Palácio Legislativo em Montevidéu

Um passeio que tinha pendente em Montevideo: visitar o Palácio Legislativo.

Estudei Direito, logo toda essa história de separação de poderes, parlamento e leis me despertam um interesse especial. 

E finalmente hoje, sob um calor de quase 40 graus, abracei a oportunidade de conhecer o interior do palácio e fazer a visita guiada.

O Palácio Legislativo é uma das construções mais bonitas e imponentes da cidade, o prédio levou cerca de 17 anos para ser construído e foi inaugurado em 1925 como homenagem aos 100 anos da Declaração da Independência.

A construção data da época do apogeu uruguaio, quando o país era tratado como a 'Suíça das Américas'. 

A arquitetura é grandiosa, bela e rica em detalhes, vemos muita madeira e mármore compondo a estrutura interior. 

Há 52 tonalidades de mármore nacional, os mosaicos foram produzidos em Veneza, o bronze e vitrais utilizados também são oriundos da Itália, as lâminas de ouro de 24 quilates foram trazidas do Peru e toda a madeira proveniente da Europa. 

Encontramos pinturas e símbolos maçônicos. Aliás, o Uruguay tem uma relação muito forte com todo o universo da alquimia e maçonaria. 

A primeira parada da visita acontece no incrível Salón de los Pasos Perdidos

Palacio Legislativo Salon Pasos Perdidos

Chegamos bem no momento da troca de guardas, no grupo haviam também mulheres e foi interessante acompanhar o movimento. Só fiquei com dó pelo calorão que fazia e o uniforme pesado que usavam. 

Nesse espaço estão as entradas da Câmara de Senadores e Deputados que possuem lindos vitrais que representam a justiça e o trabalho. 

Palacio Legislativo Camara Senadores Vitrais

Nas extremidades do salão estão os mosaicos em referência às Ciências (astronomia, medicina e geografia) e Artes (escultura, pintura e arquitetura).

No centro podemos ver um livro com as Atas da Declaração da Independência e um exemplar original da primeira constituição do país, datada de 18 de julho de 1830. 

Na Câmara dos Senadores a guia explicou rapidamente como funcionam as sessões e o sistema uruguaio de separação de poderes.

A título de curiosidade, estamos em ano de eleições no Uruguay e aqui o mandato parlamentar é de 5 anos para ambas casas. Se admite a reeleição imediata, exceto para o cargo de presidente da república, onde uma pausa de 5 anos precisa ser atendida.

A câmara de senadores é composta por 31 membros e está representada por três partidos políticos (dois de direita e um de esquerda). A mesa é presidida pelo vice-presidente da república.  

A próxima parada foi a Biblioteca del Poder Legislativo, uma maravilha! Toda a estrutura em madeira foi feita sob medida na Itália e trazida em módulos já pronta para instalar no palácio. 

Palacio Legislativo Montevideu Biblioteca

Há uma réplica da Vênus de Milo e o acervo conta com cerca de 250 mil livros. É a segunda biblioteca mais importante do país e está aberta ao público, abriga uma das maiores coleções literárias, arquivos de Direito e jurisprudência.

Na Câmara de Deputados chama a atenção o quadro de uma das batalhas do General Artigas e a frase "Mi autoridad emana de vosotros y ella cesa por vuestra presencia soberana".

No teto repleto de vitrais encontramos um escudo com os símbolos do país: a balança representando a justiça, o morro representando as forças, o boi em alusão à abundancia e o cavalo à liberdade.

A visita termina e ainda temos todo o exterior do palácio para explorar e fotografar.

Palacio Legislativo Montevideu Uruguai

Estamos no período de recesso parlamentar, então estava tudo muito quieto, praticamente só os turistas e a guia andavam por lá. A experiência deve ser ainda mais interessante em dia de casa cheia.

E se vocês tiverem sorte podem pegar o salão de festas - que atualmente está em restauração - aberto para uma olhadinha rápida! ;)

As visitas guiadas ocorrem de segunda a sexta-feira e podem ser feitas em espanhol, inglês e português. 

