência de viagem nos ofereceu dois hotéis e sua opinião seria de grande valia para ajudar em nossa decisão:
    1) Gran Hotel america - Calle Rio Negro, 1330
    2) Armon Suites Hotel - Calle 21 de Setiembro, 2885
    Somos um casal tipo "frescura zero", pois viajamos bastante e hotel, para nós, serve para dormir, banho e tomar café da manhã. O que importa é que tenha boa localização.
    Você pode nos dar um palpite sobre esses dois endereços?
    Se tiver mais alguma sugestão de hotel, por favor, nos indique!
    Ah!! e meu marido "pirou" na história do bar de gelo!! Vamos fazer as reservas antes de embarcarmos!!! Quanto a mim estou louca para devorar um Chivito!!!
    Beijos
    Meire - São Bernardo do Campo - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meire!

      Muito bom saber que de alguma forma estou ajudando na planejamento da viagem! ;)

      As duas localizações são de fácil acesso aos principais pontos da cidade, particularmente eu prefiro a 21 de Setiembre (está mais próxima a rambla, tem vários cafés - fiz até um post sobre os cafés e restaurante Milamores que ficam por aí.

      Que bom que ele curtiu, acho divertido, rende boas fotos e risadas.
      E o chivito eu sou fã (das empanadas, doce de leite, queijos, vinhos e asado também rs).

      Se me permite mais um pitaco, visitar alguma vinícola é um passeio que acho bem interessante (a mais concorrida é a Bouza).

      Depois me conta da viagem!

      Abraço!

      Excluir
  33. Querida Mile!

    Seus pitacos serão sempre bem vindos! Pensamos igual, pois já consta da minha lista fazer reserva para visita, degustação e almoço na Vinícola Bouza! Ah, e a Daniel Cassim, bem como a Indian estão na minha (não exatamente na do marido) lista de prioridades!!! hahaha
    bj

    Meire

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs que bom, Meire! Vocês irão aproveitar bastante!

      Depois quero saber como foi tudo! ;)

      Abraço!

      Excluir
  34. Oi, Mile.~Pretendo passar o reveillon com a família (13 pessoas), em Montevideo. Dia 30-12 até 05 ou 06 de janeiro. Gostaríamos de ficar todos juntos. Vou com um casal idoso e um cachorrinho york. A família é composta por pessoas de 11 a 73 anos. Já viajamos ao exterior, mas nunca todos juntos. O que você sugere: casa, apartamento, flat ou hotel? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Nossa, que farra boa viajar com a família, hein?

      Alugar uma casa/apto ou ficar num hotel é uma escolha que depende da comodidade que vocês estão buscando, vai depender se querem estar com mais liberdade e cada um organizando suas coisas, ou se querem chegar num hotel que se encarrega do café da manhã, limpeza, etc.

      Abraço!

      Excluir
  35. Olá Mile, tenho uma viagem programada para conhecer o Uruguai em 3 dias hehe. Qual sua sugestao, minha ideia é ficar 1 noite em Montevideo e 2 em Punta ou vice e versa. Pode me dizer o que acha, vou dia 26/10 e volto 29/10.
    Gostaria de sugestao de hospedagem e pretendo alugar um veiculo ai assim que chegar.
    Agradeço qq ajuda
    Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que difícil, hein? Depende do que você prefere, são cidades diferentes.

      Punta del Este fora da temporada de verão é bem tranquila, e eu gosto mesmo assim.

      Não sei os horários dos voos e como seriam esses 3 dias, mas acho que ficaria com 2 noites em Mvd e 1 noite em Punta.

      O carro para ir a Punta vale muito a pena, já para andar em Montevideo não vejo necessidade, sem contar que acho um saco estacionar na cidade e a gasolina passa dos 3 reais rs.

      É mais vantagem usar o transporte público ou táxi que é uma das poucas coisas baratas no país.

      Abraço! ;)

      Excluir
    2. Valeu demais, é que tem uma amiga que foi pras duas cidades tbm e disse que gostou mais de punta, por isso a duvida. To pensando em chegar ja no sabado em mvd (chegada as 13:10) e irmos direto pra Punta. Ai nao sei se ficamos ate domingo ou ate segunda la. Minha volta pro Brasil vai ser terça as 17:35.
      Vc ficaria só de sabado pra domingo em punta mesmo?
      Valeu ai

      Excluir
    3. No sábado você chegaria já no fim da tarde em Punta, nesse caso eu ficaria até segunda de manhã para aproveitar todo o domingo, faria o check out cedinho e ia a Montevideo.

