Destino: Costa de Oro - Atlántida

Sabem aquele ponto que vivo batendo de que existe mais Uruguay fora dos limites de Punta del Este/Montevideo/Colonia? Funciona bem para contar um pouco mais sobre os balneários que compõem a Costa de Oro.

Numa faixa de aproximadamente 70 km que margeia o Río de la Plata encontramos pequenos vilarejos e cidadezinhas cheias de graça e tranquilidade, são exemplos Atlántida, Parque del Plata, La Floresta e Costa Azul.

O custo na Costa de Oro tende a ser o mais convidativo do litoral, tanto para comprar ou alugar imóveis como para comer em restaurantes, ir ao supermercado ou feira, etc. 

E vamos combinar que isso já confere uma posição de destaque, mas a região oferece atrativos ainda mais interessantes.

A maioria das localidades servem de destino de férias para os uruguaios, na alta temporada o movimento é intenso e as opções ficam mais concorridas. 

O ambiente é bem família, nos balneários menores chega a parecer um grande condomínio onde todo mundo se conhece, muitas vezes não só parece, as pessoas efetivamente se conhecem de outros verões.

Quase não se vê turistas estrangeiros, os uruguaios estão em todas as partes com suas cadeirinhas de praia, tomando mate no maior calorão e jogando tejo


Costa Oro Atlántida Uruguai

                                    Aprendi  a jogar em Costa Azul! ;)


Tejo Praia Uruguai
                                               
O destino que oferece maior estrutura na Costa de Oro é Atlántida, lá há uma boa oferta de restaurantes, algumas opções de hospedagem (campings e hotéis), cassino, atividades de lazer e bailes que animam a noite.

Em Atlántida o visitante também encontra construções de grande valor para a arquitetura do país, algumas obras mexem com a nossa imaginação, como o ex hotel Planeta Palace que é um edifício em forma de navio. 

Hotel Barco Atlántida

Tenho a divertida impressão que o prédio vai 'navegar' a qualquer momento, fico pensando na reação das pessoas  em 1937, ano em que o hotel de luxo foi inaugurado. Contam que por ali passaram nomes da aristocracia argentina e uruguaia e personalidades influentes da época.

Outra obra que merece ser vista é a Parroquia Cristo Obrero, a igreja integra o patrimônio histórico nacional e foi construída em 1958

Ela é toda em ladrilho estruturado, as paredes são curvas e não há colunas sustentando a abóbada, tampouco há janelas, a entrada de luz natural ocorre através dos vidros coloridos nas paredes, o que gera um efeito espetacular.

Atlántida Igreja Uruguai

Atlántida Arquitectura Uruguai
                                       Foto - fonte: El Pais / Google Imagens

Há ainda uma construção que desperta controvérsias e a curiosidade do viajante, conhecida como  El Aguila, em breve dedicarei um post só para contar os boatos e a história real dessa obra.

Vale a pena uma visita ao Paseo de Neruda, uma grata surpresa para as férias de verão.

Não fazia ideia que o Pablo Neruda passava temporadas no paisito, mais especificamente em Atlántida, muito menos que ali havia um pequeno museu em homenagem ao poeta chileno.

O museu apresenta um acervo interessante, encontramos livros, fotografias, a administração constantemente recebe exposições itinerantes e promove leituras de poesias, há também documentos e objetos pessoais do período em que ele viveu na cidade.

Foi lá no balneário que ele encontrou um refúgio para viver o amor até então proibido com Matilde Urrutia, sua amante na época,  anos mais tarde ela se tornou sua terceira esposa. 

Neruda se referia a Atlántida usando o anagrama Datitla:
Y cuando/ de regreso/ brilló tu boca bajo los pinares/ de Datitla y arriba/ silbaron, crepitaron/ y cantaron/ extravagantes/ pájaros/ bajo la luna de Montevideo, entonces/ a tu amor he regresado/ a la alegría de tus anchos ojos;/ bajé, toqué la tierra/ amándote y amando/ mi viaje venturoso.
São tantas coisas legais que já estava esquecendo de comentar da praia. A areia é branca e fininha, o mar se perde no horizonte celeste. É bem verdade que o mar é rio, mas juro que a gente nem lembra desse detalhe.


Por do sol Uruguai

Completando o leque de atividades, vale também uma caminhada pela orla, uma parada para o sorvete, ver o fim de tarde na arquibancada do anfiteatro e passear na feirinha de artesanato a noite.

