Bairro do Prado: Jardim Botânico e Rosedal

O Jardim Botânico e o Rosedal - ou Rosaleda - são dois lugares ainda pouco visitados pelos turistas brasileiros.

Ambos estão localizados no bairro do Prado, uma agradável zona da cidade, mais distante do burburinho do centro e totalmente arborizada, com muitos casarões da antiga aristocracia do século XIX. 

Aproveitei os últimos dias de calor no mês passado e passei uma tarde de domingo no bairro entre o Parque del Prado, Rosedal e Jardim Botânico

Uma delicia, um espaço verde de 102 hectares, o parque estava repleto de famílias, crianças correndo, andando de bicicleta, um carrossel e carrinho de pipoca dando um toque vintage ao ambiente rs, gente fazendo exercício e piquenique, jovens batendo papo sob a sombra das árvores e velhinhos nas típicas cadeirinhas que os uruguaios levam para a praia, ramblas e praças tomando mate e vendo a vida passar. 

Uma paz, uma tranquilidade gostosa de viver. Foi como sair da cidade e ir parar em outro lugar em outra época!
                             





Dentro do parque ainda é possível visitar o Rosedal, o Hotel do Prado que hoje é uma casa de chá e salão para eventos, o Monumento aos Últimos Charruas - índios que habitavam o território uruguaio, o pavilhão onde acontece a feira rural de Montevideo, etc. 

No Prado está também a Residencia Presidencial, localizada na esquina Suarez e Reyes, fica aberta ao público no mês de setembro em comemoração ao Dia do Patrimônio; e Museu Nacional de Belas Artes Juan Manoel Blanes e Jardim Japonês na Avenida Millán.

O Rosedal é considerado o coração do Parque do Prado, aí foram plantadas 12.000 roseiras, imagino que na primavera deve ser fantástico de ver, fui no final do verão e as roseiras já estavam um pouco secas, poderia estar mais bem cuidado, mas ainda assim achei um lugar lindo, diria até romântico com aquelas pérgolas, os caminhos cercados de plantas e fontes.                     




No rosedal há um espaço para exposições fotográficas ao ar livre, nesse dia estavam as fotos da construção das ramblas de Montevideo, uma obra grandiosa e ousada iniciada nos anos 20 e que ainda hoje é a cara da cidade. 


O Jardim Botânico é o pulmão verde da cidade, aí existem mais de mil especies vegetais de diferentes lugares do mundo e funciona como centro de atividades cientificas, formação e informação sobre botânica para o público em geral.




Adorei o jardim botânico, vale muito a pena caminhar cercada de tanta natureza, me dá uma nostalgia dos passeios de escola rs!




Dá para começar o passeio no Jardim Botânico - Rua 19 de Abril 1181 - e seguir andando para o Parque e Rosedal - Avenida Buschental esquina D. Agustini, vou tentar colocar um mapinha mais tarde.

Deixo o link do "como ir" que é uma página super útil da prefeitura com as linhas de ônibus: você coloca onde está/aonde quer ir e o site mostra todas as linhas disponíveis e o trajeto de cada uma. Coloquei como exemplo de Pocitos ao Prado e escolhi a linha 522 para ver o trajeto.

Aproveitem! ;)

8 comentários

  1. Que belos espaços, Jamile! Ainda vou conhecer o Uruguai. Gostaria de conhecer o Galeano tb, sou fã dele :) Parabéns por seu blog. Eu o encontrei qdo lia os tópicos da comu Uuruguai, do orkut. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Tatyana! ;)
      Vem mesmo, é um lugar que tem muita coisa bacana a oferecer.
      O Galeano é um gênio, espero conhecer um dia também!
      Abraço.

      Excluir
    2. Agora que tô de viagem marcada voltei pra reler esse post!! :) Uruguai, aí vou eu! (aliás, aí vamos nós - marido vai junto!).

      Excluir
  2. Lindo o lugar, não tive a oportunidade de ir ainda e nem meu namorado, que é uruguaio, conhece. Amei a foto da cotorra. Amo esse bichinho que chamam aí de "plaga nacional". Namorado já me prometeu um casal de presente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita para visitar, é uma parte de Montevideo muito bonita! Poderia estar mais cuidado, mas ainda assim é um bom passeio.
      Estou terminando outro post sobre o bairro, com mais atrações, quem sabe te animo mais rs!

      Beijo! ;)

      Excluir
  3. Mile gostaria de saber se com um salario de R$7.500,00, dá pra si viver com a família( esposa e filho de 10 anos),e se com 400 mil reais se compra uma casa boa ai,e o mais importante se a cidade é muito violenta pois aqui não se sai mais a noite em Belo Horizonte, e olha que eu sou policial civil tá um horror, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Falcao!

      Considero uma boa renda para viver no Uruguay.

      Claro que tudo é relativo e depende das atividades e costumes da família, mas como regra, sem excessos, dá para viver tranquilo.

      Sobre imoveis, você pode acessar o site www.gallito.com.uy e verificar as opções disponíveis. Com esse dinheiro você consegue comprar um ótimo apartamento, quanto mais 'nobre' o bairro, mais altos os impostos e condomínio.

      E violência existe, afinal é a capital de um país, talvez seja uma violência diferente da que estamos acostumados no Brasil, eu nunca deixei de sair pelas ruas de Montevideo por medo, mas não dá para garantir que morando lá estaremos imunes a certos problemas...

      Abraço! ;)

      Excluir
  4. Olá, Vale a pena visitar o parque mesmo na epoca da Exposición Rural del Prado? Essas áreas livres e etc.. ficam ocupadas pela exposição?

    ResponderExcluir