      Abraço! ;)



      Excluir
  36. Olá!Adorei suas dicas,vou levar um grupo em Março de 2014,chegaremos dia 13(quinta) e retornaremos dia 19(quarta) é um período bom em Março?somos professores de dança e levaremos nossos alunos,além de conhecer os pontos turísticos da ciddade,também queremos ir no bar fun fun e no showEl milongon,acha bom e visitar Punta del Leste e Colonia del sacramento,onde seria um bom lugar para ficar em Montevideo,Eu pesquisei o Hotel Lafaiette,o que acha?
    Obrigada desde já!!! Lau(RJ)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lau!

      Que legal, terá tempo para conhecer muita coisa bacana.

      Em março o clima é lindo, lindo!

      Acho que Punta del Este e Colonia - dentre outras cidades - sempre valem a visita!

      Sobre um 'bom lugar' depende muito do quanto estão dispostos a pagar e o que entendem como satisfatório. Nunca me hospedei em hotéis em Montevideo, então infelizmente não tenho muita referência para dar.

      Mesmo não tendo conhecimento de causa rs, ainda essa semana irei publicar algumas opções de hospedagem na cidade.

      Abraço!

      Excluir
  37. Olá, parabéns pelo blog, muito legal! Você mencionou no post acima que daria dicas de hoteis nos locais mencionados, mas não achei o post. Poderia me informar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Amelia!

      Muito obrigada pela gentileza!

      Acabei não publicando o post sobre hotéis, mas ele sai ainda essa semana! ;)

      Abraço!

      Excluir
  38. Nos mudaremos em 2014 para Montevideo.Gostaria de sugestões de imobiliárias onde possamos alugar uma casa,pois possuo animais.
    Também se possível poderia me dizer se os aluguéis em Montevideo são muito altos comparados com os de uma casa em SP? Agradeço por suas dicas,um bjo no coração,Cláudia Marques.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia!

      Obrigada pela visita!

      Recomendo que leia os posts da categoria Viver no Uruguai - Parte 1, 2 e 3 - aí tem muita informação sobre aluguel de imoveis, documentação, trabalho, idioma, etc.

      Os aluguéis, assim como o custo de vida em geral, não são baixos.

      Você pode consultar as ofertas de imoveis no classificados: www.gallito.com.uy

      Abraço!

      Excluir
    2. Obrigada pelas dicas.
      Um abraço no coração,
      Cláudia.

      Excluir
  39. Olá, parabéns pelas ótimas dicas!!! Gostaria que vc me ajudasse numa dúvida...Estou indo para Montevidéu dia 18 setembro, queria ficar em Pocitos, mas o Punta trouville e o Massini estão lotados, e prefiro ficar em hoteis que tenham uma mini cozinha, estou indo para ficar 5 dias em Montevidéu e 10 em Buenos Aires, então, toda economia com restaurantes, é bem vinda né?! Encontrei esse

    http://www.booking.com/hotel/uy/playa-de-oriente-ii.pt-br.html?sid=b38e6b1a7621a47f49d2ad255654a604;dcid=1

    Porém não há nenhum comentário sobre ele... O que vc acha? É uma boa eu tentar, ou ficar no centrão mesmo, visto que meu orçamento é para diárias de USD 85 no máximo...
    Por favor, me dê uma luz!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Keyla!

      Muito obrigada pela visita! ;)

      Não conheço esse hotel, mas a localização é ótima! Morei 2 anos na 26 de Marzo y Julio Cesar, acho tranquila, de fácil acesso e com ótimas opções de bares e restaurantes a uma curta caminhada.

      Apostar no hotel sem reviews é meio um tiro no escuro, pode ser muito bom ou não. Só você para avaliar se vale a pena ou não.

      Você pode tentar algum quarto privado em hostel, custa geralmente 60 dólares e tem cozinha disponível para os hospedes. Se te interessar, dá uma olhada no Punto Berro Hostel.

      Ou então buscar alguma opção no Centro, acabei de publicar um post com hospedagem no centro.

      Boa viagem! Abraço!

