Noite - dia!

Passei vários dias longe de casa, vejam vocês: de casa! Acho engraçado usar essa expressão hoje em dia, mas é assim que me sinto quando chego em Montevideo... e é assim que me sinto também quando chego em Salvador, e olha, ainda fico confusa de verdade com esses sentimentos divididos rs. 

Essa semana estava lendo um texto sobre as fases que geralmente passamos no decorrer da nossa adaptação a um novo país e/ou a uma nova cultura, a mocinha avaliava que primeiro há uma lua de mel, tudo é novo, desafiador e lindo; depois vem a crise, as diferenças ficam mais claras, os problemas se evidenciam e podem gerar ansiedade e frustração.

A fase seguinte seria de ajustes, onde começamos a entender melhor a nova realidade, aprendemos a lidar com o cotidiano e buscar soluções para as diferenças; por fim vem a tal adaptação e a sensação de ser de casa, adquirimos características da nova cultura e também mantemos as de origem, as duas referências vivem em harmonia, ela chama essa fase de bi-cultural e eu me identifiquei muito com esse processo.

Foram exatamente 32 dias entre Salvador e Salto, e ontem cheguei em Montevideo tão cansada que só dormi! Daí hoje saí para resolver pagar várias coisas e já a noite, por volta das 19:45 voltei pela rambla que estava assim:


E fui tomada por uma euforia típica dos dias dias de verão quando rola uma relação de amor verdadeiro, amor eterno entre a gente - digo a cidade e eu - sabem? ;)

Acabei me estendendo, mas esse post era só pra dizer: Montevideo, sua linda, te quiero

Porque não há como não querer um lugar que faz sol até às 22h no verão!


                                                    Futebolzinho da noite na praia.

Abraços!

13 comentários

  1. Mile, parabéns pelo seu blog. Tem me servido de leitura constante para conhecer um pouco mais do uruguai pelos olhos de uma brasileira. Muito bacana mesmo.
    abs

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel! Muito obrigada pela visita e comentário!

      Abraço! ;)

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog. Pretendo morar no Uruguay no início de 2014 e digamos que seu blog me inspira muito. hahaha
    Muitas informações, curiosidades, um pouco da cultura uruguaia que é sensacional.

    Obrigado :)

    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael! Muito obrigada!

      Que engraçado saber que o blog anda servindo como inspiração rs! Sorte na futura mudança! ;)

      Abraço.

      Excluir
  3. Que delícia essa rambla. Não é a toa que me apaixonei pelo Uruguay, mais especificamente por Montevideo. E o sol fica por até depois das 21h, né? Saí daí no natal com sol às 21h40.
    Beijão e um ótimo início de ano pra ti ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greice, minha relação de amor com Montevideo é fortemente influenciada pela rambla rs, adoro!

      Ótimo ano pra você também!

      Beijo!

      Excluir
  4. Parabens pelo teu blog Mile, eu sou uruguaia e na verdade ADOREI ele! Tem muita informação do nosso paisito e coisas que nem eu me lembrava.
    Tu falou que trabalhou numa empresa de um site de noivas, não foi na Avanza ne? Eu trabalhei lá ate o final do 2011 e lembro que prestavam esse serviço rsrsr.

    Otimo 2013 pra ti

    Dayana desde Floripa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayana!

      Muito obrigada pelo comentário e visita! Volte mais vezes! ;)

      hahahahaha simmmm, foi lá mesmo! Nunca pensei que alguém de lá fosse aparecer por aqui!

      Feliz ano também!

      Beijo!

      Excluir
  5. Oi Mile, vamos mudar para Montevideo este ano e o seu blog tem me ajudado muito. Estamos saindo do Canada para morar ai por uns 5 anos. gostaria de saber se vc sabe se eh dificil entrar em uma universidade..eu estou estudando espanhol para poder estudar...Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!

      Muito obrigada pela visita, me alegra saber que o blog serviu para te ajudar nesse processo de mudança!

      Olha, se a faculdade é privada é fácil em relação a papelada/burocracia, já com a faculdade pública é necessário mais tempo e paciência para cumprir todos os requisitos de ingresso exigidos para estrangeiros.

      Feliz ano novo!

      Abraço.

      Excluir
  6. Olá, gostaria de saber como são as horas e o tempo em relação as estações do ano, por exemplo, disse que no verão anoitece em torno das 22h, mas que horas amanhece? E como ocorre isso nas outras estações. Sugiro um Post. Estou furiosa para conhecer Uruguai. Bjokas

    ResponderExcluir
  7. Olá olá! Sabes q estou d olho no seu blog há algum tempo, desde que marquei minha viagem p aí em junho. OLhei esse post achando q teria a resposta p a seguinte pergunta: "Que horas anoitece e amanhece no inverno?" Será que tem como responder, já que aqui só foi comentado do verão? Muuuuuuito obrigada :*

    ResponderExcluir