Nesse link vocês conferem o horário correspondente a cada idioma. O custo por pessoa é de 3 dólares.

Tiramos as fotos com o celular, quem quiser fazer um passeio virtual ou ver imagens com mais detalhes, dá um click aqui.

Achei um passeio altamente recomendado e ali na vizinhança está o Mercado Agrícola de Montevideo, distante a uns 7 minutinhos de caminhada. 

Conhecer o MAM e o Palácio é uma ótima opção para aproveitar o dia de turismo na cidade.


Abraço! ;)

29 comentários

  1. Mile, adorei conhecer um pouquinho mais sobre o Palácio Legislativo. Adorei a arquitetura do lugar! Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yonara!

      Muito obrigada! A visita é muito interessante mesmo!

      Bom domingão! ;)

      Excluir
  2. Oi Mile, adorei seu blog.
    Estou indo para Montevideo em maio, SOZINHA, rsrsrs..
    Estou em duvida em que tipo de roupas devo levar...
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!

      Muito obrigada! ;)

      Em maio faz friozinho, coloca umas roupas mais abrigadas na mala!

      Abraço!

      Excluir
  3. Boa tarde Mile, andei lendo sobre o Uruguai, encontrei seu blog- adorei!!

    ResponderExcluir
  4. Você mora no Uruguai?! Estou pensando morar ai

    ResponderExcluir
  5. Poderia ter uma postagem sobre El Barrio de las Artes, o que tem pra fazer, de manhã, de noite, os cafés, as casas de arte, a segurança, a vida noturna etc. Vou estudar na Udelar e talvez fique hospedado neste bairro, gostaria de mais informações. Excelente seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme!

      Obrigada pela gentileza e sugestão! Tenho muitos posts na gaveta rs, faltando tempo para atualizar, em breve irei publicando.

      Seja bem-vindo! Abraço! ;)

      Excluir
  6. Pena que quando eu fui o Palácio estava fechado, mas o mercado MAM é muito bom mesmo....

    ResponderExcluir
  7. Olá Mile
    Viajo em fevereiro para Montevideo e gostaria de saber como fica a cidade nessas semanas que antecedem o carnaval. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A cidade fica tranquila, não se sente muito o agito do carnaval na capital.

      Escrevi mais a respeito nesse post: http://www.viveruruguay.com/2013/02/feriados-uruguaios.html

      Boa viagem! Abraço! :)

      Excluir
  8. Opa, fazia uma tempo que não passava por aqui e quando volto vejo que o blog tem um novo visual. Ficou muito bom. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Régis!

      Bom te ver por aqui novamente! Muito obrigada! :)

      Excluir
  9. Olá, Mile! Parabéns pelo blog! Muito útil, bem feito e com informações excelentes para quem vai ao Uruguai.
    Meu noivo e eu vamos a Montevidéu em julho. Sabemos que é alto inverno aí. Friiiio! Imagina, somos de Recife-PE; vamos congelar, ne... =P
    Nossa dúvida é se chove muito durante o inverno, se dá para fazer os passeios turísticos como ir a parques, vinícolas, ao mercado, feiras; se a noite fica agitada ainda em bares e restaurantes... As coisas aqui em Recife praticamente param por conta das chuvas. Daí nossa dúvida, sabe?
    Vamos ficar 10 dias e nos hospedaremos em Pocitos.
    Beijao! E obrigada!
    Leonor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonor!

      Muito obrigada pela gentileza! :)

      Julho é bem frio mesmo, mas usando roupas adequadas dá para aguentar. Sou baiana e sobrevivo rs!

      O ritmo fica menos intenso do que no verão, eu sempre acho que as pessoas se reservam mais no inverno, mas a cidade não pára. Dá para aproveitar bastante e fazer programas mais de inverno.