      Excluir
  40. Olá!
    Estava pesquisando dicas sobre Montevideo e tive a grata surpresa de encontrar seu blog com ótimas dicas.
    Pode me dizer como está a temperatura por aí?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani!
      Muito obrigada pela visita!

      Em setembro é inicio da primavera, o tempo fica instável, pode estar mais fresquinho ou bem agradável com sol.
      A previsão da temperatura para essa semana é entre 9°C e 20°C.

      Abraço!

      Excluir
  41. Boa tarde Mile, estou planejando com um casal de amigos, uma viagem em Janeiro para Montevidéu, estou indeciso entre Carrasco e Punta Carreras, hotéis Cala di Volpe - Punta Carreras, e Cottage - Carrasco, poderia me ajudar? E o que não podemos deixar de conhecer na cidade, ficaremos 3 dias, obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique!

      Ambos são ótimos bairros. Carrasco fica um pouco mais afastado, para uma viagem curta de 3 dias acho mais vantagem ficar próximo as atrações turísticas.

      Eu optaria pelo Cala di Volpe.

      Abraço!

      Excluir
  42. Olá, Mile
    Estou indo para Montevideo em novembro, ficarei 5 dias. Porém sou o típico mochileiro duro rsrs... Vi que sua preferencia é em Pocitos. Será que terei como arcar com a alimentação em uma area tão nobre? e quanto tempo leva de onibus de Pocitos até o Centro. Ou é melhor eu me hospedar perto do Centro, no entanto, não sei como é a segurança no local, já que as areas centrais geralmente são as mais perigosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago!

      Comida baratinha em Montevideo é um achado mesmo, acho a margem de preço pequena entre um lugar simples e outro mais arrumadinho.

      Nunca encontrei um PF por 5 reais, por exemplo, e trabalhei no Centro um tempo. A opção mais barata para o almoço de todo dia custava em torno de 100/120 pesos, geralmente nas padarias que vendem alguma torta salgada e salada.

      Até o chivito não sai por menos de 140 pesos, seja em Pocitos ou Ciudad Vieja.

      Uma boa dica é comprar comida pronta no supermercado mesmo, Disco e Tienda Inglesa tem boas opções, dá para comer bem pagando um preço ok.
      Outra opção é cozinhar no hostel, já fiz isso muitas vezes quando viajava sozinha...

      O ônibus é rapidinho, uns 20 minutos. É muito tranquilo ir de um bairro a outro, então não se preocupe tanto quanto a localização.

      Boa viagem! :)

      Excluir
  43. Mile ,Adorei teu Blog, Tenho Uma duvida, Como pedir a cédula uruguaia pelo mercosul, oque precisa ,e quanto demora mais ou menos?
    Gostaria de ir viver com minha familia no uruguay mais gostaria de saber como me regularizar indo para i como funciona e quanto aproximadamente demora.
    Parabéns Adorei teu blog...Muito Interessante, Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanda!

      Obrigada pela visita!

      Dá uma olhada nos posts Viver no Uruguay, tem informações sobre como tirar a cedula.

      Demora uns 2 meses para pegar a provisória.

      Abraço!

      Excluir
  44. Parabéns Mile, muito completo de dicas o seu blog. Já anotei vários nomes de hotel e vi as dicas para levar real para trocar aí, só gostaria de saber se 7 dias dão para fazer um passeio bom por Montevideo e arredores, estamos planejando ir pelos dias 14 a 21 de junho de 2014 para fugir da loucura que será a copa, só gostaria de complementar as minhas informações: em reais com é o gasto médio para se alimentar aí? Obrigado e tenha um ótimo final de domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo!

      Muito obrigada! Feliz em saber que as informações foram uteis! :)

      Com 7 dias dá para conhecer muita coisa bacana em Montevideo e arredores, é um bom tempo para conhecer a cidade, dá para aproveitar sem correria.

      Você querendo fugir da Copa e 9 em cada 10 uruguaios dando a vida por ir!

      O gasto com alimentação depende dos lugares que você optar, há restaurantes mais baratos, outros mais caros.
      Em lugares medianos (nem muito simples, nem muito chique) os preços dos pratos variam entre 200 e 280 pesos uruguaios.

      Abraço!

