Estudar no Uruguai: Universidades - Parte 1 (Revalidar diploma)

Para falar das universidades, tenho que começar contando sobre como revalidar o diploma brasileiro no Uruguay, é uma dúvida que aparece quase diariamente aqui no blog e já venho enrolando esse post há mais de 1 ano, gente!

A melhor dica é ler a resolução da Universidad de la Republica a respeito das revalidas e reconhecimentos de títulos estrangeiros (segue o link).

Sim, o texto é grande, mas contém informações valiosas e necessárias para quem de fato deseja passar por esse processo.

Se após a leitura ainda restarem dúvidas, recomendo que entrem em contato diretamente com a secretaria - aqui chamada de bedelía - do curso correspondente. 

Esse processo de revalida demora meses e cada caso é um caso a ser avaliado. 

O plano de estudo da faculdade Y é diferente da faculdade X, que por sua vez pode ser diferente ao da Udelar. 

Dependendo do curso, pode ser necessário cursar algumas matérias para adequar-se ao programa da instituição que irá reconhecer o diploma.

Minha situação é complicada porque estudei Direito no Brasil, a quantidade de matérias que deveria cursar novamente me levaria de volta às salas de aula por tempo suficiente para me fazer desistir de todo esse processo.

Além de todos os trâmites, é preciso que toda a documentação esteja traduzida por um tradutor juramentado, e isso não é barato.

Agora, resumindo o caminho: você vai precisar do diploma e histórico escolar/plano de estudos da sua faculdade com as assinaturas reconhecidas em cartório - geralmente é a assinatura do reitor e coordenador, depois terá que legalizar esses documentos no consulado uruguaio da sua cidade (vão colocar um selo em cada documento e cobrarão por isso, claro). 

Logo, terá que encaminhar toda a papelada para um tradutor juramentado (que também cobrará por cada folha traduzida).
Depois você irá ao Ministério de Relações Exteriores em Montevideo para registrar - e pagar - esse documento traduzido. 
O passo seguinte já será com a universidade, você faz o requerimento para revalida do título e espera eles analisarem.  Se o que você estudou corresponde a pelo menos 70% do plano de estudos deles, voilà!  

Não sou experta no assunto, apenas coletei informações durante o tempo que vivi no país, e não cheguei a passar pela experiência de concluir esses tramites, então esse post é só para dar uma noção do que é necessário fazer e indicar a fonte mais confiável para esclarecimentos: a universidade pública.

Outra dúvida constante é se é possível trabalhar na área sem passar por todo esse protocolo, em regra "Los estudios cursados sin reválidas no permitirán obtener título o certificado universitario ni habilitación para el ejercicio profesional en el territorio de la República".

No meu caso seria impossível advogar aqui sem essa condição, na área de saúde vejo como pouco provável também - alguém imagina um médico ou dentista atendendo em hospital ou clinica sem o devido registro profissional? 

Acredito que em outras áreas como IT, artes ou administração seja possível trabalhar sem apresentar o diploma revalidado dado a própria dinâmica do mercado, muitas vezes vale mais o que o candidato sabe fazer e pode agregar à empresa do que o título em si para o exercício da profissão. 

Nesse sentido, vemos casos de gerentes que não necessariamente são pessoas com formação universitária, por exemplo. 

Outras profissões ligadas à educação, requerem um domínio perfeito do idioma por razões lógicas, né? Eu não consigo pensar meus professores cometendo erros grosseiros de português, também não conseguiria imaginar meus filhos (se tivesse rs) na escola tendo aulas com uma pessoa que fala mais ou menos ou consegue entender quase tudo do idioma.

Demorei tanto a publicar esse texto, que acabou ficando enorme, aí dividi em 3 partes: esse primeiro da revalida, outro sobre ingresso à universidade para quem concluiu o ensino médio no Brasil e o último sobre minha experiência como estudante numa universidade privada em Montevideo.

Abraço! ;) 

Update: desde que o post foi escrito saíram algumas resoluções do Mercosul estabelecendo a revalida direta de determinadas profissões. É lindo, é digno, é maravilhoso, MAS essas coisas demoram e é tudo muito novo ainda. 
Não tenho como acompanhar o movimento de cada profissão, mas as que ainda não foram agraciadas o processo é esse citado no post. 

19 comentários

  1. Porque você não mora mais no uruguai ? pretende voltar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno!

      Estou passando uma temporada - com meu companheiro uruguaio - aqui na Europa, viajando e estudando. Em breve voltaremos ao Uruguay.

