Pizza uruguaia e a italianíssima Don Ciccio

O Uruguay recebe grande influência da culinária italiana, quando me perguntam sobre as comida típicas, logo penso no clássico asado, alguns pratos da chamada cozinha criolla e vou direto para o lado italiano das milanesas, nhoques e ravioles.

E acho mesmo que essa parte também é típica daqui, o que pode ser entendido como mais tradicional que uma comida que integra o cardápio semanal do povo? É bem um retrato dessa colcha de retalhos que é a sociedade uruguaia, uma grande mescla de movimentos imigratórios.

Mas aí nesse processo todo a pizza ganhou uma cara diferente. Se as massas e pastas são bem parecidas ao que podemos encontrar na Itália, o mesmo não se pode dizer da pizza.

A pizza tradicional uruguaia é essa retangular com massa mais grossinha e muzzarella. 

Algumas pessoas pedem também o fainá, uma massa fininha feita com farinha de grão-de-bico, e aí comem um pedaço de fainá sobre a fatia de pizza. Eu achava esquisito rs, mas é gostoso. 


Pizza uruguaia
                                    Pizzaria El Hornito de Juan no Mercado Agrícola

As porções costumam ser individuais e abundantes, servidas cortadinhas como na foto acima. Você pode pedir só a muzzarella ou adicionar gustos.

Os gustos são 'recheios', quase sempre presunto, azeitona, abacaxi, palmito, pimentão, etc, que são colocados embaixo ou em cima da muzzarella. Você arma a pizza, mas esse estilo tradicional não vem com aquela miscelânea tipo nossa portuguesa, a coisa é mais sucinta: um, dois ou três gustos e já está bom.

A marca Conaprole, fabricante de lácteos, fez um comercial divertido aproveitando-se dessa sacada dos uruguaios pedirem muzzarella tanto para referir-se a pizza como para queijo, vejam só:



No cardápio das pizzarias você vai ver muzzarella com un gusto, preço X, com dos gustos, preço Y e assim sucessivamente. 

Eu gosto da pizza a la uruguaia, mas vez ou outra sinto falta daquela massa mais fininha e crocante que já vem montada com várias opções de recheios diferentes. E não estou falando de frango com catupiry ou massas doces porque praticamente não existem por essas bandas, é criação de brasileiro rs.

Aí nesses momentos aparece o Don Ciccio para salvar minha vida! Amo as pizzas de lá e coloco fácil no top 5 das melhores de Montevideo.

Os sabores são diferentes do que encontramos nas pizzarias tradicionais: parma prosciutto, parmesão, roquefort, rúcula, peperoni, mascarponi e outros 'oni' que marcam essa característica italiana da pizzaria-restaurante.

Na semana passada fomos a Punta Carretas conhecer o espaço, sou cliente antiga, mas nunca tinha ido, sempre pedia o delivery. O Don Ciccio fica numa pracinha bem interessante gastronomicamente falando, vários estabelecimentos um do ladinho do outro ou nas proximidades do bairro. 


Onde Comer em Montevidéu

Achei o lugar bem agradável, tem opção de mesas no salão interno ou no deck montado na calçada. Optamos ficar do lado de fora curtindo o movimento que estava intenso para ser dia de semana.

Fizemos os pedidos, foi difícil fugir da Pizza Parma, a minha preferida, mas dizem que na gravidez é melhor evitar essas comidas cruas e aí pedi a Brasileira. A gordice foi tamanha que pedimos também um calzoni para acompanhar.

A pizza não decepcionou, eles sempre mantêm a qualidade da massa, molho e recheio. Já o calzoni não me fez cair de amores, não que estivesse ruim, mas não teve aquele toque para sair suspirando.


Onde comer em Montevidéu

O serviço foi bem simpático, o garçom todo cheio de graça ou canchero como dizem aqui.

Perguntei timidamente se podia tirar fotos do local (sempre tenho vergonha de tirar foto) e aí ele ficou curioso porque o ambiente é bem família, no máximo as pessoas tiram fotos uma das outras, não das mesas e cadeiras vazias rs.

Pizzaria em Montevidéu

Com tanta comida, não sobrou espaço apetite para a sobremesa, mas há algumas opções no cardápio. Eles servem também pratos quentes, de origem italiana obviamente. E na hora da conta oferecem de cortesia uma dose de limoncello, um licor típico da Itália.

A pizzaria é uma boa pedida, tanto para entregar em casa como para ir ao local. 


Endereço: 

Bonpland 507, Punta Carretas
Tel.: 2710 - 5151

Preço médio das pizzas: 300 pesos


Abraço! :)

9 comentários

  1. Que bom saber desta pizzaria Mile! Sempre que sentia saudade da pizza do Brasil ia na Venecia, o preço lá é bom também e tem vários "gustos" de pizzeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é ótima, Van.

      Sempre me falam da Venecia, mas acho que nunca fui, não lembro.

      Beijo!

      Excluir
  2. Dica anotada, Mile! Excelente post! :D

    ResponderExcluir
  3. Pedia na pizzaria Mozzarella. Massa fina também e deliciosa. Sabor "Romana" é o meu preferido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não conheço essa, mas obrigada pela dica!

      Abraço!

      Excluir
  4. Pizzaria Rodelu que fica no Parque Rodó foi amelhor que provamos. Estivemos lá semena passada e estamos com saudades...

    ResponderExcluir