      Excluir
  45. Olá, estou indo ao Uruguay e gostaria de uma dica de lugar para alugar para três meses. Poderia me ajudar com um lugar para casal, cujo preço seja acessível? abraços querida, adorei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, DNA, Qual o período que vc ficará em Montevidéu? Moro aqui e passarei uns meses fora, podemos ver como fazer.

      Excluir
    2. Olá!

      Você pode consultar no classificados Gallito (há uma versão online todos os domingos) as opções de apartamento temporários.

      Há também a página www.montevideoapartamentos.com

      E ainda as opções de quartos em pensões no mercadolibre.com.uy

      Abraço!

      Excluir
  46. Oi Mile,

    Td bem?
    Vou a Montevidéu e tenho lido bastante no seu blog, gostaria de saber se vc pd me add no skype pois tenho algumas dúvidas…rsrs quer dizer mtas…rs

    Valeu,
    Bjs
    Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme!

      Tudo bem e você?

      Pode entrar em contato por aqui, e-mail ou página do blog no facebook! ;)

      Abraço!

      Excluir
  47. Oi Mile, tudo bem??

    Seu site é ótimo e está me ajudando muito!!

    Vou para o Uruguai em maio...
    Fico dia 9 em colonia;
    Dia 10 vou para Montevideo;
    Dia 11 vou para Punta (vou ficar no AWA) e volto para Montevideo dia 13 e fico até 15/05.

    Você acha que é muito perigoso ficar hospedada no centro de montevideo?
    Além disso, qual hotel você indica para ficar apenas uma noite, que seja perto da rodoviária?

    obrigada!!

    Beijos,
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!

      Muito obrigada pelo comentário! Fico feliz em saber!

      Não é a região mais segura, mas muita gente fica lá e não tem problemas. Só tomar cuidados básicos como em qualquer outro ponto da cidade, evitar andar tarde da noite pelas ruas, etc.

      Perto da rodoviária tem o Hotel Days Inn Tres Cruces.

      Abraço! ;)

      Excluir
  48. Olá Mile !

    Seguindo seus comentários decidi ficar em Pocitos do domingo 25 até quarta-feira 28/05/2014.
    Quero conhecer o centro na segunda-feira e gostaria da sua sugestão para preencher a segunda-feira e o que fazer na terça-feira...
    Gosto de andar e pretendo fazer tudo de ônibus e com mochila nas costas ! rsrsrs

    Parabéns pelo Blog !

    ResponderExcluir
  49. Desculpe ! Meu nome é Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo!

      Obrigada pelo comentário! ;)

      Tem muita coisa bacana para preencher seus dias, como exemplo: visita ao bairro Prado - jardim botânico, rosedal, museu blanes, jardim japonês; se gostar de teatro há uma boa opção na capital; você pode dar um pulinho em Atlantida; ir ao Palácio Legislativo e MAM; visitar alguma vinícola; há vários museus no centro, como o Museu Torres García, Museu de Arte; as feirinhas do fim de semana como a do Parque Rodo, Tristan Narvaja e Villa Biarritz, aliás o Parque Rodo já rende uma boa visita, o fim de tarde na Playa Ramirez é lindo; se tem curiosidade pela alquimia ou maçonaria pode visitar o Castillo Pitamiglio; etc.

      Boa viagem!

      Excluir
  50. Olá Mile, achei muito interessante o Barrio Judio, você recomenda? Tem roupas de qualidade? Artigos em couro? Estou empolgado para chegar ao Uruguai agora em Março. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clovis!

      O barrio de los judios é bem interessante, mas é para turistas desapegados, não tem estrutura de shopping para caminhar passeando, é centro, é mercado um pouco mais popular, você vai encontrar coisas com preços mais em conta.

      Não sei se há boas ofertas de produtos em couro lá, couro você deve encontrar mais opções na Ciudad Vieja e proximidades.

      Boa viagem! Abraço! :)

      Excluir
  51. Mile,

    Seu blog é muito agradável, com comentários espirituosos. Você sabe me dizer se voltar de Punta del Este para Montevideo, na quarta feira de Cinzas seria difícil, com engarrafamentos? Embarco para o Brazil às 14h e não gostaria de ficar retido no trânsito.
    Obrigado pelas ótimas dicas.

    Luiz Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz Fernando!

      Obrigada pela gentileza! :)

      Não acredito que tenha muito trânsito trancado, o carnaval é um feriado facultativo (apenas inclui a segunda e terça-feira).