      Abraço! ;)

      Excluir
    2. oi Jamile, me chamo Mariana. tudo ben ? aonde voce teve seu parto? te pergunto pq faço medicina e busco estagio em MVD... obrigada

      Excluir
  2. Esses tramites são para quem pretende continuar ou fazer parte do curso na Udelar correto? E quem pretende começar do primeiro periodo o curso, vc sabe me informar os caminhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glauber!

      Dá uma olhada na Parte 2 que encontrará algumas informações: http://www.viveruruguay.com/2013/08/universidades-parte-2.html

      Abraço!

      Excluir
    2. Ola Mile,
      Dei uma olhada la, ha muitas informações uteis la, vc está de parabens! Muito obrigado. Se a Mariana autorizar vc me passa o contato dela para eu tirar algumas duvidas?
      glauberfilipe@gmail.com

      Excluir
    3. Oi Glauber! Muito obrigada! ;)

      Não tenho como passar o contato da Mariana, mas não tem muito mistério, o processo é basicamente esse que ela me explicou e escrevi no post.
      Nos links você encontra mais informações das fontes oficiais.

      Abraço!

      Excluir
  3. Oie mile,bom dia!

    Acabei de ler seu post e achei muito interessante.Tenho muita vontade de morar ai mais meu namorado.Entrei na faculde agora,e estou cursando Direito.Fiquei um pouco confus em questão da faculdade.Você sabe se tem a possibilidade de conseguir bolsa na faculdade ai?

    Pois tenho um financiamento que paga minha faculdade aqui no Brasil em Belo horizonte.


    att,Geysiane

    se possivel me add no meu e-mail geysiane@bracarenseribeiro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geysiane!

      Algumas faculdades privadas oferecem bolsas de estudos parciais, fique atenta às convocatórias - geralmente os editais saem no início do ano.

      Abraço!

      Excluir
    2. http://oab-ms.jusbrasil.com.br/noticias/1644448/medida-permite-intercambio-livre-de-advogados-do-mercosul

      Excluir
    3. "Os profissionais de direito nacionais de países do Mercosul não precisarão mais revalidar o diploma para atuar em membros da comunidade latino-americana. A decisão é do Coadem -- Conselho dos Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul --, que aprovou o projeto que regulamenta a atuação dos advogados -- a chamada atuação transfronteira. O assunto vinha sendo debatido há mais de oito anos por entidades de advogados do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Peru. Agora, para atuar em diferentes países do Mercosul, o profissional precisará de requisitos simples, como estar inscrito em seu órgão de classe, demonstrar aptidão profissional, se submeter ao Código de Ética do País no qual pretende atuar e ser apresentado por um advogado que já atua no país de destino."

      Excluir
    4. "Os profissionais de direito nacionais de países do Mercosul não precisarão mais revalidar o diploma para atuar em membros da comunidade latino-americana. A decisão é do Coadem -- Conselho dos Colégios e Ordens de Advogados do Mercosul --, que aprovou o projeto que regulamenta a atuação dos advogados -- a chamada atuação transfronteira. O assunto vinha sendo debatido há mais de oito anos por entidades de advogados do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e Peru. Agora, para atuar em diferentes países do Mercosul, o profissional precisará de requisitos simples, como estar inscrito em seu órgão de classe, demonstrar aptidão profissional, se submeter ao Código de Ética do País no qual pretende atuar e ser apresentado por um advogado que já atua no país de destino."

      Excluir
    5. Obrigada pela informação, pois tenho interesse de atuar nesse país. Vou me integrar sobre os procedimentos.

      Excluir
  4. Oi, tudo bem ?
    Sou de São Paulo, e estou super afim de sair daki, e ir pro Uruguai, me virar ai.
    Queria saber, como e quais são as faculdade aii ?
    Você está estudando no Uruguai ?
    Abraços....
    ygor-rm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi! Alguém aí morando no Uruguai? Conseguiram trabalho ? Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite. Minha irmã quer ir fazer faculdade de medicina no Uruguai mas qual o valor em média da mensalidade??? como fazemos esse tipo de pesquisa??? como nos escrevemos na faculdade para requisitar a vaga??? desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal, queria o número de alguém que já estudou no uruguai, nas univercidades particulares..
    Eu e meus amigos queremos ir nós aventurar nós estudos em uruguai .
    Pra isso queremos alguém com experiência para nós dar alguma dica..
    Por favor se tiver alguém manda o contato ae .

    ResponderExcluir