Atlántida Uruguai
                                                        Plaza de los Fundadores


Atlántida Uruguai

Para terminar, um dado curioso: Atlántida apareceu nas telas no filme Miami Vice. Se você se perguntou o que tem a ver o paisito com o roteiro, a resposta é nada rs.

As filmagens ocorreram em Montevideo e Atlántida na tentativa de recriar o cenário da cidade cubana La Habana, a produção americana obviamente não conseguiria permissão para gravar em terras cubanas.

Como chegar:

A Costa de Oro vai desde La Barra de Carrasco em Montevideo ao córrego Solís Grande em Jaureguiberry. Ou supostamente onde termina o rio e começa o mar.

A Ruta Interbalnearia rumo ao leste passa por toda a costa, ou seja, no caminho a Punta del Este você pode - e eu recomendo rs - parar em alguma cidadezinha ou vilarejo.

Atlántida, por exemplo, fica apenas a 45 km de Montevideo. Um bate-volta é super viável, a viagem de ônibus leva menos de 1h e custa menos de R$15 a passagem de ida e volta.

As empresas Cot, Cutcsa e Copsa fazem esse trajeto desde a capital. 

Quando ir:

Preferentemente de novembro a abril. Mesmo havendo uma população fixa razoável morando na Costa de Oro, que garante o funcionamento de serviços básicos durante todo o ano, muitas das opções para os turistas fecham na baixa temporada.

Leve em conta que a tranquilidade tão pregada na Costa de Oro fica abalada em Atlántida no período da alta estação, muitos atribuem às festas de verão e a proximidade com a capital, são vários jovens circulando, bailes com diferentes estilos e público.

Apesar disso, nunca tivemos inconvenientes, mais do que esperar para sermos atendidos nos lugares ou disputar mesa rs. 


Boa viagem! ;)

25 comentários

  1. eeeeeee! Estava esperando este post!

    Penso em viver no Uruguay futuramente e venho estudando mais as opções fora Montevideo e Punta. Atlantida foi o que mais me chamou atenção até agora pela qualidade de vida que oferece e proximidade de Montevideo (não quero morar na capital, mas também não quero me afastar...).

    Quando puder, fale mais sobre esta região... Centro de compras, escolas públicas, saúde, segurança....etc etc... :)

    Obrigado e parabéns mais uma vez!

    Alfonso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alfonso!

      Que bom que você gostou do post! ;)

      A Vanessa que colaborou na 'entrevista do Outras histórias' viveu um período em Parque del Plata, ela gostava bastante, porém o custo de gasolina e pedágio para ir todo dia a Montevideo deve ser considerado no orçamento.

      Obrigada pela visita!

      Abraço!

      Excluir
  2. Mile, mais uma postagem espetacular sobre o nosso vizinho abandonado do nosso conhecimento.
    Achei especiais o prédio que parece um navio e a igreja.
    Valeu, Mile.
    Um beijo,
    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manoel!

      Muito obrigada, sempre tão gentil! :)

      As construções são preciosas e a gente nem imagina que vai encontrar coisas assim num destino de praia, né?

      Abraço!

      Excluir
  3. Vou chegar a passeio no uruguai segunda

    estou muito ancioso seu blog tem ajudado muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha! Aproveita bastante a viagem!

      Depois me conta como foi! ;)

      Abraço!

      Excluir
  4. OLÁ, MILE !!!!

    GOSTEI MUITO DO SEU POST,POIS ESTOU RETORNANDO A MONTEVIDEO EM FEVEREIRO E ESTAVA PENSANDO EM IR A ATLANTIDA,AGORA IREI RSSSS
    ESTAVA PENSANDO EM ALUGAR UM CARRO ,MAS COMO VC MENCIONOU QUE HÁ ONIBUS QUE VAI PRA LÁ SAINDO DE MONTEVIDEO,IREI DAU UMA PESQUISADA E TBM IREI VER ALGUNS IMOVEIS EM ATLANTIDA RSS
    ESTAVA COM SAUDADES,MAS SEMPRE DOU UMA OLHADINHA NO SEU BLOG.
    BEIJOS
    MAGA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maga!

      Bom te ver por aqui de novo! ;)

      Vai mesmo, lá tem muita coisa bacana para aproveitar e é super prático ir de ônibus desde Montevideo.