      As pessoas que conseguem esses dias livres, geralmente voltam na terça-feira a noite, já que na quarta o trabalho começa cedo (não tem a quarta-feira de cinzas aqui, começando o dia laboral depois das 12h, por exemplo).

      Se seu voo sai às 14h, você tem que estar no aeroporto às 12h, contando 2h de viagem de Punta, teria que sair no máximo às 10h, eu sairia um pouco mais cedo, às 9h por exemplo.

      Boa viagem! Abraço!

      Excluir
  52. Oi Mile,

    Estou indo morar em Montevideo agora em março, vou estudar um semestre na Udelar mas ainda não escolhi onde morar. Estou anotando o endereço de algumas residências estudantis e gostaria da sua opinião de um lugar para morar. Minha faculdade fica em Malvin, mas não penso em morar lá porque me disseram que há lugares melhores para se morar, desde que eu more em um lugar com fácil acesso a ônibus para chegar à faculdade não me importo. Então, quais bairros você indica para morar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!

      Que legal, seja bem-vinda! :)

      Olha, depende da parte de Malvin que você leva em conta. A área sobre a rambla é inclusive de classe média alta.

      Até a Avenida Itália é uma ótima região, agora o que se entende como Malvin Norte já não é uma área tão legal para viver. Talvez seja essa parte que as pessoas falam para você evitar.

      A maioria das residencias estudantis ficam no centro da cidade, daí há boa comunicação a todos os bairros.

      É dificil dizer procure no bairro x porque acontece justamente isso de Malvin, tem uma parte que está bacana, outra não tanto, etc. Então é aquela coisa de chegar e ver exatamente onde está a casa.

      Boa sorte com a mudança, qualquer coisa estamos em contato! Abraço! ;)

      Excluir
    2. Obrigada pelas informações Mille, vou chegar, conhecer o local e as residencias antes de escolher então.
      Agora me surgiu outra dúvida, porque eu e o gerente do meu banco decidimos que a forma de eu perder menos dinheiro durante os meses que estarei ai seria abrindo uma conta em um banco uruguaio com o dinheiro da bolsa de estudos que ganhei. Como não conheço nada mesmo ai, você poderia me indicar algum (ou alguns) banco (s)?

      Excluir
    3. Imagina, Camila! :)

      Eu já tive conta no Itau e Santander, nada muito diferente do Brasil. Gosto mais do Itau.

      Abraço!

      Excluir
  53. Prezada Mile
    Pedi ao Google algumas informações e selecionei teu nome. Bem legal as trocas e informações que oferece aos brasileiros. Somos 12 gaúchos que queremos dormir de sábado dia 19/4 para domingo 20/4 em Montevidéo, não estamos conseguindo lugar em hotel, tu terias alguma sugestão para nos fornecer? Desde já agradeço a atenção.
    Att.
    Ana Romero

    ResponderExcluir
  54. Olá

    Pretendo ir a Montevidéu em junho. Eu gosto de frio, mas sou da Bahia, então a referência não é tão válida. Então, gostaria de saber se o inverno uruguaio é amigável a quem não está tão acostumado com temperaturas muito baixas.
    E mais: hospedar-se em Pocitos ou Puntas Carretas neste período é vantajoso ou seria melhor o centro?

    Grato pelo trabalho do blog!

    ResponderExcluir
  55. Oi Mile,

    Simplesmente incrível seu blog, parabéns!

    Mile voce conhece o hotel Regency Way Montevideo Hotel? você sabe se a localização dele é boa e perto da Orla?

    Obrigada,

    Bjo
    Natalia

    ResponderExcluir
  56. Bom dia vou ficar no hotel cala di volpe no ano novo,bairro de Punta Carretas ,mais achei o sofitel em Carrasco um Hotel melhor. É muito ruim ficar em Carrasco ? Ficarei 08 dias com minha família.Achei suas informações bem pertinentes.

