Todos os dias recebo mensagens perguntando sobre o clima e quais peças são mais coringas para trazer na mala.
O Uruguai tem as 4 estações bem definidas e as características de cada uma delas são bem marcantes, as paisagens são cíclicas e identificamos facilmente quando é verão, primavera, outono e inverno.
Aqui um cenário clássico de outono: muitas folhas no chão e uma paleta de cores terrosas, lookinhos das crianças confortável e quentinho (da metade de maio até final de agosto elas andam assim).
A foto é ótima para comentar um detalhe óbvio, mas que muita gente esquece: a percepção do frio ou calor + as necessidades são diferentes de pessoa para pessoa.
Aqui em casa temos uma pequena mais friorenta que a outra, no mesmo dia, com a mesma temperatura, uma vai se sentir melhor usando mais acessórios, como gorro, enquanto a outra não vai usar nada na cabeça e se sentirá igualmente de buenas.
A base do look para os meses mais frios vai ser a mesma: calça forrada (tipo fleece, essas com pelinhos dentro são ótimas para as crianças), duas camadas embaixo do casaco (como camiseta de manga comprida ou térmica para as pessoas mais sensíveis ao frio + um sweater ou tricot por cima), casaco (de lã batida, de nylon, etc - no inverno prefiro os mais compridos que protegem mais o corpo, faz muita diferença usar um casaco curto - ali na altura da cintura - e outro que cobre pelo menos o quadril, no outono os curtos dão conta) e sempre um calçado fechado.
Estamos vivendo o caos climático, mas ainda assim quando me perguntam em pleno mês de julho se vai estar frio, eu não preciso nem conferir a temperatura, a resposta invariavelmente será sim, o que pode mudar é a intensidade desse frio: pode ser uma semana absurdamente gelada ou mais amena, mas frio sempre estará, sempre haverá a necessidade de usar um casaco (com mais ou menos peças por baixo dele).
Se você for muito sortuda pode pegar um veranillo e escapar dessa regra, costumo dizer que o veranillo é o fenômeno climático da esperança, quando estamos já cansados de tanto frio ele aparece trazendo uma onda de calor por um dia - as vezes se estende um pouco mais - e todo mundo fica mais alegre deixando as roupas mais abrigadas de lado.
Mas, basta cair a noite pra todo mundo resgatar os casacos de volta! Então, nem gaste espaço trazendo roupas curtas na mala nessa época.
Para ajudar quem está organizando a mala, vou sugerir um check-list para cada estação.
Itens essenciais para a mala de inverno (segunda quinzena de maio, todo mês de junho, julho e agosto):
- Sobretudo ou casacão (de lã ou nylon)
- Sweaters ou tricot (priorize peças com maior % de lã, fleece e avalie se é friorento o bastante para pensar numa primeira camada com camisa térmica ou se apenas uma camisetinha de algodāo de manga comprida já resolve)
- Calça (as pessoas mais sensíveis ao frio ficam mais confortáveis usando meia calça - ou ceroula ou calça térmica - eu já estou bem acostumada ao clima uruguaio e não sinto necessidade de agregar outra camada na parte inferior, fico ok só de jeans, mas se você tem dúvidas, traga, é uma peça que praticamente não ocupa espaço na mala e pode fazer a diferença nos seu dias, não deixe para descobrir aqui que é mais friorento do que pensava hehe)
- Acessórios: Cachecol acho indispensável, é fundamental manter a região do pescoço quentinha, depois gorro e luvas vão da necessidade de cada um (eu nunca uso luvas, já gorro dependendo do dia, pode salvar um passeio ao ar livre hehe - manter a cabeça e orelhas aquecidas faz uma boa diferença).
- Bota / Tênis + meias quentinhas - que sejam de bom material para ser respirável, ficar com o pé suado é uma grande cilada, é pedir para ficar resfriado / preste atenção também para não comprar uma meia super grossa que depois termina deixando o sapato apertado causando desconforto para caminhar - e compridas, tem que cobrir pelo menos o tornozelo.