      Abraço!

      Excluir
    2. Meu filho esta no Uruguai amou o país está querendo ficar se souberem de trabalho avisem por aqui trabalha no ramo hoteleiro e telemarketing

      Excluir
  5. Mile,

    Tudo bom?
    Desde já agradeço pelas dicas. Estão me ajudando bastante.
    Estou indo passar o reveillon com meu namorado em motevideo. Só que no dia 31 iremos, via o pacote da agência, para punta. O que você aconselha? Sabe sugeri alguma festa, onde posso comprar? Ou se tem alguma coisa para fazer em montevideo? Se tem transporte para voltarmos de punta para montevideo?

    Desde já, muito obrigada.
    Beijos,
    Zaine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zaine! Tudo bem e você?

      Nunca passei réveillon em Punta del Este, mas é o destino mais agitado do Uruguay no verão, certeza que vocês encontrarão muitas opções.

      Estou tentando reunir informações de festas em diferentes destinos para publicar um post nos próximos dias.
      Já publiquei um post contando mais sobre as festas de fim de ano no Uruguai, dá uma olhadinha depois! ;)

      Tem transporte, mas recomendo comprar com antecedência, nessa época de fim de ano a rodoviária fica uma loucura. Confira no site da rodoviária Tres Cruces ou nos sites das empresas de ônibus.

      Abraço!

      Excluir
  6. Essa foto de vocês, hein? LINDA! Como faz? Também quero! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bá! Que legal você aqui também!
      Obrigada! Quando for lá nos visitar faremos fotinhas assim (leva o R. hahaha)! <3

      Excluir
  7. Olá Mile! Adorei os posts, estou lendo todos... penso muito em morar no Uruguay, gostaria que pudéssemos conversar se puder me mandar um email eu ficaria muito feliz!
    bruna.n.anacleto@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!

      Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado! ;)

      Você pode mandar mensagem pelo facebook do blog, costumo ver mais rápido.

      Abraço!

      Excluir
  8. Mile é cultura!! Tb não sabia que Neruda havia vivido um tempo no paisito!! Você conhece a cidade onde ele nasceu? Valparaíso, Chile! Estive lá. Apesar de todo lugar ter seu encanto, pessoalmente, achei Atlântida muito mais bela! Quero conhecer! E quero conhecer a senhorita tb! Feliz ano novo, querida Mile! Bjos, Rê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs viu só, Rê?

      Estive em Valparaiso - que alias me lembrou Salvador em alguns aspectos - e visitei a casa do Neruda.

      Atlantida é uma graça e fica ali tão pertinho de Montevideo, vale a pena o bate-volta.

      Opa, quem sabe vamos juntas a Atlantida! Próxima ida sua ao paisito tenho que te conhecer, já vai me avisando quando tiver planos...

      Feliz ano novo, querida!

      Beijos!

      Excluir
    2. Que linda, Mile! Vc já voltou, né?! Não sei porquê, eu prefiro vc aí, rs rs. Siiim, lembra mesmo Salvador. Ali, cidade alta e baixa.. Por supuesto que da próxima vez vamos nos conhecer! E, adoraria dividir o prazer de conhecer Atlándida com vc! Beijos! Um ano novo divino e iluminado pra vcs (igual a foto que postou acima, rs)

      Excluir
    3. Já voltamos, sim! Acho que também prefiro assim!

      Querida, só marcar que vamos!

      Um novo ano incrível para você.

      Beijo! :)

      Excluir
  9. Essa parte do Uruguay é muito bonita, Mile! Estive em Costa de Oro visitando amigos uruguaios que vivem em Parque del Plata e aproveitei pra conhecer também Atlántida e La Floresta. Vale a pena dar uma passadinha nesses balneários!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto bastante da Costa de Oro, Van! Acho um clima super gostoso, tranquilo, familiar, vale a pena mesmo conhecer.

      Beijo! :)

      Excluir
  10. Amei esse post e a "Costa de Oro"!!! Terei que aumentar meus dias por aí!!!

    ResponderExcluir
  11. Oie amei a postagem. Vou para Montevideo em agosto, acredito que irei pegar final de inverno. Mesmo nesse período, compensa fazer esse passeio?

    ResponderExcluir
  12. olá obg pelas dicas, estamos pensando em viver aposentados no uruguai vc acha um bom lugar para aposentados?

    ResponderExcluir