    ResponderExcluir
  57. Olá Mile,

    Estou de mudança para Montevideo no próximo ano, e inclusive estive lá semana passada. Creio que devo me mudar no final de Janeiro/2015, para uma experiência de trabalho que durará até Abril/2015.
    Irei trabalhar na praça da Independência. Como dito, fui a Montevideo na esperança de encontrar algum apartamento com 1 dormitório e com móveis, e não consegui nada, visto que o tempo foi muito curto para procura, e eu não tinha nenhum contato aí.
    Sendo assim, peço sua ajuda com algum contato para alugar apartamento, e tenho preferência por bairros mais próximos ao Centro, mas que sejam seguros e tenham diversos comércios ou restaurantes..... Me indicaram Pocitos, todos falam desse bairro..rsrs


    Desde já muito obrigado, ficaria muito grato se pudesse me dar uma ajudinha..rsrs

    Abraços,

    Silas José Santos

    ResponderExcluir
  58. Olá Mile!
    Muito legal seu blog!!!
    Pretendo ficar uma semana entre Montevideo e Punta. Tem alguma cidade a mais pra me recomendar? Esta perigoso em Montevideo ou sao apenas boatos? Agradeço sua atenção. Abç Tais

    ResponderExcluir
  59. Mille,
    Que blog iraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaado!
    Voce merece um nobel, menina!

    Decidi muita coisa a partir dele.
    Chego proximo mês saindo de Fortaleza!

    abrcs

    Cicero Melo

    ResponderExcluir
  60. gostaria que voce me indicasse um hotel de bom preço para tres pessoas ou um hostel legal que se possa ficar 2 noites em montevideo

    ResponderExcluir
  61. de preferencia perto da embaixada dos Estados Unidos

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. Olá Mile tudo bem? você pode me dar um help? eu pretendo fazer um intercâmbio no Uruguai e pretendo chegar dia 17 de dezembro de 2015 e voltar dia 27 de fevereiro de 2016, eu achei alguns albergues baratos em Montevidéu um é chamado che lagarto, e queria saber se ele é próximo de alguma faculdade ou etc, porque pretendo me inscrever por lá, porque as casas de intercâmbio aqui do Brasil estão cobrando um preço absurdo, e as comidas são baratas? muito obrigado! :)

    ResponderExcluir
  64. Oi,

    Eu estou passar um semestre em Montevideu, irei estudar na UDELAR, você poderia conversar comigo em privado (email, facebook ou whatsapp), pois tenho muitas perguntas.

    Att,
    Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina!
      Também vou passar um semestre na UDELAR e estou cheia de dúvidas.
      Poderia entrar em contato comigo, por favor?
      Obrigada!
      Ludy

      Excluir
  65. Como é o custo de vida em Montevideo, vc acha com umaaposentadoria de 2000 dolares da pra viver um casal, aluguel e o resto.

    ResponderExcluir
  66. Milla,
    Estou indo agora dia 237/06 e estou confusa se qndo chegar as 18h,vou direto pra Punta ou Colonia ou fico em Montevideo e depois sigo?Volto dia 30/07 as 19hs.

    ResponderExcluir
  67. Vc poderia me dar dicas do que fazer no reveillon em Montevideo? Vou com meu marido e queremos saber sobre cafeterias e restaurantes e até sobre onde buscar uma ceia de ano novo...:)

    ResponderExcluir
  68. Olá, Mila, minha chará! Adorei seu blog e dicas; estou pegando várias, pois irei agora dia 04 de outubro. Diz-me uma coisa: estou com duas opções de hospedagem reservas: uma fica no centro bem próximo a Avenida 18 de Julho e a outra opção fica a uma quadra do Parque Rodo. Não vi muita gente falando sobre se hospedar no Parque Rodo. Vale a pena já que fica perto de Punta Carretas? Eu gostaria de um opção que ao entardecer eu e minha mãe ainda pudêssemos caminhar e não precisasse pegar táxi. É possível caminhar pelo Centro à noite?

    ResponderExcluir
  69. Olá Mile, durante minhas pesquisas fiquei muito feliz em encontrar seu blog informações muito importantes me identifiquei. Bem se não for incomodo você conhece algum site onde possa encontrar um apartamento mobilhado para 1 mês no minimo com preço em conta para um casal. Tenho encontrado alguns por 40 dólares a media por noite caro ainda sim a maioria não tem geladeira só frigobar! Queríamos um com estrutura para passar pelo menos 1 ou 2 meses. Desculpe o em comodo do conterrâneo!
    Abraços de um soteropolitano!
    Diego

    ResponderExcluir
  70. Deveria apenas compartilhar as informações com todos, assim como tenho certeza que queria que fossem contigo! Vale a reflexão pra ti.
    Abc, Diógenes

    ResponderExcluir