      Os mercados e museus são fechados, as salas de degustação das vinícolas e teatros também, então a chuva não atrapalha.
      Os bares têm mais movimento nos finais de semana (sexta e sábado).

      Pode chover nessa época, mas acho difícil por 10 dias seguidos, pelo menos em algum momento vocês terão um dia lindo para poder fazer as atividades ao ar livre sem precisar de guarda-chuva: andar na rambla, parques, feiras, etc.

      Boa viagem! Abraço! :)

      Excluir
  10. Mile.....

    Aqui é o Márcio (sou eu quem te disse que leio seu blog escondido pq minha esposa tem "ciúmes" da "bonitona do blog" kkkkk.
    Ficou muito legal o novo lay out do blog. Vou te dar uma sugestão... o Blog já virou um livro! Publica ele Mile! Procura uma editora, aqui no Brasil ou ai, e coloca esse delicioso blog em folhas de papel (ou e-book pros mais modernos) seria show!

    Um abração, continue assim, muito amável e generosa com todos.

    Sucesso!

    De seu fã soteropolitano

    Márcio Medeiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio!

      rsrs dou risada com essa história, viu? :P

      Muito obrigada pela gentileza, que bom gostou do novo layout.

      Obrigada também pela sugestão, quem sabe um dia começo a fazer um ebook para o pessoal moderno, né? ;)

      Abraço!

      Excluir
  11. ola, adorei o seu blog. Parabéns!!! Estou com viagem marcada para o Uruguai no dia 05/06 as 22:00, chegaremos dia 06/03 as 02:00. Ficaremos hospedados no hotel California no centro, vc conhece? Fica hospedado no centro é mto perigiso? É que tenho um filho de 03 anos. Ficamos até o dia 11/03, quais lugares vc sugere? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!

      Muito obrigada! :)

      Não sei se o centro é mais ou menos perigoso que outras regiões da cidade, sei que é um centro urbano e a gente tem que tomar aqueles cuidados básicos: não andar dando pinta com nossos pertences, colocar bolsa pra frente, não andar a noite em ruas desertas (a noite o comércio fecha no centro e fica menos atrativo andar pelas ruas), etc.

      Sobre os lugares, recomendo que acesse o menu Montevideo -> O que fazer e veja algumas opções de atividades na cidade, aí vai selecionando o que te parece interessante conhecer.

      Boa viagem! Abraço! :)

      Excluir
  12. Olha, primeiro de tudo, parabéns pelo novo layout, tá muito bom!
    Dois: eu moro há 2 quadras do Palácio e nunca entrei hahaha
    Agora deu vontade!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bob!

      Muito obrigada! :)

      Oh, sempre bom ver outro brasileiro vivendo no paisito!

      O Palácio é lindo, vale muito a pena a visita.

      Sei como é isso, eu fiz um curso na faculdade de química, passava todo dia na frente do palácio e nunca entrava, aí 2 anos depois fiz a visita rs!

      Abraço!

      Excluir
  13. Oi mile,

    Gostaria de saber onde vendem o ingresso para visita guiada no palácio. Vi no site do palácio que eram vendidos na Avenida General Flores, aí acabei ficando na dúvida.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Esta moça é bonita messsssssssssssssmo!
    Parabéns Mile.

    ResponderExcluir
  15. Esta moça é bonita messsssssssssssssmo!
    Parabéns Mile.

    ResponderExcluir
  16. Olá Mile, tô adorando o seu blog! Parabéns! Não sei se vc poderia me ajudar, mas estou indo nesse fim de semana para Montevideu e tava me programando para visitar o Palácio Legislativo na segunda feriado do dia 02 de novembro. Vc sabe se eles abrem normalmente?

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o post! Estive em Montevideo findi passado e passei pelo Palácio Legislativo, e também pelo MAM. Em breve, postarei lá no blog www.melevaembora.wordpress.com minhas impressões dessa cidade, que é uma das que mais amo no mundo!!! Beijos

    ResponderExcluir