Expo Prado: Feira Rural em Montevidéu

No mês de setembro ocorre a maior e mais famosa feira rural do Uruguay: a Expo Prado.

Os dados oficiais são impressionantes, o evento já acontece há mais de 100 anos e na última edição durante os 12 dias de atividades abertas ao público, cerca de 450 mil pessoas passaram por lá.

Mesmo não conseguindo pronunciar 'ferias rurales' decentemente em espanhol rs, fiquei curiosa e fui conhecer as atividades da Expo Prado.


Aproveitamos um fim de semana e fomos ao lindo bairro do Prado, no caminho já era possível sentir o impacto da feira pelo trânsito intenso, vendedores ambulantes e muita gente passando, muitas famílias com crianças.

Já tinha ido a feiras rurais em Salvador, acho sempre tudo muito parecido, provavelmente porque não entendo nada de agronegócio e vou só para olhar o movimento e comer... vamos combinar que uma coisa boa nessas feiras é que geralmente tem muitas barraquinhas de comidas, né? 

Encontramos vários restaurantes vendendo o que eles sabem fazer melhor: churrasco! Além de muitas barraquinhas com coisas doces e stands com comidas diferentes: culinária espanhola, mexicana,venezuelana, kebabs, etc.


Compramos os ingressos por 150 pesos uruguaios e passamos algumas horas na feira: o espaço é enorme, são mais de 600 expositores, há concursos de beleza feminina, como o Miss Expo Prado, e concursos com os animais, como o de quem tira (corta, extrai? Aqui chamam esquilar) melhor lã das ovelhas, fico com dó das bichinhas peladas quando terminam.




Havia também espetáculos com programação para os pequenos e adultos, shows, conferências e palestras, competições equinas, exposições de animais.

E muita coisa para comprar, vendem de tudo lá dentro, de souvenir, queijos e vinhos a máquinas agrícolas que pareciam saídas do filme Transformers. 




Até casas pré fabricadas de madeira e containers estavam disponíveis, gostei dos projetos e cheguei a imaginar minha unidade sob medida me esperando em algum lugar da costa uruguaia, porque sou dessas que fazem planos para toda a vida em apenas 5 minutos rs, mas não são tão baratas quanto pensei e desisti da ideia.


                                                    Meu novo lar?

Achei ainda um stand do Brasil que vendia caipirinhas e outros produtos que não me encheram os olhos, tinha fila e acabei não provando nada. 



Para que mora na cidade ou está viajando com bastante tempo livre é uma boa pedida dar uma passadinha na Expo Prado. A edição desse ano ocorrerá de 04 a 15 de setembro, mais informações sobre a programação na página do evento.

Muita gente dispensa toda essa parte dos bichinhos, competições e comidas, e segue para as festinhas que acontecem a noite. 

Olhei o calendário de shows da Plaza Prado e há apresentações de murgas, cumbia e bandas do momento como Mala Tuya e Só Mistura (lembram que postei um vídeo deles lá na fan page?). Além da transmissão dos jogos das eliminatórias da copa - Uruguay x Peru/Colombia.

Abraço!;)

5 comentários

  1. Oie Mile!

    Voltei ontem de Montevideo, passei 4 dias por lá e queria muito te agradecer pelas dicas. Fui à feira de Tristan Navaja, do Parque Rodó, acompanhei o camdombe. =)
    A cidade é linda, tranquila e tem cheirinho de lenha! Amei!!!
    Ps.: Estão abrindo uma loja da MAC no free shop do aeroporto. =)

    Abs,
    Talita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talita!

      Ahhh, muito obrigada! Fico muito feliz quando vocês voltam e me contam da viagem rs!

      Que bom você gostou e aproveitou a viagem! ;)

      Sério que vai ter Mac agora? Boa noticia! Eu nunca soube fazer maquiagem, não consigo nem com reza braba ou tutorial de blogueira famosa, então uso só base e rímel que é o que minha coordenação permite. Ainda assim morro de amores pela Mac, descobri a base deles e não troco por nada.

      Abraço!

      Excluir
  2. Ola, Mille!

    Posso fazer um comentário extra-post?
    Vou passar o reveillon em Montevideo e estou devorando seu blog. Estou muito em dúvida entre três hotéis, são eles: Tryp Montevideo, InterCity Premium Montevideo e My suites. Procuro por um hotel confortável e bem localizado. Qual você indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada pela visita! ;)

      Claro que pode rsrs!

      Dá uma olhada nos posts sobre hospedagem em Montevideo. As três opções são ótimas, bem localizadas e os hotéis tem bons comentários.

      Prefiro a localização do My Suites (apesar de estarem no mesmo bairro e dá para ir andando de um hotel a outro), mas é a opção mais cara.

      Abraço!

      Excluir
  3. Já li tantos posts seus nesta semana e precisava comentar em algum para dizer q estou por aqui hehehe a proncípio vou a Montevideo final de março, estou muito animada, anotando todas as dicas maravilhosas que vc dá! Uma dúvida do meu marido: há algum lugar na cidade para comprar bombacha, espora, esses itens campestres vamos chamar assim? Muito obrigada pela atenção, pelos posts, entro toda hora e sempre descubro mais um post que me interessa!!!!

    ResponderExcluir