Camping no Uruguai

Uma prática muito comum no Uruguai é acampar no verão.

Há vários campings espalhados pelo país, muitos oferecem uma estrutura para deixar a atividade mais confortável, como por exemplo corrente elétrica, churrasqueiras, chuveiros e pias para lavar roupa ou louça e ainda espaços comuns de lazer.

E se engana quem pensa que é uma atividade reservada aos jovens mais aventureiros: há famílias inteiras curtindo os dias de calor nesses lugares.

Mais que economizar uma graninha, passar uma temporada em camping é um estilo de vida. Tem gente que não troca essa experiência por nenhum quarto de hotel! 

Os mais aficionados investem em barracas, equipamentos, casas rodantes, trailers ou motorhomes.

Antes de viver no Uruguai só tinha dormido em barraca duas vezes, não posso nem chamar como uma experiência de acampamento rs! 

Já meu namorado cresceu fazendo isso no paisito, a família dele tem uma casa rodante fofa e as lembranças das vacaciones deles sempre envolvem os dias nos campings.  

E ele me convenceu a ir acampar também, cheguei a pensar que não ia curtir o passeio, pensava na areia, no sol, como ia tomar banho, secar o cabelo e um monte de bobagem. 

Não contava com a astúcia dos uruguaios, né? 


Fiquei impressionada com toda a estrutura que eles montaram em volta da casita rodante: uma barraca enorme onde eu podia ficar em pé e trocar de roupa sem passar aperto, lonas que faziam um teto e dava sombra todo o dia, uma mini cozinha com fogão, forno e caixa térmica (além do frigobar dentro da casita), uma rede (conhecida aqui como hamaca paraguaya) amarrada nas árvores, rádio, mesas e cadeiras.

  

A hora do banho também foi tranquila, o camping tinha banheiros femininos e masculinos com água quente. Também consegui secar o cabelo com tranquilidade. Não sofri com mosquitos nem com calor para dormir (na verdade faz é frio a noite e o calorão de meu Deus começa só depois das 10h).

O clima estava tão bom, tão férias na praia que um dia até preparei uma moqueca para 6 pessoas com peixe comprado fresquinho no porto! Surpreendentemente o prato baiano agradou todo mundo rs! :P



Aproveitei o verão em La Paloma de um jeito novo e posso imaginar outros verões assim. 

Abraço!

14 comentários

  1. Mile, sou baiano e seu fã fazem muitos meses, quase chorei quando vc disse que iria para a Irlanda, mas fiquei tranquilo quando vi que vc não ia nos abandonar, que manté o blog atualizado e não o encerrou! Sou um uruguayo de coração, tentei morar no Uruguay, mas as entrelinhas da vida não me deixou, cheguei até a alugar casa em Rocha, comprei coisas, mas morei só 45 dias, morro de vontade de um dia voltar ao paisito, deixei muitos amigos lá, depois que voltei pro Brasil, voltei lá 3 vezes, e cada vez que eu volto, uma parte do meu coração maior fica por lá.
    Amo de paixão seu Blog, parabéns pela iniciativa, mas leio meio escondido da minha esposa, pois um dia, falei de suas aventuras, todo empolgado, ela pediu pra ver o seu blog, ai ela disse :"é essa ai?? bonita ela..." ELA TAVA MORRENDO DE CIUMES DE VC!!!!! kkkk Depois disso ela pega no meu pé dizendo: fica ai vendo o blog da bonitona kkkkk, mas não tem problema, eu a amo muito, mas sabe como é ciume de mulher, por isso agora leio seu blog em segredo!
    Uma palavra que me travava a lingua não é muito usada, mas quando vi escrita, não consegui falar, REGOCIJO (regozijo) essa tem que parar, respirar e soltar a danada devagar, meus amigos rachavam o bico vendo eu tentar falar essa palavra.
    Um abração,
    Márcio
    P.S. será que teremos algum dia "Irlanda por uma brasileira" ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, muito obrigada pela gentileza, pelas palavras de carinho! :)

      Mais um baiano de coração uruguayo, coisa boa! A vida dá tantas voltas, quem sabe um dia você consiga passar uma temporada maior no Uruguay, né?

      hahaha muita generosidade da sua esposa com a minha figura nesse comentário, mas ok! Continue passando por aqui!

