Festival do Tannat e Cordeiro no Uruguai

Tradicionalmente no mês de junho acontece o Festival do Tannat e Cordeiro no Uruguai.

É uma oportunidade maravilhosa para apreciar os vinhos do país, nesse caso é um convite para conhecer mais de perto a cepa mais famosa cultivada - e premiada - nessas bandas: a uva tannat. 

A carne de cordeiro não fica atrás no quesito qualidade, a produção uruguaia destaca-se pelo sabor e maciez mundo afora.

Sabem aquela história de 'avião sem asa, fogueira sem brasa e Buchecha sem Claudinho'? Pois é, dava para incluir 'tannat com cordeiro' nessa lista de coisas que se complementam perfeitamente e não fazem sentido separadas rs.

Quem criou o festival foi muito feliz na união desses elementos, é muita harmonia à mesa num ambiente pra lá de especial: difícil resistir aos encantos dos vinhedos no outono, né?

Enoturismo no Uruguai

Festival do Cordeiro e Tannat no Uruguai

Muitas vinícolas participam desse evento que já está na sexta edição e todo ano acho difícil escolher qual visitar, basicamente fico seduzida por todas as propostas.

A programação geralmente acontece às 11h ou 12h, chegamos na vinícola e um pessoal simpático já está a postos para apresentar-nos as instalações, os vinhedos e contar algumas curiosidades sobre os vinhos, é um passeio breve e gostoso, nada maçante com mil explicações técnicas. 

Depois vamos ao salão degustar o menu: entrada, prato principal e sobremesa elaborados tendo em vista a maridagem ideal, em outros termos, a tal da harmonização dos pratos, aquele casamento bonitinho da comida e do vinho, onde o sabor de um realça o outro.  

É uma experiência divertida com os sentidos regada a boa comida, bom vinho, boas companhias e belas paisagens. E se ainda não te convenci a experimentar rs, seguem algumas das propostas delicinhas do festival:

Festival do Tannat e Cordeiro no Uruguai 2014

Festival do Tannat e Cordeiro no Uruguai 2014

Falei que tradicionalmente o evento ocorre em junho, né? Mas esse ano 4 vinícolas (Marichal Wines, Castillo Viejo, Artesana e H.Stagnari) anteciparam a festa e já irão realizar o evento no próximo fim de semana - nos dias 24 e 25 de maio

As demais manterão a data de junho (darei mais detalhes das outras propostas em breve).

Você que está de viagem marcada para maio ou junho - ou você, caro compatriota que vive em terras charrúas também rs - já tem mais uma ótima opção para marcar no roteiro.

Abraço!

Update: as demais bodegas farão o evento no dia 7 de junho

Minha experiência esse ano: amo o universo do vinho e é quase impossível não tirar um saldo positivo desses eventos. 

Nosso passeio teve aquele clima familiar gostoso de sempre, mas a vinícola que escolhemos visitar não tinha um perfil turístico, a sensação era que a coisa toda estava meio improvisada, não houve muita explicação/apresentação sobre os vinhos e achei o preço bem salgadinho pelo serviço em si. Mas valeu pelo cordeiro que estava no ponto, as companhias e a tarde diferente no campo. 

Que venham os próximos festivais! :)

9 comentários

  1. Hummmm....já posso sentir o cheirinho de comida e bebida boa no ar!! Presença confirmada!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi. Seu site será um guia para 'nosostros', Tambien soy baiana. Estaremos de 23 a 28 em Montevideo. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana, Júlia! Espero que tenha aproveitado bastante a viagem! Abraço!

      Excluir
  3. Valeu pela informação. Muito obrigado, seu blog tá uma delícia. Beber, comer e festejar isso sim é viver. Algum dia quero curtir esses momentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Romulo! Torcendo para que aproveite esses momentos sempre! ;)

      Excluir
  4. Boa noite, estaremos em Montevidéu no período de 14 a 21 de junho, gostaria de saber se haverá ainda esta festa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Infelizmente as vezes não consigo responder em tempo hábil aqui no blog, espero que tenham aproveitado a viagem! Abraço!

      Excluir
  5. Irei fazer esta viagem com uma amiga em Setembro e este cardapio nos deu agua na boca. Qualquer restaurante serve ou é só nos vinhedos?

    ResponderExcluir