O período mais difícil para escolher as peças é o início/final de cada estação, em poucos dias (otimista rs) começa oficialmente a primavera, mas até a coisa engrenar de vez demora um pouquinho, então
setembro tem mais cara de inverno do que primavera, ainda saímos com pés e pernocas cobertas.
Para quem vive aqui e encarou meses de frio e casacão nas costas, quando chega setembro acontece uma gracinha de querer ousar saindo mais leve com meia calça, uma jaqueta de couro e tal, mas para quem vem do calor ou tem muita sensibilidade ao frio ainda é uma época de usar mais peças de inverno do que primavera.
Outubro chega e infelizmente
não dá para dizer que já faz calor, a primavera é quente mesmo lá na minha Bahia hehe, mas nesse mês o clima tende a ser muito agradável em todo Uruguai, você não congela nem passa muito calor nas ruas, espere temperaturas médias de 18C.
Para quem pergunta se vale trazer sandália rasteira, vestidos de alcinha, shortinhos e tal, acho que nessa época ainda não cabe tantos
inho's, a probabilidade de calor escaldante é bem baixa - os picos de calor ficam em torno de 24C e a noite chega lembrando que ainda falta para pintar verão hehe - ou seja, pode até fazer um calorzinho, mas num período muito curto do dia.
Então, traga poucas peças de calor, é mais sensato pensar em camisetas de manga curta, saias ou vestidos midi, até calças de tecidos mais fluidos como viscolinho, são opções que vão transitar melhor entre o pico de calor e o retorno das temperaturas mais frescas (salvo se tamanho da mala não for um problema e/ou você consiga voltar para o hotel para fazer troca de look do dia, o mais comum é a pessoa sair pela manhã - note, com o clima fresco, menos de 20C - e voltar no final da tarde - de novo com o clima fresco, menos de 20C).
Itens para a mala na primavera e meia estação:
- Blazer / Jaqueta jeans ou de couro / Trench coat / Parka/ Coletes
- Calças / Saias compridas ou vestidos para usar com meia calça
- Camisas/ Tricot mais fino / Cardigan
- Echarpe (diferente do cachecol, elas costumam ser feitas em tecido mais leve, são ótimas para proteger o pescoço do vento teimoso do Uruguai)
- Mocassim/ Tenis / Bota de cano curto
E quando chega o calor, amada? Vixe, só lá para o final de novembro.
Na metade de dezembro até fevereiro é um calor de meu Deus durante o dia! E mala de verão é nossa especialidade, né?
A dica mais importante é trazer sempre um casaquinho tipo cardigan, jaqueta ou moletom porque a noite pode esfriar bastante, principalmente nas praias do leste (Punta, La Paloma, etc).
Março e
abril são meses bem gostosos, calorzinho bom no sol, fresquinho na sombra (sendo março mais quente que abril).
Diria que em
novembro (e também o início de dezembro) e
abril (dependendo do ano incluiria aí o finalzinho de março
por las dudas) a mala precisa ser especialmente mais versátil para encarar tanto dias quentes como dias frescos.
O segredo sempre será pensar em camadas e trazer peças que combinem entre si, apostando também em tecidos diferentes.
Por exemplo, um vestido de manga curta ou manga 3/4 + tênis que funcionam bem para um dia de sol e calorzinho agradável, daí pensar em outras peças para combinar caso esfrie: meia calça, uma jaqueta e echarpe. Pronto. Look transformado para o fresquinho que ocasionalmente pode surgir.
Os tecidos diferentes também ajudam bastante: trazer uma calça jeans comprida para um dia fresco, outra calça de tecido mais leve como linho e mais curta - como uma
pantacourt - para um dia
quase quente. Mais um cardigan, uma camiseta de manga curta e manga longa. E mistura tudo: dia de calor = calça leve e camiseta. Esfriou? Jeans, manga longa e cardigan/jaqueta por cima.
E assim uma mala fácil e versátil vai se formando! :)
Espero ter ajudado nessa tarefa de selecionar o que trazer na mala de viagem ao Uruguai! <3
Abraço e boas férias!