      Ah, essa palavra não é fácil, alias todas que começam com "R" já requer aquela respirada para falar hahaha.

      Tenho outro blog de viagens (aqui o link http://mochilandoamerica.blogspot.ie/), lá escrevo algumas coisas da experiência aqui na Irlanda, mas um blog só para o país novo não dá, primeiro porque não conseguiria administrar 3 contas hahah e segundo gosto daqui e tal, mas falta essa conexão que tenho com o paisito, sabe?

      Abraço! ;)

      Excluir
    2. Legal! Vou dar uma olhada nos outros,tenho boas noticias, estpou mexendo os pausinhos e acho que até o começo de 2014 voltarei para morar no paisito! :)
      vamos ver...
      Abração :)

      Excluir
  2. Que delícia! Nunca acampei de verdade - tirando o camping que fiz subindo a trilha inca no Peru - e fiquei morrendo de vontade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!

      Foi uma delicia mesmo, gostei bastante!

      Ahhh, meu sonho ir ao Peru!!!! :)

      Beijo.

      Excluir
  3. Prezada Mile.

    Eu sou uruguaio e minha esposa é de Minas Gerais. Gostei muito de teu blog, achei legal tuas impressoes sobre meu pais pois em muitas coincidem com as delas. Moramos perto da feirinha de Villa Biarritz. Ela está se adaptando aqui em Montevideo e acho seria bom conhecer vocës. Gostariamos de entrar em contato contigo, tem facebook? O face dela é raida campos e tem uma foto nossa vestidos de noivos, se quiser pode adicionar ela. Abraço e mais uma vez parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge! Tudo bem?

      Muito obrigada pela visita e pelo comentário!

      Geralmente são as meninas que encontram o blog, acho que foi a primeira vez que o marido entrou em contato primeiro rs!

      Adoraria conhecê-los, mas no momento não estou no Uruguay, estamos morando na Irlanda agora, quem sabe quando voltarmos? ;)

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá,Mile.Parabéns pelo blog!Estarei indo ao Uruguay de férias no final do ano.Minha preferência é acampar.Daí vem a pergunta.Nesses campings oferecem barracas pra alugar?Ou temos que levar a nossa?Cada um funciona de um jeito?Quais os melhores camping(s).. No caso,esse ou em Salto(sabe dizer?)
    Obrigado,
    Diego

    ResponderExcluir
  5. Olá Mile! Tudo bem?
    Em primeiro lugar, gostaria de te parabenizar por esse blog que está me ajudando muito nessa próxima trip: Uruguay! (Seu outro blog é sensacional também, parabéns.)

    Então, como disse, estou indo pra Montevidéo em Janeiro (dps de passar por Colonia e Punta) e queria ficar em camping, gostaria de saber se você tem indicações de quais campings tem pelo centro (se houver), ou até esse mesmo que você ficou... Não tenho encontrado muitas informações sobre isso, por isso estou perguntando.

    Muito obrigada e parabéns de novo! :D

    ResponderExcluir
  6. Dileta Mile: Suas informações sobre el paisito são fantásticas e elucidantes. Sou aposentado (prof univ). Temos viajado por dezenas de vezes ao Uruguay, que adoramos (vide "felizmotorhome.blogspot.com.br"). Talvez tenhamos encontrado o mhome de seu companheiro po aí. Já cogitamos em aí morar e trabalhar, mas as raizes não rompem facilmente... Quiçá nos encontremos. Abração e sucesso
    Dan

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria de saber o nome e o valor da diária fo camping.

    ResponderExcluir
  8. Guria linda,me socorre! Resolvi,de última hora,desmarcar o Hotel que ficaríamos em Montevideo. Resolvemos acampar lá,mas estou com dificuldade em achar pelo google. Vamos dia 5 de janeiro,espero que leias minha mensagem antes de eu ir,rss.Ah!,sabes também que distância ele fica da cidade? Gracias e feliz 2017

    ResponderExcluir
  9. oi, tudo bem? amamos acampar no UY. sempre ficamos no camping punta rubia, em la pedrera, mas pelas fotos esse que você ficou tem uma ótima estrutura também. você pode me passar o nome e endereço dele? muito obrigada.

    ResponderExcluir